Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Ramos de Souza

    O algoritmo "tomou todas" no Natal. Eu apenas registrei a patranha que os políticos armaram no Congresso, no tocante às tais emendas pelas quais deputados e senadores enviam dinheiro público, a bel talante, sem precisar a finalidade do dinheiro e o beneficiário da remessa. E acrescentei que isso constitui uma vergonha. O algoritmo tomou as dores dos celerados do Congresso Nacional. Alguém aí pode ler o meu texto e liberá-lo da censura? Por favor!

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Mais uma vez Sérgio Rodrigues nos brinda com uma excelente coluna! Ela deve ter causado surpresa em alguns, risadas em outros é um silêncio naqueles que entenderam o texto. Mas, convenhamos, ninguém deveria se espantar. Afinal, chantagem é a moeda corrente nas nossas relações políticas, econômicas e, por que não, afetivas. No campo político, o termo ganhou holofotes. Os parlamentares ameaçaram travar reformas caso seus interesses não fossem atendidos. Como se chama isso? Chantagem.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    As palavras adequadas para essa 'pressão' exercida pelo Congresso, é chantagem e extorsão. Finalmente, um jornalista chamou essa aberração criminal com as palavras certas.

    Responda
  4. Márcio Marques Alves

    Então..., no governo anterior era "chique" revogar o presidencialismo, pois vivíamos "constantes riscos de golpe" e por isso, o Congresso ganhou força. Agora que temos um governo "do bem" e "do amor", que "respeita a democracia e as instituições", o Congresso não pode continuar tendo a mesma força que tinha. Assim, para resolver isso, disseram "quem poderá nos defender?". E assim, surgiu o STF "colorado".

    Responda
    1. Márcio Marques Alves

      Bagdassar Minassian, temos um dos piores modelos de eleição parlamentar do planeta que só privilegia feudos partidários. Culpar o governo anterior por uma estrutura que se perdura por décadas, é um contrassenso. O chamado "presidencialismo de coalizão", inaugurado no governo Itamar Franco e consolidado nos governos seguintes, gera essa distorção, pois governos devem ser formados a partir de maioria eleita no parlamento; e no presidencialismo brasileiro, o governo nunca tem maioria.

    2. bagdassar minassian

      ... não, Márcio, no governo anterior piorou com a nova composição do Congresso, simplesmente, até hoje, deram continuidade histórica muito mais descarada e publica. Não têm, os deputados e os senadores a desfaçatez do tradicional fingir, são claramente uma sucia bem integrada e cooperativa. Queiramos ou não são os nossos Representantes do Povo Brasileiro democraticamente eleitos e reconhecidos por parcelas significativas da população. Fraterno abraço.

    3. ADONAY ANTHONY EVANS

      Errado. O Orçamento Secreto, Emendas de Realator fez parte do acordo entre Bolsonaro e Lira, para que os mais de cento e trinta pedidos de processo de impeachmet fossem engavetados. Bolsonaro transformou o que era ilícito, Mensalão e Petrolão, em lícito

  5. Dora de Oliveira e Silva

    Excelente e (terrivelmente) verdadeiro! Espero que em 2025 a palavra do ano seja "condenação".

    Responda
  6. roberto foz filho

    Excelente texto: seria melhor dizer extoso mediante chantagem. Tudo em proveito próprio.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Um Dino capaz de partir para o enfrentamento, motivado por uma ação do PSOL, diante o silêncio da maioria. Trata-se de uma escandalosa subtração de valores astronômicos do poder executivo, visando a restrição do seu poder de negociar, governar e executar seu projeto de governo. Enquanto verbas bilionárias escorrem pelo ralo ou para os bolsos dos parlamentares.

    Responda
  8. Anete Araujo Guedes

    Nã0 se trata nem de cobrar transparência, mas de por fim a essa farra abusiva, descabida, obscena, realizada com o que é subtraído do trabalho da maioria dos contribuintes. Passamos a viver um parlamentarismo escancarado, chefiado por um coronel travestido de parlamentar, que sabe jogar pesado, gritar alto, fazer ameaças. São os que não levam em conta o país, mas apenas as abundantes verbas que recebem para abastecer seus bolsos, poder e a eleição sua, de amigos e parentes pela via da corrupção.

    Responda
  9. Fabrício Schweitzer

    Pois é, a chantagem passou a ser chantageada, e não é de hoje. A política é a arena das chantagens; sinônimo de 'discurso do medo/terror'.

    Responda
  10. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Ótimo artigo. Instrui, esclarece e denuncia.

    Responda
  11. raul neto

    Congresso eleito por pessoas perversas e atrasadas que elegeram pessoas iguais a elas.

    Responda
  12. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    Sim, a palavra do ano foi chantagem e não desidratação. Chantagem explícita a céu aberto, sem nenhum pudor. Mas a reação do Supremo começou ainda com a Ministra Rosa Weber. Vai, Dino!

    Responda
  13. Jorge Severo

    Não é mais vergonhoso não ter vergonha. Assim é o nosso congresso (assim mesmo, não merece letra maiúscula).

    Responda
  14. Ivo Broeing

    Certamente o governo lula preferia o mensalão e o petrolao, todos votando jundos pela corrupção e inpunidade, não se preucupem , vem ai dircei e palloci para salvar o br

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Muito melhor ainda e so fazer negocios e estar do lado de ditaduras, autocracias e teocracias radicais alem de todos os outros paises autoritarios e nao democraticos alem de fuleiros do eixo do mal onde nao a orgao de controle e a propina pode correr solta nos acordos sem serem presos

    2. Marcos Araujo

      Muito melhor vender refinaria para os árabes a preço bem abaixo do mercado e receber joias em comissão. Pena que não deu certo

  15. ANTONIO MARIA SALAZAR LEIVAS

    O Problema e que a maioria da população não percebe a gravidade desse sistema podre de nossos legisladores. Temos que reformar a Constituição de forma urgente para que atenda a população com deveres e direitos. Hoje a Constituição e as leis eleitorais atendem unicamente os políticos.. MUITO TRISTE!!!

    Responda
  16. Zeno Fonseca

    Ótimo como sempre. Saúde e paz.

    Responda
  17. Milton Fagundes

    Se centenas de deputados e senadores se unem para extorquir o governo federal, o crime é tipificado no Código Penal como Formação de Quadrilha.

    Responda
  18. Clayton Ferreira de Lira

    Oficialize-se o parlamentarismo no Brasil. Presidencialismo já era. Vivemos numa farsa prejudicial ao que chamamos de nação.

    Responda
  19. Carlos Alberto Komora Vieira

    Não se esperava mesmo que uma corja eleita por espetacularização de internet (claro, não são todos) pudesse dar em coisa boa. Mas, sob Artur Lira e David Alcolumbre, de quem a história se lembrará, de Alagoas e do Amapá....

    Responda
  20. Jane Santos

    Pior congresso do Brasil.

    Responda