Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nerisvaldo José Santos

    O problema de comunicação pode ser também do receptor.

    Responda
  2. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    É impressionante no que JMB fez esse país se transformar, aliás, só se transformou pq há. Milhões que pensam como ele

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    Diego e Paulo, não adianta discutir com pessoas como vocês. Vocês elegeram um genocida, votam em uma direita escravista e acham que podem vir falar alguma coisa. Tomem tenência seus reaças fariseus!

    Responda
  4. MARIO LUCIO CAMARGOS

    O que diria Habermas sobre a evaporação do poder político em função da entropia deslanchada pelas redes sociais, que são essas caixas de amplificação de incapacidades epistemológicas? A imprensa perdeu espaço - conquistado e a conquistar - para as mídias sociais porque estas são mais permeáveis à maioria do público, sem contar o encantamento da interatividade presumida e a vantagem de serem baratas e muito lucrativas. Em Netuno chove diamante. Na Terra, nos últimos dez anos, tem chovido...

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    En passant, o Hélio comete: a)subida do dolar em razão de barbeiragens do governo. Sim, se considerarmos que a insistência do governo em fazer os ricos pagarem a conta for considerado caso típico de barbeiragem e não de compromisso com a redução das desigualdades. b) os incumbentes estão perdendo as eleições como nunca: não foi o que vimos nas eleições municipais, quase todo mundo foi reeleito.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    A economia está indo relativamente bem, mas a situação do povo ainda não melhorou consideravelmente. Lula precisa entregar qualidade de vida: a picanha faz parte. Melhore isso, ajudará. No tempo de Bolsonaro o povo estava comendo sopa de ossos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Faço minhas as palavras do Diego. E ossos não são tão ruins; o tutano é nutritivo.

    2. Diego Nascimento

      Se você acha relativamente bem, 1 milhão de empresas quebrando em recuperação judicial, juros altos, dívida pública explodindo, dólar caro investimento no país indo embora, desvalorização do Real ser o maior do mundo, de relativamente bem, nem quero saber o que é mal. os ossos até hoje as pessoas estão comendo, e só procurar no Goo gle e veja as filas, mas para quem acha que tudo está relativamente bem, acredito que deve fechar os olhos para isso, afinal de contas, Lula ganhou e o céu desceu.

  7. Claudio Roberto Cândido Rodrigues

    Um dos fatores é a polarização, por mais que o Governo Lula faça , apresente dados como o Pib 2023 - 3,2 e a estimativa de crescimento de 3,5 em 2024, não altera a sua popularidade. E hoje foi divulgado a menor taxa de desemprego desde 2012.

    Responda
  8. jose camargo

    A explicação é muito simples e não é necessário apelar para nenhum tipo de malabarismo retórico. Os supostos dados favoráveis da economia não resistem ao implacável choque com a realidade do cotidiano das pessoas que a cada semana percebem seu poder de compra esvair-se. Tudo é uma questão de sensação. O termômetro marca 30 graus,mas a sensação térmica é de 37.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mais estranho é que as pesquisas indicam que hoje o Lula venceria qualquer adversário da direita numa eleição. Está ruim mesmo? Estranho que numa economia em que todo mundo está trabalhando, a renda de todo mundo subiu e a inflação caiu a menos da metade as coisas estejam piores.

    2. Ricardo Knudsen

      A explicação é muito simples, metade da população do país aderiu ao neofascismo, com participação maior da elite econômica. Nem se o Lula caminhasse sobre a água iriam acha-lo um bom presidente. Vale para os editorialistas da FSP.

  9. Luciano Napoleão de Souza

    O povo, principalmente o mais pobre, está sentindo na pele o clima econômico favorável.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    Se o colunista não fosse um fundamentalista da seita da mão invisível, se perguntaria como acreditou q agentes do mercado agem de maneira racional, de modo a defender seus interesses e produzir o bem comum. O q ele acaba de afirmar é q a avaliação de um governo depende de viéses cognitivos, mesmo um governo muito bom na economia pode acabar condenado, e destruído, pela ideologia dos agentes de mercado. É o q ocorre com o dólar, especuladores semeiam pânico, e a manada bozista dispara em pânico.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Kkkk vivi para ver alguém dizer que empresário não tem ideologia. Perfeito, Ricardo!

    2. Arthur Danton

      Parece que o senhor Gino comentou sem ler o artigo. Então o leia.

    3. Ricardo Knudsen

      Gino está à frente dos seus correligionários, galopa à frente da manada bozista. Pra quem se interessar, ele vai lançar seus comentários em audiolivro, zurrados por ele mesmo.

    4. Ricardo Knudsen

      Estou aguardando o Camargo afirmar q a Fiesp é uma organização apolítica.

    5. Ricardo Knudsen

      Camargo é hilário. Qual será seu exemplo de empresário sem ideologia, Elon Musk? Ou seria o Maluf? Seriam os muitos q apoiaram e financiaram a ditadura militar no Br, inclusive a Operação Bandeirantes? Ou os q usaram trabalho escravo na Alemanha do Adolf? Seria o bilionário da mídia Murdoch, q foi dono da Fox News? Mas não, claro, q bobagem a minha. O empresário típico sem ideologia é o Trump!

    6. jose camargo

      Empresários,via de regra,não têm ideologia,a não ser aqueles que sonham em fazer parte dos "campeões nacionais",lembra-se deles? E a economia aquecida ainda é a maior cabo eleitoral do governo de plantão, não importando o seu viés ideológico. Só falha quando há um divórcio entre os dados oficiais e os dados da realidade.

    7. GINO AZZOLINI NETO

      A récua entra em campo para defender um dos piores desgoverno de todos os tempos. Muito medíocre para o nosso século. Com quase 40 ministros , gastos supérfluos, orçamento executado via Pix, inflação perto de 6%, dólar nas alturas queimando perto de 30 bilhões de dólares, juros perto de 13%, com votações unânimes do Banco Central, para controlar a ineficiência da atual política, e o Executivo como o mais fraco dos Poderes.

    8. GINO AZZOLINI NETO

      A récua entra em campo para defender um dos piores desgoverno de todos os tempo. Muito medíocre para o nosso século. Com quase 40 ministros , gastos supérfluos, orçamento mandrake, inflação perto de 6%, dólar nas alturas queimando perto de 30 bilhões de dólares, juros perto de 13%, com votações unânimes do Banco Central, para controlar a ineficiência do Pt, e o Executivo como o mais fraco dos Poderes.

  11. EZIQUEL D VILA

    Com o ex-Presidente era a mesma coisa: O PIB cresceu, o desemprego caiu pela metade, a inflação baixou e o bolsa-família saiu de 190,00 para 600,00 reais. O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar. Pq?

    Responda
  12. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Por que uzmercadus e os editorialistas da FSP não gostam que o desemprego diminua, que o povao pague menos IR e que não se cobre um imposto mais equitativo dos muito mais ricos?

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Vixi, Rai e Freddy se uniram para atacar o mensageiro, sem apresentar qquer argumento. Filme de horror B dublado, na TV italiana. Dá pra ser pior?

    2. Gustavo von Krüger

      Rai, ele só repete. Igual papagaio

    3. Rai Giovanni

      Na sua opinião o que seria usmercsduz???? Vc sabe o que significa ou só esta replicando o que ouviu sem fazer juízo do que seja?

  13. Sam Duart

    Fica cada vez mais claro que o povo não quer resultados e sim espetáculo. A política do pão e circo continua a dar certo. Não querem presidentes e sim imperadores espalhafatosos para entreter a platéia.

    Responda
    1. GINO AZZOLINI NETO

      Lula já acha que é um imperador e sua imperatriz falando um inglês impecável tipo com o Elon Musk

  14. Hipolito Lima do Carmo

    Que supreza um articulista da folha falando a verdade acho sr. Hélio tu vai perder a coluna esse jornal e proibido falar a verdade

    Responda