Bruno Boghossian > Arranjos políticos também fazem um país em situação precária Voltar
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Dalton, grato pelo prestÃgio de sua leitura. As fissuras que da ponte estavam ali, pequenas, quase imperceptÃveis, mas persistentes. Assim como os buracos nas estradas, as promessas não cumpridas nas campanhas e o descaso com as obras públicas. O Brasil é um paÃs construÃdo sobre pontes, algumas literais, outras metafóricas. Conectamos estados com estruturas frágeis, mas também tentamos conectar pessoas e regiões com discursos de progresso que raramente saem do papel. Brasil, um arquipélago.
É mais uma cultura nacional criar leis para tudo e não ter ações preventivas ou de conservação para nada. A catástrofe de maio no Rio Grande do Sul foi a repetição de outra de 1941.
A análise é simplista, rasa mesmo, infraestrutura demanda grandes recursos, transporte rodoviário de cargas ou passageiros em paÃs de dimensoes continentais como o Brasil custa muito caro, sendo o custo dos fretes elencados como uma das causas da inflação no PaÃs, cargas perigosas, inflamáveis, tóxicas explosivas não deveriam trafegar em rodovias, mais em ferrovias, e infraestrutura não pode nem deve depender de emendas parlamentares, deve ter seu próprio planejamento e orçamento.
Seus argumentos são tão profundos que não entendi nada. A única coisa que acho que não é natural pontes voares aos ares, com vidas ceifadas. Venha de onde vier o dinheiro público, as pontes nunca devem cair com naturalidade. Ao menos com naturalidade, não!
Debie vc tb acertou , mas foi na gestao paz e amor da nossa querida dilma, nao tinha corrupçao ne?
Rodovia Pres Dutra - _ entre Rio e Sao Paulo, era uma verdadeira rodocia da morte antes da privatização, Hoje pode se dizer que quem utiliza dela, sabe que vai e voltara; mas os ideólogos ainda sao contra privatizações, nem concessões.
... feira-livre de cargos, emendas e contratos, La Trinidad de Los Hombres-Diablos!!!... Lá Trinidad de Los Ratones!!!... A Trinity dos ladrões-honestos!!!... A Trindade da Rataria!!!... A Trindade dos Anhangueras!!!... Os Anhangueras operam fora das Trindades Sacras, eles operam, no invisÃvel, suas Trindades do inferno!!!...
Tem que privatizar todas essas Rodovias Federais, inclusive com a participação de empresas internacionais na construção, pavimentação e manutenção das rodovias nacionais. E os Ministérios da área devem ser entregues a técnicos com larga formação e experiência na área e não a polÃticos, muitas vezes que perderam eleição ou a parentes de polÃticos. Nas áreas técnicas isso é um desastre. Dirigir determinadas áreas do governo exige competência e conhecimento do administrador.
Antonio, como já respondi ao Weber, no DNIT não faltam servidores capacitados para ocuparem cargos na sede ou nas superintendências regionais. Entretanto, assinalo, o servidor que for indicado, certamente fará o jogo dos polÃticos. Quanto à privatização da malha rodoviária federal, saliento que nem todas as rodovias despertam o interesse da iniciativa privada. A exploração das vias/trechos só interessam quando há grande circulação de veÃculos, cargas.
E o "todo poderoso que apoiou o Bozo" agora quer um ministério. O arranjo polÃtico ora reclamado é igualzinho o que a imprensa faz com o mercado e seus pagadores do lucro. Sem arranjo polÃtico não há governo pois a esse é o pior congresso eleito. Não adianta ajoelhar
Desarranjos.
No Brasil, as pontes desabam com uma frequência perturbadora, mas o problema vai muito além das vigas e cabos que não resistem ao peso de caminhões, anos e chuvas. Trata-se de uma rede maior, invisÃvel e porosa, que deveria sustentar a sociedade: a rede da gestão pública. Quando uma ponte cai, o impacto vai muito além dos blocos de concreto que mergulham no rio. Ela leva junto sonhos, compromissos, vidas e histórias. Mas o desabamento, como todos sabemos, não acontece do dia para a noite.
Exatamente.
Talvez, se tais superintendencias fossem dirigidas por Servidores efetivos, estaveis, não vulneraveis aos apadrinhamentos politicos, escolhidos por concurso Público, mas principalmente avaliados quanto à sua competencia, este tipo de trajedia poderia ser evitada
Caro Weber, o que não falta no DNIT é servidor de carreira competente e capacitado. No entanto se um servidor de carreira for indicado, geralmente fará o jogo deles (polÃticos). Infelizmente é assim que esses arranjos acontecem no Brasil, em todos os segmentos, não só na área de infraestrutura de transportes. Conheço bem a área, e infelizmente isso não irá mudar.
Excelente artigo.
Sim.
Acho que até Lula concorda com essa precariedade, mas sabe-se que gov. Dilma,arrajaram um impitman por que mesmo? Proposta um de Lula é redemocratizar, minimizar a pobreza e a fome também é prioridade maior aà esbarra nos muitoricos ...então?
Sr. Dalton, errado, essa é a proposta três. Feliz ano novo.
Proposta 1 de lula é reeleger-se.
Ganha um doce quem lembrar de um atual poderoso ministro q foi sup do dnit mg
Hum vou pesquisar, mas de cara lembro que o TarcÃsio foi.
São exatamente esses arranjos polÃticos, que elegem um presidente sem sustentação, que permitem que polÃticos interesseiros prosperem. E os interesses do atual presidente ñ estão alinhados com a maioria da população. A maioria do povo quer arma (para se defender), é contra o aborto, a favor da redução da maioridade penal e a favor da pena de morte, contra a saidinha de Natal, e por ai vai. Mas temos um governo de retalhos loteado montado por diferentes interesses. Esse paÃs ñ tem como dar certo
A maioria do povo não tem arma. E não quer.
Essa maioria à qual você se refere é a do povo das suas redes sociais.
Única alternativa seria acabar com o que temos hoje e redescobrir o Brasil
Não votar nesses coroneis partidários nem nos integrantes das suas tropas parlamentares talvez seja o redescobrimento.
Pior é que não se vê luz no fim do túnel.
Está pior.. cadê o túnel?
Só 0, 3 % de emendas para o dnit mostra o quão danoso é esse parlamentarismo Tupiniquim e irresponsável.
Mas a culpa é dos 'mercado' e do Banco Central.
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