Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. IVAN MATHIAS FILHO

    Algumas questões têm de ser analisadas com cuidado. O mercado de trabalho brasileiro tem 40% dos trabalhadores na informalidade. Esses não serão afetados diretamente. Dos 60% restantes, os que têm maiores salários já trabalham 40h por semana. Quando falamos em 6x1 estamos nos referindo, basicamente, aos que trabalham no comércio varejista. Penso que seria adequado analisar a possibilidade do estado fazer concessões fiscais para que a escala 5x2 possa ser adotada.

    Responda
    1. Elcio Simielli

      A maioria dos condomínios adotam o 5x1.

  2. Nelson Vidal Gomes

    Partido absolutamente vergonhoso esse PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), se permitir após 45 anos de fundação, conviver com uma PEC para redução da Jornada de Trabalho, promovida por uma parlamentar de outro partido, como se não bastasse Lula ter sido operário, o Mensalão e o Petrolão. Só os que dele precisam sentem orgulho da filiação ao partido. Namastê!

    Responda
  3. Nelson Vidal Gomes

    Penso que 6 horas por dia - além disso extra até o limite máximo de 10 horas diárias sem ultrapassar 40 semanais -, a exemplo da socialdemocracia europeia, é o ideal para o convívio familiar, para o laser e, sobretudo, para o desenvolvimento cultural do trabalhador. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Dentre os piores males ou maiores imperfeições da humanidade, estão, sem dúvida, o fanatismo e a hipocrisia, dos que defendem de forma intolerante suas causas , e ademais, somente no discurso. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  4. Elcio Simielli

    Está faltando mão de obra hoje. Baixa qualificação. Se reduzir a jornada, as empresas terão muita dificuldade pra contratar. Antes de qualquer mudança de jornada, deveria-se melhorar a formação escolar dos profissionais. Um amigo tem um restaurante pequeno, com duas vagas de garçom em aberto, que não consegue preencher, mesmo pagando acima do piso da categoria. A maioria não quer trabalhar aos domingos e outros mal conseguem anotar um pedido. Tá complicado.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      aqui em SC a resposta está sendo a importação maciça de venezuelanos

    2. Elcio Simielli

      Exato, Ivan. As prioridades estão invertidas.

    3. IVAN MATHIAS FILHO

      Penso que isso seja consequência direta do informalidade. Os salários no Brasil são muito baixos e a carga tributária sobre eles é relativamente alta para o empresário. Ocorre que com o aparecimento dos serviços de transporte por aplicativo, ficou mais vantajoso ser informal do que empregado desqualificado. E a contribuição previdenciária? O que vai ocorrer quando esse trabalhador ficar velho? Certamente, ele nos daria a seguinte resposta: eu preciso pagar meu aluguel hoje.

  5. Augusto Ribeiro

    Bloquear sempre meus comrntários é um dos vários fatores que me incentivam a cancelar a assinatura deste jornal. Pretendo também denunciar este jornal por impossibilitar o fácil cancelamento de sua assinatura. Isso é um crime e total desrespeito com os consumidores.

    Responda
  6. marcos fernando dauner

    se a galera defende tanto a redução de tempo de trabalho, por que a petezada insiste que o idoso continue trabalhando aos oitenta anos ? Falta de coerência total .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      ivan - V. não encontra ninguém com menos de sessenta anos de idade apto para o que desejas ?

    2. IVAN MATHIAS FILHO

      Para não entregar o poder ao tenente ou ao seus comparsas. Por mais erros que o Lula cometa, e ele é pródigo nisso, nada se compara ao tenente golpista. Este, além de golpista e apreciador de relógios alheios, tem sérias limitações cognitivas.

  7. marcos fernando dauner

    concordo - supermercados e xopingues não deveriam abrir nem sábado . nem domingo . São dias de descanso , lazer e igreja .

    Responda
  8. Rodrigo à vora

    5X2 é o mínimo civilizatório e a 4x3 é Vida!! Quem diz o contrário é porque ignora a própria mentalidade escravagista ou conscientemente se beneficia do trabalho alheio.

    Responda
    1. Sam Duart

      Brasileiros em grande parte tem a mentalidade do século passado. Por isso foi um dos últimos países a abolir a escravidão.

  9. Elcio Simielli

    Com o desemprego na casa de 6%, se acabarem com o 6x1, onde as empresas conseguirão funcionários?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      na Venezuela e nos estados do N e NE . A galera nativa não quer mais saber de trabalhar

    2. Elcio Simielli

      Concordo em parte, Rodrigo. Seria uma boa oportunidade pra qualificar os nem-nem. Mas, precisamos de planejamento.

    3. Rodrigo à vora

      Pelo contrário, Elcio. A redução da jornada para 5x2 ou 4x3 motivará milhões de pessoas a buscarem uma ocupação (sobretudo os jovens nem-nem), ou, até mesmo, uma segunda ocupação para incrementar a renda. O salário baixo ou mínimo se torna mais atraente quando a jornada é menor, o que redunda em um salário médio maior.

  10. Thiago Santos Costa

    Tem que acabar com o 6x1 mas tmb tem que reduzir os impostos para o pequeno e médio empresário. Aqui neste país só se dá bem se for um grande empresário, aí vc pode pegar empréstimo a juros baixíssimo no BNDES, aí vc pode ter redução fiscal... Mas como disse Haddad a direita não quer pagar impostos e a esquerda não quer perder privilégios..

    Responda
  11. José Carlos de Oliveira

    Hoje, para a grande parte da massa trabalhadora já é, em verdade, 5 e meio de trabalho por 1 e meio de descanso, certo? Para outros trabalhadores, já é 5 por 2, não é isso? Portanto acho que não tem que mudar a lei... O que precisa é intensificar a fiscalização pelas entidades trabalhistas e pelos sindicatos das categorias...

    Responda
  12. Marco Franco

    Os números impressionam. A escravidão ainda está tão talhada no DNA do povo que poucos a percebem.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Está aí o Congresso que legisla para uma minoria seleta, em detrimento da quase totalidade dos que o elegeram. Demonstração clara disso foram os seus posicionamentos na reforma tributária em andamento. Para a população enxergar a enorme bobagem que faz vai levar mais de uma década.

  13. Julio Shiogi Honjo

    "O percentual dos que desaprovam a redução é maior entre homens (40 por cento), enquanto 70 por cento das mulheres são favoráveis..." Elas são a esperança!

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Porque, justamente, são as mulheres que sentem mais as mazelas da escala 6x1, uma vez que acumulam a dupla-jornada em casa e, até mesmo, a tripla jornada cuidando da família em casa e dos pais idosos.

  14. César A C Sanchez

    Qual é a escala do pessoal que fica de "home office" por ser "mais produtivo" e por prezar a "qualidade de vida". Ouço dizer que é o caso de contingente muito significativo da elite do funcionalismo público. Muitos desses são os que, volta e meio, estão nas redes sociais criticando os "péssimos serviços das empresas privadas". Trabalhar de home office é muito conveniente. O público não tem a menor ideia da qualidade do serviço que essa turma (não) presta. É claro, tem avaliação, dos chefes...

    Responda
    1. Regina Tavares

      César, isso é preconceito e falta de conhecimento sobre o trabalho remoto. Há uma avaliação de produtividade e, pelo que já li em pesquisas, o que trabalha assim acaba até fazendo uma jornada mais dedicada que a do presencial. Sou a favor do remoto para as áreas assim que o permitem; não tem sentido as pessoas perderem até horas no deslocamento para ir e vir do trabalho todos os dias. Trabalho híbrido é sinal de empresa inteligente e atualizada.

  15. Edson Antonio Mendes

    O S T F de xan dão e Di no estão iguais ou piores que os policiais criminosos da P R F atiram primeiro, acertam na cabeça, pra depois perguntar. Que Brasil é este de hoje quando a mais alta corte prende, tortura e deixa morrer pra depois perguntar?

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Lugar de baderneiros e arruaceiros é atrás das grades. Parabéns Xandão.

  16. geraldo bays

    36% é patrão

    Responda
  17. Juliana Teixeira

    Os especialistas que comentam o assunto em geral, sempre trabalham na escala 5x2. Se conversar com o pequeno empresário, verá que o problema dele é mais os valores que pagam de impostos municipais e estaduais e por fim federais para manter o seu estabelecimento aberto e não a jornada 6x1. Venho de uma família de pequenos empresários do comércio e sempre os parentes trabalham nos estabelecimentos para ajudar, e diminuir a contratação de funcionários, ou seja, o fim da escala 6x1 não afeta tanto.

    Responda
    1. Rodrigo à vora

      Afeta sim. No seu caso, familiar não é empregado. É dono ou herdeiro. Não há comparação. 5x2 é mínimo civilizatório e 4x3 é Vida!

    2. René Massuo Wada

      Evidentemente seu caso não é afetado por qualquer alteração de jornada. Tem de ver aqueles que não são iguais ao seu; considerando que nem todos têm uma família tão grande, nem empreendedora. Em empresas familiares muitos não são registrados ou o são por valores subfaturados, o que faz muita diferença no pagamento de impostos. As empresas em que a força de trabalho é contratada, pelo valor real e obedece a legislação trabalhista e tributária a alteração de jornada traz muitas mudanças.

  18. José Cardoso

    Sempre preferi trabalhar menos horas. Mas nem todos concordam comigo. Há pessoas que trabalhando de segunda a sexta, arranjarão um bico no sábado para aumentar a renda. O quanto cada pessoa valoriza um pouco mais de lazer ou um pouco mais de dinheiro é altamente subjetivo.

    Responda
  19. Nestor Bercovich

    A elite branca perversa continua a ser ela mesma, e se for homem e tiver mais de 60 anos, pior ainda... Os caras que já estão aposentados e têm grana para ir de shopping finais de semana, não querem abrir mão desse privilégio e não estão nem aí com os direitos dos trabalhadores.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Para mim, a única que tem que funcionar todos os dias é hospital, desde que tenha médicos para atender os pacientes. O resto pode esperar porque a vida útil é curta.

  20. marcos fernando dauner

    por que supermercados precisam abrir sábados e domingos ? mantê-los fechados seria ótimo para seus empregados . Fechando para almoço, poderiam manter apenas um turno de trabalho, sem a necessidade de contratar mais venezuelanos para cobrir os dois turnos .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      caro MAP - restaurantes para quem? com três dias de folga por semana há tempo suficiente para cozinhar em casa e fazer marmitex para a semana inteira, guardadas na geladeira/freezer .

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Vamos fechar os restaurantes pro almoço e pro jantar. E as padarias pro café da manhã. Ficaria ótimo né

    3. CAMILA AMARAL TAVARES

      Trabalho na área de lazer. Folga é na segunda, e em escala alternada da equipe, alguns finais de semana. 5x2 não significa que trabalhadores só trabalharão dias úteis.

    4. Alberto Henrique

      Trabalhei muitos anos na ferrovia, sempre 5×2,não folgadva todo final de semana, mas sempre 5×2 e os trens circulavam normalmente.

  21. marcos fernando dauner

    quatro x três. Eu defendo a ideia de que os supermercados só deveriam funcionar de segunda a quinta feira , das oito ás dezenove, fechando uma hora para almoço . a galera aqui vai adorar .

    Responda
  22. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    É, só pode ter feito a pesquisa entre os patrões. Mas, valeu para rir um pouco. E pensar que nos países civilizados já estão adotando a jornada de 4 dias por semana!

    Responda
  23. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Aparentemente, faz sentido trabalhar só de segunda a sexta-feira, como aliás já acontece em inúmeros setores de atividade. Mas será que isso seria viável em outros setores, como os que prestam serviços essenciais de forma contínua ? E mesmo serviços não-essenciais, mas que têm demanda ininterrupta. Ou o fim da escala 6x1 provocaria um desarranjo geral na economia ?

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Naa fábricas que funcionam 24 horas, a escala é de 5x2, sem problema algum. Isso é adaptável tanto para jornadas de 8 ou 6 horas. É só conhecer aritmética.

    2. René Massuo Wada

      Quem acha respostas fáceis para o problema desconhece a CLT, trabalha informalmente ou terceirizado e gera um passivo trabalhista. A mudança de jornada cria mudanças significativas numa empresa. Só quem está à margem do que já existe na legislação trabalhista é míope para isso.

    3. René Massuo Wada

      Na maioria, quem adotou a escala 5x2 na verdade adotou a jornada de 44 horas semanais distribuídas nos outros 5 dias da semana. Onde foi exeqüível fazer essa mudança sem maiores consequências foi benéfico para os funcionários e indiferente para a empresa. O problema é querer adotar essa jornada onde traz mudanças significativas para a empresa. Só não há desarranjo na hipótese de mais contratação com alteração nos preços ou margens de lucro e com a dificuldade de preenchimento de vagas

    4. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      É simples, contrata-se pessoal para cobrir essas variações. Pode-se chamar até de plantão. É bom que dá emprego. O capitalista tem que entender que o emprego é uma segurança para eles também, que têm o din-din.

    5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Provocou nos EUA e na Europa ? Precisamos sair do século dezenove!

    6. Alberto Henrique

      Trabalhei na ferrovia muitos anos, sempre 5×2 e os trens circulavam normalmente não folgava todo final de semana ,mas sempre 5×2.

  24. Alberto Henrique

    99% dos empresários def3ndem a escala 7x1.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Calma pessoal, sou de direita, peguem leve. Hahahahaha

  25. NACIB HETTI

    Para estimular o consumo e, consequentemente a economia, o melhor é 4 X 3. Melhor ainda se o salário mínimo for para o equivalente a 500 dólares. Haverá um choque inicial mas com o tempo tudo se ajeita. Lula tem apoio popular para o mister.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Tem toda razão, caro Nacib. Alguém opinou que a mudança causaria desarranjo na economia do país, na CLT, etc. Depois de algum tempo as coisas se ajeitam e tudo bem. Desde que criança que escuto a lenga-lenga que o bolo tem que crescer para dividir. Que nada! A vida é curta e o bolo tem que ser dividido é agora. A longo prazo estaremos todos mortos.

  26. ANIBAL CARRION

    Enquanto o povo votar nessa gente, nada mudará. Seria tão bom ter a mesma escala TercaQquartaQ quinta deles, mas isso não te pertence. Os mercadores, empreendores, pragas do Egito, especialistas etc não deixam só trazem notícias ruins. Basta ver que o povo odeia os sindicatos e não teve ganho de renda, então bater de frente com o capital é suicídio. Engraçado que não muito distante não eram tão exaustivas, se trabalhava sábado até meio dia e descansava aos domingos e nem tinha a internet

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Isso faz tempo, tinha 15 anos e trabalhava aos sábados até meio dia. Achávamos isso normal,mas graças ao sindicato essa escravidão diminuiu um pouquinho.

  27. VICTOR SAETA DE AGUIAR

    A malfadada escala de 6x1 foi mais uma invenção danosa de Bolsonaro. Sem compaixão dos trabalhadores ele instituiu essa escala que priva o empregado de seu lazer e da atenção que deve dar à sua família nas horas de descanso. Antes dele o Partido dos Trabalhadores exigiu e conseguiu implantar a escala 3x2, mas a desumanidade do PL não permitiu e a alterou. O ideal seria a volta do 3x2 com sábados e domingos livres como no tempo do PT. E para evitar a perda cambial,o pagamento deve ser em dolar.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Quando não tiver nada de interessante pra dizer, apenas ouça, é bom pra você e pra todos nós.

  28. marcos fernando dauner

    o que dizer daquela galera que ainda não sabe que a covid é passado e continuam em home office ? em muitos órgãos públicos - e algumas empresas privadas - a galera ainda não voltou ao trabalho presencial .

    Responda
  29. MARCIO Gionco

    Explica que isso tem um custo e que todos devem fazer a sua parte, principalmente o governo, que só faz aumentar tributo e não corta as mamatas

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Marcio. Aos lúcidos como é seu caso, cabe a compreensão de que um dos piores males da humanidade é o fanatismo, como se vê aqui. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá defendendo que ricos continuem a não pagar impostos? Quais tributos aumentaram desde que o Lula assumiu? Sabia que a carga tributária caiu desde então? Se informe melhor.

  30. Mario Silveira

    O pais quebrado e ainda tem coragem de propor um absurdo desses . Logicamente os empregadores vão adorar.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Ô, seu Mario, é difícil fazer essa conta. Que espécie de capitalista é o senhor? Veja a coisa por outro lado: menor jornada, mais empregados que é igual a menos deliquencia e mais segurança para o rico gastar o din-din dele.

    2. Regina Tavares

      O Brasil está quebrado? Onde ouviu ou leu isso? Jornada 5 x 2 é um absurdo para os que ainda vivem no tempo da escravidão. Pelo fim da 6x 1!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tá falando da Argentina? Estamos no Brasil, mané! Economia crescendo 3,5 pc, desemprego menor da história, inflação anual menor que a mensal na Argentina, salários médios maiores dos últimos dez anos.

  31. Ricardo Andrade

    Sou a favor da redução dos dias de trabalho, mas acho que o DataFolha atrasou e demorou a fazer a pesquisa. Até que os deputados recomecem a trabalhar, ninguém mais lembrará da pesquisa.

    Responda
  32. Joao Pinheiro

    Sou a favor de 4 dias de trabalho X 3 dias de descanso, com limite de 8 horas diárias para todos. As pessoas não vivem para trabalhar, trabalham para viver. Além disso, dessa forma, mais pessoas encontrariam emprego. Já os patrões teriam que investir mais em ferramentas, tecnologias, treinamento e gestão, que, junto com empregados mais felizes e descansados, aumentariam a produtividade e diminuiriam os acidentes e erros de trabalho.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Está certíssimo, caro João Pinheiro. Concordo inteiramente com você. Dias atrás deparei acidentalmente na internet com um influenciador digital conclamando todos a trabalhar 70 horas semanais para ficar rico. Inocentemente perguntei a ele para quê queria ficar rico se não teria tempo, paciência ou motivo para ficar rico. Perguntei também se ele tinha esposa (ou marido) filhos, um jardim, um vizinho? O futuro bilionário não me respondeu e ainda excluiu minha mensagem.

  33. Miro Costa

    É o paraíso dos preguiçosos.

    Responda
  34. Adauto Lima

    O que dizem os especialistas. Isso é muito mais importante informar numa matéria e foi omitido. Quantos dentre esses 64% são especialistas. Que tal fazer uma pesquisa sobre quantos são a favor que não chova no Carnaval. Seria mais interessante.

    Responda
    1. Leonardo Carneiro Ventura

      Quem já percorreu as ladeiras no carnaval de Olinda sabe o quanto uma chuvinha é preciosa.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os especialistas são os países que adotaram a semana de cinco dias há quase cem anos. Isso foi introduzido nos EUA na década de vinte do século passado com o fordismo. Quebraram os EUA? Na Europa há mais de quarenta anos a maioria dos países adota a escala 5x2 e muitos estão implementando a escala 4x3. Aqui estamos no século dezenove.

  35. Felipe Araújo Braga

    Que Deus nos ilumine a todos e abraço fraterno em agnósticos e ateus, namastê - eu fico pensando o que esses tiozinhos bolsonaristas pensam! É demais pra mim!

    Responda
  36. Felipe Araújo Braga

    E não me venham falar em produtividade: nosso país nunca superou a escravidão e para alguns produtividade é fazer adolescente de 14 anos e idoso de 75 anos trabalharem sem nenhum direito. Produtividade só será alcançada quando tivermos educação básica, técnica e universitária decente e empregos dignos que paguem bem, com foco em tecnologia e não em commodities, em pensamento analítico e não em entrega por app.

    Responda
    1. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

      Você tá certíssimo, caro José Padilha Siqueira. Concordo inteiramente com você. Aliás, não entendo porque esse jornal cafona tem censurado tanto as suas opiniões. Você me parece tão lúcido! Grande abraço.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Qual era a produtividade do trabalhador estadounidense quando Ford implantou a semana de cinco dias nos EUA na década de vinte do século passado? Esse discursinho não passa de pessima desculpinha para ser contra uma mudança que exigirá empenho dos patrões para se adequar e melhorar as condições de trabalho. Produtividade se alcança não apenas com melhor educação mas com tecnologia, gestão e treinamento.

  37. Felipe Araújo Braga

    Nosso país é campeão de desigualdade. Mas os privilegiados e os pobres de direita - como muitos motoristas de app - defendem ainda mais desigualdade e precarização das condições. A Europa só sossegou após implementar um Estado de Bem Estar Social no Pós-Guerra. Chega de tanto absurdo e tanta ignorância. Nosso país tem baixos índices educacionais e a direita quer dificultar ainda mais o acesso aos estudos, tem uma das piores condições de trabalho do globo e eles querem fazer o povo sofrer mais.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Quem "nos governa" a 18 dos últimos 24 anos é o partido dos ricos de esquerda. O PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  38. Matheus Battistoni

    Quarenta horas semanais e salário mínimo de 2500, já!

    Responda
  39. João Batista de Junior

    40 h semanais seria o bom para o país hoje.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Penso que 6 horas por dia como ocorre nos países da Socialdemocracia europeia é o melhor, para o convívio familiar, para o lazer e, sobretudo, para o desenvolvimento cultural do trabalhador. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  40. Nelson Vidal Gomes

    Nada pode ser mais vergonhoso para o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), do que após 44 anos de existência ter que conviver com uma proposta de Emenda Constitucional de redução da Jornada de Trabalho, promovida por uma parlamentar de outro partido. Vergonhoso demais, como se já não bastasse o Mensalão e o Petrolão. Só os que dele precisam conseguem se orgulhar da filiação ao partido. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus!

    Responda
  41. Nelson Vidal Gomes

    Nada pode ser mais vergonhoso para o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), do que após 44 anos de existência ter que conviver com uma proposta de Emenda Constitucional de redução da Jornada de Trabalho, promovida por uma parlamentar de outro partido. Vergonhoso demais, como se já não bastasse o Mensalão e o Petrolão. Só os que dele precisam conseguem se orgulhar da filiação ao partido. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  42. Lucas Gomes

    Escala 6x1 é absurda.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É século dezenove. Só o Brasil tem!

  43. Regina Tavares

    Quem é a favor desta jornada escravocrata, que tome um pouco de seu tempo conversando com quem a faz. Empresários pagam o mínimo de impostos, o setor de comércio, restaurantes e bares idem (sem contar a sonegação) e há uma infinidade de setores beneficiados com isenções inexplicáveis, portanto, há margem para a implementação da escala 5 x 2, mesmo porque tudo é repassado ao preço final do produto ou serviço e o mercado se adéqua.

    Responda
  44. Paulo Roberto Coelho

    De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, em 2023, o Brasil tinha cerca de 29,9 milhões de trabalhadores autônomos, a opinião desse grupo não deveria ser levada em consideração na pesquisa.

    Responda
  45. Maurizio Ferrante

    Os 17% a favor da jornada de seis dias DeVem ser elogiados: tem uma fortissima etica do trabalho, sao altruistas, e se preocupam com os patroes, alegrando -se de contribuir para seu enriquecimento

    Responda
    1. fabiana santos

      Na realidade os 17% entrevistados devem sem 'patrões'.

  46. REINALDO sousa correia

    Quem levantou esta lebre só pode ser político daqueles que não sabem de onde vem o dinheiro. Para dar qualquer benefício precisa disponibilizar um custo equivalente. Quem está disposto a bancar? O que se vê hoje já é o Brasil refém dos empresários, os quais tem atualmente isenção de impostos na ordem de 700 bilhões anuais. Se puxar muito a corda, vão querer mais isenção e é isto que vocês querem?

    Responda
  47. Tacito Silva

    Interessante como toda mudança que pode melhorar as condições dos trabalhores é rebatida com o mesmo argumento central, a instabilidade econômica, na assinatura da Lei Áurea, na criação da CLT, na criação do décimo terceiro, na redução da jornada de trabalho na constituição de 1988, em todos esses casos houve forte mobilização das elites econômicas argumentando que isso aumentaria os custos de produção, inviabilizando a economia. Qualquer semelhança é mera coincidência.

    Responda
  48. Fatima Marinho

    Por mais tempo com os filhos e com a família. Fim da jornada 6x1. Toda novidade rompe com o cristalizado e velho, mas abre o possibilidade da criatividade e do novo. Os empresários vão superar e seguir melhor se forem criativos. Os trabalhador@s vão ser mais produtivos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Reinaldo, faz uma pesquisa em EUA e Europa para saber como fazer, por lá vigora a semana de cinco dias há quase cem anos. Só nós estamos no século dezenove ainda.

    2. Fatima Marinho

      Reinaldo, toda mudança provoca uma crise, pois rompe com uma norma de muitas décadas. Que os comerciantes sejam criativos e os trabalhadore@s mais produtivos. Assim caminha o progresso, rompendo com o antigo e criando novas formas de trabalho. Não tenha medo do novo.

    3. REINALDO sousa correia

      Como fica o comércio que atende nos finais de semana? O que sugere, contratar mais gente?

  49. Getulio Cunha

    Agora a opinião do povo vale alguma Coisa ?

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Essa sua, realmente, Getúlio, não vale nada.

  50. Wil Leon

    Será que o Brazil tem trinta e seis por cento de empresarios?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      já ouviste falar dos MEI ? são empresários .

    2. Victor Lopes Santos

      É que existem os empresários e os que se acham empresários.