Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson da Silva Matos

    A ambição faz uma boa alma matar, destruir e morrer pelo precioso... Não olhe, só em um olhar a ambição te domina. Somente os puros de alma conseguem enfrentar e dominar o mal da ambição, que a tudo destrói.

    Responda
  2. Fabiana Menezes

    Aaaaaa Reinaldo, um pouco de literatura faz bem demais! Sobretudo quando vemos as histórias antecipando, em séculos, os mais diversos cenários, inclusive tecnológicos. A luta de seres vivos mais antigos do que os animais, como as arvores, que ganharam forma como Sindarin/ Barbavores mostram o preço do desequilíbrio da industria predatória em Gondor. Semelhanças ?

    Responda
  3. José Cardoso

    Nunca me debrucei na mitologia do Tokien, mas presumo que haja alguma espécie de luta do bem contra o mal. Uma característica de nosso tempo é que ninguém pode dizer que os chineses (e agora os indianos) não tenham direito ao conforto moderno. E isso esquenta o planeta. De minha parte abasteço com etanol:)

    Responda
    1. José Cardoso

      Quando puder vou comprar um híbrido. O processo muito lento de carregar as baterias torna os elétricos pouco práticos por enquanto.

    2. Marina Gutierrez

      Melhor ter carro elétrico e abastecer com eletricidade limpa, o etanol feito de milho ou cana-de-açúcar é tão ruim como a gasolina, a cultura da cana ou milho em áreas extensas, com o uso de pesticidas e fertilizantes afeta o meio ambiente e a biodivesidade.

  4. Cecilia Gomes

    Reinaldo, pedido de uma leitora para 2025 - volta a escrever mais sobre as obras de Tolkien. Acompanho o Valinor desde sempre. Obrigada

    Responda
  5. Mauricio Ferreira Lima

    Os nomes são detalhes, mas interromper um sistema que impõe produção desenfreada de bens de consumo de necessidade duvidosa e/ou ligados ao automatismo/doença do ter por ter sem preocupação com o outro ou mesmo com o planeta, qualquer ser vivo em suas plenas capacidades mentais concordará.

    Responda
  6. Edson José Neves Júnior

    Bonito o texto, mas Gandalf nunca precisou lutar contra os bilionários do mercado financeiro, ou com os psicopatas da extrema direita fascista. Perto dessa gente "de bem", Sauron, Saruman e companhia são brincadeira de criança.

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      O Tolkien era muito católico e monarquista, ele abominava a esquerda, sobretudo a satanista.

  7. Matheus Reis Mattos

    Se o diagnóstico da esquerda é que o aquecimento global é causado pelo capitalismo e a solução é o socialismo, nem Tolkien nem Gandalf concordariam com isso.

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      O Tolkien era crítico da revolução industrial e muito católico.

    2. Reinaldo José Lopes

      Eu gostaria que você me mostrasse em qual de suas cartas ou escritos Tolkien louva o capitalismo ou mesmo usa a palavra. O fato de ele abominar o socialismo stalinista nem de longe significa que ele morresse de amores pelo capitalismo moderno, muito pelo contrário.

  8. roberto foz filho

    Equilibrio e bom senso é exatamente o que precisamos. Feliz ano novo.

    Responda
  9. Joel Aparecido Pimentel Corrêa

    É sempre bom uma pitada de otimismo. Feliz Ano Novo.

    Responda