Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Lincoln Cristian Machado

    Empresas privadas visam lucro e não bondade com a população. Já viram a Sadia, a Nestlé, a Colgate alguma vez baixar os preços de seus produtos porque conseguiram grandes lucros ? E ainda quando mantém o preço, diminuem a quantidade ludibriando o consumidor...

    Responda
  2. José Valter Cipolla Aristides

    No Paraná, especificamente em Curitiba e região metropolitana, a Sanepar fatura bastante. Com frequência há cortes no fornecimento de água. Sempre alegam manutenções nas tubulações, etc. Quando volta a água, primeiro vem o ar para girar muito os reloginhos da conta e depois a água. Talvez, durante trinta dias do mês, se juntar todas as horas de cortes no fornecimento, usufruímos apenas 20, porém, a conta sempre vem como se tivéssemos consumido os 30 dias.

    Responda
  3. ANIBAL CARRION

    Pelo apetite dos mercadores que são muito bem remunerados e nunca perdem uma moeda , o crescimento é pífio. Quero ver investir nos rincões desse gigante pais

    Responda
  4. Andrey Lucas

    A esquerda foi contra o saneamento. Eles odeiam pobres.

    Responda
  5. gleison leocadio

    Nada contra se as regras forem adequadas e as fontes dos recursos sejam dos adquirentes ou captados no mercado, mas francamente, capitalista brasileiro é uma espécie exótica e muito esperta. Cria-se um oligopólio bancado com dinheiro público, via BNDES para gerir um negócio com fluxo de caixa estável e rentável e no fim investido c dinheiro público,

    Responda
  6. Valdir Teixeira da Silva

    O que aconte com a ENEL em SP, é a prévia do que acontecerá com o saneamento e serviço de água daqui alguns anos. Essas concessionárias vão aumentar as tarifas e não farão investimentos na rede de abastecimento, quando os contratos estiverem no final, a rede estará sucateada. O Estado terá que investir bilhões para melhorar a rede.

    Responda
  7. nemesio salvador

    Existem muitos serviços municipais de saneamento eficientes, de ótima qualidade e com atendimento proximo da universalizacao. Portanto, isso é que importa, independente de ser público ou privado. O importante mesmo, além da qualidade, é alcançar as metas de atendimento de forma viável para as populações menos favorecidas, sem sobrecarga financeira nociva às mesmas.

    Responda
  8. Antonio Carvalho

    Beleza ! Privatização com dinheiro subsidiado pelo Estado , ou seja , BNDES ...."Há 34 projetos sendo modelados no BNDES, mas a expectativa é de que 24 saiam ainda em 2025, com uma atração de investimento de R$ 74,6 bilhões"

    Responda
  9. Antonio Carvalho

    Alto lá . Saneamento privado com capital estatal . Isso é privatização ? O BNDES é que está financiando . Essas empresas ficam com o lucro com recursos subsidiados . Sabia que algo cheirava mal nessa notícia . De novo empresas particulares com recursos estatais subsidiados , ficam com a parte do leão , cobram o olho da cara aos usuários do serviço e repassam uma gorda propina para o governante de plantão . Bonito serviço ! Há 34 projetos sendo modelados no BNDES, mas a expectativa é de que ....

    Responda
  10. Marcos Sampaio

    Privatiza os lugares que dão bons lucros, o restante sobra pro estado que se vire

    Responda
    1. Valdir Teixeira da Silva

      Basta ver o caso da Enel em SP, o problema dessas concessões será evidente daqui 20 ou 30 anos.

    2. Antonio Carvalho

      Privatizar o serviço com recursos subsidiados pelo Estado , isso é privatização ?

  11. Felipe Araújo Braga

    Eu sou de esquerda e sou a favor do saneamento privado. O importante é a população ter suas demandas e necessidades atendidas.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Objetivo só possível ser alcançado através da iniciativa privada pois o poder público já demonstrou ineficiência e falta de transparência.

  12. ARY OLIVEIRA

    Muito mais justo e pa...triota utilizar recursos do bndes para construir infraestrutura de saneamento através da iniciativa privada para pobre brasileiros do que " doar" recursos do bndes para ditaduras alinhadas!

    Responda
  13. Paulo César do Nascimento

    Interessante que, na matéria, a diretora da Abcon declara que vão ser atraídos quase R$ 75 bi em investimentos. Esse dinheiro vai ser buscado no mercado financeiro, como também é citado. Quais serão os bancos? BNDES, CEF, ou um banco privado? O pretexto para a privatização é que o setor público não tem capacidade de investir, aí a empresa privada que pega o setor vai pedir dinheiro emprestado para banco público..

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Paulo pode escrever que o dinheiro virá do BNDES

    2. ARY OLIVEIRA

      Claro, vai pegar emprestado e pagar o juros estabelecido pelo banco e não o superfaturamento pedido pelo padrinho.

  14. Marcelo Ribeiro

    Que bom, poderemos pescar e nadar no Rio Tietê e no Pinheiros como antigamente. Me engana que eu gosto.

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Marcelo é só imaginar, a inteligência artificial limpa pra vc

    2. ARY OLIVEIRA

      Isso pode ser que você não tenha o prazer , mas muito pobre agora tera onde defecar e água limpa pá beber!

  15. Fabio Sampaio Marques

    Grandes centros,.com alta densidade populacional, são atrativos financeiramente e, segundo o artigo, é onde os investimentos se concentram. O maior problema são pequenas cidades dos rincões do Brasil, que provavelmente vão ficar de fora por não serem "lucrativas". Leilões muito mal feitos, sem colocar nos lotes essas localidades. Coisa de governinho.

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Quem está controlando essas concessões agora e' governo Lula três!

  16. Aderval Rossetto

    Vão adiar prazos de conclusões infinitamente, como em todas outras concessões!

    Responda
  17. ARI JOSE ANTONIA

    Mais uma iniciativa do governo Bozo...kk! Fez o marco do saneamento básico...pode por a culpa no Bozo, petezada...

    Responda
    1. Paulo César do Nascimento

      Sim, entregar um setor fundamental para a infraestrutura urbana para empresas que vão usando dinheiro público,, e deixando de lado cidades menores por que não é lucrativo.. Por essas e outras que o governo do teu mito foi uma porcaria..

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Se vc é da classe baixa, e passou esgoto pela sua casa acho que vc já sabe o quanto vai custar isso pro povão, e tudo feito com nosso dinheiro, ou seja do Bndes

  18. Jorge Rodrigues

    A expansão do saneamento básico, item de extrema importância para o bem-estar social, é apenas um dos inúmeros exemplos do que a iniciativa privada pode fazer em prol da sociedade. Infelizmente o Brasil ainda é dominado por anacrônicos e obtusos governantes que veneram o estado hipertrofiado, intervencionista, cerceador da liberdade de empreender e extremamente ineficiente. Esse abjeto estado é altamente deletério para os interesses da sociedade.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Se usou "em prol", muito provavelmente não sabe do que está falando. Iniciativa privada existe pra fazer lucro, o resto é conversa de Poliana ou gente cínica.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Éh, A iniciativa privada fazendo tudo isso com a verba do BNDES, assim até eu faço. A iniciativa faz bem mesmo é ficar com o lucro

    3. DANIEL PESTANA MOTA

      A iniciativa privada busca lucro. Haveria que se organizar estatais eficientes, e não confundir atividade econômica com finalidade lucrativa com atividade essencial! Pensamento obtuso que ainda encontra adeptos.

  19. Erlon Carlos do Nascimento Nascimento

    Se uma barata morrer atropelada é culpa do PT.

    Responda
  20. Mauricio Coelho goiato Goiato

    O Pt queria o contrário ..destruidores ..

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Tiü França tava igual a você. E acabou daquele jeito. Melhor se cuidar.

  21. Paolo Valerio Caporuscio

    Só divulgação no Brasil Fantasia.

    Responda
  22. Nelson Vidal Gomes

    Eis aqui a prova incontestável de que Lula deu comida para obter votos com o Bolsa Família, mas não onde fazer cocô,nos legando 100 milhões de brasileiros sem saneamento. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Vinícius. Foi isso mas o preocupante é que Lula e o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), estão se esforçando para que continue sendo isso. Namastê!

    2. Vinicius Branco

      A Maria preferia a época em que todas as concessionarias eram estatais, só davam prejuízo s serviam como fabricas de cabides de emprego.

    3. Maria José de Araujo Costa

      P saneamento básico desde tempos remotos era atribuição de municípios ou de estados. Não havia serviço federal no setor. O que há agora é a tentativa de se fazer concessões a empresas privadas, que evidentemente buscarão lucros. Como disse o texto, foi priorizado o valor da outorga (o que ficou de receita pata o governo de plantão). Os preços a serem cobrados veremos no futuro. Eis a questão!