Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Flexa

    Quanto interesse pela vida de quem nada tem para acrescentar.

    Responda
  2. Albert BRASIL

    Essa Mariliz poderia simplesmente abrir mão do prazer mórbido de espiar quem é futil e tem mais dinhero que ela. Sofreria menos

    Responda
  3. NEY ALVARES PIMENTA FILHO

    Não há uma só inverdade no texto. Até passarei o Natal com muitas pessoas e, certamente, me divertirei. Mas suas colocações representam o que penso e sinto a respeito dos temas colocados.

    Responda
  4. RODRIGO NAFTAL

    Desejo a todos um excelente Natal e um feliz 2025., preferencialmente mais offline. Que as fotos nas redes sociais dêem lugar a uma bela conversa, seja na mesa se um bar, seja à beira-.mar.

    Responda
  5. ranilson saraiva

    Esse é o primeiro natal que passo sozinho. Separei a alguns meses e passei a morar só. O dia de hoje é igual aos demais 364 dias do ano...não há diferença. Preparei uma comida diferente e estou aqui digitando esse comentário. Tá tudo certo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ranilson Saraiva, bom natal.

  6. CARLOS TARDIVO

    Natal e Ano Novo são um saco, no primeiro a gastanca desenfreada, todo mundo histérico, milhares de km congestionados em Sampa, tudo cheio e no segundo tudo caro e repleto Acho um porre ,mas esmo assim desejo à excelente Mariliz e seus leitores um Feliz Natal!

    Responda
  7. Luis Otavio Zaneti

    Gostei do texto. Feliz Natal!

    Responda
  8. MILTON DOLL

    Não deve haver forma melhor de passar o Natal do que sozinho, ou muito bem ( pouco ) acompanhado. Trata-se de uma época fértil em desastres . Despedidas, álcool, emoção, demonstrações ( falsas ? ) de afeto e essa estranha sensação de que como acaba o ano, melhor enfiar o pé na jaca. Trate de passar "as festas" sem motivos de arrependimento posterior, apenas. Se possível, fuja.

    Responda
    1. Angélica Campos

      Ficar sozinho nesta época é uma delícia, é um privilégio de quem pode, uma escolha, e não tem nada a ver com solidão. Chato é ter que explicar isso, de novo, todo ano, até pros "jornalistas". Haja....

  9. Adriana Santos

    Feliz Natal Mariliz, feliz Natal a todos!

    Responda
  10. Maria Cristina Holanda Sato

    Eu decidi passar o Natal esse ano sem a família, cuja companhia aprecio o ano todo. Estou super tranquila, vou dormir cedo e não preciso me empanturrar de comida. Livros a ler, filmes a ver, a cidade vazia, os passeios são restauradores. Estar sozinho não quer dizer solidão. Pode ser uma opção para se estar em boa companhia consigo mesmo. Feliz Natal a todos!

    Responda
    1. Daniel Santana de Oliveira

      Achei muito bom seu comentário! Também estou do seu lado. Parabéns!

  11. Eliane Lucero

    Você não precisava usar uma palavra escatológica, porque machuca o texto. Afora isso, você não tem ideia de quantos idosos passarão o Natal sozinhos aqui em Brasília, onde dezenas deles vivem muito bem, sozinhos, em seus ótimos apartamentos e com suas aposentadorias estratosféricas. Este ano passarei o Natal aqui, sossegada, com meu marido, a Nina e a Lara, nossas duas gatinhas. E está tudo bem. Mas, eu já passei sozinha ou dormindo. Família e circunstâncias são acaso do destino.

    Responda
  12. joão moreira

    Que tal as famílias da Faixa de Gaza?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      João Moreira, as famílias de Gaxza continuam sendo dizimadas. Em solidariedade.

  13. Vito Algirdas Sukys

    A nossa espécie, Homo Sapiens, poderia ser inatamente bondosa e cooperativa; alguns acham que somos intrinsecamente egoístas e violentos; poderíamos dar assistência uns aos outros. Porém somos humanos, cabe a cada um refletir sobre o que significa ser humano. Feliz Natal a todos!

    Responda
  14. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Divorciado, não tenho a mais remota esperança.

    Responda
  15. marcos fernando dauner

    nem todos aceitam o convite . Há quem seja solteiro, sem filhos, nem companheira, mas não aceita o convite de outrém . Prefere ficar sozinho .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      irmão, p/ex.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Depende de quem é esse "outrem"