Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    quid preto rides? abutere vossos bolsos, proletas, em 2025 serás afanadus novamene e muito, pelas mesmas pessoas que elegerão em 2026. aném! assim seja!

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Bem lembrado José Eduardo: kids pretos! Fala sério!

  2. José Eduardo de Oliveira

    Lamaçal, o não só o cadeirudo da hora na política, mas o maior cara-de-pau depois do bozzal

    Responda
  3. Leandro Saraiva

    Coluna disruptiva! A ironia não salva, mas vale por uma limpeza do fígado. Valeu!

    Responda
  4. Carla C Oliveira

    Muito bom!

    Responda
  5. Anete Araujo Guedes

    Nada como a ironia para escancarar os sintomáticos personagens que contribuíram para alimentar, abrilhantar e nos comover durante esse ano que se despede.

    Responda
  6. FABIO MARINO

    A festa do ano pode ser organizada também pelo lide junto com a folha/uol em Londres

    Responda
  7. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Faltam Lula , STF , pseudo imprensa .. a lista é longa !

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Faltaram os participantes da tentativa de golpe de Estado.

    2. Anete Araujo Guedes

      E as personalidades do ano que marcaram presença nas investigações e inquéritos da PF

    3. Joel Pedt Silvestre

      Se até o Tarcisio tirou férias, pq vc não esquece um pouco o Lula e brinda a empatia e o amor. O mundo está precisando de menos ó dio .

  8. DERLAN TROMBETTA

    Só a ironia pra aguentar tanta disrupção!

    Responda
  9. Fernando Alves

    É uma pena que a crítica tenha de vir em uma coluna de humor, já que quase todos os colunistas são beija-mão do patrão, inclusive a ombudsman que está mais para defender o chefe ou mudar de assunto em sua sanha golpista, dando carta branca para a extrema-direita fazer propaganda política diariamente (inclusive com a coluna do inominável) e endeusando o verdadeiro vilão contra a responsabilidade fiscal, o deus Lira da FSP.

    Responda
  10. raul neto

    Sensacional. Perfeito. Que bom ler isso em um jornal que está defendendo o Centrão e a extrema direita. Parabéns Folha, por deixar esse otimo texto passar. Que volte, Reinaldo Azevedo !

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Anete, e também pela coluna semanal de Fernanda Torres e Ailton Krenak.

    2. Anete Araujo Guedes

      Que volte Jânio de Freitas, Gregório Duvivier.

    3. Hernandez Piras

      Sim, Reinaldo Azevedo seria perfeito. Defesa incondicional de Lula e seu governo para equilibrar o "bolsonarismo" da Folha. E aqui está a verdadeira razão para que se impute o tempo todo o "bolsonarismo" a este jornal: ele não é governista o bastante para a militância "democrática". Só mesmo um Reinaldo Azevedo poderia satisfazê-la!

    4. carlos campos

      Paulo, leia o que a folha disse sobre a atitude do Ministro Flávio Dino ao suspender as emendas do orçamento secreto, como tem dado voz ao bolsonarismo ultimamente e depois veja se está ou não defendo centrão e extrema direita

    5. PAULO HENRIQUE DE ASSIS SANTANA

      A FSP defende o centrão e a extrema direita? Sou leitor da FSP há décadas e nunca notei tal comportamento. Como chegou a esta conclusão?

  11. ANIBAL CARRION

    Extraordinário, amo! Faltou quem???

    Responda
  12. EDERSON FERNANDES DA SILVA

    Perfeito!!!!

    Responda
  13. Sérgio Siqueira

    Excelente! Faltou falar mais da Lira cantante. O coiote brasileiro.

    Responda
  14. CAROLINA Peleteiro

    A próxima coluna poderia ser sobre os valores e objetivos do prêmio F.L awards. Deve ser lindo o envolvimento e comprometimento deles com o Brasil Real, aquele q tem jet ski na garagem. Coisa linda de se ver.

    Responda
  15. Maria Lopes

    Muito engraçado.

    Responda
  16. Douglas Pires

    Hahaha muito bom Renatinho. Faltou apontar os indicados também.

    Responda
  17. Jorge Rodrigues

    A corrupção foi eleita como o investimento mais rendoso e seguro. Os corruptos poderosos desviaram bilhões de reais, estão todos soltos e tiveram condenações e multas anuladas pelo STF (grande fomentador desse ignóbil mercado).

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Quando vc fala que corruptos estão soltos está se referindo aos rachadores de salários de funcionários públicos também, né? Ou quiçá daqueles que perpetuam as emendas não rastreáveis? Talvez dos vendedores de bens públicos surrupiados ? Sentar no rabo e falar do rabo alheio é fácil para a direita disruptiva.

  18. Nelson Maria de França

    Enquanto o colunista escreve texto de crítica para ser engraçado, Marçal quase coloca a chave da maior cidade da América Latina no bolso.

    Responda
    1. SERGIO LUIS PETRASSO CORREA

      O zenhor dá a entender ou que votou no dito sujeito ou que preferiria vê-lo prefeito de São Paulo. Sinceramente...o senhor está a precisar de ajuda psiquiátrica! Como é possível endossar a candidatura de um notório estelionatario criminoso , que iria devastar a cidade?

    2. Maria Lopes

      Ricardo K fez um comentário à altura. Hahaha

    3. Ricardo Knudsen

      O colunista escreve textos de humor, é sua profissão, vc esperava o q? Que ele transcrevesse suas sessões de psicoterapia, nas quais chora, deprimido por saber q o gado bozista ainda vai eleger o Borçal pra fazer alguma m. bem gde? Se é pra ficar deprimido por isso, eu não preciso de ajuda.

    4. Wilian Moreira

      Pra ver como a população é facilmente iludida por um discurso demagógico.

  19. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Renato texto perfeito,merecedor do prêmio Diogines o pai da escola cínica na antiga Grécia ,parabéns. 0

    Responda
  20. Dagmar Zibas

    Parabéns! Ótimo texto e muito justas premiações ! E muito corajoso por incluir este... (ia escrever "pasquim", mas não... tivemos um icônico, serissimo, competente e vibrante jornal com este nome) na premiação da ignomínia nacional.

    Responda
    1. WALTER MORAIS JUNIOR

      Realmetne foi incrível ele não ter esquecido do próprio "patrão".

  21. carlos campos

    De disrupção em disrupção , o Brasil e o planeta vão acabar no caixão. E parabéns ao editorial disruptivo da folha , como ganhador no quesito " editorial sem noção" . E gilmarmendes , como seu xará gilmardos santosneves, continua como o grande defensor de grandes esquemas disruptivos e de deputados federais envolvidos com disrupção , digo cor ru pção. E q venha 2025 pra ver se a gente continua a aguentar o tran co.....

    Responda
  22. Ricardo Knudsen

    Pois é, o editorial da FSP é tão incompetente , q no título se perderam até na metáfora gastronômica, q deveria afirmar “Não há almoço grátis”. Mas em sua ânsia de pixar o governo, afirmam, de modo risívelmente ilógico, q “A conta do almoço grátis chega cedo ou tarde”. Das duas, uma: ou não é grátis, ou não tem conta. Acho q se enganaram, a conta deve ser do estacionamento, né não? Acho q próximo editorial da FSP deveria ser “Não tem estacionamento grátis”, reclamando dos shopping centers.

    Responda
    1. raul neto

      Rapaz, eu passei batdo nessa de tanta raiva do editorial fascista. Parabéns pela sua atenção e estômago de perceber a bur bozonorista da folha..

    2. Maria Lopes

      Cê tá inspirado hoje.