Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MAURO SANTOS SALGADO

    É um golpe. Apenas mais uma forma de mandar mais dinheiro para os companheiros. Serão "tecnicamente" avaliados que os estados e municípios que cumprem corretamente o decreto serão os alinhados com o governo central. Os de oposição, mesmo comprovadamente com índices de violência policial menor do que outros, como os do Nordeste (por exemplo, São Paulo), receberão nada. É simples assim, primário.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Primário é o nível cognitivo de algumas pessoas. É Segurança Pública na sua concepção a polícia matar pessoas desarmadas e ainda receber recursos para tanto?

  2. Rodrigo Cabral

    Decreto da obviedade ululante. Sempre teve esses protocolos em todas as policias (PF, PRF, PC e PM). Governo federal querendo surfar a onda da mídia no momento. Para falarem de algo sem ser economia.

    Responda
  3. Marcos Serra

    Segue-se, passo-a-passo, o avanço da cartilha para implantação de um regime totalitário: a capenga "reforma tributária" com o IVA mais alto do planeta concentra os recursos na mão da União. Para domínio e silenciamento da população, promove-se o desarmamento do cidadão, a intimidação das forças policiais e o desmonte das Forças Armadas para que o poder de fogo esteja com uma guarda pretoriana submissa e cooptada. Federação só nos mapas para inglês ver.

    Responda
    1. Anderson Santos

      Com a cognição de um animal, daqueles quem não podem ver um pano vermelho... Qual governo Implanta um Regime "totalitário" através do IVA e de ações pacíficas e sem armas e sem forças armadas? Quanto absurdo de uma mente que precisa de ajuda.

  4. Nelson de Paula

    Vendo esse decreto, seria aconselhável que a polícia publicasse também todos os seus protocolos de ação para evitar que os infratores sejam surpreendidos ou prejudicados durante a ação policial.

    Responda
  5. Marcos Serra

    Decreto redigido por quem só anda cercado de muitos seguranças e com o aval de um turista que tem uma guarda pessoal fortíssima por onde transita mesmo em suas constantes viagens paradisíacas onde torra-se dinheiro do contribuinte com hospedagens milionárias e jantares nababescos. A controvertida Maria do Rosário defendia os coitadinhos até que foi assaltada. Virou o disco rapidinho. Pena que outros "sábios" não tenham passado pela experiência.

    Responda
    1. Marisa Coan

      A Rosário foi? Que bom!

  6. AILTON GUTEMBERG CARVALHO LIMA

    Os comentários demonstram que alguns leitores da Folha. Infelizmente não conseguem entender o leem.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      E ruminantes leem?

    2. antonio brito

      Certo, um tal de Ailton dentre eles.

    3. Marisa Coan

      E nem nós o que vc escreve, já que com todo o amor esqueceu uma palavra e a pontuação paulofreiriana deixou a desejar.

  7. Pedro Souza

    Duvido que o Derreteu vai obedecer!!

    Responda
  8. MAURO SANTOS SALGADO

    O decreto é impossível de ser corretamente avaliado quanto ao cumprimento (como diz o artigo 10). Mas é só um jeito de mandar dinheiro para os companheiros. Serão "tecnicamente avaliados" pelo como bons cumpridores os estados e municípios alinhados com o governo central; os de oposição, mesmo com índices de violência policial comprovadamente menores do que os de outros estados, principalmente do Nordeste (como ocorre hoje com São Paulo), receberão nada. Um golpe primário.

    Responda
  9. Marcos Serra

    A falácia de "contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou lesão para policiais ou terceiros" é tão subjetiva que beira o irracional. imagine-se a cena do criminoso fugindo e o policial perguntando, em voz alta, se ele está ou não armado. Quais os parâmetros de "não representar risco"? Levar um tiro antes e talvez vir a óbito por conta dos coitadinhos sociais? Só mesmo o Dino para ter passe livre à comunidade.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Apenas confirmam o que até as calçadas já sabem: postura grotesca e bizarra com objetivo de lacrar e falar o que bandido quer ouvir. Imaginem a cena: O Lule sendo assaltado, a polícia atrás perguntando ao assaltante: " o senhor por acaso está armado?" A coisa é sobremodo grotesca. Só nesta república bananeira.

    2. victor lag

      Petista sempre passa pano pra delinquente. Não comente , guarde o ódio do bem para você

  10. Luis Paulo Netto

    FORA LULA !

    Responda
    1. jose marcio mourao

      Para dentro do Alvorada de novo em 2026!

  11. LUIZ FERREIRA

    Escreveu as mesmas coisas que já existem em legislações penais, não colocou uma vírgula a mais do que já existe. O vontade de lacrar no final do ano baixando decreto de algo que já existe!!!!

    Responda
  12. Marcos Serra

    É Natal, é Natal. Chegou na hora o presente do ex-presidiário para seus colegas de cela que tanto comemoraram, em suas dependências, a vitória do ungido pelas urnas eletrônicas. Criminosos unidos jamais serão vencidos! Aqui na terrinha dá-se a impunidade aos corruptos e a liberdade e iniciativa a homicidas, estupradores e congêneres. Só mesmo quem nunca esteve na linha de frente nas ruas para combater a criminalidade para aceitar ou concordar com essas propostas ridículas.

    Responda
    1. mauricio silva

      Você é um ser muito abjeto!

    2. Marisa Coan

      José Márcio, desejo a vc lindos encontros com cumpanheros.

    3. jose marcio mourao

      Terrivelmente bolsonarista esse marcos serra. Será que votou no inelegível?

  13. Noel Carvalho

    Quando a polícia é o bandido, o cidadão necessita de um poder que interceda por ele.

    Responda
  14. ADEMAR EUCLIDES MONTEIRO

    Esse Governo só pensa no Tarcisio. É tarde. .

    Responda
  15. José Cruz

    O decreto veio na hora possível, pois, as polícias estaduais tem estado envolvidas em muitas ações fora da lei, e principalmente nas abordagens violentas e segregadoras, a polícia que já não compreendia o seu papel como instrumento estatal, ficou muito pior com a ascensão do poder miliciano, até porque a milícia no poder é a porta aberta para o crime organizado. Obrigado Lula, por ter iniciado a discussão na sociedade, porque alguns governadores estão endossando a violência.

    Responda
  16. Carlos Victor Muzzi Filho

    Será que valerá na Bahia também?! A PM do PT é a que mais mata, proporcionalmente, no país?!

    Responda
  17. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Continuando: o que não pode é um policial ou policiais nas ruas, prender, julgar, condenar e apenar ao mesmo tempo como pode-se vir constantemente.

    Responda
    1. Marisa Coan

      Eles aprenderam com o faraó bananeiro.

  18. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Sr. Antônio José: o Artigo vinte e cinco do Código Penal Brasileiro(age em legítima defesa quem de forma moderada repele injusta agressão da vítima contra si ou contra outrem), não só é válido para o cidadão; civil: é válido também para as forças de segurança pública. Não existem duas "legitima defesa". O policial ou policiais, de acordo com citado artigo do diploma legal, pode matar até dez ou mais pessoas, conforme seja o caso, para não morrer ou deixar que alguém morra.

    Responda
  19. Edgar Alves

    Finalmente os governantes decidiram fazer algo a respeito. Parabéns ao presidente Lula e ao Min. Lewandowski! Mas é preciso avançar e fazer mais. É preciso acabar com a cultura da impunidade da violência policial, que assola os estados e amedronta a população. Os maus policiais precisam ser duramente combatidos e punidos. Não sei se este decreto federal terá alguma eficácia na prática, mas já é um bom começo. É urgente a reforma das policiais militares. O ideal é o fim das polícias militares.

    Responda
    1. Edgar Alves

      Marcos. É mais confiável ligar para o Batman do que confiar na Polícia. É só ver o noticiário, que a polícia está matando a população civil inocente e ordeira. Em vários casos a polícia foi chamada pra resolver situações e matou a própria pessoa que acionou a polícia. Isso aqui em SP. Fora as diversas execuções de trabalhadores inocentes, principalmente na periferia. A conclusão a que se chega é que era muito melhor a polícia não ter sido acionada, pois muitas vidas inocentes seriam preservadas.

    2. Ernesto Pichler

      Os intelectualmente limitados já falam no Batman.

    3. Marisa Coan

      Até as baratas sabem que a população tem medo de sair às ruas, não por causa de policiais, mas por causa dos criminosos. Que grotesccp!

    4. MARCOS ROBERTO SARAIVA

      Aí ligamos para o Batman

  20. Ricardo Andrade

    Parabéns, Lula!

    Responda
  21. Felipe Macedo

    Medida acertada. Chega da extrema direita só piorar uma situação já ruim. Hoje a explosão de violência está diretamente ligada ao populismo irresponsável dela e a tal da "flexibilização". A conta chegou.

    Responda
  22. CRISTIANO RODRIGUES DA SILVA FILHO

    Resumindo: Se o Suspeito correr deixe que corra, se fugir, deixe que fuja, se estiver roubando fazendo uso de arma de fogo, não faça nada, afinal pode tratar-se de um simulacro de arma de fogo, se estiver subjulgando a vítima com faca, pedaço de pau ou arma diversa de arma de fogo, não faça nada....

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Isso é querer não entender, ou querer confundir, a la Bannon.

  23. felipe teixeira

    Padroniza os salários também.

    Responda
  24. assis furuno

    Às vezes ou melhor muitas vezes tenho a impressão q lula governa para a plateia. Em vez de resolver os grandes problemas estruturais da nação ele se atem a fatos isolados do dia a dia com a intenção de se mostrar atuante e preocupado com o povo. Certas medidas nem deveriam ser decretada pois estão implícitas em leis já existentes. Citando o exemplo da tragedia em Gramado ñ ficaria surpreso se ele decretasse a proibi ção de operação de aeronaves com condições de neblina.

    Responda
  25. Márcio Marques Alves

    Medida extremamente eleitoreira e que apenas tem o objetivo de agravar a polarização política com base em parâmetros ideológicos, além de ferir o princípio da autonomia federativa, que quase já não é levada em conta no Brasil. O Brasil deveria assim, parar de se referir aos entes subnacionais como "estados" e chama-los de "províncias" como na Argentina, já que é mais apropriado, devido à grande intromissão da União nos assuntos estaduais.

    Responda
    1. Glauber Lorenzini

      Cumprir a lei impedindo que as polícias matem pessoas desarmadas é política eleitoreira?

    2. Márcio Marques Alves

      O mais formidável na polarização é que tudo visto pelos "extremos"; "extrema direita"; "extrema pobreza" ou até pela "extrema santa ignorância". Discordar do governo, já faz de alguém "extremista". Se houvesse um programa sério para a segurança pública, cartesiano, com início, meio e fim; metas sustentáveis e perfeitamente alcançáveis, em consenso com governadores, aí, nós poderíamos achar razoável, mas o que há é intromissão; e é eleitoreira sim, não tem nada de política pública nisso.

    3. Felipe Macedo

      Ué, mas vcs adoram falar "fazueli" pra tudo, aí quando o L faz algo vcs reclamam. A verdade é que vcs da extrema direita são capazes de tacar fogo no país só para tentarem lucrar politicamente. Não querem resolver os problemas na segurança pública coisa nenhuma

  26. Enrico Incao

    Esse país precisa de decreto até pelas coisas mais óbvias.

    Responda
  27. Olivo G Neto

    quando têm que escolher entre brasileiros cumpridores da lei ou criminosos, Lula, petistas, psolistas e pedetistas sempre escolhem criminosos !

    Responda
  28. Marcelo Pires Santana

    Presidente de verdade faz o que deve ser feito à população de seu país.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Entendi.

    2. Rogerio Cerqueira

      Que combata o crime então.

  29. Marcos Martins de A Costa

    Resumindo, mais tolerância com esses criminosos que nos ameaçam no dia a dia. Inversão de papéis: o agente da lei é violento e o bandido deve ser protegido... Pela observação da nossa realidade, podemos concluir que o crime compensa...

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      O cidadão comum, de bem, deve ser protegido, mas a polícia tem ma ta do muitos. Aos bandidos, o ideal também seria a prisão, sem mortes. A polícia deveria ser segurança, mas é ameaça a todos.

  30. Alexandre Machado Kleis

    O problema é a polícia, não o bandido.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      O problema é a polícia bandida.

  31. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Sugestão: na hora que a polícia precisar fazer uma operação de repreensão, combate e enfrentamento de criminosos perigosos, chama o pessoal que vive na sala com ar-condicionado para demostrar como é que faz. Uma demonstração prática marcará de forma indelével as mentes dos agentes, que nunca mais eles agirão de outra forma.

    Responda
  32. Rodrigo Costa

    Jogam pessoas da Ponte, batem em idosa, atiram pelas costas, matam crianças, forjam crimes... tá tudo certo né Derrite? Keep going em 2025...

    Responda
  33. Marcos valerio André da silva

    Boa tarde, isto mesmo crie regras e indicadores para ter acesso ao fundo de segurança. Não quer cumprir, ok. Não acessa a verba

    Responda
  34. Marcos Carvalho

    Mais uma vez o governo joga para a plateia, esse decreto evitaria que o PM jogasse o cara da ponte? Claro que não! Esse decreto vai diminuir os 60.000 homicídios ao ano? Claro que não! Só vai inibir ainda mais dos policiais agirem

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      vai inibir os policiais de agirem criminosamente.

  35. Miro Costa

    Então é isto: o presidente governando por decreto. Decreto-lei? Mas isso era na ditadura. Ocorre que agora somos uma civilização moderna. Polícia já não podia fazer operações nas comunidades. Agora deve circular desarmada, portando apenas rosas brancas.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Se é para falar mal do governo, qualquer men tira serve, não é sr.costa?

    2. antonio brito

      Pois é, dizem que o decreto do Fach im algemando a policía carioca durante a Covid, que permanece até hoje, diminuiu a letalidade da polícia carioca. As comunidades carioca viraram resorte de bandidos perigosos de todo Brasil. Cocaína e armas circulam livremente e policial virou alvo de tiroteio.

    3. Tadeu Roberto Corbi

      Miro costa, como sempre, postando costa.

    4. LUIZ MENDES

      Miro, não é isso que está escrito, deve interpretar melhor.o texto.

    5. Marcelo Pires Santana

      Civilização moderna não combina com sua escrita.

  36. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    Então é Natal...

    Responda
  37. César A C Sanchez

    Não dá para sair atirando como aqueles elementos que mataram o cara no aeroporto de Guarulhos. Policial tem que defender a sociedade e isso muitas vezes não ocorre. Por outro lado, quem vai proteger o policial quando o criminoso camuflado atirar antes? Quem vai impedir o tráfico de armas oriundas do exterior? Quem vai fiscalizar nossas fronteiras? Quem vai selecionar homens mais equilibrados para integrarem as polícias? Com a palavra, os governos estaduais e o Federal.

    Responda
  38. Alaor Magno

    Só com decreto lei a PM vai parar de atirar na cara das pessoas para que o enterro fosse com o caixão fechado. Tarcísio, o milico e seu ajudante de ordens fascista podem parar de distribuir medalhas e soldos com gratificações para quem matar mais de três pessoas por dia.

    Responda
  39. Sid Santo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Macedo

      Lula é a última pedra no sapato do injusto sistema no qual vivemos, defendido cegamente pela extrema direita

    2. Marcelo Pires Santana

      Não morreu. Nem você. Assim tu podes. Continuar a escrever verdas

    3. Alaor Magno

      Vai ser reeleito para seu desgosto e de grupos neonazistas.

    4. Lucas Gomes

      Mas não morreu, e vai continuar a assombrar a vida de um vocês fascistóides kkkk

  40. Wagner Alexandrino

    Boa sorte aos policiais!!! Em resumo: leve tiro para poder atirar.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      E gado lê alguma coisa? No máximo os memes do "taxad" que o gabinete envia

    2. Lucas Gomes

      Errado. Volte e leia a reportagem.

    3. Marcos valerio André da silva

      Rssss, vc leu artigo?

  41. Florentino Fernandes Junior

    Mais um agrado aos band idos e a força policial mais estimulo pra fazer cara de paisagem e gicar nas padarias

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. NACIB HETTI

    Preservar as vítimas da sociedade. Ou não.

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  43. Raymundo Itareru

    para cumprir um procedimento que deveria ser o normal, é necessário um decreto para disciplinar os maus policiais, ou seriam milicianos?

    Responda
  44. Ricardo Fernandes

    Absurdo total

    Responda
    1. Lucas Gomes

      Ah claro, meter bala em quem não está oferecendo risco contra a vida de ninguém é super correto, não é mesmo? Cínico!

    2. Ricardo Fernandes

      Meu amigo, quanta raiva por um comentário de fiz. Respeite por favor o meu comentário sem precisar ofender.

    3. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. Paulo R Justo

    O Decreto não altera a lei, apenas o regulamenta. Se não há lei específica, o decreto não terá nenhuma eficácia.

    Responda
    1. antonio brito

      Correto . Qual é lei? Vem do ministério da justiça , o ministro foi juiz do supremo, acha que Dinheiro federal tudo pode.

  46. ANTONIO DA SILVA

    Ótima medida!

    Responda