Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Alberto Wolpert

    Será ninguém percebe que o que conta mesmo, é saber quem é seu candidato a deputado e senador. Com essa matéria-prima que aí está, em busca de likes e depois emendas não dá. Quem é competente não se candidata, por medo de sua imagem ir para o lixo. E se elegem a escória, como profetizou Enéas. E é tão fácil saber o passado de cada um, fato/fake tá na web.

    Responda
  2. claudio assunção

    Para sorte do Brasil, a esquerda está respirando por aparelhos, não existe nenhuma opção, o molusculo está em fim de carreira, não concordo com a análise , a direita tem no mínimo 10 opções, com certeza com grandes chances.

    Responda
    1. Jorge Alberto Wolpert

      Na sua visão a esquerda é ruim e a direita é que é boa né? Agora pesquise o deputados e senadores sob investigação, e mais: pesquise quem mudou da esquerda pra direita e vice-versa. Pesquise quantos do Psol estão nessas listas. Veja que tipo de gente essa sua direita atrai.

  3. assis furuno

    Quaisquer q sejam os candidatos opositores,n terao chance alguma pois de alguma forma acharao um jeito de torna-los inelegiveis senao presos. Deve-se levar em conta a campanha q a midia comprada ira fazer contra. Ainda mais os resultados das urnas nao sao confiaveis portanto acho q a esquerda eh imbativel

    Responda
  4. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    A Folha legitimar o Bolsonaro como líder da direita é uma piada. Ele é da extrema direita, um aloprado. Lula tem destaque e construiu uma liderança ao longo de décadas e após muitas derrotas. Bozo é um oportunista que embarcou nesse movimento internacional proto fascista, sem nenhuma virtude ou contrução. Se fez no pântano da internet, com fake news e estímulo aos diversos ódios de uma sociedade ressentida. É o avesso do cristianismo e seus valores mais caros. E a Folha dando palco pra golpista.

    Responda
  5. José Antônio

    ´´Renovação de líderes desafia PT, PSOL, PC do B e PCA (Partido Camisa Amarela - fusão dos 22 partidos que colaboram para os 428 votos no Congresso em dois mil e dezesseis) em meio a dúvidas sobre Lula e Bolsonaro``. Com certeza votarei em um dos líderes dos 3 primeiros partidos para presidente do Brasil. Quanto ao líder do PCA, nunca!

    Responda
  6. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Nunca o Brasil vai mudar enquanto não mudar o pensamento da elite brasileira .Exploram os brasileiros para pagar pau para os americanos e europeus

    Responda
  7. Rogério Cunha

    Olha, a Esquerda Progressista não tem nenhuma dúvida, é Lula até 2030.

    Responda
  8. Marcos carneiro

    A folha de sp com seus colunistas do mundo da lua e seus candidatos nem…nem…estão a procura do candidato que não existe, são incapazes de ver que só existe um candidato viável no momento que é Lula, Bolsonaro será preso em breve e estará na Papuda e não como candidato.

    Responda
  9. DANIEL SANTIAGO DE FIGUEIREDO

    A única dúvida sobre Bolsonaro é se ele vai estar apenas inelegível ou se estará PRESO e inelegível. O resto é delírio de bolsonarista.

    Responda
  10. Andre Moraes

    Supera Folha. Achei que vítimas de violência doméstica não mais se sujeitavam ao abusador em pleno século XXI, mas a Folha insiste em dar o mau exemplo. 4 anos sendo humilhada e insistentemente fica jogando confete para o agressor. Não faz o menor sentido.

    Responda
    1. LORENA PARDELHAS

      Andre, 25 de dezembro, naveguei pelas manchetes e vi fotos do ex que foi defenestrado com mais destaque e em maior número que as do presidente Lula. A edição de Natal é um ataque de cima a baixo ao governo e ao presidente. O governo é acusado de manipular fotos , coisa que a imprensa faz com o PT há décadas. Ou seja: acuse-os do que você faz, etc. Fui, mas antes: Lula IV 2026.

  11. LUIZ GON ALVES DOS SANTOS

    Vivemos uma sociedade cristã e conservadora, a direita soube ocupar este espaço.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Bolsonaro cristão ? nem aqui nem em Paraguaçu Mirim . Leiam Efésios cap. quatro, verso cinco

    2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

      Cristã e conservadora, não deveria significar armamentista, intolerante, difusora de ódio, de mentiras. Cristianismo e o que o Bolsonaro representa não cabem no mesmo lugar. Ou não deveria.

    3. José Antônio

      Quando a direita já ocupou o espaço por 21 anos seguidos a dívida pública brasileira foi para a estratosfera, a inflação idem e o FMI esteve no Brasil sanando bancarrotas financeira. Lembra-se?

    4. Marcos valerio André da silva

      Bandidos cristãos e conservadores, isto é o que temos.

    5. Andre Moraes

      Somente em público e da boca pra fora; no privado melhor nem querer saber.

    6. Felipe Araújo Braga

      Nossa sociedade sempre foi católica, o pentecostalismo é totalmente novo e não tem raizes aqui. Sociedade conservadora? A maior parte da população não tem famílias tradicionais, o que mais há no Brasil são famílias de mãe solo e agora as pessoas vêm querer impor modelos e perseguir pessoa diferentes? Está muito errado.

    7. LORENA PARDELHAS

      Somos uma sociedade que se diz cristã e de conservadora não tem nada.

    8. Marcus Machado

      ""Cristã", no sentido cristão, essa sociedade não é mesmo!

  12. REINALDO ZATONI

    Quando teremos um governante com postura e visão de trazer o País de volta ao futuro ? Com crescimento populacional em breve haverá falta de energia e água pra todos , os avanços tecnológicos no mundo forcarão um novo posicionamento , e o nível educacional só piora não fomos capazes de superar isso , a crise habitacional se agravará , a infraestrutura é precária , ainda usamos o transporte rodoviário caro e ineficiente , a segurança pública não consegue combater o crime organizado a altura

    Responda
    1. Rogério Cunha

      O problema é o Congresso reacionário que barra todos projetos voltados p meio ambiente e p Ciência.

  13. REINALDO ZATONI

    Quando teremos um governante com postura e visão de trazer o País de volta ao futuro ? Com crescimento populacional em breve haverá falta de energia e água pra todos , os avanços tecnológicos no mundo forçaram um novo posicionamento , e o nível educacional só piora não fomos capazes de superar isso , a crise habitacional se agravará , a infraestrutura é precária , ainda usamos o transporte rodoviário caro e ineficiente , a segurança pública não consegue combater o crime organizado a altura

    Responda
  14. Carlos Oliveira

    Dúvidas sobre Lula e Bolsonaro???? Se a FSP levanta que existe dúvida sobre Bolsonaro, estando inelegível e com fortissimas suspeitas sobre a tentativa de 'neutralização' dos eleitos, de um ministro da Suprema Corte e de golpe de Estado, certamente é por quê ainda está latente nas informações e desejos dos operadores do poder da possibilidade golpista de retorno dos fardados ao governo. É preciso estar atento e forte STF e forças progressistas!

    Responda
  15. José Carlos de Oliveira

    Melhor é nem um nem outro... Chega de divisão entre "nós e eles" (criada pelo atual ocupante do Planalto)... Somos um povo só e queremos gestores que pensem nisso... Essa politica partidária só serve pra sustentar os mesmos...

    Responda
    1. Rogério Cunha

      Pera lá. Um povo só não, fale p vc. Não rezo p pneu nem fiquei na porta do quartel pedindo ditadura.

    2. daniel alfredo rosenthal

      Resumiu bem!

  16. Lincoln Cristian Machado

    Eleições a cada 4 anos, nos dois primeiros anos gritam vitória, nos outros dois pensam em reeleição, e as necessidades do país sempre em terceiro, quarto, quinto plano...

    Responda
    1. JAQUES BRAND

      O regime de eleições em vigor apresenta virtudes imbatíveis, por mais que o comodismo de uns e outros prefira afastar os eleitores das urnas. A cada dois anos, a renovação alternada dos níveis local e depois estadual e nacional serve além de manter atentos os agentes políticos para a melhor visão e revisão dos problemas, num passo-a-passo dialético que vai do particular ao geral e deste para aquele, com reajustes mútuos, sem cessar. Não mexam nisso. Vão trabalhar, ó indolentes!

  17. Antonio Melo

    A VELHA MÍDIA GOLPISTA E SEUS FACTOIDES. Agora querendo igualar o imobilismo e decreptuide política de um inelegível a caminho de pesadas condenações com a saúde de Lula, em pleno gozo de suas faculdades mentais e disposto a sua reeeleição em 2026. Lula venceu a máquina pública de Bozo com gastos de300 bilhões para se reeleger, além de 100 bilhões de calote em precatorios, e inúmeras fraudes eleitorais. Agora com a máquina pública na mão não deixará de se reeeleger. E fará seu sucessor+2vezes

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      É difícil lidar com opiniões diferentes, né?

  18. Fabio Camilo Reis

    Dúvidas sobre Bolsonaro? O jornalismo nacional com essa mania de querer parecer isentão cometes falhas incríveis. A Primeira é insistir nessa tal de "polarização" o termo polarização é para duas forças iguais inversas, então temos uma extrema esquerda como força no Brasil? E segundo erro grosseiro da imprensa, a única força que está esticando a corda há muito tempo é a turma do Bolsonaro e vem com essa de que tem que "ambos os lados" baixar os ânimos, isso é de uma covardia sem tamanho.

    Responda
  19. Hélcio Toth Renda

    Lula 2026 é o mais indicado

    Responda
  20. Maria Aparecida

    Sou Ciro Gomes até o fim!

    Responda
    1. Maria Aparecida

      Quando, na história dele ele saiu do PDT? nunca foi vira a casaca, e vocês vão ter que engolir ele falando a verdade sempre.

    2. José Antônio

      PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB, PROS, PDT. Ele vai se candidatar a presidente pelo PDT ou por outro partido?

    3. Fabio Camilo Reis

      Bom ... em um país que vê que Pablo Marçal é uma alternativa, achar o Ciro também não é tão ruim ou surpreendente.

  21. REINALDO sousa correia

    A direita tem várias opções até mesmo porque não tem como manter um inelegível como candidato, além de outras coisas que o tornaram inviável, seja do ponto de vista político, comportamental, envolvimento em temas polêmicos sem necessidade, apoio a golpes e a movimentos radicais, insegurança nos propósitos, submissão, etc, etc, etc. O mesmo vale para a esquerda, porém sai perdendo pois apesar de tudo não conseguiu ainda destacar uma alternativa.

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    A explicação para isso é a mais simples sob o aspecto político. Lula e Bolsonaro ambos são líderes enganadores que sempre se valeram das fragilidades morais, psicológicas , intelectuais e espirituais do nosso povo cujos seguidores mais os "amam" do que ao Brasil e aos brasileiros. Não são Estadistas, trabalharam para si e não para o Estado-Nação. A vantagem de Lula sobre Bolsonaro é a genialidade do que este carece. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  23. Thiago Santos Costa

    Já esqueceram a ponte do Tocantins ? Tarcísio estava por trás do DNIT e agora Renan Filho, desde 2020 era de conhecimento do órgão. Como as notícias são passageiras, em qq pais sério, esse tipo de acidente seria primeiro capa por semanas ..

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Pois é e só se olha como sendo do governo atual..

  24. Anibal Nunes

    Se Javier Milei tiver algum sucesso na Argentina, acho que isso terá alguma influência nas candidaturas da direita que irão aparecer no Brasil. Aparecerá alguém com uma motosserra por aí ou, à lá Jânio Quadros, com uma vassoura.

    Responda
  25. Felipe Araújo Braga

    Jorge, você disse que a esquerda não responde aos anseios populares enquanto a direita extrema apresenta um discurso simplista que a compra, é exatamente isso. A esquerda está anacrônica, mas a direita está só piorando as coisas: esse discurso de empreendedorismo esconde a precarização do trabalho, a informalidade, a falta de futuro e a insegurança com a manutenção da desigualdade. Vêm as igrejas evangélicas e vendem o céu para pessoas desafortunadas, que não questionam as injustiças da terra!

    Responda
  26. Pedro roberto Rezende

    E lamentável, em um país tão grande como o nosso, ficamos reféns de apenas duas candidaturas.

    Responda
  27. Jose Roberto X de Oliveira

    Se noventa por cento da população não pode ser considerada rica. Algo me diz que esse índice é maior... pq vc acha que o modelo vigente vai dar certo? O modelo econômico não é bom e nem sustentável e qq político que procure algo que fuja a essa sede de dinheiro e poder é abatido até pelos mais prejudicados . A melhor maneira é educar ou livrar mentes do símbolo de acumulação capitalista. Precisamos superar o modelo para outra coisa.

    Responda
  28. João Leite Leite

    Lula, Bolsonaro, Lira, Pachego e outros políticos de esquerda e de direita já levaram o país e o povo trabalhador e este estado de pobreza. Tem que jogar esses caras na vala do esquecimento e eleger mentalidades novas comprometidas com a modernização do país para tirar desta modorra e investir na modernização para tirar o país e o povo trabalhador desta pobreza.

    Responda
  29. Carlos Mello

    É só a FSP que fala em dúvidas sobre Bolsonaro. Quais dúvidas? Está inelegível e a um passo da cadeia. Só a FSP não aceita isso.

    Responda
  30. Márcio Marques Alves

    Renovação é algo que os líderes veteranos não têm tanto interesse, a não ser que essa renovação se dê como herança de seus clãs familiares, como no caso de famílias tradicionais da política no Nordeste do país. Afirmar que o governador de Goiás representaria essa renovação, é um ultraje no sentido puro do termo, pois também se trata de um clã familiar que predominou durante a República Velha no estado, até o golpe civil-militar de 1930.

    Responda
  31. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    É dramático que depois de uma ditadura cruel, uma resistência heroica, uma redemocratizacão cuidadosa e conquistas sociais consolidadas, em quase meio século o Brasil não tenha formado uma nova geração de líderes democratas. A História não perdoa equívocos e vai cobrar seu preço.

    Responda
  32. José Eduardo de Oliveira

    se o eleitor comum, não pensa em nele, nem em sua família, nem na economia, porque os candidatos pensarão? o eleitor comum, pensa em quem irá ganhar. .

    Responda
  33. César A C Sanchez

    Falou em "renovação" e a choldra de sabujos lulopetistas fica ouriçada. Não pensam que o bom velhinho tem direito ao descanso, curtir os netos, largar o osso. Após décadas de prestimosos e abnegados serviços à causa (greves, oposição rancorosa, Mensalão, Petrolão, emendas pix, etc.), nosso populista mor merece finalmente a privacidade da aposentadoria, curtindo a cia da recatada Janja. Não se espera que escreva autobiografia, pois alguém há de fazê-lo, dadas suas conhecidas limitações.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Só uma ressalva os beneficiários do tal mensalão, petrolão e agora de emendas parlamentares em sua imensa maioria são de gente que se identifica com eugenia, trabalho analogo a escravo, retirada de participação de empregados nos lucros de empresas sabe? ?Essa coisa de direitinha chantagista entende? Ah! Sim greve é um meio de dizer não a barbárie de gente que muitas vezes herdou o que tem hoje e humliha o restante...

  34. jose batista

    Se a esquerda e seu gado vermelho não quebrar o Brasil antes!

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Isso! O veio da Havan, os donos da cnn, do Habib's, Riachuello, de fazendas enormes vão salvar o país rsrs temos a barata e o chinelo. Algo me diz que vc não sabe bem qual seu papel no capitalismo não rsrs

  35. José Eduardo de Oliveira

    se o eleitor comum, não pensa em nele, nem em sua família, nem na economia, porque os candidatos pensarão? o eleitor comum, pensa em quem irá ganhar. então f..

    Responda
  36. ANIBAL CARRION

    É como a mídia paulista aqui em SP a folha e o estado. Não tem renovação. Ficamos reféns em ver quem serve mais aos mercadores e defende os seus interesses. O país, ora!!!

    Responda
    1. César A C Sanchez

      "Não tem renovação". Disse tudo, e me veem à mente um nome: o regente do Mensalão e do Petrolão. O "cara" das Emendas Pix, emendas Lula-Lira.

  37. JOAO LUIS MENDES

    Difícil escolha: fascismo X humanismo

    Responda
    1. jose batista

      Humanismo é quem está quebrando o Brasil de todos?

  38. ranilson saraiva

    A direita possui vários nomes disponíveis. Já a esquerda vai ter que levar o Lula numa borracharia pra fazer um conserto ou então chama a Dilma! O medo de novas lideranças que poderiam "dá o golpe" em Lula fez com que qualquer possibilidade de surgimento de algum líder no PT fosse eliminada

    Responda
  39. Luiz Henrique Frosini

    É preciso corrigir a manchete da FSP: Lula será candidato em 2026 e a criatura não, pois está inelegível. A dúvida só está na cabeça destes supostos jornalistas e especialistas da FSP que tentam, de todas as maneiras, passar pano nesta turma da extrema-direita.

    Responda
  40. Paolo Valerio Caporuscio

    " lideres" fictícios patriotas e sem vocação para pensar no país e no seu povo, só se importam com o poder e status.

    Responda
  41. Ailton Anastacio Coelho

    Dúvidas entre Lula e Bolsonaro , Só a Folha tem...as demais instituições e pessoas Consciente, responsáveis, Himanizadas , avessas a Psicopatas ,não tem qualquer sombra de dúvida de quem é quem ... bjs do Gordo.

    Responda
  42. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A cada dia o jornalismo da Folha descamba para o ridículo.

    Responda
  43. Murilo Belezia

    Lula e Bozo nada têm em comum, exceto pertencerem à raça humana. Só a Folha para equipará-los numa disputa eleitoral para 2026. Este jornal promove diariamente o Bozo, em reportagens sem sentido mas que carregam fotos do herói amado. Isso dá pelo menos mil fotos/ano, o que não pode ser desprezado. Desprezo, manipulação, distorção e outras formas de diminuir uma pessoa, se esta se chamar Lula, são diários tambem. É o cardápio fixo oferecido ao leitor-assinante. Não perco meu tempo lendo.

    Responda
  44. Hamilton Octavio de Souza

    Políticos populistas, carismáticos e personalistas costumam sufocar as organizações partidárias e o surgimento de outras lideranças. O país precisa refundar partidos com programas claros sobre projeto político-ideológico de cada um; precisa refazer o sistema eleitoral centrado em propostas e não nas pessoas; precisa que os partidos selecionem melhor seus candidatos e impeçam candidaturas de condenados por desvios éticos e administrativos. O modelo atual está esgotado, enfraquece a democracia.

    Responda
    1. Rodrigo Izquierda

      O que enfraquece a democracia é autoritarismo, militates da ativa na política e cargos civis. Claro não nos esqueçamos da tentativa de golpe e da extrema direita. Tudo isso destrói a democracia.

  45. Luiz Paulo Barreto

    Para a folha estar em evidência tudo, até propor eleger inelegível: Existe síndico de presídio? Ou estamos em 1 de abril?

    Responda
  46. Thiago Silva

    Duvida sobre o futuro de Bolsonaro ?? Qual duvida?? A folha esta L0UCA????? Quer agitar a peble publicando mentiras?

    Responda
  47. Jorge Rodrigues

    Bolsonaro e Lula simbolizam o que há de pior na política brasileira: populismo, inépcia, irresponsabilidade, aversão a reformas e modernização do estado, más práticas de gestão, culto ao estado hipertrofiado, patrimonialismo e práticas ilícitas (seara em que Lula continua imbatível). Jamais haverá crescimento econômico sustentável e melhora da qualidade de vida com esses dois.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Se me permite Jorge: o PT precisa urgentemente se atualizar. Entretanto, a direita liberal, grupo ao qual você não parece apoiar, apoiou Bolsonaro e todas as medidas terríveis de Paulo Guedes. E a crítica ao Estado hipertrofiado que você fez, parece condizer com as políticas bolsonaristas de incentivar a uberização e a informalidade.

    2. julio alves

      Falou o bastião da verdade , no país das maravilhas. Todo discurso de ex tucano viúva de fhc, aecinho cheirador etc . Desce a ripa em todo mundo, mas não apresenta nomes alternativos. É claro...porque não os há nesse momento. a opções só tem oara o inelegível, porque é inelegível. O de Goiás, o dr Minas, o Carioca de São Paulo, são as opções da extrema direita, cada um pior que o outro. Do lado de cá, temos um estadista elegível, com seu grupo que tirou o Brasil do lodo que estava.

    3. Carlos Nogueira

      Curiosidade, você chegou a usar o celular para se comunicar com os alienígenas? Porque me intriga alguém dizer que Lula é campeão em matéria de ilícitos, já que o juiz bolsonarista Sérgio Moro, depois de fazer a maior varredura contra um politico, precisou inventar provas para prende lo. Isso entrou para a história. Agora você vem dizendo que tem provas contra Lula, oras, talvez tenham vindo dos seus amiguinhos do espaço. Apresente-as por favor.

  48. Mauricio Borges

    "hão" algumas difereças entre os dois: Dois esta inelegível. Um não entrega o cofre ao centrão e vai passear o país de moto. Por meu turno, eu preferia que o Um passassse o bastão na próxima. Mas como ele mesmo diz, se houver o Um e a extrema, seremos de novo obrigados a votar em Um.

    Responda
  49. Jose Roberto X de Oliveira

    Tá Folha defende aí a meritocracia com imposto sobre herança de países liberais de verdade que pode ser aquilo de 60 por cento 80 por cento Sem falar que políticos de direita no Brasil ficam ricos com dinheiro público

    Responda
  50. Felipe Araújo Braga

    Alguns comentários aqui me chamaram atenção: dizendo que o PT morreu porque não se adaptou as mudanças. Realmente o PT precisa se atualizar, mas é o que propõe o outro lado? Retrocesso nos direitos civis contra direitos das mulheres, das minorias e dos LGBTs, o que nos coloca mais próximos do mundo islâmico do que das democracias desenvolvidas. Promoção da informalidade e da precarização no mercado de trabalho, piorando a vida do povo em um país desigual como o Brasil. Atraso puro!

    Responda
    1. Jorge Sanchez

      O grande problema da esquerda no Brasil e no mundo é que ela está com o mesmo discurso e a prática tem muitos furos, não consegue responder aos anseios da população. Aí aparece uma direita oportunista com discurso de Salvador da pátria apresentado pseudo soluções que resolvem tudo, e claro que a resposta da população tende a procurar que traz essa mensagem . O caminho seria uma esquerda ou uma terceira via mais pragmática, que procure caminhos possíveis, mas como vender essa ideia à população?

    2. Wilson Luiz Antonio

      Excelente comentário, Felipe

    3. Roberto Gomes

      O outro lado é o fascismo.

    4. Ricardo Lobo

      Concordo Felipe. Desonesta sempre também a narrativa colocando Lula e o golpista traste inelegível na mesma história. Não querem democracia, apostam tudo no atraso. Temos um congresso deprimente.