Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    Inclusive o vosso mal estar, né VTF. A razão te mostra que o país tem melhorado nos índices econômicos, inclusive manifestado em raras colunas. Mas a obrigação (ou o patrão? ou o cinismo? ou a lealdade canina ao mercado? ou um desejo anti PT incontrolável?) o faz quase sempre escrever para plantar um caos inexistente, ou crítica exagerada ao governo, ou especulações sempre negativas, mesmo que os números te mostrem o contrário.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      O país só tem melhorado para os insensíveis que não conhecem a realidade dos mais carentes, estes para os quais Lula deu comida para obter votos mas não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões de brasileiros sem saneamento, não obstante ostentarmos a condição de de oitava economia do mundo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  2. Dagmar Zibas

    Foram décadas de campanha odienta da mídia contra Lula e PT. O auge da demonização foi a LavaJato. Era lavagem cerebral. Agora há a chantagem do Legislativo e da Faria Lima. Mesmo assim, a economia resiste bem. Mas a lavagem cerebral foi profunda.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      "Lavagem Cerebral" é o termo adequado para designar o que aqui se lê como explico no comentário abaixo. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  3. Nelson Vidal Gomes

    Isto está acontecendo porque nosso atual Presidente da República adquiriu uma característica idêntica ao que lhe antecedeu, que é a de ser muito pior do que seu governo e não se dar conta disso, in casu, com uma diferença, que é de ter um Vice-Presidente experiente, decente e Ficha Limpa, que lhe permite uma renuncia honrosa que o povo está esperando por sua saúde e do país. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Aqui se vê imediatamente abaixo um dos legados de Lula e do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), pseudosintelectuais frustrados-sem autonomia de pensamento- que ainda acreditam nele porque precisam. Namastê!

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Namastê?! Sabe nem o que é. Namastê is my eggs.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Dagmar. Lula sempre governou com os maiores juros do mundo e nomeou como Presidente do Banco Central um banqueiro privado internacional. Deu comida para obter votos mas não onde fazer cocô legando-nos 100 milhões de brasileiros sem saneamento. Isso sim é que é ter discriminação de classe. Meu pai chefiou o Setor de Compras da empresa na qual trabalhava e lhe faltava salário no fim do mês. É por isso que sei que o PT é o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros. Namastê!

    4. Dagmar Zibas

      Nelson, nem no Natal vc consegue desvestir seu cego rancor ideologico e de classe. Como diz a matéria, a economia vai bem. São mentalidades como a sua que alimentam o mal-estar social

  4. Felipe Araújo Braga

    Natal é tempo de perdão. Desejo que Bolsonaro e Malafaia se acabem no Peru, como desejam tanto!

    Responda
  5. Hercilio Silva

    2013 era o auge, com problemas não resolvidos. Ai a tal insatisfação se manifestou, foi capturada, e os grupos escolhidos para suceder, provocaram um retrocesso a antes d3 2013, é o problema atual. Melhor, voltou a 2013, insuficiente. Se repetir a besteira quem sabe conseguem voltar ao século XIX , objetivo declarado do governo 2018 a 2022.

    Responda
  6. Rubens Moreira da Costa Júnior

    Polarização? Há uma extrema-direita atuante, mas cadê a extrema-esquerda? Estaria na base do governo, governando junto ao PSD, ou ao Republicano, ou seria as pautas econômicas, como o avanço da reforma tributária ou o pacote fiscal a reter mais de 300 bilhões em poucos anos? Estes comentarista econômicos me dá asco.

    Responda
  7. João Leite Leite

    Enquanto tiver pai precisando mandar o filho a escola para comer o país estará péssimo. Para começar a melhorar é preciso de um projeto de recuperação do salario mínimo. Um aumento de 10% no salario mínimo do trabalhador da ativa e dos aposentados que contribuíram durante 35 anos até o salario mínimo igualar 10% do valor do teto salarial para que todo trabalhador possa dar o conforto necessário a família para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxílios.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Pois é, o auxílio ou a transferência de política de renda trata-se de uma pauta exclusivamente liberal, de acordo com a teoria de Adam Smith, o pai do liberalismo.

  8. Marcelo Magalhães

    A estratégia do mal estar, da eterna ameaça de uma iminente crise, é ferramenta do capitalismo, pois mantém os trabalhadores com medo de perder o emprego e é utilizado para não aumentar salários e benefícios. Assim, esse péssimo astral é herança do golpe na Dilma e da predominância da financeirização da vida e do mercado como condutor da economia. É o inferno aqui na terra, os pobres na miséria e os ricos ganhando sobre essa miséria, na obsessão de sempre ganhar mais. Insuportável!

    Responda
    1. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      João Leite, evite passar vergonha voluntária em público. Escreva nada não, só leia. E leia mais e mais. Fica a dica. Daqui uns anos tu escreve.

    2. João Leite Leite

      Não é o capitalismo que levou o povo e o país a pobreza. usaram os métodos comunistas para empobrecer o povo trabalhador. Fartas distribuição de benefícios e a doutrina comunistas um exercito de desocupados invadindo propriedade pública e privada financiada com dinheiro público é próprio do regime comunista. E todos esses auxílios que o governo cria sai do bolsa dos trabalhadores. 50% dos trabalhadores recebe menos de um salario mínimo constitucional e quem recebe mais paga mais de 60% de impost

    3. julio alves

      Seu comentário poderia muito bem fazer parte do texto original. Só que os patrões do Vinícius não permitiriam. Obrigado mesmo assim.

  9. Armindo Kolbe

    Aumento de renda percapta, diminuição da pobreza, ...., mas de onde veio o $$$$(?), houve aumento da produção (?),... .

    Responda
    1. luiz fonseca

      Renda per capita( não “per capta”) não aumenta só com o aumento da produção, mas certamente houve aumento. O PIB é composto, a grosso modo, pela soma dos resultados da indústria, agricultura e serviços. Para haver aumento dele, é preciso que alguns, ou todos, os componentes aumentem, o que só ocorre com aumento da produção, vendas, etc.

  10. Albert BRASIL

    Estamos bem da mesma forma que alguém q não tem dinheiro e se diverte fazendo compras com dinheiro emprestado. Inacreditável que o colunista não enxergue os fatos. Negacionismo científico, na área da ciencia economica

    Responda
    1. julio alves

      É menos grave do qye cegueira política, como a que o gado aí sofre. Não consegue enxergar a melhora, nem desenhada, como fez o colunista

    2. luiz fonseca

      O país que mais usa dinheiro “emprestado são os EUA.

  11. Ricardo Andrade

    A molecada de direita de junho de 2 0 13 e o Aécio Neves começaram a destruição do país. Depois veio Temer, Lava Jato, Moro, Dalangnol, cia e Bolsonaro. Não há país que aguente tantos ataques. Agora, vamos ter paciência e tentar continuar um caminho melhor com Lula.

    Responda
  12. MARCO ANTONIO POLISELI

    Pra quem não trabalha e nao paga impostos, blz

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Essa é uma característica de quem vive de renda no Brasil. Não trabalha, não paga impostos e sua fortuna e estéril, pois não produz nada, já que só investe sem risco:

  13. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Tai um artigo inteligente, reflexivo! Que expõe elementos da realidade e indaga ao leitor: qual a razão desse pessimismo, para além do besteirol das redes digitaisI

    Responda
    1. Teri Batelli

      Eu acredito que a própria mídia tem um peso bem grande nessa conta final aí do pessimismo. O massacre que vem fazendo na área econômica e o negativismo forçado, acabam que movem a opinião geral também. Não é o fator determinante, mas pesa muito no saldo final.

  14. João Carmo Vendramim

    Revolução real, a “a la francesa” l, para extinguir castas e acabar de vez com “voos de galinha” e outras

    Responda
  15. Amarildo Caetano

    O país melhorou é inegável ,porém com as inverdades na mídia e nas redes sociais ,a mente de muitos fica tapada .

    Responda
  16. Pedro Cardoso da Costa

    A "Moderadura" é implacável. Espero que publiquem meu comentário. Só tem os números da pobreza brasileira.

    Responda
  17. Pedro Cardoso da Costa

    Essa é a versão feminina dos 'Elianes' do jornalismo. Depois de descrever uma Suíça brasileira, é categórica: 'O nível de pobreza será o mínimo'. O jornal deveria permitir a anexação de prints deste ano: milhões vivem em condições precárias; 100 milhões não têm acesso a esgoto, 33 milhões não possuem água limpa, 6 milhões não têm banheiro, 11 milhões são analfabetos, 20 milhões passam fome, 23 milhões vivem sob domínio de milícias e 16 milhões residem em favelas. Bom senso faria bem.

    Responda
    1. Armindo Kolbe

      EBAB, a Poliana de plantão.

    2. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

      Criatura, ninguém está negando os problemas que o País ainda vivência. Mas, em relação ao que foi, especialmente nos 4 anos do Das Joias na Presidência, o Brasil está muito melhor e tem boas perspectivas W

  18. geraldo bays

    Felizes mas não querem saber ou admitir

    Responda
  19. Weber Batista de Oliveira

    Dino prá Presidente

    Responda
  20. Gustavo Michelin

    Se não fosse gratis a assinatura…

    Responda
  21. Gustavo Mendes

    O sabujismo esquerdo-petista do "jornalismo profissional" brasileiro é simplesmente constrangedor.

    Responda
    1. Andre Moraes

      Chamar o Vinicius de petista e esquerdista é constrangedor. No mais, o comentário dele está ancorado na realidade; quem vive no universo paralelo ou de repente que vai ao supermercado e vê alguns dos produtos mais caros, como eu vi, mas não percebe que outros estão mais baratos ou que ainda não entende como funcionam os cálculos da inflação, vão discordar.

    2. Jonathas Som Machado

      Constrangedor é o seu comentário.

  22. Jose Alexandre Barbosa

    Ele é remunerado pra escrever isso? Quer dizer que é só pegar a média de tudo e tá tudo certo!?

    Responda
  23. eduardo silva

    Resumão ok! Conclusão de esgrimista não tocado por se afastar, se afastar com mal estar próprio de um pós guerra em não combatente, de algum erói que mesmo contra, na praia lembra Sartre e sua trilogia encarnada e pensa talvez as guerras sejam assim, essa angústia, esses augúrios.

    Responda
  24. RICARDO SASSON SAAT

    O sal. mín. de 2013 era 678R$ e hoje está em 1412 R$ (108% de aumento), mas consultando notícia da folha de 2/5/2013 sobre preços de cesta básica e fazendo um cálculo aproximado vi que há muitos produtos básicos que subiram bem mais que o SM , exemplo, arroz 5kg (220%), café 0,5kg (250%), óleo de soja 900ml (200%), farinha de trigo (160%), Maçã (200%). Acredito que muitos não devem achar que a situação atual é melhor desde de 2013 quando passam no caixa do mercado.

    Responda
    1. Peter Crest

      Provável que o articululista discorde destes ínfices citados,

  25. Mateus da Silva Oliveira Silva

    Nunca vi tantas mentiras em uma matéria só!

    Responda
    1. julio alves

      Se esqueceu do tempo do Inelegível? Do Paulo Guedes? Era mentira atrás de mentira e ainda por cima tramando golpe de estado! Acorda!

    2. eduardo silva

      nada disso

  26. Nilo Mismetti

    Sr., só cresce nos números criados pelo IBGE do PT. Na vida real, está muito difícil.

    Responda
  27. Arides Quintanilha

    Apesar do boicote de um grande número de empresários e do pessoal da Faria Lima, o País está no caminho certo e em paz.

    Responda
    1. Gustavo Mendes

      Os Quintanilhas deveras não devem viver no mesmo Brasil que os Mendes.

  28. Peter Janos Wechsler

    Quando o artigo chega ao ponto de expectativa pelas conclusões do articulista, ele passa uma rasteira nos leitores e o artigo acaba.

    Responda
    1. eduardo silva

      Conclui como o pai Timbira( velho e alquebrado) que entrega o filho( por ser bravo) ao banquete canibal dos vis Aymorés?

  29. Alberto A Neto

    "O pior cego é o que quer ver". (Millôr Fernandes)

    Responda
  30. Dionisio DeBarros

    Verdade, vivemos o melhor Natal dos ultimos II anos. Folha, globo e midia corporativa no entanto querem derrubar o governo. Motivo: o mesmo trabalha para empoderar classe media e pobre. Midia privada tem horror a ver servicais com poder, haja vista nao querer concorrentes. Preferem manter tudo como esta, com ricos ficando cada vez mais ricos sem trabalhar (rentismo), enquanto a quase maioria total da populacao ve o mundo passar, enquanto Brasil permanece estagnado e o pais sob poder de agiotas.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Comentário mais mofado que as ideias do governante

  31. Landson Abercrombie

    O vini ta lokao hj

    Responda
  32. wagner da silva bento

    A luz do sol passa pela peneira.

    Responda
  33. raul neto

    Acho que a pandemia somada às teses apocalipticas da extrema direita enlouqueceram as pessoas. Tenho medo de 2026 pois vejo um outsider sendo eleito, o tal marçal.

    Responda
  34. Marco Antônio Mourão

    Vinícius Torres Freire, enquanto os proprietários dos grandes meios de comunicação, inclusive as redes socias estiverem ao lado daqueles que ganham dinheiro com mentiras, especulações financeiras e caos na mentes daqueles que tem dificuldades "de memória histórica" teremos esse momente de perto do precipício. Resta a aqueles que defendem um pais com salários mínimo superior a U$ 300 mensais e quem sabe em 2030 em U$ 500 mensais sejam perseverantes e use tota energia para esse fim.

    Responda
  35. Anderson Santos

    Da Internet emergiu chorume de mentiras e absurdos, basta entrar no you tube e ver a quantidade de teorias apocalípticas sobre o país. Vivemos tempos em que a maioria da população não possui capacidade de interpretar um texto, ou parar para ler um livro (que não seja a Bíblia), todos estão a espera de um guru, que em 30s diga algo que eles compreendam e assumam como a verdade. Dias sombrios.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Já chegou. Esperam a picanha.

  36. Marcos Correia

    Comentar o que se a FSP barra qualquer opinião diferente da sua

    Responda
  37. Caleb Salomão Pereira

    A percepção da realidade depende dos símbolos manipulados pelos meios de comunicação, dentre os quais a Folha brilha. A resposta à pergunta do VTF está nas opções editoriais da Folha. A própria ombudsman do jornal já notou...

    Responda
  38. Andre Moraes

    Agradeça a bolsonaristas, senhor mercado e imprensa que tornam a vida do brasileiro um inferno. Como alguns ineptos abaixo que dizem que o governo gasta, incapazes de perceber que uma parcela da população paga impostos mais do que deve e outra de ricos paga menos do que deveria. Estamos em uma guerra de informação, entre espertalhões e um governo que em 2 anos não consegue se comunicar com eficiência, se não melhorar, vai perder pela própria incapacidade de construir sua narrativa da realidade.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Folha ha muito abandonou o jornalismo. Isso aqui eh agora um veiculo de propaganda de agiotas da faria lima, que tem como objetivo jamais deixar o pais sair das garras do rentismo. Querem juros altos ad infinitum, pois assim ficam cada vez mais ricos e poderosos, nao importando que o Brasil fique sem rumo.

  39. Márcio Marques Alves

    Como diria o caipira goiano: "tá rúim, mas tão bão"? Nem tanto! O contorcionismo dos colunistas da Folha, que escrevem asneiras, constrangidos, sem saber justificar verbas de publicidade de um governo que desaba pesados patrocínios com dinheiro público para esse fim, é de fazer doer os olhos dos leitores. O dia que houver um governo (seja ele de direita, esquerda, acima ou de baixo), mas capaz de fazer o PIB crescer acima da inflação, este será um verdadeiro feito; é isso que reduz pobreza.

    Responda
  40. Florentino Fernandes Junior

    O melhor, as ruas lotadas de moradores vivendo uma vis sub humana e a inflaçao ooó

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Aqui em Salvador, as sinaleiras vivem cheias de cidadãos com placas dizendo que tem fome. Nas esquinas, dezenas de exploradores de crianças, morando submetendo os inocentes aos riscos do trânsito, afim de colher migalhas. 20 anos no poder.

    2. Andre Moraes

      Mais um aprendiz de iluminista. Não somos a Suécia, mas estamos muito longe da África Subsaarianauqe vocês insistem em pintar. Tenha certeza, o lugar de vocês no inferno está reservado, pois mentem com dolo. O Tinhosoe o Bozo estarão esperando vocês.

    3. Anderson Santos

      Não vi ninguém na fila do osso.

  41. CARLOS Alberto Corteletti

    Governo federal gasta mais do que arrecada, congresso nacional só pensa em liberar emendas parlamentares com transparência zero. PT e o governo não se entendem, fogo amigo. Brasil não é para amadores de verdade.

    Responda