UOL - O melhor conteúdo

Comentários para:

A solidão no Natal

VER COMENTÁRIOS EM Mariliz Pereira Jorge

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SileneMaria de Sousa

    Mariliz, bonito texto e vc se mostrou ser uma pessoa sensível , preocupando-se com as pessoas que passam o Natal na solidão, sem ter com quem interargir e confraternizar. Seria mto bom se tds pudessem ser felizes nesta época tão significativa para nós cristãos, comemorarem o nascimento do menino Jesus. Mas infelizmente não é assim. Enquanto mtos exibem poder, riqueza e ostentação e se esquecem do verdadeiro sentido do Natal, outros não possuem a mínima condição nem de alimentar-se dignamente.

    Responda
  2. Isabela Linton

    A melhor colunista da Folha.

    Responda
  3. Ricardo Batista

    Feliz Natal, Mariliz. Belo texto, e foi legal o Roda Viva de anteontem.

    Responda
  4. Karina Kanazawa Rienzo

    Comece a melhorar esse estado de coisas desconectando-se das redes sociais. Não as uso desde sempre e não sinto a melhor falta.

    Responda
  5. Nelson de Paula

    Para quem vê como vaidade, não há razão para acompanhar as redes dos que exibem seus sucessos. Aspas para a maioria desses sucessos.

    Responda
  6. José Cardoso

    Quem oferece companhia pode não ser uma pessoa que valha a pena. Dependendo, pode ser melhor ficar sozinho.

    Responda
  7. Morgana Brígida

    Eu concordo plenamente com você. É a pior elite que existe. Gente que só se importa consigo mesma.

    Responda
  8. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    A ideia de "passar o Natal sozinho/sozinha" só tem sentido quando se considera que existe realmente sentido em comemorar um certo evento. Se vc não aceita essa ideia, o Natal é um dia como outro qualquer. E, em um dia qualquer, como disse a colunista, vc não anda uma quadra sem ver alguém revirando o lixo em busca de algo para comer.

    Responda
  9. Luísa Toledo

    Concordo com você, Mariliz, mas também podemos mudar nosso olhar em relação a toda essa ostentação. Você, uma pessoa sensível e inteligente, realmente acredita que essas pessoas são felizes? E aqueles que fazem questão de segui-los? Passei meu primeiro Natal sozinha, e amei! Tinha a opção de ficar com pessoas queridas, mas contemplar a solitude nessa época do ano valeu muito a pena. Sobre as redes sociais, melhor ficar longe delas. Essa é uma atitude sábia, que vai além da inadequação.

    Responda
  10. Teresa Cardoso

    Lindo texto, Mariliz. Num país hiperconectado, o aumento da solidão associado ao lixo-ostentação só aumentam a angústia.

    Responda
  11. Marenildes Pacheco da Silva

    Desde que descobri, que as reuniões familiares em grande número, são muito mais pelo come e bebe, que o amigo oculto, sempre causa decepção ou insatisfação geral, ou você já indica o quer, não há mais a espera pela surpresa, boa de preferência, que a maioria visa só o lado comeecial, que passa eu e meu sozinhos e dormindo, e eu amo não está onde realmente não me sinto pertecente. Feliz Natal hô hô hô

    Responda
  12. ANIBAL CARRION

    A solidão não existe apenas nesse dia, cabe reforçar.

    Responda
  13. ANIBAL CARRION

    Extraordinário o texto, pena que não apenas os ricos exponham tudo nas redes sociais e o que é importante renegam. Pena que muitos odeiem o trabalho sério da pastoral do povo da rua, tanto que até CPI tentaram aqui em SP.

    Responda
  14. José Guilherme

    Eu não entendi, o rico vai passar o natal sozinho? Título sobre solidão e textao sobre o natal do rico. Faz sentido

    Responda
  15. omar assaf

    Pior que a solidão no Natal é o terror no natal , enquanto a Sra Pereira escreve esse texto mais inocentes são massacrados na Palestina onde nasceu Jesus . Munther Isaac , o pastor da igreja evangélica luterana em Belém , na Cisjordânia ocupada , diz que a situação dos cristãos não é diferente de outros palestinos. Todos enfrentam a ameaça de deslocamento sob genocídio . Nunca sonhamos em celebrar o Natal enquanto o genocídio está acontecendo em Gaza há + de 14 meses . Issac concluiu …cont

    Responda
  16. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Praticamente não participo de redes sociais. Estou em quatro grupos de zapp: o mais ativo é o que estamos: eu, minha companheira e nossa filha. Como sou praticamente cego, estou um tanto imune à esta ostentação toda.

    Responda
  17. omar assaf

    É verdade ,o rico pode massacrar à vontade crianças e ainda se passar de vítima e pode controlar as redes sociais para que o mundo todo não veja suas atrocidades ,pode atacar os comboios de ajuda humanitária para fazer um povo inteiro passar fome, pode deslocar desabrigados múltiplas vezes e quem diria que pode até atacar hospitais. Mundo podre e cheio de hipocrisia.

    Responda
  18. Alceu Natali

    A festa de Natal é uma farsa como a premiação do Oscar. Tenho uma pequena família indiferente a mim. Passei o dia 24 dormindo e a madrugada inteira deste dia 25 jogando xadrez contra um computador. Fico feliz quando o dia nasce depois das 5. Às 7, saio de casa, sozinho, à procura de uma pequena extravagância: um pacotinho de balas de goma e, talvez, um refrigerante. O resto do dia ouço MPB (Música Popular Britânica), escrevo meu romance e volto à rotina da rotação e a translação da terra.

    Responda
  19. adenor Dias

    Do meu passado, eu só gostaria de ter hoje, a saúde e o tempo pela frente. Apesar de pobre e solitário, hoje vivo melhor, não passo fome e conto com o SUS para curar minhas moléstia. Resumidamente meu passado não foi melhor do que meu presente. Quanto aos ricos, eles continuarás ricos e pobres continuarás pobres sonhando em ser ricos. Esse ano a última chance de um pobre entrar pra classe rica, é a mega da virada com uma chance de ganhar, em mais de 50 milhões de chance de continua pobre.

    Responda
  20. Rodrigo Flexa

    Quanto interesse pela vida de quem nada tem para acrescentar.

    Responda
  21. Albert BRASIL

    Essa Mariliz poderia simplesmente abrir mão do prazer mórbido de espiar quem é futil e tem mais dinhero que ela. Sofreria menos

    Responda
  22. NEY ALVARES PIMENTA FILHO

    Não há uma só inverdade no texto. Até passarei o Natal com muitas pessoas e, certamente, me divertirei. Mas suas colocações representam o que penso e sinto a respeito dos temas colocados.

    Responda
  23. RODRIGO NAFTAL

    Desejo a todos um excelente Natal e um feliz 2025., preferencialmente mais offline. Que as fotos nas redes sociais dêem lugar a uma bela conversa, seja na mesa se um bar, seja à beira-.mar.

    Responda
  24. ranilson saraiva

    Esse é o primeiro natal que passo sozinho. Separei a alguns meses e passei a morar só. O dia de hoje é igual aos demais 364 dias do ano...não há diferença. Preparei uma comida diferente e estou aqui digitando esse comentário. Tá tudo certo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ranilson Saraiva, bom natal.

  25. CARLOS TARDIVO

    Natal e Ano Novo são um saco, no primeiro a gastanca desenfreada, todo mundo histérico, milhares de km congestionados em Sampa, tudo cheio e no segundo tudo caro e repleto Acho um porre ,mas esmo assim desejo à excelente Mariliz e seus leitores um Feliz Natal!

    Responda
  26. Luis Otavio Zaneti

    Gostei do texto. Feliz Natal!

    Responda
  27. MILTON DOLL

    Não deve haver forma melhor de passar o Natal do que sozinho, ou muito bem ( pouco ) acompanhado. Trata-se de uma época fértil em desastres . Despedidas, álcool, emoção, demonstrações ( falsas ? ) de afeto e essa estranha sensação de que como acaba o ano, melhor enfiar o pé na jaca. Trate de passar "as festas" sem motivos de arrependimento posterior, apenas. Se possível, fuja.

    Responda
    1. Angélica Campos

      Ficar sozinho nesta época é uma delícia, é um privilégio de quem pode, uma escolha, e não tem nada a ver com solidão. Chato é ter que explicar isso, de novo, todo ano, até pros "jornalistas". Haja....

  28. Adriana Santos

    Feliz Natal Mariliz, feliz Natal a todos!

    Responda
  29. Maria Cristina Holanda Sato

    Eu decidi passar o Natal esse ano sem a família, cuja companhia aprecio o ano todo. Estou super tranquila, vou dormir cedo e não preciso me empanturrar de comida. Livros a ler, filmes a ver, a cidade vazia, os passeios são restauradores. Estar sozinho não quer dizer solidão. Pode ser uma opção para se estar em boa companhia consigo mesmo. Feliz Natal a todos!

    Responda
    1. Fernando Jorge

      Concordo plenamente!

    2. Daniel Santana de Oliveira

      Achei muito bom seu comentário! Também estou do seu lado. Parabéns!

  30. Eliane Lucero

    Você não precisava usar uma palavra escatológica, porque machuca o texto. Afora isso, você não tem ideia de quantos idosos passarão o Natal sozinhos aqui em Brasília, onde dezenas deles vivem muito bem, sozinhos, em seus ótimos apartamentos e com suas aposentadorias estratosféricas. Este ano passarei o Natal aqui, sossegada, com meu marido, a Nina e a Lara, nossas duas gatinhas. E está tudo bem. Mas, eu já passei sozinha ou dormindo. Família e circunstâncias são acaso do destino.

    Responda
  31. joão moreira

    Que tal as famílias da Faixa de Gaza?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      João Moreira, as famílias de Gaxza continuam sendo dizimadas. Em solidariedade.

  32. Vito Algirdas Sukys

    A nossa espécie, Homo Sapiens, poderia ser inatamente bondosa e cooperativa; alguns acham que somos intrinsecamente egoístas e violentos; poderíamos dar assistência uns aos outros. Porém somos humanos, cabe a cada um refletir sobre o que significa ser humano. Feliz Natal a todos!

    Responda
  33. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Divorciado, não tenho a mais remota esperança.

    Responda
  34. marcos fernando dauner

    nem todos aceitam o convite . Há quem seja solteiro, sem filhos, nem companheira, mas não aceita o convite de outrém . Prefere ficar sozinho .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      irmão, p/ex.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Depende de quem é esse "outrem"