Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carlos Eduardo Pereira Jorge Cordeiro

    O identitarismo é uma parceria entre o primitivismo ideológico e uma ideia despudorada de alcançar certa facilidade financeira mediante atalhos . O identitarismo transforma uma ideia ou causa justa em um meio de promoção profissional, mediante compensações que o trabalhador comum é excluido. O identitarismo é o cavalo de troia da derrota. Ou a esquerda foca na economia, ou o identitarismo aniquila a esquerda.

    Responda
  2. José Eduardo de Oliveira

    Se Marx e Engels, por suposto, estivessem vivos, provavelmente colocariam os evangélicos como uma nova raça, digo, camada social dos lumpemproletariados de um novo tipo. Aliás, perigoso e venal como todo lumpemproletariado. Aném!

    Responda
  3. milton temer

    Matéria oportuna, em que a atual presidente do Psol demonstra ignorância sobre tradição da esquerda nas lutas setoriais. Frentes de mulheres, de juventude, de sindicalistas tinham Federações Internacionais em que o PCB se representava, nos anos 60 e 70. Identitarismo, diferentemente das Frentes Setoriais, sob a égide autoritária do "lugar de fala", foi produto da década de 90, no clima do "fim da História".. Veio para negar a luta de classes e desagregar o mundo do trabalho

    Responda
  4. José Eduardo de Oliveira

    se querem ganhar as eleições sem propostas e projetos, mude para o outro lado, e bem vindos à casa-grande. mas não se esqueçam, de manhã, amanhã, acordarão na cozinha, na senzala ou no tronco.

    Responda
  5. Gregorio Amarante

    A esquerda mundial acordou! Quem foca em minoria, terá a minoria dos votos. Obvio! É o povão que elege e não grupinhos.

    Responda
  6. Luiz Carlos D Oliveira

    Se nem quinze % de negros, mulheres e outras "identidades" votam numa eleição, na majoritária, por esta defender sua " identidade" ( a escolha é sempre por $$, saúde ou educação) por que colocar esses temas num debate ?

    Responda
  7. Lênin Camargo

    Atualmente, único partido que defende todos e não faz conchavos mentirosos pra ganhar eleições a qualquer preço, é o PSOL. E, por isso, tenho votado sempre em deputados e vereadores deste partido. Praticamente são os únicos que trabalham. Os demais.....

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      O nome do cara já diz tudo... Lenin, e o que você me diz do conchavo que Boulos tentou fazer com Marçal, depois de ter sua honra manchada pelo mesmo?

  8. Jaime Souza

    Comentários ridículos. 11% do planeta, e até mais a depender da faixa etária, se afirma LGBT. 50% do mundo é mulher. 50% do Brasil é preto ou pardo. Onde estão as minorias? O PT está flertando com o fascismo faz muito tempo, querendo tomar eleitores. Espero que o PT abandone ainda mais o LGBT, o único público que engaja e mobiliza as redes de fato, que aí o partido será sepultado de vez. Nós também estamos vendo a canalhice de Lula faz muito tempo.

    Responda
    1. Tacito Silva

      Pessoal da lacrolândia é o maior cabo eleitoral do minto, espero que a esquerda decente perceba isso, antes que seja tarde.

  9. Sergio Souza

    Passou da hora de PT e PSB, únicos da esquerda com relevância eleitoral, entenderem que estar ao lado do PSOL é muito pior do que não estar. Um partido de militantes arrogantes e radicais que não agrega em nada e só tira votos.

    Responda
    1. Lênin Camargo

      No dia que o PSOL for radical, eu viro bolsonarista com fazendo arminha, tá? kkkkk. Por isso que falaram estou e conhecimento para falarem de radicalismo.

  10. Miro Costa

    Sigam o curso. Nada de mudanças. Radicalizem a agenda das tribos. O povo anseia por estas pautas. Não desistam!

    Responda
  11. victor lag

    Onde entra lacração, não se ganha eleição. A opção é simples . Não comente, guarde o ódio do bem para vc .

    Responda
  12. Humberto Giovine

    A radicalização das chamadas pautas identitárias, condenando todo e qualquer comentário que lhe seja o mais levemente contrário, é o maior erro das esquerdas e, consequentemente, o fortalecimento da extrema direita. Democracia é a convivência e aceitação com as diferenças, curiosamente defendido pela esquerda.

    Responda
    1. Lênin Camargo

      jura? quer dizer que a extrema direita pode praticar racismo, homofobia e usar arminha pra intimidar e isso é apenas discordar? kkkkk O mal de vocês é que perderam a noção do cristianismo, da realidade e do respeito.

  13. Murilo Belezia

    Abundam idiotas em todas áreas, mas há uma questão que a direita terá de resolver até o final de 2025: Quem será o candidato viável para a presidência. Zema, Ratinho Jr., Caiado, Tarcísio são todos fortes onde governam e desconhecidos além das fronteiras. Isso ocorreu com Maluf e Alckmin em campanhas presidenciais. Só o imbrochável é conhecido nacionalmente, mas é i-ne-le-gí-vel! Sinuca de bico, né não?

    Responda
  14. Luiz Otávio Ferreira

    José Simão, meu comentário é que a matéria trata de um dilema inexistente. Opor entre as chamadas questões identitárias e as chamadas questões de esquerda (classe social) é um forma de pensar ingênua. A diferenciação interna e externa é o princípio organizativo adotados pelas sociedade modernas. Deveriam ler mais sobre a formação dos estados nacionais para entender o que se fato está em questão na chamada pauta identitária ou de classe social estados nacionais do qu

    Responda
  15. roberto tramarim

    "As tentativas de silenciamento das críticas, na base de carteiradas de 'lugar de fala', já encontram resistência". Óbvio, já começa a perder aqui. Em uma Democracia, ninguém pode ser tolhido de dar sua opinião sobre qualquer assunto, independente de cor, sexo ou gênero. E além disso a mulher branca descobre logo que tem "lugar de fala" num assunto e deixa de ter noutro. O mesmo acontece com o homem negro. O universalismo abandonado pela esquerda melhora a vida de todos. Ainda bem que acordaram.

    Responda
    1. Tacito Silva

      Gostaria de ser tão otimista, infelizmente ainda acho que não acordaram.

  16. Anderson Aparecido Candido

    Enquanto a esquerda cirandeira ficar focada em defender direitos LGBT e de feministas, ou seja, de 1% da população, os outros 99% de trabalhadores ficarão nas mãos da extrema direita fascista. É preciso abandonar essas pautas identitárias urgente e voltar a defender os direitos dos trabalhadores, esses sim majoritários e explorados pelo capitalismo.

    Responda
  17. DANIELA FRANCO

    Um excelente exemplo da contaminação da pauta identitária foi um recente comentário em um post do Zoológico de São Paulo sobre o nascimento de leões: uma pessoa afirmou que os filhotes não eram "filhos de leão", mas sim "filhas de leoa". A direita nadando de braçada...

    Responda
    1. ROBERTO GUEDES FERREIRA

      Ninguém nasce leoa, torna-se leoa? É só uma pergunta porque se fosse afirmação poderiam me processar. Ria com respeito, por favor.

  18. Peter Janos Wechsler

    Identitarismo responde ao racismo e à discriminação com a mesma moeda.

    Responda
  19. Antonio Eustaquio

    Sempre votei no Lula! Mas como a esquerda perdeu o caminho! Tá dificil.

    Responda
  20. Marco Antônio M de Oliveira

    Esta pauta exclusiva e panfletária virou uma forma de lobby e está afugentando eleitores. Simples assim. A própria Globo abriu mão de ótimos repórteres para atender à demanda identidária, em detrimento da qualidade jornalística.

    Responda
  21. CLODOMIRO LACERDA

    Economia e segurança pública são os temas que preocupam todas as pessoas atualmente. Depois, saúde e educação. O resto, embora importante, está num terceiro plano. É questão de nicho. Para cargos majoritários, é preciso focar no varejo.

    Responda
  22. Eduardo Rocha

    O identitarismo começa a ser questionado por conta de suas contradições e radicalismos, tal como aconteceu qualquer outra ideologia. Óbvio que o problema não é a pauta identitária em si mesmo, que é justa e necessária (aliás, o capitalismo já entendeu isso faz algum tempo...) . O problema, pra variar, é sua militância lacradora e moralista ebque no fim acaba espelhando seus próprios algozes. Bolsonaros e Trumps agradecem...

    Responda
  23. João Vergílio

    Será necessária uma derrota mais espetacular ainda nas urnas para fincar uma estaca no peito dessa esquerda agonizante. A derrota virá, com certeza. O renascimento dependerá de um modelo de desenvolvimento que combine mercado e planejamento estatal, nos moldes da China. Para isso, precisaremos superar o modelo paralisante de democracia que herdamos do século XVIII. Permeável a críticas, com mecanismos de renovação, mas dinâmico, capilarizado e com capacidade de planejar a médio prazo.

    Responda
  24. Claudio Carvalho

    A presidente do PSOL acredita no Direito Penal. Está aí o equívoco da canhotinha; bate palma para ministros do Supremo que votam a favor dos direitos das ditas minorias pela manhã e tira direitos dos trabalhadores à tarde. O identitarismo é erva daninha no jardim da política, é pauta da classe média colonizada pelos EUA. Quem se diz "decolonial" é o mais colonizado: à direita, predomina a versão vira-latas; à esquerda, o Uniesquina que veio de escola privada e não consegue entrar na Federal...

    Responda
  25. João Marcos Dantas de Andrade

    A pauta central tem que ser a luta de classes, os outros temas são importantes mais acessórios.

    Responda
  26. jose prado

    Quem gosta de miséria é intelectual! Joãozinho 30! Enquanto a sinistra parola Kasab avança!

    Responda
  27. MARCO ANTONIO POLISELI

    É isso aí, bora que a direita agradece!

    Responda
  28. jose prado

    Se insistir nessas pautas a vaca vai pro brejo! A esquerda que diz ser origressista na realidade é externamente conservadora, inclusive nos costumes! Na politica e na economia da dó!

    Responda
  29. Ivo Broeing

    A esq

    Responda
  30. Fernando Sanches

    Continuem focando, principalmente, em pautas identitárias, em sua maioria apoiada por esquerdistas de classe média que nunca pisaram em uma periferia, e deixem a luta pelo fim da desigualdade de renda para segundo plano. A direita agradece.

    Responda
  31. André Silva de Oliveira

    Coitada da esquerda, tão perdida, parece uma biruta de aeroporto.

    Responda
  32. Fábio Nascimento

    A extrema-direita sabe explorar os preconceitos da população caricaturando a esquerda como gente que só se preocupa com banheiro trans e aborto. O problema não são as pautas, o problema está no direcionamento do debate público.

    Responda
    1. Fernando Sanches

      Democracia é ser livre para poder discordar de pautas identitárias. É por isso que em 2026 irá vir outra surra.

    2. Fábio Nascimento

      Nem toda pessoa de direita é fascista, mas a direita bolsonarista é fascista. Acho que não ajuda muito chamá-los pelo nome correto ("fascista") no debate público, porque nem os bolsonaristas e nem a maioria da população sabe bem o que "fascismo" quer dizer. Mas que são fascistas, disto não há dúvida.

    3. André Silva de Oliveira

      Claro, a esquerda sabe promover o debate público chamando toda a direita de fascista.

  33. ROBERTO GUEDES FERREIRA

    O problema é maior. A tradição 'religião é o ópio do povo' não deixou a esquerda ver os evangélicos. Não há discurso para família (herança de Lênin), sempre vista pejorativamente como tradicional, hipócrita e oposta à diversidade. A importada dicotomia black x white não se cabe em um país mestiço nivelado na pobreza. Só sobrou a bolha identitária legislativa aos moralistas de esquerda. Lula engole a seco a pauta Janja. Melhor focar na questão classista. Povo quer é pagar conta.

    Responda
  34. Matheus Battistoni

    A esquerda tem que parar de defender a censura, em primeiro lugar. A propaganda do homossexualismo é a política mais reacionária e genocida que existe. Dividir a classe trabalhadora por sexo e cor é tática da direita. Esquerda digna do nome luta por aumento salarial e progresso econômico.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Tiü França começou igual a você, vendo coisas que não existem. Melhor se cuidar antes que o seu caso piore.

  35. Lisandro Signori

    Identitários em geral são chatos, acham que seu problema é o único que existe, sequestram o debate e querem que tudo gire em torno de suas causas. Adotam o vitimismo como método e constrangem todo mundo da esquerda a abraçar suas causas no estilo “se não está comigo está contra mim”.

    Responda
    1. Fábio MA

      Bem colocado.

  36. Tacito Silva

    Concordo integralmente com o professor no fim da matéria, a esquerda não pode ser sequestrada por uma parcela de militantes totalmente deslocada da realidade e que se julga imune a críticas, sempre usando carteiradas (lugar de fala e cancelamentos). Precisa ficar muito claro ator uma coisa é ser contra o racismo, outra é ter no governo de esquerda alguém que fala que buraco negro é racismo.

    Responda
  37. Marcelo Molinari

    Excessos nunca funcionaram.

    Responda
  38. Henrique Marinho

    Este movimento identitário começou na esquerda europeia neo marxista, com o feminismo, a partir do colapso do socialismo. Sua esteira de ruína vem trazendo a direita ao poder, lá e aqui. Trump que o diga. O povo se cansou de mi mimi e macrons.

    Responda
    1. Antonio Julio Menezes Neto

      Começou na esquerda dos EUA e européia pós-marxista e não neo- marxista.

  39. Luiz Otávio Ferreira

    Os comentários postados são a cara do "leitor" informado pelas matérias da Folha: desinformados

    Responda
    1. josé simão

      Por favor, coloque seu comentário

  40. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Concordo com Boulos, a esquerda deve defender as minorias, "sem transformar isso no centro da disputa política, que é o que a extrema direita faz no mundo inteiro", com sucesso.

    Responda
  41. Marcelo Fernandes

    O Brasil tem mais 5 mil cidades. E o Psol completou 20 anos de existência em 2024 realizando a proeza de não conseguir eleger/reeleger 1 único prefeito. O nome disso é incompetência. A população real quer saber de emprego, moradia, comida e transporte, e o foco em "todas, todos e todes" é uma piada de mau gosto, na melhor das hipóteses. Ou a esquerda se reconecta com a população real ou vai terminar na "Série C" da política, disputando - no máximo - grêmios estudantis.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Mas o PSOL não é a esquerda, é apenas uma pequena parte dela.

  42. Edgar Alves

    As pautas identitárias não devem prosperar. Estes grupos buscam privilégios e formas de oprimir a sociedade. Não buscam igualdade. A esquerda caiu bonito nesse discurso. Não tem sentido ficar privilegiando estes grupos. Eles são maioria! Mulheres, negros e LGBTs juntos são a maior parte da sociedade. É um discurso absurdo. Colocam cotas em concurso para negros, aumentaram para 30%. Não tem sentido nenhum, se já existem cotas nas universidades. Estão privilegiando alguns apenas

    Responda
  43. Matheus Reis Mattos

    Se a esquerda não pode mais defender socialismo, revolução e economia planificada, e nem obsessão com cor de pele e identidade de gênero, o que sobra?

    Responda
    1. Matheus Reis Mattos

      E vocês vão fazer isso com economia de mercado? Porque se for, a maior parte da direita também quer menos desigualdade, menos fome etc.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      A busca por uma sociedade mais justa, menos desigual, menos pessoas abaixo da linha da pobreza, menos fome, menos exploração...

  44. Jorge Rodrigues

    A esquerda abandonou parcialmento as anacrônicas, obtusas e fracassadas teses da luta de classes e capitalismo opressor em favor das sectárias, insensatas, altamente agressivas, paranoicas e muitas vezes anticientíficas teses identitárias, ideologia woke e teoria crítica da raça.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você está certo. Não existe luta de classes, não. Somos todos amiguinhos. Elon Musk gosta de gente "entendida" igual a você.

  45. Ettore Fellini

    Como disse a Paula " negros e mulheres são maioria neste país" E Partidos que abraçam suas causas estão perdendo eleições importantes desde o Pt até outros minoritários. Este é o ponto.Se os interessados não se mexem ( Negros , mulheres e outros grupos).Não adianta uma postura de vanguarda.As propostas tem que chegar a estes grupos .Se não chegam ..Não basta fazer disputa eleitoral .É preciso chegar aos interessados com propostas.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Vdd Fellini, as próprias pessoas muitas vezes não se identificam ou não "compram" essa ideia de que são representadas por algum grupo ou partido, vejo que nem a metade dos componentes desses segmentos tem alguma consciência e muito menos ainda votam por essa pauta

  46. Nader Savoia

    Debate estéril. A pauta da esquerda reflete a ideia de justiça social de modo que o respeito a minorias, inclusive a "minoria do capital", nunca foi neglignciada. O que a esquerda não pode esquecer é o foco na justiça social econômica. A direita explora pauta de costumes na antiga fórmula "dividir para conquistar".

    Responda
  47. Claudio Loredo

    O que faz a esquerda perder as eleições é dinheiro. Não tem como competir com candidatos de direita que recebem milhões de reais de empresários e tem toda grande mídia a seu dispor. É uma competição injusta. Democracia representativa é uma farsa. Eleições são compradas.

    Responda
  48. Bulhoes Ramon

    Ou seja, pautas identitárias são importantes pois dialogam com parte da sociedade, mas expostas de maneira enviesada pela direita soam como imposição, a esquerda tem que apreender a combater o medo disseminado pela direita!

    Responda