Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    "o problema de Cassandra era acertar em todas as previsões —e ninguém acreditar nela." É algo frequentemente esquecido...

    Responda
  2. José Ricardo da Silveira

    Panamá era uma região que pertencia à Colombia. Os EUA patrocinaram uma sublevação para tirá-la da Colombia e criar um estado independente e completamente sujeito aos americanos. Tudo isso para fazer o canal, que ficou sob domínio completo dos EUA atá a década de 1980, quando a propriedade foi transferida para o Panamá. O que Trump propõe é reanexar o Canal. Imperialismo do século 21. Não surpreende que o agente laranja tanto admire Putin. Tempoa ameaçadores para nós sulamericanos.

    Responda
  3. Alesandro Gomes da Silva

    Lembrando que a independência do Panamá foi declarada em Nova York dois dias antes da proclamação no próprio Panamá.

    Responda
  4. Raymundo de Lima Lima

    Pior é q muitos acreditam neste Trump: desde aqueles q acreditaram na receita-Trump, ingeriram detergente, como remédio para matar o coronavirus, até aqueles q acreditam q os Estados Unidos são donos do Canal d Panamá, Groelândia, Canadá, talvez também Brasil.

    Responda
  5. DANIEL BUENO

    Alguém poderia me explicar quem é ou o que é Cassandra.

    Responda
    1. LUCIANO LAZARO

      Sério ? Lá vai: Cassandra na mitologia grega era filha dos reis de Tróia e o deus Apolo se apaixonou por ela e queria se casar com ela (que aceitou inicialmente) dando-lhe o dom de fazer profecias. Mas Cassandra acabou desistindo do casório e Apolo (vingativo, a santa!) amaldiçoou o seu dom divino fazendo com que ninguém acreditasse em suas previsões (apesar de serem verdadeiras e certeiras). Daí se fala que é "Cassandra" quando a pessoa faz previsões certeiras, mas ninguém lhe dá credibilidade.

    2. Carlos Alberto Komora Vieira

      Personagem da mitologia grega, profetisa. Interessante pesquisar, Wikipedia, Google, etc.

    3. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Era uma profetisa do deus Apolo, na Grécia Antiga.

    4. VASCONCELLOS VILARINO DOS SANTOS

      Profetisa do deus Apolo, possuia o dom de anunciar profecias que ninguém acreditava, sendo por isso considerada louca.

    5. Raymundo de Lima Lima

      Que tal consultar a Wikipedia. Ou aprofundar num dicionário de mitologia? Boa pesquisa.

  6. Joaquim Rosa

    Rui sabe dizer se em Portugal tem rachadinhas, assessores fantasmas, emendas parlamentares e etc.?

    Responda
  7. JAQUES BRAND

    Sem diminuição do asco geral que sentimos por Vladimir Putin o envenenador, Ucrânia e Rússia são entidades historicamente indissociáveis (o principado de Kiev foi a célula geradora da Grande Rússia, afinal) mas que se dissociaram por instigação tanto de interesses geopolíticos (sobretudo enfraquecer a ex URSS) como de um localismo exacerbado (tipo o Sul é o meu país), mesmo se descontada a "gentileza" do ucraniano Kruschev qto à Criméia? Que tal separar o Texas dos Estados Unidos?

    Responda
  8. JAQUES BRAND

    Sem diminuição do asco geral que sentimos por Vladimir Putin o envenenador, Ucrânia e Rússia são entidades historicamente indissociáveis (o principado de Kiev foi a célula geradora da Grande Rússia, afinal) mas que se dissociaram por instigação tanto de interesses geopolíticos (sobretudo enfraquecer a ex URSS) como de um localismo exacerbado (tipo o Sul é o meu país), mesmo se descontada a "gentileza" do ucraniano Kruschev... Que tal separar o Texas dos Estados Unidos?

    Responda
  9. Valter Vicente

    O que não dá para levar a sério são os argumentos colocados publicados para justificar a conquista ou reconquista. Eles podem estar encobrindo outras razões,

    Responda
  10. max ribas

    A Groelândia é a maior ilha do mundo, com reservas intocadas de imensas riquezas e uma população de cinquenta mil habitantes. Se Zé não ocupar, João o fará. Questão de tempo.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      a Groenlândia é da Dinamarca. Ele não é ma-cho suficiente para brincar com a comunidade europeia .

  11. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Acredito que quando Trump faz estas colocações está sendo sutil em fazer o Canadá aumentar seus gastos na OTAN - Já que o próprio pretende diminuir a participação Americana - bem como dá sinais de outra politica- de condomínios de poder e áreas de abrangências a outras potências. Como um sinal trocado de que se há áreas que afirma influencia outras não - mas Trump é Trump.

    Responda
  12. Arnaldo Facciotti

    Se outros países fazem a usurpação de áreas que pertencem a outros países e nada acontece o que poderemos esperar do país mais poderoso ( militarmente ) fizer o mesmo. O fim deste planeta.ou voltaremos aos grandes impérios ?

    Responda
  13. Dorival Macedo

    Ele já demonstrou suas tendências autoritárias e, portanto, como disse o articulista, é plenamente possível materializar tais ideias estapafúrdias.

    Responda
  14. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Realmente, quem foi capaz de usar uma condenação judicial como instrumento de propaganda eleitoral é capaz de tudo.

    Responda
  15. Samuel Fagundes

    Brincando de Hitler

    Responda