-
Anete Araujo Guedes
Bolsonaro contava com 0s PMs para dar O golpe de estado. Foram eles que escoltaram os manifestantes, que imploravam pelo retorno da ditadura militar, até a Praça dos Três Poderes: para que houvesse a possibilidade de praticarem atos de vandalismos, de barbárie, contra as sedes representativas da República Federativa do Brasil.
-
Tadêu Santos
INFELIZMENTE O SURGIMENTO DO "bolsoNAZISMO" tornará difícil a viabilização DEMOCRÁTICA NO BRASIL! Graves conflitos resultarão em crises institucionais, resultantes da ignorância partidária, levando o país a retrocessos inimagináveis para a população. A tentativa de golpe agora tem outra forma, pelo que estão tentando com as "Emendas Parlamentares". A tática é terrivelmente anti-Democrática e pode desestabilizar o governo Lula 3. Vamos aguardar o desenrolar dos atos e fatos!!!
-
Alexandre Sartori Barbosa
Lula é o melhor presidente da história do Brasil.
-
Augusto Ribeiro
Bloquear sempre meus comentários é um dos vários fatores que me incentivam a cancelar a assinatura deste jornal. Pretendo também denunciar este jornal por impossibilitar o fácil cancelamento de sua assinatura. Isso é um crime e total desrespeito com os consumidores.
-
Orasil coelho pina
Caro Augusto, também acho intolerável a censura da Follha, às vezes o texto de seus jornalistas são muito mais contundentes do que o aquele que escrevemos! OrasilDescontente!
-
-
Victor Henriques
Branco e de classe média, eu nunca fui abordado de forma violenta por policiais, que covardemente só fazem isso com os que consideram vulneráveis. Mas nas poucas interações que tive com policiais em serviço, me impressionou a falta de preparo para lidar com uma simples situação de diálogo. Existe, sim, uma cultura de violência e intimidação nas polícias, sem falar na corrupção. É preciso fazer algo para restaurar a confiança da população na polícia, que é a base da sua legitimidade e autoridade
-
Valdir Costa
Eu me pergunto se a Polícia Rodoviária Federal que deu 50 tiros numa família branca e caucasiana que inclusive foram de fuzil. O governo federal não cuida nem do seu quintal e quer legislar nós estados ? E não foi a primeira vez, então menos amigo
-
-
MARIA F LUPORINI
Mas tem uma parte (menor, felizmente) do povo que prefere tiro na cabecinha de pretos pobres. Todo mundo sabe em quem votam.
-
Emerson César de Campos
Pois então FSP. O jorna leco que são nesse momento estão feito biru ta daquelas de aeroporto pequeno. Vocês sempre apoiaram e continuam apoiando as mili cias e mili cos do des gover no do celerado e do Tarcísio. Sempre a mando da Faria Lima. Vez ou outra vocês querem mostrar que se preo culpam com os pobres e aí fazem editorial desse tipo, como crocodilo que chora enquanto devora a vi tima. E agora com as estatais que deram lucro de 50 bilhões ao governo Lula, o que vocês dirão?
-
Marcos Carvalho
CORREÇÃO: As estatais deram prejuízo de 5,1 bilhoes. Ah o governo Tarcísio está ha 2 anos no poder... o desgoverno de São Paulo foi de mais de 20 anos do Alckmin , o vice de Lula.
-
-
José Freitas
Existem bandidos que ja foram presos dezenas de vezes pela policia e soltos pela "justiça" antes mesmo de serem julgados, realimentando a cadeia da criminalidade. A campanha sistemática do governo de esquerda e de seus porta-vozes na imprensa contra a ação policial esta incentivando o desrespeito à autoridade, um principio básico da vida em sociedade. Se os bandidos continuassem presos o numero de mortes entre eles e os cidadãos comuns cairia de forma significativa.
-
SERGIO NEVES
Sabemos que a justiça não está sendo aplicada corretamente. Existe sim, uma política de soltar criminoso, de não encarceramento. Portanto, a justiça não está sendo aplicada como deveria.
-
SERGIO NEVES
Não meu caro, para variar, você não interpretou corretamente o que ele disse. Em nenhum momento ele disse que os tribunais seguem a lei. Ele apenas disse que os band são presos pela polícia e soltos pela justiça. Entendeu?
-
Ricardo Knudsen
Entendi. Como os tribunais seguem a Lei, caberia aos PMs fazer uma suposta justiça, assassinando aqueles q julgam merecer. Posição típica de neofascistas, q desprezam os direitos individuais. Pare de mentir q azesquerda fazem campanha contra os policiais. A campanha é contra policiais q corrompem suas instituições com suas práticas criminosas. Segundo vc, aquela idosa, inocente de qquer crime mas espancada a pontapés por um PM, mereceu o tratamento por desrespeitar a autoridade?
-
-
jose pradella
Parabéns FSP. Um pouco de sol nesta obscura época que vivemos. Nosso suado salário é usado para pagamento desta conta. Falta de eficiência e planejamento, desorganizaçao e, sobretudo, uma inexplicável reaçao patológica de parte da polícia nas abordagens não pode ser varrida para baixo do tapete. A "arte da destruição" já usada em outras épocas não pode ficar impune. Já vimos essa história antes.
-
neli faria
Na Pirâmide de Kelsen : Decreto não é mais do que a Constituição.
-
neli faria
Sra. Maria ,se o Decreto tivesse sido expedido pelo Boiadeiro anterior, por Temer, FHC, Itamar a senhora defenderia? Aqui não se invoca o artigo quinto, Princípio Federativo que está abraçado pelo artigo quinto. Decreto não é norma maior do que a Constituição. A senhora não aprendeu isso na sua faculdade de direito?
-
MARIA F LUPORINI
Pseudosabedoria sua, uma vez que o artigo quinto protege direitos e garantias individuais e o decreto vai no mesmo sentido.
-
-
Miro Costa
Decreto de L é pura demagogia. Ou o pais voltou a ser gerido a golpes de decretos-leis? Ou vocês apenas escancaram a ditadura em ação? Se fossem sérios estariam era a discutir este estado de exceção.
-
SERGIO NEVES
Miro, não perca seu tempo discutindo com quem defende criminoso. Se alguém cometer um crime contra esses três comentaristas e fugir da polícia, a polícia não pode fazer nada, por que ela tem que ter uma bola de cristal para saber que, o fugitivo é inocente e que está desarmado. Estou tentando entender é, o que leva uma pessoa a furar um bloqueio policial ou afrontar a polícia? Na prática, estamos incentivando esse tipo de atitude.
-
Jove Bernardes
Primeiro leia o decreto, Miro. Leia. Lá fala que a polícia não deve atirar em cidadão desarmado. Que não pode atirar em veículo que foge de barreira policial. Se isso é demagogia, preciso comprar outro dicionário.
-
José Davi
No dia que tu tiveres o desprazer de ter uma abordagem truculenta da polícia vai perguntar onde estão os protocolos para abordagem do cidadão pagador de impostos.
-
Ricardo Knudsen
Vc está confundindo, golpe e ditadura é o q vc e sua turma queriam qdo votaram no Bozo. Esse decreto é só uma tentativa de trazer os governadores neofascistas para mais perto da civilização.
-
-
ANTONIO F CARVALHO
O Governo está regulando o óbvio, o trivial, o elementar que qualquer agente de segurança deveria conhecer e não o conheçe e aplica por ideologia ao abuso de autoridade que certamente já presenciou em alguns de seus chefes. Ditados e refrões como bandido bom é bandido morto, atira depois pergunta compuseram modelos de atuação criminosos e irresponsáveis de quem deveria estar devidamente habilitado para conhecer o crime e integrar o sistema de persecução criminal.
-
Humberto Giovine
O próprio governo esclareceu que, este decreto não é uma "intervenção" na segurança pública dos estados, mas uma orientação cujo objetivo é conter os excessos cometidos pelas polícias estaduais. E isto não tem nada de "proteção" à bandidagem, como insinuaram alguns governadores. Os números comprovam por si só esta realidade.
-
Lisandro Signori
Parabéns FSP, usando a racionalidade e civilidade para se manifestar.
-
jose camargo
Quanto mais leis,normas ou regulamentações; mais confusão,mais impunidade, mais violência. Esse decreto é mais uma amarra para neutralizar a polícia e favorecer a bandidagem. É a famosa bandidolatria. Se quantidade de leis resolvessem alguma coisa ,o Brasil seria o mais menos violento do mundo. Pra que serviu a Lei Maria da Penha,a Lei do feminicídio e outras tantas? Espero que os governadores,eleitos democraticamente,respeitem seus eleitores e façam valer suas prerrogativas constitucionais.
-
Ricardo Knudsen
Camargo expressa a visão neofascista sobre segurança q o Bozo nos trouxe e q é praticada, entre outros, pelo Tarcísio tô nem aí Caveirão. Sua visão é a mesma daquele cardeal da Inquisição: matem todos, culpados e inocentes, Deus reconhecerá os seus. A canaglisse desse pessoal é tanta, q não se comovem nem qdo uma jovem inocente é baleada a sangue frio na frente do pai.
-
Ney Fernando
Mas e todos esses inocentes mortos e feridos pelas polícias? Um policial que age assim é um criminoso, com a agravante de que está sendo protegido (e incentivado, no caso de SP) pelo estado, o mesmo que tem a obrigação de garantir a segurança das pessoas. E a lei Maria da Penha tem sido bastante utilizada para punir agressores.
-
Tadeu Roberto Corbi
As normas previstas no decreto não são impostas aos estados e ao DF, responsáveis pelas Polícias Militares, Polícias Civis e Polícias Penais (que atuam nos presídios). No entanto, os governadores que quiserem receber dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional, para comprar armas e instrumentos não letais, precisam aderir às diretrizes. Consegue entender????
-
-
Paulo Emmerich
Vai chover canivete aberto! FSP apoiar política do Lula!
-
jose camargo
Sério? Kkk. Vc acha mesmo que a FSP é anti Lula?
-
-
hernando josé rocha franco
Facilitação das regras para compra de armas pelos civis, discursos políticos muito inflamados, politização das forças policiais,..., tudo isso tem consequência. Vivemos tempos em que se tornou primordial dizer e fazer o óbvio!
-
Rocia Oliveira
O editorial da Folha mostrou que é capaz de elaborar uma opiniao imparcial e informativa sobre o governo Lula. O tema é de absoluta importância para a população. A iniciativa do governo bem vinda em todos os aspectos. O jornal está de parabéns!!!
-
Ricardo Knudsen
Que a FSP seja capaz de imparcialidade, nunca duvidei, afinal ninguém vira editorialista sem conhecer os princípios básicos da ética. A questão é q praticam a imparcialidade em relação à Lula muito raramente. Imparcialidade é pra jornal q não tem uma agenda ideológica e política, não é o caso da FSP.
-
Renato Vieira
Esse é o jornalismo que queremos, com isenção, imparcial.
-
Eduardo Rocha
Registrado esse momento raro. A partir de amanhã, o editorial fa Folha voltará ao normal.
-
-
neli faria
Discordo do Editorial.O Decreto extrapola a função do Executivo federal. Quebra o princípio Federativo:Autonomia dos Estados. Presidente da República deve regulamentar o uso das armas para a Polícia Rodoviária, pra as dos entes federativos, não!Por outro lado, faltam treinamentos para as Polícias Militares:Polícia não pode ser investigadora, acusadora, juiz e carrasco. O que ocorreu com a PRF foi falta de treinamentos. Os agentes em função Administrativa, foram destinados ao Patrulhamento.
-
SERGIO NEVES
Sra Neli, sinceramente, existem raciocínios que não entram na cabeça de um esquerdista quando comunga do mesmo raciocínio do idealizador. É uma perca de tempo, infelizmente! Eles jamais vão entender que o decreto é uma forma disfarçada de fazer com que os estados sigam o que eles querem. Na minha humilde opinião é o castigo que estão dando por não apoiarem a PEC da segurança.
-
neli faria
Sr Ricardo: escrevi o que tinha de escrever ao senhor. Senhor Marcelo: deveras, não tinha que falar boiadeiro,contudo,o boiadeiro fala e a boiada tudo aplaude.A polícia que mais mata, no Brasil,tem menos efetivo, menos população, v.G. Rio, e São Paulo, é a da Bahia,governada pelo PT desde2007. E o bolsonaro governou 4 anos.Antes dele, atribuía-se a violência policial a quem?A polícia é o retrato do povo brasileiro:falta de respeito ao próximo!Culpa de quem está no Poder há mais de 16anos.
-
Marcelo Pires Santana
Eita, Ricardo. Escreves bem demais. Obrigado. E dona Neli, responda a ele com argumentos melhores, por favor. Sem a ladainha diária de "boiadeiros", e dizer que votou no Lula como sempre faz quando sabemos que é uma falácia, ou que é super inteligente... Até discordar do editorial da Folha, esta que defende com unhas e dentes sempre que se fala mal, quando ela escreve algo a favor do governo Lula, você é contra.
-
Ricardo Knudsen
O qto vc realmente conseguiu aprender sobre Direito em seus estudos, não sei, mas na gramática ficou devendo. Não se deve dizer há priscas eras ainda q lhe pareça erudito e sofisticado. O verbo haver indica tempo decorrido, ao passo q o termo priscas eras indica períodos específicos. Deve-se dizer há eras ou em priscas eras. É isso.
-
Ricardo Knudsen
Neli, eu não mudo meus princípios em função do governo de plantão, como vc parece fazer. Se esse decreto viesse do Temer ou até do Bozo, teria meu apoio. É claro q são hipóteses absurdas, tanto o vampiro qto o palhaço provavelmente iriam elogiar a barbárie, até pq muitos dos líderes da carnificina das PMs nos estados são postes do Bozo.
-
Ricardo Knudsen
Pois eu rio de comentários como os seus, não vejo pq respeitar as bobagens desonestas q vc escreve. Vc insiste q o decreto desrespeita a CF e viola o pacto federativo, o q é falso. O decreto não impõe nada a ninguém, logo não fere a autonomia dos estados. De resto, o governo foi eleito para fazer a políticas públicas q julgar melhores, dentro dos contornos da lei. Sugiro q vc pare de humilhar a si mesma, com suas declarações de q o decreto viola a CF.
-
neli faria
Sr Ricardo: eu não rio das manifestações dos outros, por quê?Porque respeito todas as opiniões, mesmo aquelas que não comungo .O Direito que não é uma ciência exata, como Física, Química, viva minha amada Marie Curie, ou matemática. O Direito, aprendi há priscas eras, é interpretar. Leia Kelsen ,Savigny,Beviláqua, Carlos Maximiliano, Pontes de Miranda! E como dizia o grande Cretella Júnior nas aulas,em Direito Administrativo existem duas opiniões:a minha e a errada! Constitucional? A minha!
-
neli faria
Senhor Ricardo:causa-me perplexidade a primeira frase escrita,no primeiro post, por ser paupérrima !Quem não sabe fundamentar objetivamente,apela para o Subjetivo.O Decreto nem é ilegal,ele fere a Norma Maior .E não me fiz entender: se o Presidente da República fosse bolsonaro, Temer, FHC, Itamar o senhor defenderia?Ou colocou o seu voto,em lula, colocou acima de seu conhecimento Jurídico?Digitei13 e não deletei meu Conhecimento.Entre o Ex-ministro e a Constituição?Fico com a Constituição!
-
Ricardo Knudsen
Ri muito com sua pretensão de q escreve técnicamente.
-
Ricardo Knudsen
Com esse comentário, vc mostra a sua ignorância jurídica e seu apoio ao movimento neofascista q assola o país. O decreto não obriga a nada, portanto não viola os princípios federativos. Mas o governo federal tem o direito de impor normas para adesão dos estados a programas de auxílio ou fomentos. Vale para negociação da dívida, para programas de investimento e para a segurança. O decreto foi elaborado por um ex-ministro do STF, muita arrogância e ignorância suas para afirmar q não é legal.
-
neli faria
Quero saber se quem Defende o Governo Federal, nesse absurdo, defenderia se o Presidente fosse: bolsonaro, Temer, FHC ? Defenderia ? Meus aplausos. Não defenderia? O voto em lula preponderou!
-
neli faria
Sr. Ney,na Pirâmide de Hans Kelsen : Decreto não é mais do que a Constituição. E, é,indiretamente, é uma intervenção nos Estados membros da Federação. Restringindo verba é uma forma de interferir nos assuntos estaduais. Escrevo tecnicamente, não coloco meu voto acima de meu conhecimento Jurídico.
-
Ney Fernando
Parece que o governo federal não regulamentou nada; apenas vai restringir o envio do dinheiro federal (isso ele pode) para os estados com polícias matadoras.
-
neli faria
Sr. Derlan: a Folha mandou minha resposta para moderação. Existem vidas inteligentes no Brasil fora da dicotomia :boiadeiro atual, boiadeiro anterior.
-
neli faria
Sr. José, por aí se vê que no caso a falha foi da Chefia e não dos agentes. Os agentes podem ser demitidos, por uma imprevidência da Chefia.Encaminhar os servidores para o Patrulhamento, sem o devido treinamento. Será o famoso refrão: a corda arrebenta pelo lado mais fraco.
-
neli faria
Sr. Tadeu: é discutível a interferência do Presidente da República na polícia estadual, notadamente se cortar verbas. O Estado, pela Constituição Nacional, não é subserviente ao Poder central, notadamente em assuntos que ele, estado, deve regulamentar. Depende do que diz o Fundo: particularmente, entendo que mesmo , autorizando,o Regulamento não é mais do que a Constituição Nacional.
-
neli faria
Sr. Derlan: conheço um Oportunista de longe, tanto que em 2022 pela Primeira Vez na vida votei em lula,pelo meio ambiente e porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente.O erro do Exército foi não ter expulsado o mau militar. Aprendi na vida, quem não sabe fundamentar ,objetivamente, porque não conhece a Língua Portuguesa ou falta capacidade intelectual, apela para o Subjetivo. E existem vidas Inteligentes no Brasil fora da dicotomia Bovina lula e bolsonaro. Leia livros!
-
jose camargo
Será que o envio de policiais do setor administrativo para o patrulhamento não foi proposital?
-
Tadeu Roberto Corbi
As normas previstas no decreto não são impostas aos estados e ao DF, responsáveis pelas Polícias Militares, Polícias Civis e Polícias Penais. No entanto, os governadores que quiserem receber dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional, para comprar armas e instrumentos não letais, precisam aderir às diretrizes Não concorda, não adere.
-
DERLAN TROMBETTA
Papo furado de bolsonarista que passa pano pra ban di do de farda!
-
-
Juliano Dias
Infelizmente ser policial no Brasil, além de ser a profissão mais perigosa, é, sem dúvida, a pior desgraça na vida da pessoa. É mal paga, indistintamente achincalhada por todos os lados, qualquer um se acha especialista e tem as soluções para resolver a questão de segurança. Falo com conhecimento de causa a questão da segurança pública começa em casa, ou seja, ensinarmos os pequenos a respeitarem autoridades, imposição de limites aí quem sabe, um dia tenhamos uma geração consciente cidadã.
-
SERGIO NEVES
Sr. Ricardo, o que está falando a respeito do comportamento dos policiais é justo. Porém, isso não se combate com decreto, e sim com treinamento constante. O governo deveria investir na polícia e nos policiais e não no criminoso, como fez ao criar um decreto desse naipe. Limitar o acesso a recursos de segurança é um incentivo a criminalidade, pois as polícias deixarão de ter recursos para investimento em melhoria continua.
-
Ricardo Knudsen
E como os seus argumentos justificam o assassinato de inocentes, ou de quem comete crimes menores, ou simples contravenções? Ou espancar um idosa com pontapés, pq ela pediu q parassem de espancar o filho pq o documento de sua moto estava irregular? Ou jogar um sujeito da ponte, pq tentou se evadir de uma multa? Ou matar a sangue frio um jovem estudante desarmado, q já estava cercado por 3 policiais?
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
Sem dúvida, sem educação nada evolui neste país. Sabe quantos telefonemas com trotes a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro recebe por dia ? Quatrocentos!
-
Marcelo Silva Ferreira
Acho seu comentário construtivo, mas também é importante a capacitação profissional dos policiais. Isso não pode tardar mais, porque um profissional que detém o controle de uma arma precisa estar preparado para usar esse poder de maneira adequada: não como exercício de autoridade mas com o objetivo de servir à sociedade e ao ordenamento jurídico. As leis são para todos.
-
Marcelo Pires Santana
Bom seu comentário. Vai em um ponto básico, ensinar os pequenos orespeito, a empatia... Obrigado.
-
-
ANIBAL CARRION
Isso é o básico . A turma de governadores da extrema direita, que parecem cães raivosos não aceita. Não é possível que o povo seja escudo da polícia. Então senhores, excelências, continuem com seus sistemas de cancelamento de CPF e titulo eleitoral, sem câmeras e atirando firme e forte e não recebam as verbas do fundo de segurança. Simples!!!
-
Raphael Cássio
Agora a Folha vem publicar isso. Quanta hipocrisia! Sempre foram favoráveis aos governos truculentos.
-
Mario Silveira
Lula deveria regulamentar a bandidagem também .
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
O governo editou decreto sob o pretexto de regulamentar a Lei nº 13.060. Só que a lei refere-se exclusivamente ao uso de instrumentos de 'menor potencial ofensivo", e o decreto trata de outros temas, inclusive uso de armas de fogo. É uma clara forçação de barra.
-
Ricardo Knudsen
Na sua iluminada interpretação jurídica. Já o ex-ministro do STF q o elaborou discorda de vc. Fico com o ministro.
-
-
JOSE CAMPOS
Esses governadores armam e colocam uniformes em pobres, dizem que eles são da elite, mostra outro pobre desarmado e sem farda e diz que é bandido ou comunista. Está aí a receita para exterminar pobres.
-
Adauto Lima
Deveria decretar que nenhum presidente pode falar sem pensar.
-
José Luis Oliveira
Pelo amor de Deus policiais, cruzem os braços, façam somente a parte burocrática, preencham Boletim de ocorrência, parem de remar contra a Maré, parem de perseguir suspeitos, parem de abordar suspeitos, isso não dá camisa para vcs. Vivem apanhando de todos e não aprendem. Que sacerdócio é este!!!!!
-
Ricardo Knudsen
Falou o defensor de execuçQes sumárias, q acredita q a polícia deve se sopbrepor à Justiça e ignorar os direitos do cidadão. Não sei se vc tem filhos. Caso tenha, espero q nunca lhe ocorra de ver um deles morto na sua frente por um policial treinado dentro princípios neofascistas.
-
josé SOARES
Ninguém está defendendo bandido, mas sim protestando contra as torturas e assassinatos de inocentes, crianças , idosos, todos desarmados, vítimas da violência ou despreparo de policiais. entendeu?
-
-
Deborah Teixeira
Concordo
-
Olivo G Neto
O PT em vez de preocupar-se com os bandidos está mais interessado em investigar a policia. Até as saidinhas foram flexibilizadas, agora se um preso estiver infringindo as regras não pode ser conduzido de volta para a prisão!!!! PT só sabe passar a mão na cabeça de criminoso !!!!
-
roberto foz filho
Todo governador ligado à milicia irá reclamar
-
José Luis Oliveira
A linha q separa da barbárie a sociedade, queiram ou não queiram chamasse polícia, que é o braço da violência do Estado. Sociedade sem polícia uma semana, quero ver se ela funciona ou cai na barbárie? Os intelectuais q tentam descontruir a polícia, se acham técnicos de segurança pública, mas se ouvir um tiro, defe cam nas calças e correm igual meninas. Palpiteitos de segurança pública de ar condicionado
-
Marcelo Silva Ferreira
O que impede a barbárie é inteligência, formação adequada e consciência de cidadania. Aos seus comentários falta tudo isso.
-
-
Evando de Abreu
Deveria cuidar das fronteiras, colocar a polícia federal para investigar o pcc e parar com a perseguição política. A PF hoje é a gestapo de moraes
-
Jose Carlos
O bom mesmo é a PM matar preto e pobre ? É isso ? Perseguir políticos desonestos e processá-los é ser da Gestapo? No minimo você concorda com as emendas parlamentares de R$ 180 bi, na sua maioria sem esclarecimento e para onde foram destinadas.
-
-
Fatima Marinho
Usar inteligência contra o crime organizado. Melhorar a eficiência das polícias no combate ao crime, trocar os tiros de fuzil por planos bem e estruturados e com informação. Coordenar ações interestaduais, o crime eh organizado e as polícias são desorganizadas.
-
Josue Oliveira
Esses governadores d!reitistas são em sua maioria ligados às m!l!cias e não querem regras para atrapalhar seus amigos matadores. O combate deles a violência é com violência. Atiram primeiro e perguntam depois.
-
Evando de Abreu
É o contrário. Eles prendem os traficantes e o stf os soltam
-
-
MARCIO Gionco
A medida é correta mas insuficiente. O cara preso está na rua depois de duas semanas, porque não há dinheiro para mantê-lo preso. A polícia enxuga gelo e se frustra.
-
Jorge Rodrigues
Apesar de tecer comentários sobre o óbvio, o decreto presidencial não consultou os governadores. Esse é o grande problema do decreto; pois os governadores são os comandantes das polícias estaduais. Outro grave erro do governo federal é ter a pretensão de comandar as polícias militares dos estados. Especificidades no combate à criminalidade (que variam em função do estado) e histórico moral deplorável inviabilizam esse pleito (vide Mensalão e Petrolão).
-
Tadeu Roberto Corbi
As normas previstas no decreto não são impostas aos estados e ao DF, responsáveis pelas Polícias Militares, Polícias Civis e Polícias Penais (que atuam nos presídios). No entanto, os governadores que quiserem receber dinheiro do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário Nacional, para comprar armas e instrumentos não letais, precisam aderir às diretrizes. Consegue entender isto?
-
Fatima Marinho
Regular e coordenar ações interestaduais das polícias eh dever da União. O péssimo trabalho dos governadores deixou o crime crescer e se instalar dentro do Estado. Está na hora de intervir e usar inteligência e não tiros.
-
-
MARCIO Gionco
Por que os bandidos presos estão na rua depois de duas semanas? Não tem dinheiro para mantê-los presos. Vamos tratar o problema como um todo. E chega de ficar acusando bolsonarista ou petista, o problema é de todos.
-
Angelica Francesca Maris
Quando a ação resultar em ferimento ou morte, exige-se a elaboração de um relatório circunstanciado, o que contribui para o aumento da transparência. Perfeitamente dito. Mas, pelo que nós (povo) vemos, as circunstâncias de assassinatos por policiais serão vergonhosamente alteradas pelos mesmos em seu relatório circunstanciado, como comprovam filmagens por terceiros. Câmeras corporais não desligáveis são essenciais. Chega de bandidos com poder de polícia. Queremos polícia de verdade.
-
VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA
Então, realmente básico, mas os maravilhosos governadores bolsonaristas não concordam, afinal pq apoiar um governo que quer o bem da população?
-
Jose Soares de Aquino
Não acredito! A Folha concordou com Lula?!! Viva!!!!!
-
José Luis Oliveira
Maior problema do Brasil é q todos são técnicos e segurança pública, mas nunca fizeram a etapa para conclusão do curso na prática. Agora Lewandowski (ex-STF) sem ouvir nenhum comandante de polícia ou delegado de polícia decreta sua percepção, pois outro cidadão q da pitacos em segurança pública dentro de sala com ar condicionado
-
Dorgival Pedroso
Se os Governadores da extrema direita estão reclamando, então Lula está certo. Próximo.
-
José Luis Oliveira
Assim disse o cara da extrema esquerda
-
-
bagdassar minassian
... que petulante, mexendo com 'minha polícia'.
-
Anete Araujo Guedes
Tud0 que Lula fizer, qualquer providência que tomar, estará incluído um fez, mas não foi do jeito que queríamos, ou então, Lula prevê 0 básico. Um básico que necessitava ser previsto, feito, dito e transformado em decreto, frente à calamidade, ao descalabro que se tornou as ações dos policiais contra à população de baixa renda. Trata-se de uma segurança pública realizada pela via do extermínio, da truculência e da desumanização, que rende aplausos e votos de uma boa parte da população.
-
Anete Araujo Guedes
Ações corretas foram as liberações de armas, sem nenhum controle, para a população. Armas que acabaram indo parar nas mãos de milicianos e d0 crime organizado. 0u de um ex-presidente que não apreciava o trabalho, que passava o tempo em passeios de moto, lancha, jetski e cavalo.
-
José Luis Oliveira
Ações erradas de uns, não podem nivelar por baixo a todos. Esse é o gd problema na esquerda e velha imprensa vendida. A generalização é o gd problema
-
-
Raymundo Itareru
com esse decreto lula está tirando a pauta desses governadores da extrema direita que é aterrorizar a população, espalhando medo, e fake news, que é a especialidade deles. e usar a polícia como massa de manobra
-
Nilton Silva
82 e 15 são números bem próximos. Perfeitamente comparáveis.
-
Hermogenes Moussallem
A nova cara da folha precisa mostrar ao público bolsonarista, que quer agradar, que critica o PT.
-
-
LUIZ FERREIRA
Leiam todo o decreto e saberá o porque das queixas!!
-
Francisco j Mineiro Pinho
Tudo é uma questão ideológica, inconscientemente, embora pareça método definido o modus operandi policial momentâneo, em governo no qual não votaram ou votariam, as forcas de segurança agem para ampliar a violência, não para reduzir. Sufocar, abusar, agredir, atirar sem cuidado, geram cadáveres e mais violência, revolta e mais violência. A polícia controla esta torneira, abrem e fecham qdo lhes convém. Fosse JB o presidente, o zelo nas ações seria outro. Inconsciência ou modelo operacional?
-
José Eduardo de Oliveira
decretos, leis, portarias, Constituição....que adianta essa papelada toda apenas para o povo ver? Essas leis não são cumpridas e os culpados não são punidos.
-
Jove Bernardes
Aqui em Minas, o Romeu "Eu-te-ovo-muito-bem-Monalisa" Zema, o mesmo que não conhecia a escritora Adélia Prado até outro dia, já disse que o decreto federal "coloca os policiais em risco". Esse negócio de priorizar métodos não letais, não atirar em veículos que não param em barreiras, não atirar em cidadão desarmado que foge da polícia, esse Lula está pensando o quê?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.