-
Antonio Catigero Oliveira
Ah, é! Tem também os número$ Bilionários dos precatório$ que o capitão de milícia e seu pupilo Guedes deram Calote, e Lula honrou o compromisso$, Pagando a Dívida do governo anterior. Só para ilustrar o tamanho do calote feito por Bolsonaro e Guedes, basta saber que o Golpe de 2016 foi motivado por 'pedalada fiscal'...
-
paulo cesar cruz
O vento uníssino,unânime,monotemático e cansativo dos colunistas da Folha. Trazer em questão a opinião das pessoas e tentar desqualificá-las mostra o quão despreparado é a pessoa. Por justiça histórica, os sacrifícios da Penthouse da pirâmide são sempre adiados até que caiam no esquecimento. Sobra para o andar de baixo e colocar tudo no mesmo saco é maldade mesmo.
-
eduardo silva
que maldade em torvelinho
-
-
PAULO CURY
A midia e o governo precisam para de falar que rico nao gosta de pagar impostos , ele nao gosta è de ver seus impostos ir para bolso funcionarios punlicos com suoer salarios , obras suoerfaturadas , cartoes corporativo , obras denecessarias, ministerios denecessrios.. Turo isto contribui para má vontade com relaçao aos impostos Igual na nossa vida, ninguem gosta de sustentar cunhado vagabundo. Se tivessemos um Mujica a frente do executivo ficaria mais facil convencer .os ricos,
-
ANIBAL CARRION
Que "show da Xuxa é esse"? É brincadeira o que a dona folha começou a fazer, francamente!!! O mundo é outro, especialmente pós pandemia e farra precatórios não pegos, isenções extremamente duvidosas para os mercados da praga do Egito e eventos climáticos adversos, o que dá a entender com as manchetes do fim do mundo apocalíptico é que tem que acabar com o Estado e deixar tudo aos ricos, aliás nunca antes na história desse país houve tantos bilionários. Nojo
-
Antonio Catigero Oliveira
Também gostaríamos de saber os números$ do que não é arrecadado por isenções fiscais para o agronegócio; para igrejas católicas e evangélicas; qual seria os número$ deixados de arrecadar por não termos coragem de cobrar impostos de bilionários, sobre fortunas$ e heranças$, como ocorre nos Estados Unidos e em qualquer país civilizado... Existem muitos número$ a serem descritos. Nós, os ignaros, aguardamos os números$
-
José Freitas
Entendo a frustração do VTF pela não viabilidade politica de Haddad como sucessor de lula. E a culpa por essa inviabilidade ele reconhece não ser do "mercado financeiro" mas sim das lutas politicas internas do PT - a esquerda louca e ignara - que não lhe permitem aplicar o remédio amargo da redução do "gasto publico" que poderia levar ao "equilibrio fiscal" e que traria, por consequência , uma queda dos juros. Mais dia menos dia o Brasil deverá seguir o exemplo da Argentina do Milei.
-
vitor da Silva
Pra reduzir o gasto público tem que antes aplicar o remédio amargo (para os credores) da redução da Selic. O déficit primário já está em queda, é só continuar os ajustes.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Mas o "mercado financeiro" também não permite a tributação devida dos super ricos. Daí também vem a inviabilidade eleitoral do Haddad. Ou não?
-
-
Gilberto Rosa
Sinto cheiro de esgoto na coluna.
-
Itamar Perenha
Eu não sei o que você aprendeu na matriz, mas ostenta bons títulos. Ler livros, conhecer teorias pode parecer fundamental. E é. Mas o fundamental é o simples. Você não acredita no Brasil. Você acredita num país que emite moeda de curso mundial e que pode transferir a inflação para o globo terrestre. É papel pintado. Deram um calote mundial em 72/73 rompendo Bretton Woods pelo déficit do atoleiro Vietnã. Por isso trilhoes vagabundeiam pelo mundo à busca de rentabilidade. Fazem tudo. Se liga cara!
-
Carlos Gastal
Aguardo os números, mas e a baixa das taxas de desemprego, povo trabalhando e produzindo também e uma pedra no sapato do mercado, ou não é?
-
Ricardo Fernandes
Não entendi. A direita não quer pagar impostos devidos? A direita não vive no Brasil que possui a maior tributação do mundo? Não há ricos na esquerda? Somente na direita? Me desculpe mas seu artigo é muito ruim
-
Gilberto Rosa
Apagam, mas a gente insiste. Então Vinícius, que tal fazer uma revisão de suas previsões erradas para 24, quem sabe começar pelo Pib, que projetou 1 por cento, também pela inflação que ia subir, ou então pelo plano para indústria do Lula, que não ia dar certo, mas colocou a indústria a mil, com a menor taxa histórica de desempreço? Não vai dizer novamente que ninguém sabe como isto aconteceu, pega mal pra ti, se bem que piorar vai ser difícil.
-
Antonio Catigero Oliveira
Quanto aos números$, aguardamos para saber sobre quanto pagamos por ano pelas desonerações bilionárias que não possuem contrapartida social; sobre quantos$ Bilhões$$ pagamos, com os maiores juros do mundo, ao 'o mercado, o absoluto' por termos uma inflação de 0,5 acima da meta? Ou seja: quantos Bilhões gastamos anualmente ao aumentar 1% na taxa de juro$? Também gostaríamos de saber qual é a maior prioridade de gastos: aumentar a taxa de juro$, ou o aumento do salário mínimo?
-
Antonio Catigero Oliveira
Também gostaríamos de saber os números$ do que não é arrecadado por isenções fiscais para o agronegócio; para igrejas católicas e evangélicas; qual seria os número$ deixados de arrecadar por não termos coragem de cobrar impostos de bilionários, sobre fortunas$ e heranças$, como ocorre nos Estados Unidos e em qualquer país civilizado... Existem muitos número$ a serem descritos. Nós, os ignaros, aguardamos os números$
-
-
Marcelo Ribeiro
Nenhum orçamento público será suficiente para conter a ganância de quem detém o poder de direcionar para aonde e quem irá o dinheiro. Se Lula tentar reaver o controle das verbas, ato contínuo é instaurado um processo de impeachment, ou simplesmente tudo que propuser no Congresso será travado. Os supersalários da elite do funcionalismo público, incluindo as pensões milionárias para os militares, potencializam a necessidade do aumento dos impostos, obviamente no lombo da classe média.
-
Ettore Fellini
A esquerda ignara.Interessante.E as direitas seriam o que? Ignóbeis. Ou seria melhor chama-las de perversas
-
Antonio Catigero Oliveira
Já escrevi esse comentário em outro texto, mas acho que pode ser útil para podermos saber quem manda, e como: É o poder financeiro tomando conta do dinheiro público$BC por intermédio de desinformações sobre um pessimismo econômico que não se reflete na realidade dos números expressivos que demonstram crescimento muito acima dos prognósticos nestes dois anos. Há uma parcela de financistas que ganham especulando e desinformando, em detrimento da produção, do trabalho e das oportunidades.
-
eduardo silva
Esse efeito manada que nada mais é que um reflexo exagerado a uma suposta ameaça à vida( financeira aqui mas não importa) é arriscado para o rebanho( aqui o risco é :para onde vai o tutú pois correr pra qualidade naturalmente é alimento para predadores de todas peles) e muitos ficarãopelo caminho o pagando pedágiopor alguns anos
-
-
Alexandre Marcos Pereira
Como é que se vive num mundo onde a pressa atropela os detalhes, e o essencial vira opcional? Fui ao mercado ontem, e sabe o que encontrei? Não, não foram promoções nem produtos exóticos, mas preços absurdos. A inflação está correndo solta. O Datafeira, implacável, mostra que não se compra as mesmas coisas com o mesmo valor de alguns meses atrás. Combater a inflação deveria ser o objetivo principal e qualquer política econômica deveria ter esse foco central. Vamos precisar de um novo Plano Real!
-
João Leite Leite
Os economistas e os políticos preferem tirar um pãozinho por dia da boca dos trabalhadores que recebem salario merreca. Quem recebe salario mínimo não tem voz. Os sindicatos estão nas mãos do governo, dos políticos e dos empresários. São ingênuos. Não se dão conta de que, o que economiza no salario mínimo vai gastar muito mais com o bolsa família e outros programas assistenciais.
-
Wilson Junior
Pegar dinheiro, oferendo altas taxas de renda, para pagar os que investiram antes, não seria esquema de pirâmide financeira, é crime, e o mico não fica com os últimos investidores, alguma pirâmide acabou bem para todos?
-
eduardo silva
Isso é capitalismo que é combatido pelos comunistas empedernidos numa república democrática com inflação sempre que há oportunidade.Necessário equilíbrio entre estas forças políticas é imprescindível! barbaridade fsp modere a censura
-
vitor da Silva
Crime é essa Selic astronômica definida pelo BC - um presente para bancos e credores em geral e um atraso para a economia produtiva.
-
-
Amaury Kuklinski
Haddad, nosso provável futuro presidente, faz o que pode. Mas é difícil.
-
João Vergílio
Você tem toda razão quando faz essa crítica à esquerda. O problema é determinar por onde passa a solução e quem é responsável pelo desastre. Desvincular benefícios sociais (aposentadorias inclusive) dos aumentos do salário mínimo é muito razoável (desde que a medida venha casada com impostos sobre lucros e dividendos, grandes fortunas, etc.) Acabar com a maioria das isenções, idem. O debate entre Ciro Gomes e Samuel Pessoa na FGV mostra um imenso espaço de convergência.
-
João Vergílio
Está errado, Marcelo. Tem que repor a inflação, garantindo o mesmo poder de compra. Quando indexamos gastos com previdência ao salário mínimo o efeito imediato é não conseguir aumentar o salário mínimo como deveríamos. Haddad está sozinho. É um grande talento, mas está no partido errado na hora errada.
-
Marcelo Ribeiro
Desvincular o salário mínimo das aposentadorias é escancarar de vez o abandono a que os aposentados estão relegados neste País. Quem passou a vida inteira contribuindo com o Sistema, quando chega a hora da contrapartida por parte do poder público, comprimem ao máximo o valor a ser pago, obviamente à exceção das pensões especiais daqueles que fazem as leis e dos que as julgam, estes estão fora do universo de ignorados desassistidos.
-
-
Márcio Marques Alves
Com esse discurso de que "a esquerda não quer cortar gastos e a direita não quer pagar impostos", eu poderia jurar que o atual ministro da Fazenda, talvez fosse um de seus antecessores liberais falando, tal como Henrique Meirelles, por exemplo. Mas não, isso não passa de jogo de palavras apenas.
-
José Marco Barbizan
Que título mais sem nexo? Faz lembrar aquela foto do Jânio com os pés tortos.
-
Gilberto Rosa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Flávio José Comandolli
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
MARCIO Gionco
Que delícia ver petista revoltado. Vão ser varridos na eleição pela inflação que estão criando. Já o Haddad vai muito bem, sem o ministério ele seria só mais um professor universitário de humanidades, que segundo ele mesmo, não entende de economia.
-
Fernando Alves
Vão ser varridos por gente como o Márcio que acha inflação quatro porcento absurda e achava oito porcento mitada do genial Guedes. Talvez o método do Paulo Freire resolva esse problema crônico da direita de não saber fazer conta que aluno de terceiro ano do fundamental tira de letra.
-
Gilberto Rosa
Quem é que está irritado com o Pib, desemprego mínimo e indústria a mil? Tem gente que torce contra o próprio país e pensa que o dono da Folha e seus capangas são Brother.
-
-
hernando josé rocha franco
Tensões naturais do regime democrático. Ao final, espera-se mais racionalidade econômica de um lado e mais racionalidade social do outro; sem as quais, afundamos todos.
-
Gilberto Rosa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
marcelo duarte
a crítica - que tem fundamento - se esvai em meio a tanto ranço com o que o colunista chama de "esquerda". embora haddad tenha sido claro - o problema está à esquerda e à direita -, freire escolheu a esquerda como o problema maior.
-
Wilton Cardoso
A maior despesa é com juros. O defict primário quase zerou. A questão é: os juros precisam estar tão altos com uma inflação praticamente na meta? Ninguém da Folha questiona isso. É tabu. É sagrado. É lei da natureza no Brasil os juros serem 6, 7, 10 pontos acima da inflação. Afinal juro é ciência, e ciência não se questiona né? Na verdade, estes juros nas alturas são irracionais e os economistas da banca dizem que são cientificamente necessários para encher os bolsos da banca.
-
José Cardoso
Acho que o Galípolo e os demais indicados pelo Lula ao BC tem medo de baixar os juros e acontecer aqui o mesmo que na Turquia há 4 anos. A inflação lá explodiu e até hoje não voltou ao controle. É difícil retornar com a pasta de dentes ao tubo depois que sai.
-
Wilton Cardoso
Esse é o ponto, caro João, o mercado nunca recua: estão montados no governo com uma cenoura na frente da boca do cavalo. Quanto mais o governo corre/economiza, mais ele tem q correr, sem nunca alcançar a cenoura. Tem que mudar a política econômica.
-
vitor da Silva
Sim, tem um monte de empresários e economistas - ignorados pela Folha - questionando a necessidade da Selic estar tão alta.
-
Vitor Varela Alves
Exatamente! Das variáveis que influenciam a relação dívida/pib: o PIB cresce e diminui essa relação; o déficit primário é 50 bi (0,4% do PIB) e caminha pra zero, os juros são 900 bi (7,5% do PIB, quase 20x o déficit primário) e aumentando. O problema são os juros reais de 10 pp, o dobro do juro real neutro! Dizem que tem que aumentar para controlar a inflação. Ora, juros são custos para as empresas, que repassam aos preços; inibem investimentos, que aumentariam a oferta e reduziriam os preços.
-
João Vergílio
Você tem razão, Wilton. Falta clareza nessa argumentação toda. Em grande medida, essa taxa de juros parece ser o resultado de um jogo de forças entre mercado e governo. Mas, para ter força, o governo não pode estar com o pires na mão, dependendo de novos empréstimos para pagar juros antigos. O calote é uma opção suicida - esse é o ponto. O mercado sabe disso. E enfia a faca. Se gerarmos superavit, o mercado se intimida, pois percebe que a dependência foi contida. E recua.
-
-
Paulo Augusto
Reduz-se os juros reais - temos o segundo maior do mundo - e assim sobra dinheiro. Mas a politicagem infiltrada no BC não está a fim de ajudar o país.
-
Hernandez Piras
Não sobra porque hoje temos déficit primário, isto é, mesmo sem considerar os gastos com o serviço da dívida, ainda falta dinheiro para as demais despesas. Logo, mesmo se a taxa de juros fosse zero, ainda assim o Tesouro teria que fazer mais dívida. Esta é a situação que o Ministro Haddad já descreveu como "insustentável".
-
-
Joao Massucci
Caro Vinícius, ao ler os comentários só uma expressão me vem à cabeça: pérolas para porcos
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Mas, oras, por incrível que pareça, os porcos são os animais com anatomia interna e fisiologia mais psrecidas com as dos humanos. Já se fazem transplantes de rim e coração de porcos em humanos. Assim, eles tambem merecem pérolas.
-
-
EDUARDO DE ALENCAR
Quem quer pagar mais impostos para um governo perdulário, cujas prioridades são os amigos da carreta furacão, os "artistes" e os meios de comunicação que são a verdadeira base de sustentação do (des)governo? As estatais estão apinhadas de "cumpanhêros", o próprio Taxadd ñ entende nada de economia. Gov de fachada, que só atrasa o país. Lamentável
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
E a taxação das grandes riquezas bilionárias, que Haddad também defende? Só vejo comentários pelo lado das despesas.
-
EDUARDO DE ALENCAR
Se taxar os super ricos, eles vão simplesmente tirar o dinheiro e os empregos do país, aí ficaremos sem essas receitas e sem os investimentos que poderiam ser realizados. Não existe solução mágica.
-
-
Hercilio Silva
O tal desespero vem daqueles que acham que produção e emprego tem de ser baixos, e que juro agora tem de ser 8% real. Querem que o país de sempre antes de 2002 e de 2016 a 2022 seja o padrão. Um país para poucos, aqui reina o medo de ter mais classe média. A turma do dinheiro insiste em menos produção e mais finanças. Que capitalismo é esse onde dinheiro e papel faz dinheiro? Vamos comer papel?
-
Joabe Souza
Vinícius, poderia citar com aspas o pensamento de um só economista de esquerda que confirme essa simplificação que você fez?
-
JORGE CESAR BRUNO
O colunista deveria falar mais sobre a farra de isenções tributarias que ocorre no Brasil, mas ai...
-
Fernando Alves
Não pode, porque o patrão dele é um dos beneficiários. Ou seja, o dinheiro que ele ganha pra escrever essas colunas que até um estudante de ensino médio escreveria melhor vem do governo.
-
-
PAULO PROL MEDEIROS
Este dado de 2007 está errado. O Brasil teve superavit primário, mas não superavit que cobrisse inclusive os juros da divida
-
José Leon Crochík
O Brasil, assim como grande parte dos outros países, tem estrutura capitalista, que a dita extrema direita tem fortalecido nas últimas eleições. A esquerda deve 'pisar em ovos' e ter paciência para não voltar a perder no voto. Haddad parece ter entendido isso e tentar minimamente equilibrar as forças.
-
Gilberto Rosa
Hoje quem manda na cabeça da grande percentagem de tolos existentes, não é a política, é Meta e Twiter com suas fake news, que substituem Globo e Folha na manipulação da cabeça de mentes fracas. Infelizmente os tolos acabam por decidir eleições, é pra isto que o Vínícius aceita se expor ao ridículo semanalmente.
-
-
José Cardoso
É um jogo bruto onde quem tem menos poder social perde. Políticos, magistrados, militares mantem seu quinhão. Os ricos fora do Estado mandam seu dinheiro pra fora. Nós, transidos de frio, somos como no poema Os Sapos do Manuel Bandeira, sapos cururus da beira do rio.
-
Vital Romaneli Penha
Até quando o ministro Fernando Haddad vai ficar em cima do muro,sendo atacado pelo fogo amigo do seu partido e do presidente Lula . Mesmo ele sendo leal ao presidente,tudo tem limites. Gleice Hoffmann para ministra da Fazenda.
-
Gilberto Rosa
Enquanto tivermos um dos pibs maiores do mundo, a menor taxa de desemprego, indústria a mil e redução da miséria, está ótimo. O problema é que fake news, seja na internet, seja na coluna de capangas do mercado, se criam bolhas fora da realidade, aglutinando tolos, que acabam torcendo contra si, por interesses bilionários que pagam jagunços e fake news na internet, para ludibriar pessoa menos favorecidas de sabedoria. Criam cortinas de fumaça, escondendo os trilhões roubados em juros no Brasil
-
Milton Nauata
Se fosse Haddad largava esse abacaxi e o lula e o pt q se virasse. Tentar ser racional nesse samba de crio ulo doi do é tarefa impossível.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Não vejo Haddad em cima do muro. Vejo o pt e enorme parcela do país fazendo de tudo para arruinar a racionalidade ululante do ministro.
-
-
Humberto Giovine
Embora os gastos com a área social sejam necessários, é preciso um mínimo de equilíbrio entre as receitas e despesas governamentais (várias estatais fecharam no vermelho este ano, por exemplo), e isto só será possível com corte de despesas. Por outro lado, o judiciário e o legislativo também devem colaborar com este esforço. Mas, como todo este quadro é pura fantasia, só nos resta vibrar para o país não explodir!
-
Mauricio Soares
A grande despesa são os juros, usados como única ferramenta para diminuir a inflação. Há muitos outras, e os juros altos têm o condão negativo de levar à diminuição de investimentos. Ora, se a inflação é causada por uma oferta inferior a demanda, é preciso investir para aumentar a oferta. E ninguém investe se os juros são altos demais. O tal do mercado plantou uma bomba ideológica para ganhar com a quebra do país. O Vinícius está só descrevendo (e, no fundo, apoiando) essa bomba...
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Vai implodir.
-
-
MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE
Janja precisa assumir a economia. É uma mulher qualificada, amiga de Macron, sabe conter gastos, é austera, possui habilidades diplomáticas e politicas, é inimiga de Musk e têm nojo da Faria Lima.
-
João A Silva
Haddad, tentando o equilíbrio quase impossível, entre uma esquerda que quer mudar o mundo antes de entender como ele funciona e uma direita com suas características fundamentais exacerbadas; insensibilidade, cinismo e voracidade.
-
Ettore Fellini
O erro do Vinicius é analisar o Brasil isolado do mundo.O deficit que está provocando inflação e juros altos no mundo todo é o dos EUA.Eles estão com record de dívida.Tem a hegemonia do dólar que impacta todas as economias de países pobres e emergentes Ele deveria olhar a situação dos países da África que estão se endividando e recorrerendo ao FMI.O Japão sofreu ataque especulativo.O buraco é mais em cima Vinicius.
-
Maria Lopes
A esquerda nao sabe o básico da aritmética. Nunca se interessou em saber, tem pensamento mágico. Haddad tem toda a razão, definiu bem o problema. Uma rara voz inteligente e sensata e competente e honesta no pt. Oportunistas como dona Gleise H e gente como ela atiram contra.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Exatamente.
-
Maria Lopes
Esquecia de mencionar que os pulhas que hoje são maioria no pior congresso que este país já elegeu, a mistura de liras e nicoletes, piora tudo. O sequestro do orçamento, as bancadas que isentam armas de impostos, os lobbies descarados, o rombo nas contas do inelegível e por aí vai. Haddad é um herói de aguentar essa parada.
-
-
Armando Moura
Quem ganhou as eleições foram os que demandam políticas sociais do governo. Então porque deveria ser diferente? Democracia não é aceita por todos, Bolsonaro so foi mais transparente de que a democracia tem que ser tutelada por interesses. O cambio está pressionado por plataformas que enviam dinheiro para comprar papéis brasileiros nos EUA e meldas dos penicos do niemeyer.
-
eduardo silva
Normal porém estão usando binóculos pelo lado errado visto circunstâncias atuais.
-
Maria Lopes
Querido, simples: é a contabilidade. Fazer contas não é o forte dos brasileiros. A aritmética. Aquela que a gente usa em casa. Minha mãe, por exemplo, em tempos bicudos, era craque. Essa.
-
jose silva
o congresso ganhou tb...pra travar essas idioti ce s d o PT
-
-
Carlos Alberto Komora Vieira
o PT em sua maioria responde por preconceito, ignorância e inexperiência de gestão. Tudo isso com o rei na barriga e absoluta incapacidade de dizer "não sei", por falta de estudo sérios. Detalhe, sou simpatizante, mas reconheço que o time está perdido e sem lider
-
Carlos Alberto Komora Vieira
o PT emsua maioria responde por preconceito, ignorância e inexperiência de gestão. Tudo isso com o rei na barriga e absoluta incapacidade de dizer "não sei", por falta de estudo sérios. Detalhe, sou simpatizante, mas reconheço que o time está perdido e sem lider
-
Paulo César de Oliveira
Haddad deveria dar um ultimato a Lula: ou se faz um ajuste fiscal pelo corte de gastos, com limitação de crescimento despesas apenas pela correção da inflação e desvinculação de gastos com receita(educação ou saúde), ou, caso contrário, o ministro entrega o cargo e deixa o PT colocar um dos seus pra cow ir pro brejo mais rápido.
-
vitor da Silva
Haddad deveria lembrar a Galípolo que existem outras maneiras de controlar a inflação além desses juros exorbitantes que arrasam a economia real. E que além de combater a inflação, o BC tem por missão "fomentar o bem estar da sociedade"..
-
Carlos Ernesto de Oliveira
Creio que passou da hora do Ministro pedir o boné.....com os companheiros que ele tem, ele não precisa de inimigos....
-
-
eduardo silva
Talvez saindo a Deisy da liderança entre alguem que sirva de anteparo ao ministro( pra ontem essa saída)!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.