Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Magalhães

    Prezada professora, é muito importante que a ciência faça a sua reflexão, afinal ela é a origem de tudo isso. A ciência parte do isolamento de variáveis a serem estudadas e portanto trata-se de atitude reducionista, mas é apresentada como expansão do conhecimento, que é uma verdade enquanto fragmentação de laboratório, mas não quando devolvida à vida prática. Assim, as referências à epistemologia e às artes se tornam importantes ao resgate da complexidade e dos insondáveis mistérios da alma.

    Responda
  2. Vito Algirdas Sukys

    Uma ínfima porcentagem da população poderá controlar o destino de quase todos os outros, e talvez de uma maneira cada vez mais desastrosa. Para quem tem estômago forte, o filme "Kinds of Kindness", explora as consequências de pessoas totalmente controlarem e manipularem a vida de outras. Especialmente as pessoas por quem você tem admiração e veneração. É preciso desmascarar posições insensatas na ciência. Irmos além do positivismo e relativismo.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Caríssimo Jaime, do relativismo cognitivo também. Sugiro a leitura de Science and Relativism de Larry Laudan; e Beyond Positivism and Relativism do mesmo autor. O relativismo apresenta ambiguidades e argumentos descuidados. Kuhn, Feyerabend, os últimos Wittgenstein, Quine, Goodman e Rorty rejeitam a visão que as teorias podem ser objetivamente comparadas. Nas obras citadas Laudan mostra a falácia do relativismo.

    2. Jaime Souza

      "É preciso desmascarar posições insensatas na ciência. Irmos além do positivismo". Brilhante! Mas pq do relativismo também?

  3. Vito Algirdas Sukys

    É fundamental entender como surgiu a ciência social comportamental. Ela é uma questão programática? Acredito que ninguém deveria ter sua vontade subordinada à de outrem, no caso a inteligência artificial. O programa forte da sociologia do conhecimento, de Barnes e Bloor, mostrou-se uma pseudo-ciência da ciência. Não pôde ser submetido ao teste empírico. É razoável adotar essas restrições propostas pelo modelo de ciência social comportamental? Ou é possível adotar outros requisitos?

    Responda
  4. Luiz Gustavo Amorim

    Perfeito, Suzana. Se há uma conclusão incontornável à essa altura é que as redes sociais e aplicativos de comunicação como o whatsapp e assemelhados mudaram o mundo, que já não era grande coisas, para bem pior. O pior do capitalismo triunfa absoluto!

    Responda
  5. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Acho q concordo ..

    Responda
  6. Fernando Lima

    Suzana, eu acho que antes das redes a gente só imaginava o tamanho da mediocridade humana, depois delas tivemos a certeza.

    Responda