Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO HASSE

    Robôs analfabetos da Folha fazendo censura ??

    Responda
  2. PAULO ROBERTO HASSE

    Dos 24 anos deste Milênio , 18 anos foram de governos petistas . Ainda nas décadas de 80 e 90 , o Brasil sofreu muito com inflação mas o Plano Real de FHC resolveu o problema . Mas os petistas eram contrários , assim como foram contrários à privatização das telecomunicações. Governo desastroso da Dilma a seguir . Se não fosse a reforma trabalhista e da Previdência feitas por Temer , as contas estriam arrombadas . Lula já não ilude mais o povo , aumento de impostos cobrará votos .

    Responda
    1. Jorge Cavalcanti

      Melhor e mais sensato comentário que vi. Os petistas só olham pelo retrovisor quando lhes convém.

  3. PAULO ROBERTO HASSE

    Já disse um economista na década de 70 do século passado : Brasil é igual a Belindia … tem impostos da Bélgica e serviços da Índia . E consegue seguir piorando .

    Responda
    1. augusto ferreira

      "década de 70" (1974), ditadura militar: não está sendo fácil desconstruir tanta desigualdade.

  4. Marco Ferreira

    Recebi essa reportagem de integrantes de redes bozistas, eles acreditam piamente que esse % foi atingido no governo Lula. Seria interessante , e mas honesto, fazer um histórico desse % desde a redemocratização

    Responda
  5. Wil Leon

    O problema não é necessariamente a carga tributaria. Mas o retorno: saúde pessima, segurança péssima, pontes caindo, corrupção correndo à solta.

    Responda
  6. Ricardo Knudsen

    Históricamente, a carga tributária teve dois grandes saltos: durante a Ditadura Militar e durante o governo FHC. Os dois grupos políticos apoiados pela FSP nas últimas décadas. Ambos fizeram uma tentativa de ajuste fiscal pelo aumento de impostos, mas não pelo corte de gastos. Agora a FSP põe lenha na fogueira de manipulação do pânico, q fez disparar o dolar, exigindo corte de gastos e criticando a taxação de ricos. Se os homens do poder se chamassem Geisel ou Cardoso, tbém agiriam assim?

    Responda
  7. Marcelo Barbosa

    É caro manter o Brasil pela sua extensão territorial e, principalmente, pelas demandas sociais e de desenvolvimento que o país possui, somos um país subdesenvolvido, tem gente que acha que o Brasil é rico e desenvolvido, e é, só que algumas regiões, temos um outro fator que é a desigualdade, talvez, o que precisa ser feito é dar mais qualidade e retorno aos impostos pagos fiscalizando e combatendo a corrupção e os privilégios, comparando aos anos oitenta e noventa avançamos muito!

    Responda
  8. José Luiz Magalhães de Freitas

    O Brasil tem a maior carga tributária porque paga taxas de juros mais altas do mundo. As taxas de juros que pagamos são escabrosas, injustas, absurdas e inaceitáveis. Nenhum país do mundo aceitaria isso, mesmo aqueles que cuja dívida é muito maior que o seu PIB, como Japão, Argentina, Itália, EUA e França. Isso mostra a necessidade de auditamento, tanto dos juros quanto do montante da dívida.

    Responda
    1. José Cardoso

      Os juros da dívida são pagos com a emissão de novos papeis, num esquema de pirâmide. Os impostos não são usados para isso, mas principalmente para aposentadorias, assistencialismo e funcionalismo. O pouco que sobra vai para emendas parlamentares...

    2. Rai Giovanni

      Vc é um gênio das finanças parabéns. Deveria tentar o mercado financeiro, vai enriquecer.

  9. Rai Giovanni

    Lula la...... Não aumentarei impostos disse ele durante a campanha....

    Responda
    1. neli faria

      Postei errado. Ele,lula, falou que não indicaria amigo para o STF, que iria isentar quem ganhasse cinco salários mínimos e que não se candidataria à reeleição .

    2. neli faria

      Corrijo-me e acrescento: das autoridades omissas . Por minha irmã caçula Clemeci que o covid levou.

    3. SERGIO NEVES

      Não José, não isentou não. Não está valendo ainda.

    4. josé SOARES

      Está tentando aumentar para as grandes fortunas e especuladores rentistasc.Para os de menor renda já isentou até cinco mil reais, entendeu?

  10. Thiago Campos

    Precisamos detalhar esta "carga tributária". Acredito que a carga sobre "consumo", com sistema praticamente regressivo, com maior peso para os mais pobres realmente é elevada e o "mercado" não tem interesse em reduzi-lá. Por outro lado, nossa carga sobre a "renda" está longe das mais elevadas e um regime progressivo é tudo que o "mercado" não quer.

    Responda
    1. José Luiz Magalhães de Freitas

      Sim, para isso teríamos que eleger outros deputados e senadores. Infelizmente, os atuais parlamentares são muito generosos para isentar impostos e fazer concessões aos que estão no "andar de cima" e sugar o máximo, o sangue e o suor dos que estão no "andar de baixo". Eles querem verbas de emendas sem controle e que dane-se o país e o povo.

  11. jorge elmor neto

    Nosso IDH já não é dos melhores e tem gente fazendo uma matemática criativa: - impostos - serviços sociais = maior idh

    Responda
  12. Jose Roberto X de Oliveira

    Interessante é que todos os Estados investem nas suas economias protegendo-a de concorrência externa. Os empresários faltam com a verdade. eles esperam o Estado fazer vultosos investimentos que ninguém faz pq tem riscos e depois que o resultado positivo fica no horizonte ekes usam a corrupção que eles mesmos fomentam para tomar empresas públicas. Dios Mio! a Sabesp de 40 anos foi comprada por uma empresa nanica quase sem experiência e com dinheiro público do BNDES?

    Responda
  13. Moacir Junior

    comparativo deve ser feito em relação à média mundial que é de 40% ao ano sobre a renda individual e não com o PIB, estamos dentro desse nível!

    Responda
  14. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Pelo que o brasileiro paga de impostos, deveria ter um sistema de saúde público no nível do NHS do Reino Unido. A carga tributária aqui privilegia quem tem maior renda, um sistema regressivo. Como impostos são essencialmente de um sistema capitalista, o que deveria ser pelo menos não só de justiça social, mas da capacidade contributiva, o racional seria quem ganha mais, paga mais. A falta de racionalidade nos gastos como as emendas parlamentares ou os supersalários são a ponta do iceberg.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Na verdade Roberto somos um país de renda média e, mesmo pagando muitos impostos e ter o Ministério da Saúde de longe o maior orçamento do Governo Federal não temos um sistema como o NHS porque o nosso dinheiro não paga os custos cada vez mais caros e dispendiosos de tecnologias médicas, o Brasil é defasado em muitas tecnologias e por isso o governo federal está investindo em pesquisas de equipamentos médicos nacionais, insumos de vacinas e medicamentos que, pasme, muitos são importados.

  15. leonardo oliveira

    Elegeram a turma do impostômetro, agora podem festejar com picanha e cerveja virtual.

    Responda
    1. augusto ferreira

      Por que a turma do sonegômetro se importa tanto impostos?

    2. Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti

      Bolsonaro abriu a porteira do Orçamento Secreto. Guedes diminuiu impostos de milionários com offshores. Além disso, perdemos bilhões que deveriam ser arrecadados com as bens,ce ganhamos viciados endividados. Deram calote nos predatórios e distribuíram dinheiro pra taxistas , caminhoneiros e outros pra tentar se reeleger. Essa dupla Diminuiu algum imposto?

    3. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe desse pobre coitado.

    4. Regina Tavares

      Onde houve aumento de impostos?

  16. EZIQUEL D VILA

    Levam de nós um boi inteiro e devolvem um bife.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Estou pra te dizer que não devolvem nem a unha.

  17. MARCIO Gionco

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  18. Marcos Prado Masliaev

    Sim, a carga tributária nem é tão grande, pequeno é o retorno, parece.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Quem nunca recolhe, sempre na faixa de isenção, ou faixas menores, das tabelas progressivas tem a percepção de que a carga tributária não é tão grande. É enorme, especialmente para quem tem salário descontado na fonte e rendas como a de aluguel, que precisa declarar obrigatoriamente, resumindo é enorme para aqueles a quem o governo consegue fisgar, porque empresários, profissionais liberais e do comércio sempre dão um jeitinho de se safar.

  19. César A C Sanchez

    Enquanto isso, o Distrito Federal conseguiu, mais uma vez, ficar de fora do corte de gastos. O generosíssimo "fundo constitucional", transferência de recursos bancada pela União, ou seja, principalmente por estados como São Paulo, supostamente destinado a bancar a segurança, saúde e educação no DF, mas utilizado para a gastança dos políticos inexpressivos da capital. O DF deveria viver da própria arrecadação, já que é onde reside a população "mais produtiva do Brasil".

    Responda
  20. Alexandre Marcos Pereira

    A arrecadação tributária no Brasil é uma cifra monumental, capaz de encher planilhas intermináveis e alimentar emendas parlamentares. É um número que cresce a cada segundo, como um rio incontrolável alimentado pelas mãos dos cidadãos. Cada centavo, retirado com a precisão cirúrgica de impostos, taxas e contribuições, compõem esse oceano de riqueza pública. O valor arrecadado dispara, nossas ruas continuam esburacadas, pontes caem, filas de hospitais crescem e escolas funcionam precariamente.

    Responda
  21. José Cardoso

    É só pesquisar na internet para ver que o México tem um IDH até um pouco maior que o do Brasil. Só que eles conseguem isso com uma carga tributária muuuito menor. Vale uma visita de benchmarketing do Haddad e Lula. Não há vergonha em aprender com quem é mais eficiente.

    Responda
  22. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. neli faria

      Pior é o nível dos lulistas. O lula está no Poder há mais de dezesseis anos e a pobreza do Brasil continua. Em vinte e dois votei para lula, mas, não deletei meu senso crítico e o princípio criado pela grande cientista política, apesar de ter apenas o terceiro ano incompleto de grupo, a defunta mãe, então viva: político é para ser cobrado e não idolatrado.

    2. leonardo oliveira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. SERGIO NEVES

      Mas é a esquerda que está no poder e não está conseguindo dar o exemplo de como deve-se fazer. Aproveita, que o momento é esse!

  23. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Ainmmmmm fora taxad

    Responda
  24. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Ricos não pagam impostos , a extrema direita votou contra

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      César, é por esse tipo de mentalidade que estamos desse jeito. Enquanto tiver quem defenda partido e políticos vamos ficar nessa desgraça. Corrupto é corrupto, independente de partido e tem que ser tratado como qualquer corrupto.

    2. César A C Sanchez

      Zé Roberto, o PT não faz parte desses noventa porcento? Ou, na sua cabeça, nos dez por cento de "honestos" restantes, só tem lulopetistas?

    3. Jose Roberto X de Oliveira

      Lá vem esse Sérgio das Neves com o espantalho da corrupção. Vc pega 90 por cento desses corruptos são todos do pl, pmdb., pp, republicanos tudo cidadão de bem e conservadores hipócritas. Impostos tem razão de ser. Una sociedade sem Estado regride a barbárie. Se essa barbárie fosse no colo dessa tirinhas hipócrita pelo menos.

    4. SERGIO NEVES

      Pare de gastar suas energias em bandeiras de viés político que não tem grande engajamento. Use suas forças para lutar por aquilo que é comum a todos, como por exemplo, banir da vida política os corruptos (claro, se isso for do interesse comum). Temos a educação, a saúde e a segurança também, entre muitos outros.

  25. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Pois é a extrema direita votou contra taxar milionários , aí aparece um bestal hão e crítica Haddad , vá reclamar em quem você votou

    Responda
  26. leonardo oliveira

    Fora Taxadd.

    Responda
  27. Nasser Yusuf

    Enquanto a boiada da direita brasileira chama a esquerda de comunista, isso sim , pagar mais de 30% do PIB em imposto é pior que comunismo, a diferença que esse capitalismo apoiado pelos minions não tem saude, segurança, educaçao e ectc.. e comunista tem!

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      E o Olavo pira com a verdade! rsrs

    2. Olavo Cardoso Jr

      E o engraçado é q os piores índices de IDH são dos estados nordestinos. A maioria deles governada pela esquerda.

    3. Olavo Cardoso Jr

      A esquerda está no poder por aqui há décadas. Aprende a raciocinar, antes de ofender os outros.

  28. SERGIO NEVES

    O povo brasileiro precisa entender que é massa de manobra e vai continuar comendo migalhas enquanto não se unirem pelo bem comum. Enquanto esquerda ficar fazendo gracinha com direita e vice-versa, os políticos fazem a festa, nadando de braçada. Esquerda, direita, centro e seja lá quem for devem se unir naquilo que é comum e deixar as diferenças para depois. Ambos tem necessidade de saúde, segurança, educação, infra estrutura, etc. Uma ponte caiu e são incapazes de defender os mesmos objetivos.

    Responda
  29. HELOISA GOMES

    Temos também que questão que muita gente não paga o que deveria, alguns nem declaram imposto de renda. São empresários, profissionais liberais, autônomos etc. Sem contar os que não tem dinheiro mesmo ( e são muitos). Nossa base de arrecadação é muito pequena. Então os poucos que pagam têm que pagar por todos. Gostaria de ver o percentual da população que declara imposto de renda. Nos países mais ricos, a imensa maioria paga imposto de renda, mesmo o imposto sendo menor, a arrecadação é maior

    Responda
  30. Enir Antonio Carradore

    Alimentamos glutões que, com raras exceções, tiram-nos e lambem nossos pratos e taças; custeamos obras que não existem e viagens de sonhos, casamentos suntuosos, casas espetaculosas, e quando protestamos nos veem como invejosos de seus deleites e não como pagadores de remunerações e subsídios sem teto ou limite justo.

    Responda
  31. Leonardo Gama

    Que ironia. Porque os ricos brasileiros têm a menor taxa tributária do universo conhecido. (Para você uqe está lendo esse comentário e não concorda comigo: não, você não é rico. Pare de se iludir.)

    Responda
    1. leonardo oliveira

      Vai trabalhar xará.

    2. Alexandre Pereira

      Ok, Leonardo, defina rico. Depois separe entre políticos e empreendedores. Veja quanto cada um produz, quanto de riqueza gera e quantos emprega. Cuidado, pode achar que está ganhando muito para o que você (não) faz.

  32. Alexandre Pereira

    Deixe ver: congresso mais caro do mundo, judiciário mais caro do mundo, executivo mais caro do mundo, franca proliferação da marginalidade, pessoas sem direito de ir e vir e achacadas por traficantes de todos os tipos. Um jaboticabal burocrático corrupto e ineficiente que só faz arrecadar mais, gastar mal e polarizar a sociedade no nós contra eles, do qual a turminha sacrossanta convenientemente se exclui, sabendo que são a principal causa dos problemas? E a solução é proselitismo?

    Responda
  33. Jose Soares de Aquino

    Por quê se esconder atrás da média da OCDE? Fica com medinho do leitor descobrir que a maioria dos países ricos tem carga tributária maior que o Brasil? Com uma diferença: São países com toda infraestrutura pronta, educação de primeira, altos salários e baixa desigualdade social e renda percapta muito maior. O Brasil tem tudo a fazer. Nessa realidade a carga tributária do Brasil deveria ser justa e maior do que qualquer país da OCDE. Mas,no país das emendas parlamentares apoiadas pela mídia...

    Responda
  34. Alexandre Byron da Silva

    A carga tributária alta aumenta de tamanho se somada a insegurança jurídica que faz parte do cotidiano dos empregadores. Por este motivo, por mais que o IVA final da simplificação tributária fique em 28-29% do PIB, haverá um ganho enorme, por parte dos empregadores, em relação ao custo jurídico e contábil (ICMS de vários estados) - um ganho indireto - refletido nos produtos. Findada a transição, na próxima década, pode ser que a alíquota cheia do IVA reduza a depender do bom senso do Congresso.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Temos um histórico de fazermos parte de um grupo de países com uma das maiores carga s tributária do mundo. Isso nunca vai mudar! Está no DNA dos políticos que precisam desviar recursos públicos para o bolso. O Estado, como o atual governo que aí está, nunca vai abrir mão da redução da carga tributária.

  35. anderson santos

    Para alguns são são os empresários a elite e até Deus menos o governo. Contudo, o capitalismo está presente em todos os países, assim como as elites. No Brasil, temos um Estado inchado, repleto de privilégios e super salários, além dos pacotes de emendas destinados ao Congresso. O problema do Brasil é estrutural: os três poderes consomem uma parte significativa do PIB. O que o país precisa urgentemente é de uma reforma administrativa em todos os poderes, incluindo os ministérios.

    Responda
    1. anderson santos

      Frederico, eu me referi a super salários e não a servidores públicos em geral. Além disso, o serviço público no país está longe de ser eficiente ou barato. A suposta gratuidade tem um custo altíssimo, que, inclusive, é o ponto central do artigo: a carga tributária excessiva. É inaceitável que o nosso IDH seja inferior ao da Argentina, que enfrenta uma recessão há anos. Isso evidencia, de maneira clara, a má gestão dos recursos.

    2. Frederico Schendel

      Você precisa se informar melhor sobre o tamanho do serviço público no Brasil em relação a outros países. E também deveria se informar melhor sobre o quanto pesa o salário dos servidores. Eu não apóio super salários públicos nem penduricalhos que acabam sendo incorporados a super aposentadorias. Um dos maiores problemas na nossa seguridade na aposentadoria são os militares e o judiciário que não contribuem de forma proporcional quando na ativa para receberem salários absurdamente altos de pijama.

  36. ILSON ALVES RAMOS

    A carga tributária não atingiu o Grupo Folha/Paga banco, pois recebeu mais de R$39 milhões em isenções e subsídios.

    Responda
    1. neli faria

      Até para falar mal de alguém,a pessoa deve ter cultura! Jornais,periódicos e revistas têm Imunidade Tributária prevista na Constituição Nacional de 1988. Tal princípio iniciou na Constituição,de 1946,mantidos pelas Constituições de 1967 e 1969. Isenção pode ser tirada a qualquer tempo;imunidade tributária há necessidade de Emenda Constitucional. E subsídio é uma dádiva do Estado para fomentar uma atividade. A termo certo ou não. Jornal é para noticiar. Notícia boa ou ruim. Ne nuntium necare!

  37. neli faria

    É a aplicação do princípio : o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos! Na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação, oposição, lula, bolsonaro, Temer, FHC: todos se unem como irmãos para nunca construir uma Nação!

    Responda
    1. João Leite Leite

      Enquanto a tropa e o gado relinchando e mugindo feliz o quadro só vai piorar.

    2. neli faria

      Sérgio: enquanto houver Bovinos, vermelho e amarelo, os políticos continuarão a aplicar o princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos.Mas, essa gente ao digitar o voto deleta o senso crítico.

    3. SERGIO NEVES

      Alberto, a primeira coisa é esquecer os adoradores de políticos. Fazueli!

    4. neli faria

      Pois é, o senhor é um deles. Pois não! Votei em lula, mas, ao digitar treze não deletei meu senso crítico e o que foi ensinado por minha defunta mãe, então viva,grande cientista política,apesar de ter apenas o terceiro ano de Grupo, incompleto. Dizia ela,senhor Fernando,Político é para ser cobrado e não idolatrado. O red gado é igual ao amarelo:não pensa! Perdoo o gado amarelo, talquei, porque descobriu política em2018, já o gado vermelho? Pseudo intelectual que carece do essencial:Pensar!

    5. Alberto Henrique

      Enquanto houver adoradores de políticos, não sairemos dessa. Talquei.

    6. SERGIO NEVES

      Só o povo que não sabe se unir. Enquanto isso, comem migalhas e os políticos e os amigos fazem a festa.

    7. Alexandre Pereira

      Não saímos do engenho, Neli, e suas majestades excelentes procuram garantir isso.

  38. JOSE DONIZETE FRAGA

    A carga tributária foi reduzida? Anos atrás era de 40%!

    Responda
    1. JOSE DONIZETE FRAGA

      Ironic mode on.

  39. João Leite Leite

    É um percentual muito elevado para um país que não garante "Bem Estar social" para 50% da população.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Elevado é bondade sua. É uma vergonha!

  40. JOSE DONIZETE FRAGA

    Uai, mas a carga tributária não era de 40%, anos atrás?

    Responda
  41. Jorge Carlos Reiners

    Pessoas gostam de mentiras reconfortantes que verdades inconvenientes.

    Responda
  42. Jorge Carlos Reiners

    Sou aposentado pago meu imposto com certo alívio na mente, não tenho plano de saúde e recentemente graças ao SUS, realizei cirurgia de emergência, estou vivo e segundo pesquisa 200 bilhões por ano são desviados por corrupção, nosso imposto sobre herança nem se compara com certos países, EUA 40%, Japão 50% Brasil no máximo 8%.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Leonardo, o povo só precisa entender que o poder vem dele. Quando deixarem a polarização de lado e começarem a defender o bem comum (saúde, educação, segurança, infra estrutura, etc), isso muda.

    2. Leonardo Gama

      Viva o SUS! E também viva o INSS e até as escolas e universidades públicas, que muitas vezes são precárias mas nos deixariam muito pior sem elas. Deus me livre de ser um trabalhador aposentado nos Estados Unidos ou no Chile.

    3. Alexandre Pereira

      Jorge, esses são os impostos máximos e afetam a parte realmente rica. Como a altura do sarrafo é determinada pelo governo, sempre ávido por benesses, daqui a pouco vamos pagar impostos sobre as dívidas que deixarmos. Querem taxar o fruto do suor alheio? Cortem os privilégios dos cafetões primeiro.

  43. Regina Tavares

    Mas todos não pagam, Felipe? Quem consome qualquer produto ou serviço, paga. Citei alguns exemplos do que, quem pode, paga em duplicidade. fato é que, no geral, todos pagamos impostos exces sivos para muito pouco retorno. Conheço bem a dinâmica dos Países Bai xos; impostos beirando os 50% mas retorno de 100%, porém lá não ouvia recla mação alguma a respeito do índice de contribuição.

    Responda
  44. RICARDO MUNHOS DE CAMPOS

    Pra sustentar a turma do Centrão!

    Responda
  45. Márcio Marques Alves

    A imprensa só sabe falar da carga tributária como um todo, mas sempre lembrando que é preciso redistribuir a carga. No entanto, nunca questiona as isenções tributárias dadas às grandes empresas, os subsídios que encarecem tudo para todos e só beneficia empresas, além de aumentar os rombos orçamentários do governo, que encarece a dívida pública. Temos um Congresso eleito pelo povo, mas que apenas representa lobbies e é isso o que mais provoca regressividade e anomalias distributivas tributárias.

    Responda
    1. Gabriel Henrique Pereira

      Incluindo o Grupo Folha, que se beneficia do Estado às custas de gente pobre, e ainda tem a pachorra de escrever editoriais contra benefícios sociais para pobres que sobrevivem com menos de R$ 350.

  46. ANIBAL CARRION

    O importante é que os congressistas da família do "bem" concedem isenções para armas de fogo, 17 setores poderosíssimos, pesticidas, bolsas empresários e o para o pobre, vamos diminuir o Estado. É a tal justiça do voto..

    Responda
  47. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O artigo mistura propositalmente carga e distribuição. . O objetivo eh confundir o gado. O nosso problema eh que as elites predadoras e privilegiadas, , gerindo as riquezas nacionais, nunca tiveram como objetivo construir uma nação, o que implicaria em distribuir recursos, inclusive terras. Aqui eh trabalho de rapinagem de terra arrasada. Eh nosso liberalismo tupiniquim, o do primeiro cresce o bolo, depois distribui. Por isso ela detesta a carga e não quer interferência do estado. A Gastanca.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Vive de mesada, camarada?

    2. Leonardo Gama

      Esse ano completamos 60 anos esperando a parte da distribuição do bolo. Acho que levamos bolo mesmo. Que o saudoso Delfim esteja quentinho no inferno.

    3. mizael dias

      Eu não sou elite nem privilegiado, mas você achar que eu, como empresa, terei como objetivo ajudar a construir uma nação ? É construir meu patrimônio. Nunca na vida terei orgulho disso aqui. E tá tudo bem. kkk é de rir, eu quero é que essa nação se exploda

  48. Charleston Assis

    Que manchete, hein! Aff... Bom, mas vamos lá: o governo propõe taxar os 150.mil cidadãos mais ricos e sofre ataques; o governo coloca na mesa os 500 bilhões de renúncia fiscal de empresaa e sofre ataques... Embora a manchete não destaque, medidas como essas aparecem como necessárias no corpo da matéria. Pergunto se a FSP faria campanha a favor desses temas.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Quem precisa fazer campanha por essas bandeiras é o povo. Largue a Folha e os partidos políticos pra lá!

    2. Samuel Fagundes

      Não, a Folha não faria essa campanha.

    3. JOSE DONIZETE FRAGA

      Não, a Folha não faria essa campanha!

  49. ANIBAL CARRION

    O fato é que o congresso atual não está preocupado com tais indicadores vejamos o que fizeram com a reforma tributária. Isenções para armas de fogo, etc......... A disparidade na cobrança de impostos entre pobres e ricos é abissal.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Economia, não distribuição do alheio, é a solução. Melhore a condição econômica e caminharemos para o primeiro mundo. Tribute em excesso e vai distribuir miséria.

  50. Luiz Eduardo Cantarelli

    É assim pq a sociedade é passiva. Vai aceitando tudo. Dias desses em BH enfiaram 90 pardais pra controle de velocidade (bom para arrecadar e ótimo para as empresas que instalam). Todos reclamaram "quetim, quetim".

    Responda