Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADILSON RIBEIRO

    Muito interessante essa matéria sobre os hábitos alimentares no período de Jesus. Importante como o pão, vinho, peixes mesmo que trazidos de longe, e azeite de oliva foram transmitidos por gerações e ainda hoje fazem parte de dieta saudável.

    Responda
  2. neli faria

    Ao Valderi : não era. Os palestinos foram para a região, por determinação do Imperador Adriano, após a expulsão dosJudeus anos,da região, anos Depois de Cristo! Se fosse hoje, também não seria!

    Responda
    1. neli faria

      Se fosse hoje, também não seria! Só é considerado palestino o filho  de Pai palestino! Se a mãe for Palestina e o pai não,   a criança não será palestina .Não existe o ius solis, como no Brasil ou o ius sanguinis por parte de mãe.

  3. adenor Dias

    Eu não sabia que o pombo fazia parte da dieta dos nosso antepassado! Eu já ouvir dizer que esta ave é transmissora de doenças! Até um passado não muito distante, os pombos eram usados como meio de comunicação. isso sim eu sabia...

    Responda
    1. neli faria

      Até o começo do século vinte, o estrume de pombo também era usado , na Turquia, como fertilizante. Aqui não tem predador e não tem nenhuma utilidade.

  4. Raymundo Itareru

    acho que eles comiam a mesma coisa que as pessoas dos filmes de faroeste comem, nada

    Responda
  5. David Lessa chaves

    O queijo tinha proteína e era enrolado no pano de algodão e mantido na sombra dentro de casa

    Responda
  6. Josue Oliveira

    Os árabes conservam até hoje esse hábito de comer o pão com legumes, carnes e grãos. Aquele pão no formato de prato, do tipo pão sírio.

    Responda
    1. Daisy Santos

      O pão é um alimento milenar rico em simbologia. Alimento da humanidade desde sempre. E chegamos até aqui.

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Belém fica na Cisjordania, logo, Jesus é palestino.

  7. ROSANGELA SILVESTRIN

    Sim. Era palestino.

    Responda
    1. neli faria

      Folha: não publica o que respondi, por quê? Uma lição de História e de conhecimento das Sagradas Escrituras.

    2. neli faria

      A Folha não publicou o que escrevi ontem. Repiso-me, por outras palavras:não era. Os palestinos foram para a região, por determinação do Imperador Adriano, após a expulsão dosJudeus anos,da região, anos Depois de Cristo! Se fosse hoje, também não seria! Só é considerado palestino o filho de Pai palestino! Se a mãe for Palestina e o pai não, a criança não será palestina .Não existe o ius solis, como no Brasil ou o ius sanguinis por parte de mãe.Como é bom conhecer as Escrituras e História.

    3. Jacques Toron

      Quem nascia na região da Judeia era judeu. Belém se localiza na Judeia.

  8. Jorge Rodrigues

    A versão bíblica de que Jesus nasceu em Belém é contestada por vários estudiosos. Para tais estudiosos Jesus nasceu em Nazaré. A versão que afirma que Jesus nasceu em Belém surgiu como um esforço para aproximar sua ascendência do rei Davi (Jesus seria um messias que deveria ser da mesma linhagem de Davi).

    Responda
    1. neli faria

      Valderi: não era. Os palestinos foram para a região, por determinação do Imperador Adriano, após a expulsão dos judeus anos após Cristo! Se fosse hoje, também não seria! Só é considerado palestino o filho de Pai palestino! Se a mãe for Palestina e o pai não, a criança não será palestina.Não existe o ius solis como cidadania,v.G.Brasil. Jesus era circuncidado e foi à Jerusalém para a Páscoa Judaica, portanto!

    2. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Belém fica na Cisjordania, local palestino.

    3. Valderi Silveira Pinto Júnior

      Belém fica na Cisjordania, portanto, Jesus é palestino.