UOL - O melhor conteúdo
Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO PETRASKI

    Na Bíblia diz: Deus é amor ( carta de Joao). Somos todos membros de um só corpo cuja cabeça é o Cristo( carta de Paulo). Vinho novo em odres novos ( Jesus criticando as leis antigas e enfatizando a nova aliança). O que eu quero é misericórdia ( Jesus). Sem generalizar, mas essas igrejas dos Malafaias e Macedos da vida pregam um Jesus totalmente diferente: vingativo, excludente, rancoroso, dinheirista e bitolado no velho testamento.

    Responda
  2. Ina Carvalho

    Oi pastor, só pra começar, o que vc tem a dizer de João 8:11 qd Jesus perdoa a mulher adúltera, mas faz uma observação: "vai e não peques mais"? E sobre Lucas 5:31-32: "Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes"? E sobre Mateus 18:11 "pq eu vim para salvar o que se havia perdido"?

    Responda
  3. Alessandro Medeiros

    Estão de parabéns, Lutero, Calvino e seus seguidores!

    Responda
  4. Chico Neto

    Morreu, "cabô", como reconheço isso, não preciso de religião, embora admire alguns pela obra aos mais pobres, como Irmã Dulce, da Bahia, e Padre Júlio, admiro-os pela caridade. Quanto a esses religiosos políticos e dos dízimos, meu desprezo.

    Responda
  5. Araguaci Faustino da Silva

    Igreja inclusiva desde quando? De agora? Se as igrejas aceitam até bandidos e presidiários, que mal faz um homossexual? Já chama a galera da cannabis, do pó, etc. Simbora todo mundo. Menos eu, que não tenho 10% pra "doar" pra Jesus. Sniff.

    Responda
  6. Ivo Broeing

    A religião, sob a ótica da psicanálise como nos ensina Freud, em O Futuro de uma Ilusão, sugere que a crença religiosa é uma resposta ao desamparo humano, funcionando como um suporte simbólico que oferece sentido e proteção frente às incertezas da existência. No entanto, essa mesma crença pode levar à alienação, no sentido marxista do termo, quando o sujeito transfere sua autonomia para uma instância externa, delegando à religião a responsabilidade por sua vida e suas escolhas

    Responda
  7. Ivo Broeing

    No entanto, é preciso reconhecer que a religião também exerce um papel fundamental na coesão social, especialmente em contextos onde o Estado falha aos cidadãos. A igreja evangélica, por ex, tem uma forte presença em comunidades periféricas, oferecendo não apenas assistência espiritual, mas também redes de apoio concretas, como projetos de reinserção social, recuperação de dependentes químicos, suporte a famílias vulneráveis e criação de espaços de pertencimento para indivíduos a margem

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Assim, a psicanálise não deve assumir uma postura reducionista que desqualifique a religião apenas como um mecanismo de alienação. Pelo contrário, é fundamental compreender o fenômeno religioso, reconhecendo seus efeitos de captura subjetiva quanto sua potência estruturante na vida de muitos indivíduos. O desafio está em manter uma relação com a fé que permita o questionamento, a reflexão e o desenvolvimento subjetivo, ao invés de uma adesão passiva que anule a autonomia do sujeito

  8. Maria adelaide viestel

    Verdade se vc nao esta fazendo mal a ninguem , Deus é amor , evoluir nos tornando melhores seguindo Jesus e sua érltica perfeita é o que vale.

    Responda
    1. Maria adelaide viestel

      Ops Ética.

  9. José Leandro da Silva

    salvar, o que é salvar? quem quer se salvar? jesus irá salvar quem não quiser se salvar, quem não se importa com isso? irá salvar na marra mesmo que o indivíduo não queira, não creia, ser salvo?

    Responda
  10. S Barreto

    Você já leu a Bíblia? Viva a sua como quiser, mas não venha querer mudá-la a seu bel-prazer.

    Responda
  11. ANIBAL CARRION

    Sou agnóstico e amo Exu

    Responda
  12. Rai Giovanni

    A FSP esta fazendo o serviço do Sidonio, tentar trazer os evangélicos para o PT, não demora e estreia uma coluna intitulada... Deus e Politica.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Precisa se esforçar muito para ser tão tacanho. Te admiro.

  13. Rai Giovanni

    Cristianismo woke.... Duvido de vcs ai da reportagem acharem um Mulá ou Clérigo do Is-lã com essas ideias aí. E duvido mais ainda de ter coragem de publicar.

    Responda
  14. Djan Zanchi da Silva

    Não sou religioso, mas gosto de pensar em Jesus como um ser humano inconformado com a realidade social da sua época, contrário aos poderosos e hipó critas e com enorme empatia pelos necessitados e margina lizados. Certamente seria desqua lificado e possivelmente mor to atualmente pelos mesmos que falam em seu nome.

    Responda
    1. welington soares

      Sua tese pode parecer interessante, mas de fato não é cabível, se me permite ser explicitamente franco. Ocorre que o próprio Jesus disse ser o Filho de Deus e falou que iria ser morto e ressuscitaria. Portanto, se o consideramos apenas um homem inconformado com as mazelas sociais significa dizer que Ele foi uma farsa. Então na verdade Ele próprio não nos deu outra opção: ou o aceitamos como Filho de Deus ou não há o que se admirar nele.

  15. Celson Luiz

    a opinião desse pastoreca não significa "nada"

    Responda
  16. Gustavo da Silva Sabino

    Pastorzinho pegou a vibr do Papa Francisco! Está sendo pioneiro no meio evangélico

    Responda
  17. Vicente de Oliveira Sampaio

    Os textos bíblicos não admitem obediência pela metade o que é condenável é condenável e fim de papo Deus cura, mas cura quem Ele que curar e salva quem lhe é obediente nos seus mandamentos . Não existe meio termo.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. neli faria

      A considerar isso que o senhor fala, todos os cristãos estão apenados eternamente. O Senhor obedece as Sagradas Escrituras? Come carne de porco? Usa roupas com fios diferentes? Mistura carne e leite? Tem tatuagem? Vai em vidente? Escuta a Palavra da pastora,bispa ? Mistura o profano e o Divino ou seja vota em quem o Pastor , Padre manda? Tem mulher evangélica que abandonou a mãe e a avó. Amai-vos uns aos outros. E Jesus não atirou a pedra na pecadora, quem é o senhor? Mais puro do que Ele?

  18. Enos Mendes

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  19. Paulo Henrique

    A religião é o ópio do povo ... Não resolve nada ... Só complica ...

    Responda
    1. welington soares

      Caro Paulo Henrique, boa noite! Isso é frase de pronta , com certa carga de preconceito. Há muita coisa errada nas igrejas, como em todas as instituições humanas, mas tem muita gente sincera, que busca levar uma vida digna e com sinceridade de coração. Talvez lhe falte conhecer histórias verdadeiras de pessoas que se converteram e se dedicam a ajudar outras pessoas. Que tiveram a vida transformar pela experiência de conversão e um novo sentido na vida, bem diferente do que o ópio faz.

  20. Marina Arcoverde

    O jornal deveria, no mínimo, fazer uma matéria simultânea com os desconvertidos. Pra ser absolutamente, ou melhor dizendo, minimamente imparcial (coisa que o jornalismo deveria ser.).

    Responda
  21. Joaquim Rosa

    Tá osso!

    Responda
  22. Marcelo Barbosa

    "cristianismo freestyle" é bem isso aí.

    Responda
  23. neli faria

    O amor,entre dois adultos:homem,homem;mulher,mulher;homem,mulher, não é pecado, porque o amor é lindo.Amai-vos uns aos outros, isto é , ame a quem quiser, mas, ame. Se todos os Cristãos adotassem o que Jesus Disse, o mundo seria uma Paz suprema. Essa gente não cumpre integralmente as Sagradas Escrituras.E quer se imiscuir em cama alheia?Come carne suína, tatuagem, roupas com fios diferentes;mulher não pode falar da Bíblia... !Vai em vidente, saúde Ana.Sigam a Palavra de Cristo, Cristãos!

    Responda
  24. Marina Gutierrez

    Jesus morreu porque ousou denunciar e confrontar os governantes da época, não salvou ninguem, apenas morreu, muitos ainda morrem pela mesma razão.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Essa é a diferença Joaquim, que muitos não entendem. Jesus não morreu, ele está vivo. Muito vivo!

    2. Joaquim Rosa

      Morreu porque se achava imortal. Deu no que deu.

  25. Andre Lago

    Vamos lá... (1)Jesus morreu porque era necessário que alguém perfeito se mantivesse íntegro ante aAdão, que pecou e nos condenou ao pecado. (2) Jesus morreu pra salvar os que aceitam a verdade e as Leis (3) Arrependimento dos pecados eram necessários (4) Só quem foi escolhido por Deus será salvo

    Responda
  26. Jaime Souza

    Gente, a Folha é só igreja todo dia agora! Que lixo virou esse jornal! Todo dia é isso! Que doutrinação. Como se essa gente lesse jornais.

    Responda
  27. Anna Rodrigues

    Porque essa necessidade de frequentar uma igreja, carência de viver em comunidade? Vejo que isso é mais comum onde o povo é mais fechado. E hoje as famílias também são bem menores que antigamente, restando em muita gente solitária. Existem muitas formas de se conectar com o divino e muita sabedoria de vários povos. Se limitar apenas ao judaísmo, como fazem essas neopentecostais, pode ser muito limitante.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Anna Rodrigues, resposta para o leitor abaixo: muitos adeptos do judaismo usam a religião para fazer coisas muito piores que picaretagem.

    2. Marcelo Fernandes

      Os neopentecostais se limitam à picaretagem mesmo. Poupe o judaísmo desse vexame.

  28. José Valter Cipolla Aristides

    Sou católico e não conheço igrejas evangélicas neopentecostais, mas já escutei algumas nas rádios am e fm. Me parece que elas apenas usam o nome de Jesus, porém, deitam e rolam no velho testamento, por conta da facilidade em botar pavor nos homens, mulheres e crianças que as frequentam.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Jose Valter, em nome de um deus e de Jesus atrocidades são cometidas diariamente, usam a religião como justificativa.

  29. Raymundo Itareru

    eita, o que os irmãos Silas, mi chek, das mares, magno mal, infeliz ciano... tem a dizer?

    Responda
    1. Sam Duart

      Se trouxer mais adeptos e mais dinheiro ninguém vai reclamar.