Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Cardoso

    Avatares e Brown press.....

    Responda
  2. Nilo Mismetti

    Com o IBGE do PT manipulando dados, logo iremos passar a Suíça ou outro país desenvolvido. Pena que a realidade não reflita isto. Vejo isto como sonho ou far_sa.

    Responda
    1. Artur Neto

      Vc. Tem razão, mas esqueceu de citar a manipulação das federações dos empresários e as tabuletas de precisa-se são todas manipuladas.

    2. Paulo Augusto

      Fonte: dados das cabeças gadonaristas....

    3. Geraldo Magela

      Boldonarista é de pouco raciocínio. Só tem dois neurônios: o Tico e o Teco, sem sinapse.

  3. Antonio Carlos Farias

    A manchete deveria ser assim:"Desemprego recua a 6,1 % e revolta os economistas".

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      A terra é redonda e um governo sério existe, sem motociatas, sem isentar de impostos quem tem Jet Sky e sem seguidores beijando pneus.#Sem anistia.

  4. luiz tavares

    "A população desocupada reúne pessoas de 14 anos ou mais que estão sem trabalho e que seguem à procura de oportunidades. Quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse grupo nas estatísticas oficiais." SIC na própria reportagem. Vai estudar...

    Responda
  5. jose batista

    Lula Biden o nosso Luiz XVI

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Lula como Luís XVI? Lula pode ter muitos defeitos mas ele se preocupa enormemente com o povo, ao contrário dos presidentes de direita, que querem manter o status quo e se parecem muito mais com os monarcas absolutistas.

  6. luiz tavares

    Deixando claro, para quem não sabe, que quem recebe Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, e não está procurando emprego, não entra nessa taxa de desemprego, ou seja, tem-se a falsa impressão que estão empregados.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Bolsa-família não tem ligação com emprego. Os gadominions como sempre delirando nos seus mugidos....

    2. Artur Neto

      Como os filhos dos militares, judiciário, congressistas, dos grandes pecuáriastas, CEO de grandes empresas, dos grandes especuladores e demais endinheirados.

    3. luiz tavares

      "A população desocupada reúne pessoas de 14 anos ou mais que estão sem trabalho e que seguem à procura de oportunidades. Quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse grupo nas estatísticas oficiais." SIC na própria reportagem. Vai estudar...

    4. Luiz Carlos D Oliveira

      Só pra reforçar, o setor que mais empregou foi o da indústria, ou seja o Brasil se reindustrializando

    5. luiz tavares

      Vai estudar , brow

    6. SERGIO NEVES

      Não é desinformação Eduardo. Está lá no Poder360 quais são os critérios de classificação do PNAD. E sim, é verdade o que o Luiz falou para sua infelicidade.

    7. Eduardo Rott Malheiros

      Luiz, você é um mentiroso ou apenas um robô bolsonarista pago para espalhar desinformação. Qualquer pessoa que estude o mínimo, sabe os critérios usados, mas sei que estudo não é o forte dos minions. Abraço!

  7. Luiz Gustavo Amorim

    “Para virar a Argentina, seis meses; para virar Venezuela, um ano e meio.” (Paulo Guedes)

    Responda
  8. SERGIO NEVES

    PeNAD é igual cloroquina para COViD, não presta pra nada. Por que o governo não divulga os números do Caged? Está com medo?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Você está parcialmente correto. No acumulado do ano foram 2,2 milhões de empregados, mas cadê o número de desempregados?

    2. Dionisio DeBarros

      Por que vc nao divulga entao? Esta com medo? Segundo o side do Caged foram criados mais de 2 milhoes de emprego ate Novembro desse ano. Significa que todos os institutos de pesquisa de emprego dizem a mesma coisa. Brasil vive onda de desenvolvimento. Infelizmente a Selic nas alturas deve acabar com nossa alegria, para a farra da faria lima e da midia sua portavoz.

  9. ARI JOSE ANTONIA

    ...e aí pe te z@ da... taxa desemprego e economia ainda de pé...é culpa do Bol so n@ ro...kk..aumentou bolsa família para 600 reais, reduziu burocracia, apoiou o agro q é o maior responsável pelo incremento pib, fez a autonomia do BC que tem liberdade para controlar a inflação...pois se dependesse desse desgoverno perdulário séria só aumento da arrecadação e gastança generalizada. Torço para que essa cambada não acabe dilmando e leve o país para o precipício como no passado recente...

    Responda
    1. Antônio Carlos de Paula

      Pode continuar torcendo contra gado véio. A Argentina é logo ali. Mude para lá.

  10. Dionisio DeBarros

    Nao sei se eh ignorancia ou ma feh, mas a turma que vem aqui reclamar de gastanca governamental nao deve saber que 9O% do defict publico nominal se deve ao pagamento de quase R$ 9OO bi de juros esse ano, devido a Selic extratosferica deixada por campos neto. Caisse a Selic pela metade, sobraria mais verba para saude, educacao, desenvolvimento tecnologico. Dotaria o governo de recursos suficientes para prover escola em tempo integral para todo o pais. Mas isso, Folha e faria lima nao querem.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Sim, é o preço da financeirização do capitalismo, que tem mão única: a banca e os rentistas!

  11. Pedro Medeiros

    Dilmo injetando 400 Bi em benefícios sociais para aquecer a economia !!?? Esqueceram rápido né !!?? Vai quebrar o país (DE NOVO) rápido …

    Responda
  12. Evandro Botteon

    faizoéli! ainda bem q temos o lula!

    Responda
  13. Marcelo Cardoso

    Pulha, e o almoço grátis ?

    Responda
  14. ANIBAL CARRION

    Gratidão Lula! Feliz pelo meu voto. Pena que o BC tenha deixado os juros no patamar mais alto ao alvitre dos mercadores...

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Herença de Bolsonaro ao aprovar a autonomia do BC, que na prática funciona como um ente independente, contrariando a própria Constituição.

  15. Marcelo Magalhães

    Pelo título lê-se o grau de descontentamento de todos que são contra o desenvolvimento do país. A Folha não consegue esconder o seu descontentamento ao ver a valorização de um seguimento da população, que aos neoliberais interessa que fiquem miseráveis. O deus dinheiro controla a pena dos jornalistas da Folha que são adestrados a elogiar o mercado. Assim, vendem seu profissionalismo e atuam sem ética, só para agradar o dono da empresa. A Folha se tornou a grande herdeira do gabinete do ódio.

    Responda
    1. Henry Galbiatti

      Risível novamentez

    2. Henry Galbiatti

      Risível.

    3. jose silva

      o cara que nao procura emprego , eh considerado empregado...eu preciso ralar pra ter meu sustento..pago imposto pra sustentar uma horda de malandro que nao trabalha....

  16. Felipe Macedo

    Isso significa que o sistema vai contra atacar pq ele não aceita ver a vida do povo melhorando. Mercados, grande mídia e extrema direita precisam do quanto pior, melhor. Assim eles lucram mais, cada um da sua forma

    Responda
  17. Cássio Andrade Silva

    Faz o L

    Responda
  18. luis augusto batista couto

    Agora não pode escrever a palavra 'Tarsísio' que a folha bloqueia, e é o governo que faz censura ?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O bloqueio é feito de acordo com o seu login.

    2. Ricardo Knudsen

      Não foi o “Tarcísio” q te bloqueou, pois meu comentário passou incólume.

    3. Ricardo Knudsen

      Ué, até ontem eu o chamava de Tarcísio Caveirão e não censuravam. Estou fazendo esse comentário como teste.

  19. luis augusto batista couto

    Rapararam que já tiraram da trend principal da página ? Agora eles vão falar que renda maior e pleno emprego é coisa ruim. Pergunta para quem estava desempregado se é uma coisa ruim ? A Midia já escolheu o desconhecido tarcisio para queridinho, mas fora de SP ele não é conhecido. Pleno emprego, renda aumentando, inflação controlada, alguém viu imagens de pessoas procurando comida no lixo como era comum na época do vulgo bozo ? Obrigado meu Deus, e abaixo, obrigado Presidente Lula.

    Responda
    1. Fernando Monteiro

      É coisa ruim para quem quer explorar o trabalhador, oferecendo salários e condições degradantes. Com pleno emprego, os empregados ganham poder para decidir onde querem ficar. É o terror da elite. Eles costumam dar um nome para isso: "inflação de serviço".

  20. CAMILO DE MELLO

    Quanto era mesmo a taxa de desemprego no governo do inelegível?? Obrigado,, Presidente Lula por nos dar novas esperanças de viver nesse sofrido país.

    Responda
  21. ANIBAL CARRION

    Gratidão Lula! Feliz pelo meu voto. Pena que o BC tenha deixado os juros no patamar mais alto ao alvitre dos mercadores, imprensa e a tal família.

    Responda
  22. Sam Duart

    O mercado não vai ficar nervosinho porque é claro que precisa dos trabalhadores para produzir riquezas para eles.

    Responda
    1. luis augusto batista couto

      vdd. precisa de escravo, pois o resto de quem vive de renda pode comprar mais e mais. eles não querem trabalhadores, eles querem escravos. só o pobre de direita que não vê isso.

  23. bagdassar minassian

    ... a taxa do dólar divulgado aos quatro ventos com diagnosticadores de crises mortais. Com a queda da taxa de desemprego silêncio aterrador.

    Responda
  24. Vital Romaneli Penha

    Cuidado o presidente do IBGE é o Pocahontas.

    Responda
  25. frankklim alencar figueiredo

    Motivos para os assassinos econômicos mexer na cotação do Dóllar. (Lula na UTI, baixa, Lula caminhando nos corredores do hospital, alta) São assassinos e o caráter é de criminoso, não se espera nada ético desses malandros. Tem que tomar o BC de volta.

    Responda
  26. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Estamos falando de carteira de trabalho assinada. Nada a ver com BF.

    Responda
  27. frankklim alencar figueiredo

    Para os assassinos econômicos que sequestraram o BC. Motivos para aumentar a taxa de jurus (Desemprego, pleno emprego, inflação alta, inflação baixa, crescimento do PIB, retração do PIB)

    Responda
  28. Fernando Alves

    Com certeza o dólar vai subir e a bolsa cair. O mercado quer recessão. Só lembrar de dois mil e dois, o dólar disparou sem razão que justificasse, depois caiu tudo.

    Responda
  29. Marcelo Linhares

    Çêi

    Responda
  30. Rafael Moraes

    Apesar disso, dirão, o juros terão que subir e o dolar ficar elevado. Somos reféns de uma elite atrasada, herdeira e exploradora.

    Responda
  31. Luciano Napoleão de Souza

    Lembrando aos militantes canhotos que o ladrao de estimação da Foice retira os quase 100 milhões de brasileiros que recebem o bolsa-esmola da conta de desempregados.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      Suga que é doce, rs.

  32. Emerson Luis de Moraes

    Faz o L

    Responda
    1. Emerson Luis de Moraes

      Bora Ricardo! Vamos de L sim em 2026! :)

    2. Ricardo Knudsen

      Emerson, desculpe-me, confundi seu comentário com o de um bozista q escrevia uma mensagem assim com sarcasmo. Vamos de L sim. Abs!

    3. Emerson Luis de Moraes

      Ricardo, fiz o L e continuarei a fazer o L em 2026. PIB crescendo, desemprego caindo, renda aumentando, vendas de natal 12% a mais que 2023, diminuição da miséria etc

    4. Ricardo Knudsen

      Pra gente como vc eu faço uma letrinha mais simples, q só precisa de um dedo.

    5. André Luiz Coelho Martins

      L L L L L L 13 13 13 13 13

  33. frankklim alencar figueiredo

    A imprensa substituiu as Portas dos Quartéis. Extremistas com colunas. Imprensa substitui os golpistas, Lava Jato e outros movimentos contra o Brasil.

    Responda
  34. ILSON ALVES RAMOS

    Que péssima notícia para a Folha e o mercado!

    Responda
  35. Jorge Luis Monzani

    A ECONOMIA VAI BEM , OBRIGADO ! MAS QUEREM CRIAR UMA FALSA CRISE ESPECULATIVA P/ BARRAR O SUCESSO DE LULA. MERCADO FINANCEIRO , BANCOS COM JUROS DA DÍVIDA , SUBSÍDIOS PARA EMPRESÁRIOS , EMENDAS DO CONGRESSO , SUPER SALÁRIOS PÚBLICOS , PRIVILÉGIOS DOS MILITARES , P.EXEMPLO. FICAM COM MAIS DE 70% DOS IMPOSTOS QUE TODO O POVO BRASILEIRO PAGA E QUEREM CORTAR DESPESAS NO SALÁRIO MÍNIMO, NAS POLÍTICAS SOCIAIS , NA SAÚDE , NA EDUCAÇÃO E NAS OBRAS DE INFRAESTRUTURA. DEMOCRACIA ASSIM NÃO SERVE P/ O POVO.

    Responda
  36. Rai Giovanni

    Se vc coloca um caminhão de dinheiro no mercado, é logico que as empresas vendem e a economia anda, o problema é o custo disso. Vc tem uma loja e da dinheiro aos seus clientes para comprar de vc. Seus fornecedores vão aumentar a produção contratar etc. Masss no final do mês vc ficou mas pobre, o que esta acontecendo é isso.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Os que refutam eu garanto que nunca leram um balanço de empresa. Repetem o que os blogueiros da bolha escrevem. Um citou a fabrica da tesla o outro as gue rras do sec passado. Nenhum dos casos se ajusta ao Brasil. Difícil discutir com pessoas com esse tipo de raciocínio.

    2. Marcelo Magalhães

      Rai, o seu discurso é exatamente o que a mídia corporativa dissemina, para que as pessoas fiquem mal informadas. Não há, na história da humanidade, país que tenha crescido sem o investimento público. O mais notório, foi a explosão estadunidense nas guerras do século passado. O que foi péssimo, pois eles dependem do fomento de mais guerras até hoje. Assim, pega a sua cultura do MBL e vá citá-la em uma reportagem da Oeste. Aqui não. A Folha é ruim, mas os leitores ainda tem dignidade.

    3. Ricardo Knudsen

      Qta bobagem. Sabe quem coloca um caminhão de dinheiro no mercado todos os dias? Bancos privados. Eles chamam isso de Capitalismo. Sabe quem financiou a primeira fabrica da Tesla e a viabilizou com incentivos? O governo dos USA. O seu exemplo do dono da loja q dá dinheiro aos clientes não é analogia pra nada na vida real. No mínimo vc deveria analisar se o gasto público adicional está gerando um retorno maior em impostos. Até economistas conservadores admitem q isso ocorre em alguns contextos.

    4. Fernando Alves

      Cada dia o bolsonarista inventa uma teoria mais estapafúrdia que a outra para brigar contra a realidade

    5. Andre Moraes

      WTF é esse caminhão de dinheiro?

  37. Anderson Costa

    Cai desemprego e NR de pessoas abaixo da linha da pobreza. PIB acima de projeções do mercado a cada trimestre Somente nos índices onde o mercado consegue interferir (dólar e bolsa) há instabilidade. Realmente os ricos não conseguem tolerar o filho do pedreiro na faculdade e a doméstica na Disney. E sempre tem os que se acham ricos, babando ovo de empresário, se achando inteligente porque assiste o couch da vez pelo YouTube e pagando de conhecedor de economia.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Não caiu o desemprego não moço o que diminuiu foi gente procurando emprego. Mais de 20 milhões de pessoas vivendo de auxilio. O pokemom fez certinho o serviço no ibge.

  38. Ricardo Knudsen

    A FSP vem contribuindo com seus editorias para derrubar o governo, provavelmente com medo de q os bons resultados do governo (PIB maior do q o previsto, ocupação em alta, aumento do rating pela Moody’s) possa frustrar sua intenção de eleger um bozista “moderado”. Pode ser tbém para evitar a taxação de dividendos, q desagradou a elite da elite, os bilionários de camisa amarela, entre eles o dono da FSP.

    Responda
  39. Andre Moraes

    Não entendi. O gado agora justifica que a taxa de desemprego está sendo mascarada pelo Bolsa Família. O que Devorador de Joias fez em relação a isso? Ele poderia ter acabado com o Bolsa Família. Lembrando que no desgoverno dele, os índices eram medidos da mesma maneira, com a mesma metodologia e tendo o mesmo Bolsa Família, e ele foi até a televisão dizer que brasileiro não sabia fazer nada, por isso era difícil criar empregos.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O domínio deles é a mentira espalhada por zap. Lá pode-se falar qualquer coisa sem provar e o povo acredita.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      E sobre o devorador de containers, alguma notícia?

    3. Ricardo Knudsen

      Mas entender os”argumentos” do gado seria mesmo difícil, não é o forte deles.

  40. Marcelo Pires Santana

    Obrigado, governo Lula.

    Responda
  41. Edson Antonio Mendes

    6,1% de desemprego no Brasil, por que então temos só no borsafamia 20 milhões de borsafamia? Se temos 6,1 % de desemprego porque temos 10 milhões de jovens nem-nem não trabalham e não estudam ? E mais quantos milhões de pessoas ainda temos no Brasil os chamados invisíveis! Então fake news do desemprego ou a subnotificacao do desemprego no Brasil ajuda em nada!!! A tá não pode escancarar porque senão o governo federal fica bravinho!!!kkk

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mais uma vez: o Bolsafamília nada informa sobre desemprego, pois o critério para receber o benefício é renda familiar. Mesmo q todos na família trabalhem, é possível q a renda seja baixa e a família receba o benefício. Deve-se lembrar q o indicador tbém considera trabalho informal, q não garante salário mínimo. Esse indicador é o mesmo há muitos anos, o mesmo usado pelo Bozo. Mesmo q seja enviesado, serve para comparações.

    2. Andre Moraes

      Aos fatos. O crescimento do número de famílias assistidas tem seu crescimento em 21 a partir da mudança dos critérios de elegibilidade por conta da pandemia e depois para em 22, quando ele amplia para tentar roubar as eleições. Nesses dois anos de Bozo, o programa saiu de 14 para 22 milhões de famílias assistidas. Após a pandemia, houve um consenso de que a ampliação de beneficiários era vista como investimento; hoje o governo tenta fazer um pente fino para diminuir fraudes.

    3. Ricardo Knudsen

      Não é fake news, é só ignorância sua sobre a metodologia de medida do desemprego. Ela envolve só aqueles q declaram estar em busca de emprego. Uma mulher q não tinha opção, trancava os filhos em casa enquanto procurava um trabalho informal qquer (e contava na estatística), com o Bolsa talvez possa passar um tempo cuidando dos filhos pequenos, sem procurar desesperadamente por emprego (deixando de contar na estatística). Se vc entendesse o q lê, teria aprendido, pois o artigo explica isso.

  42. Olavo Cardoso Jr

    Sem Bolsa Família como fica o desemprego? Opa, Bolsa Família é emprego? E sem rombo fiscal, como fica a situação? Opa, então a atividade econômica está sendo mantida com dívida publica?

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      Essa esquerda legou ao país três refinarias de cem bi q não existem, rombo nos fundos de pensão, estaleiros q não sabem fazer um barquinho de pesca, Sete Brasil, trem bala q só o projeto custou dois BI, petrolão, mensalão, e as cerejas do bolo: a maior recessão da história da economia, a maior taxa de desemprego de todos os tempos e uma corrupção sistêmica gigantesca. Tinha empresa com diretoria de corrupção. Então calma, q ainda pode piorar.

    2. Ricardo Knudsen

      Caro Olavo de Carvalho, o Bolsa Família nada informa sobre trabalho e desemprego, pois o critério para concessão é a renda familiar, independentemente das pessoas estarem trabalhando ou não. Faz tempo q vc começou a psicografar?

    3. Luiz Carlos D Oliveira

      Seu Olavo, essas assistências sempre existiram, já passo dos 60 anos, claro que se intensifica conforme o período, mas no seu des governo passado também teve, assim como no de Temer, e a economia foi ruim

  43. jose camargo

    O quadro real é desolador. São 108 milhões de brasileiros acima de 16 anos;ou seja:aptos para o trabalho. Desses,44 milhões têm carteira assinada,40 milhões estão na informalidade e 24 milhões trabalham por conta própria. E existem ainda cerca de 20 milhões que recebem o Bolsa Família e que teoricamente estão desempregados. Portanto, o número de desempregados é muito maior do que revelam os dados oficiais.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Mendes faz o eco da ignorância. O Bolsa Família nada informa sobre desemprego, pois o critério pra receber o benefício é renda familiar, não importa se membros da família estão trabalhando.. A metodolgia de medida do desemprego (padronizada há muito, a mesma do governo Bozo) só conta as pessoas q declaram estar procurando emprego. Se o jovem nem-nem declarar q não está procurando emprego, ele não entra nas estatísticas. Depois do “Perdeu, mané!” só nos resta perguntar “Entendeu, mané?”.

    2. Ricardo Knudsen

      Difícil qdo o interlocutor é desinformado e não sabe somar. Camargo diz q há cento e oito milhões de pessoas aptas a trabalhar. Depois, informa q há o mesmo número trabalhando, contados os formais, informais e auto-empregados. Esses números significam zero por cento de desemprego! E o número de pessoas q recebe o Bolsa Família nada informa sobre desemprego, pois o critério é de renda familiar, não de ocupação. Todos na família podem estar trabalhando, e ainda assim a família receber o benefício.

    3. Andre Moraes

      Mais um que distorce a realidade. Não esperamos que os números estejam no nível de países desenvolvidos e sim que eles apresentem melhorias referenciais ao longo do tempo. Você não compreende o que é o Bolsa Família e a importância dele para o país. Você mente que o número de desempregados é maior, numericamente ele é menor; você poderia questionar a taxa de ocupação em relação a 19, mas a reportagem indica envelhecimento da população e o retorno de jovens para o estudo, e não ida para o BF.

    4. Edson Antonio Mendes

      Aí embaixo comentou o X Picanha! O desemprego é no mínimo 3X maior ! Por que temos 20 milhões de borsafamia então? E mais 10 milhões de jovens nem-nem ?

    5. Antônio Carlos de Paula

      Desolador era na época do seu mito ladrão de jóias que tinha desemprego nas alturas e fila para comprar osso.

    6. Werner Guelber

      Dado oficial só tem validade em governo de gado, né? É por essas e outras que vocês vivem tristes. Desolados. Viúvos da ditadura.

  44. Bruno Cazo

    Leram bem, assim como eu? Quem "não está em busca de vagas, não entra para as estatísticas". Logo, quem recebe bolsa-família não entra também nestas estatísticas. Veja: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/10/bolsa-familia-chega-a-20-7-milhoes-de-familias-em-outubro-e-a-400-mil-novos-domicilios Temos 20 milhões de familias recebendo assistência do governo, e vocês querem que acreditemos que existe apenas 6% de desempregados? Ora ora....

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Bruno mas essa pesquisa sempre foi feita assim, nada mudou, então ela é uma estatística válida, aliás vc entende de estatística ??

    2. Andre Moraes

      Aos fatos. O crescimento do número de famílias assistidas tem seu crescimento em 21 a partir da mudança dos critérios de elegibilidade por conta da pandemia e depois para em 22, quando ele amplia para tentar roubar as eleições. Nesses dois anos de Bozo, o programa saiu de 14 para 22 milhões de famílias assistidas. Após a pandemia, houve um consenso de que a ampliação de beneficiários era vista como investimento; hoje o governo tenta fazer um pente fino para diminuir fraudes.

  45. elcio matos

    Essa divulgação do IBGE é fakenews... pelo menos no mundo imaginário da bozolândia.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Cazzo, a metodologia é assim há muito tempo. A mesma usada pelos governos Bozo e Draculino Apunhala Costa, portanto a medida é válida em termos comparativos. Há famílias q recebem Bolsa Família e as pessoas trabalham. Não há incompatibilidade, pois o critério de concessão é de renda familiar, não de desemprego.

    2. Paulo Augusto

      Bruno, nem todo mundo que recebe bolsa-família tem condições de trabalhar, vide caso de mulheres com vários filhos pequenos.

    3. Bruno Cazo

      Não gosto de Lula, tampouco Bozolóide, mas esta pesquisa é furada, caro Elcio. Basta ler ali onde aparece "quem não está em busca de vagas não entra para as estatísticas". Há um contingente enorme de pessoas recebendo auxílio (bolsa) que não estão em busca de vaga de emprego, devido ao fato de estarem recebendo auxilio social (aproximadamente 20 milhões de famílias). Veja os dados oficiais https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2024/10/bolsa-familia-chega-a-20-7-milhoes-de-familias-em-

  46. Marcelo de Souza

    Agora o dólar passa dos R$ 7,00. Uzmercado fica nervoso quando diminui o desemprego

    Responda
  47. Andre Moraes

    Para a Folha e o Gado bolsonarista isso é péssimo, pois mostra uma economia aquecida, o pleno emprego aumenta os salários, o que leva a mais inflação, que consequentemente leva o aumento dos juros; e para finalizar vão duvidar do números do IBGE do "Potman". O triste é que os números são corroborados na realidade, com os aumentos da indústria, do comércio, dos lucros das empresas, com os números do consumo do final do ano. Nunca imaginei que tivesse tanta gente desonesta nesse país.

    Responda
    1. assis furuno

      Sr. Moraes,respeito muito a sua opinião e sua educação atributo muito raro em se tratando com esquerdistas mas temos visões diferentes da realidade.O senhor ñ mudou minha opinião a respeito desse governo populista e demagogo q infeliz mente ,quem viver verá,está preparando um futuro difícil para todos nós.

    2. Andre Moraes

      Furuno; Bozo fez maquiagem fiscal e várias pedaladas. Como você pode falar em superavit se ele deu calote em precatórios? As politicas públicas estavam todas interrompidas; faltava remédio no Farmácia Popular, um monte de gastos contingenciados. Se eu deixar de pagar a luz e fizer uma refeição ao dia, no final do mês terei dinheiro sobrando, ficando superavitário. Consegue entender?

    3. Andre Moraes

      Aos fatos. A Petrobras diminuiu sua lucratividade, mas ainda assim robustamente lucrativa, basta ver seus balanços trimestrais. No governo do Bozo a empresa foi utilizada com logica abusiva de lucros, e com suas refinarias subutilizadas com 60pp da sua capacidade, o que fazia a farra dos importadores de combustível. O Teto de Gastos já não existia, o próprio Bozo já o descumpria, e o arcabouço veio para substituí-lo. O Desenrola reinsere o cidadão como consumidor, o que movimenta a economia.

    4. assis furuno

      Agora falar q não houve a expansão de novos gastos Vossa Senhoria me perdoa mas isso soa como piada

    5. assis furuno

      Vale lembrar q Bolsonaro qdo saiu do governo deixou dinheiro em caixa superávit Q logo foi consumido pela fome de gastar de lula e sua esposa esbanja da silva.

    6. assis furuno

      Em relação à Petrobras o governo cria precos artificiais com o intuito de conter a inflação política q já foi praticada por Dilma ,sua criatura,q quase faliu a em presa.

    7. assis furuno

      Sr. Moraes,Desculpe -me discordar da Vossa Senhoria mas não vejo consistência nos seus argumentos a primeira coisa q seu presidente fez foi acabar com o teto de gastos q foi e é muito prejudicial as contas públicas em relação ao calabouço fiscal eh muito cedo para avaliarmos seus benefícios mesmo por que nem foram definidas suas alíquotas, o desenrrola nada mais eh q o refinanciamento da di vida e não vejo muita contribuição para a situação econômica.

    8. Andre Moraes

      Com certeza. O governo inicia recompondo o orçamento fictício e restabelecendo políticas públicas, paga o calote dos precatórios deixado pelo Bozo; moraliza a política de preços da Petrobras; entrega reformas (Novo Arcabouço Fiscal que traz previsibilidade para os gastos, Reforma Tributária que introduz o IVA); Novo Indústria Brasil com recordes de investimento; Programa Desenrola que devolve a dignidade de devedores; Valorização do Salário Mínimo. Não houve expansão de novos gastos.

    9. assis furuno

      Por favor Sr. Moraes ,sem querer ofende-lo, poderia explicar-me qual a contribuição q seu amado presidente deu para esse status quo.

    10. Marco A Moreira

      Por que é péssimo? A notícia é boa, o problema é o desequilíbrio na economia. Veja o poder de compra em 2023 de quem ganha bolsa família e hoje, o mesmo vale para os assalariados. Faça uma compra no início do mês e a mesma após 15 dias . Qual a variação? O problema está aí.

  48. jose prado

    O Mercado odeia o IBGE qdo divulga esses dados!

    Responda
    1. jose camargo

      Quem é o presidente do IBGE mesmo?

  49. jose batista

    Compare o gráfico do bolsa família com desemprego!

    Responda
  50. José Fernando Marques

    Salve o governo de Luiz Inácio.

    Responda
    1. jose batista

      Salve o bolsa família!