Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francisco Marra

    Que saudade nê folha do quedes. Mesmo o inominável que tanto "gostava" da folha tá perdoado também.

    Responda
  2. Rai Giovanni

    O petista no geral tem complexo. Tudo é culpa dos outros nunca das decisões erradas do painho. Aqui na FSP vc vê que eles tem baixo nível de cognição das coisas. Se o painho mandar pular no abismo, pulam sem questionar.

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO DE ANDRADE

      Um certo sabichão, sentado sobre uma suposta base "natural" chamada de economia, repete alegremente os brados dos "iluminados" da "opinião pública" por mais "responsabilidade fiscal" e menos "voluntarismo político". Ah! Se ele soubesse quão tolo é! Ou talvez saiba que é preciso fingir tolice para ocultar sua fraqueza de caráter...

  3. ANIBAL CARRION

    A Folha não explicou porque o governo pagou tanto juros, e não vou soprar. Mas isso tem nome e sobrenome. Tá difícil a desgraceira anunciada pela Folha, Faria Lima e abutres, nem no Natal somos preservados. O bom era o Guedes né e o outro inelegível

    Responda
    1. vitor da Silva

      Por que o governo pagou tanto juros, Carrion, gostaria de saber ... Foi chantageado? Ameaçado? Foi fraco? Não tinha outro jeito?

  4. Antonio Catigero Oliveira

    Quanto maior é a dívida pública, maior é a chantagem do 'o mercado, o absoluto' para aumentar essas taxas extorsivas de juros.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Preocupados com as boas noticias da economia (pib, emprego, moody's, inflação) os credores da dívida, alinhados ao bc, resolveram aumentar os juros, e portanto a dívida pública e o déficit financeiro. E também, apoiados pela grande imprensa, intensificaram a desinformação, o terrorismo econômico, a especulação! Até quando ??

  5. Marcelo Semiatzh

    O Brasil é um grande produtor de analistas de mercado.

    Responda
  6. Antonio Silva

    Uma narrativa surreal, a dívida não é alarmante comparada com outros paises, mas a qualidade e a alta dos juros preocupam, portanto vamos subir os juros e tudo se retroalimentará, coitado do leitor e do país.

    Responda
  7. João Leite Leite

    O problema do endividamento do país é que não foi endividado para modernizar o país. O país regrediu da década de 80 até agora e a dívida cresceu astronomicamente. O dinheiro foi consumido em corrupção e em assistencialismo que cada vez aumenta mais, e a economia não cresce no mesmo volume. É preciso mentalidade nova na direção do país para investir os recursos em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para tirar o país e o povo da pobreza.

    Responda
    1. LUIZ ANTONIO DE ANDRADE

      Seria um poeta se fosse calado e não escrevesse...

    2. Rai Giovanni

      Falou tudo seguindo a cartilha do PT em 30 anos teremos 90% vivendo de auxilio e 10% produzindo. Essa conta não fecha, como podemos evoluir se temos estados em que tem mais gente no bolsa família que trabalhando e produzindo?

  8. Raymundo Itareru

    Vinícius quase Branco, não chore assim, vai faltar lágrimas, daqui para dois mil e trinta tem chão

    Responda
    1. Vinicius Branco

      O cachaça esta fazendo tanta besteira que se chegar em pe em 26 será um milagre.

  9. Marcos Gandelsman

    Um editorial como esse, tem a finalidade simplesmente desinformar ou é o cumprimento da ordem emanada do poder supremo chamado de mercado?

    Responda
  10. Marciano Alves

    Quem diz que o patamar de que o patamar de endividamento é excessivo para um país emergente? A FSP, com que fundamentos? Os economistas de plantão do Mercado, os mesmos que não acertam uma previsão enquanto o país cresce a cada governo Lula? O Brasil seria grande se não fossem as sabotagens do Mercado que não produz um prego sequer.

    Responda
  11. Jove Bernardes

    Uai, mas a dívida pública não é a mesma desde sempre, com seus custos igualmente altos e absurdos? O que mudou de uns anos pra cá que fez com que, de repente, isso viesse à luz, ou se tornassem grandes e escandalosos o suficiente para alcançar as manchetes de dona Folha?

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Raymundo, vc sabe apontar um lápis?

    2. Raymundo Itareru

      Vinícius quase Branco não é capaz de emitir uma opinião própria, como todo boi. sonarento é covarde

    3. Vinicius Branco

      Alta ela sempre foi, mas de la para ca ela chegou a um patamar insustentável.

    4. Marciano Alves

      Perfeita observação.

  12. Roberto Martins

    Só uma correção o Brasil não é um país pobre, o Brasil é uma país desigual, e não vejo em momento algum vocês tocarem neste ponto.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Leia com atenção o que esta escrito no editorial. Pobre eh um pais sem poupança interna. Como o nosso.

  13. Gildasio Fernandes Dantas

    A mental idade é a mesma do posto Ipiranga do governo Bozo. Porteiro e empregada doméstica não pode andar de avião nem ter filho em faculdade

    Responda
  14. Marenildes Pacheco da Silva

    O erro propagado pelo presidente é ele não querer pagar a dívida gerada pela elite da periferia, como diz o professor Jessé, que é como os estados unidos veem os ricos brasileiros, e ainda os colocam a serviço de seus interesses. O erro é querer fazer justiça social, a elite não quer dividir com o povo, o dinheiro do povo.

    Responda
  15. Marcelo Semiatzh

    É contra controlar a roubalheira do Judiciário mas quer estrangular o gasto com os mais pobres. É isso que esse empresário proprietário do jornal pensa.

    Responda
  16. roberto foz filho

    Como sempre, nenhuma palavra sobre a i- responsabilidade do legislativo

    Responda
  17. Raymundo Itareru

    esses editorialistas da fsp são uns tiozões que ficam fumando charutos cubanos e tomando Single Malt, e vinho tinto de... san/ dos trabalhadores e aposentados uma vida regalada e regada para de/tomar o governo, dia sim, e no outro também

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Quem adora isso tudo eh o seu amigo Ze Dirceu, vulgo gatuno.

  18. Raymundo Itareru

    o pag\bank controlador desse jornaleco não se conforma em ver gente pobre tendo três refeições por dia, para eles isso é um absurdo, o governo precisa fazer superávit primário para garantir os juros dos Band !dos especuladores da Faria Lama

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Além do Pag bank temos os controladores um deles banqueiro vc acha que esta imprensa serve quem?

  19. Carlos Augusto

    Folha golpista !!

    Responda
  20. Charleston Assis

    Como Vinícius Freire comentou nesta edição, estamos vivendo o melhor Natal em uma década, embora o sentimento positivo não esteja disseminado. Lula sempre demonstrou responsabilidade fiscal. Essa crise de confiança alimentada pela grande imprensa e extrema-direita só joga contra o Brasil. Está na hora de rever parte das desonerações. Uns 20% seriam mais que os 70 bi de corte que o governo fez via PEC.

    Responda
  21. Marcelo Magalhães

    Esse editorial é um show de desinformação. O ápice da mentira e da enganação. O governo do presidente Lula nunca negou a importância do equilíbrio fiscal. O que ele não aceita é fazer esse ajuste sobre os pobres trabalhadores, já que são eles que criam riqueza e pagam impostos. Lula tentou fazer o ajuste fiscal sobre a quantidade absurda de dinheiro público confiscada pelos bilionários. Só a Folha leva 40 milhões de reais por ano, mas o somatório supera os 500 bilhões de reais.É falta de caráter

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Marcelo, quem claudica como o Lula não tem moral alguma para acabar com a fome e desigualdade. Governar dando dinheiro ao Centrão eh fácil. Difícil eh tomar uma decisão corajosa como o ministro Dino e peitar o Lira. E quem esta mudando de assunto eh vc, que se recusa a reconhecer que seu líder máximo eh um covardao e frouxo, incapaz de governar o pais.

    2. Marcelo Magalhães

      Vinicius, você foge do assunto. Não sabe como responder sobre o fato que o presidente Lula tenta fazer o ajuste fiscal sobre a bolsa empresário, que consome mais de 500 bilhões de reais por ano. Ele não quer que os pobres trabalhadores que criam riqueza e pagam impostos sejam penalizados, como quer o mercado. Mas você não responde a isso. Você desvia para orçamento secreto, Dino e por aí vai. São assuntos distintos. Responda porque você acha que o Lula deve promover a miséria e a fome?

    3. ANIBAL CARRION

      Marcelo os ricos e mercadores são intocáveis, nem mesmo a praga do Egito os atingirá, quanto aos demais NADA e beija a mão.

    4. Vinicius Branco

      Prezado Marcelo, seu amigo Lules eh um covardao que prefere fazer uma portaria ilegal driblando a transparência para distribuir dinheiro aos ricos congressistas. Ainda bem que o Dino - que eh macho e não frouxo como o seu amigo Lula, o covarde - barrou essa pretensão,

    5. Marcelo Magalhães

      Prezado Vinicius, realmente eu me divirto com Baudelaire, mas percebo que você jamais o leu. E, pela última vez, Lula quer fazer a austeridade fiscal sobre os bilionários parasitas das verbas públicas, como a FSP, que não pagam impostos e nem promovem o desenvolvimento do país. E não sobre o povo pobre trabalhador, que cria riqueza, paga impostos e são explorados pela elite de rapina, herdeira dos 380 anos de escravidão. Você não entende isso? Tirar dos pobres, porque eles não tem voz?

    6. Vinicius Branco

      Nao Marcelo, a Folha nao exige nada. So aponta os erros do atual governo, sobretudo em ignorar que a insistência na politica de gastança desenfreada e irresponsável vai nos levar ao buraco. Sugiro deixar o Foucault de lado e ler Baudelaire. Vc vai se divertir mais com As Flores do Mal, que deve ter inspirado o atual governo.

    7. Marcelo Magalhães

      Nada disso Vinicius. O que eu disse é que a Folha exige que o governo subtraia 10 reais de reajuste do salário mínimo e retire o BPC de miseráveis e doentes, ao invés de confiscar os 40 milhões que ela recebe inadequadamente. É difícil entender isso? Isso é racismo Vinicius, a forma como a sociedade normalizada justifica o seu direito de matar. Mas tem que ler Foucault. Não vai entender nunca, lendo o Globo, Estadão e a Folha.

    8. Vinicius Branco

      Do jeito que o Marcelo fala, parece ate que a FSP criou o beneficio da desoneração para si própria. Agora quer que a Folha abra mão do que recebeu da Dilma Roussef, a confusa. Lembrando que dar osso para cachorro eh fácil. Difícil eh tirar da boca dele.

    9. Raymundo Itareru

      a intenção é essa, levar ao inconsciente das pessoas que tudo vai mal, entendeu?

    10. Raymundo Itareru

      a intenção é essa, levar ao inconsciente das pessoas que tudo vai mal, entendeu?

  22. Paulo César de Oliveira

    Certíssimo. O que importa não é o tamanho da dívida mas o custo da rolagem. A nossa já está em mais de oito por cento de juros reais ao ano. Insustentável.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Exato Vitor, mas o Vinicius e o Paulo são pobres de direita e defendem quem lhes açoita. Não adianta tentar explicar, pois essa síndrome não tem tratamento, é uma condição terminal, nunca vão entender. É conhecida também como síndrome da plenitude retal eterna.

    2. vitor da Silva

      Certo, a dívida talvez não esteja táo alta como em países mais ricos. O problema é que aqui, juros astronômicos remuneram os credores e oneram o governo devedor. E na prática, quem define os juros altos são os credores, em conjunto com o bc. Assim, aumentam os custos da dívida, ampliam o déficit orçamentário, e disfarçam, jogando a culpa no déficit primário. E aí a imprensa aproveita pra esculhambar o governo, e pra divulgar e amplificar todo terrorismo engendrado pela associação bc/credores.

    3. Vinicius Branco

      Bc esta certíssimo, Paulo Cesar. Infelizmente, a esquerda prefere a inflação, que eh o que ha de pior para o povo.

  23. Roberto Gomes

    Folha, seja honesta em dizer quem governou na última década.

    Responda