Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eliaquim Almeida

    Engraçado que quando Haddad propôs a nível federal o mesmo, a Folha fez uma gritaria danada, pois iria "sofrer" na pele, seria cortado na carne o beneficio milionário que recebem.... no dos outros é refresco!

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Da lhe tarcisio, proximo presidente

    Responda
  3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Sim, o bolsonarismo sabe governar como e para poucos.

    Responda
  4. Emerson Luis de Moraes

    É importante acrescentar a informação de que o próprio grupo Folha teve benefícios fiscais de R$ 39,3 milhões em 2024, isenções que acabam tendo de ser compensadas pelos demais contribuintes. Na chamada e no editorial não há qualquer menção ao benefício fiscal do grupo Folha.

    Responda
  5. Giovani Falcone SCS Falcone

    O Governo Tarcísio está correto em apoiar o empresário de São Paulo. Que os outros Estados venham somar.

    Responda
    1. antonio brito

      Correto governador. Estamos no rumo certo

  6. Cesar Costa

    A ideologia é realmente uma camisa de força para nosso raciocínio crítico. Muitos pedem, e com razão, uma reavaliação dos subsídios à setores empresarias, chamam de "bolsa empresário" o tal dos 500 bilhões . Quando um governo de outro espectro ideológico resolve fazer acaba recebendo uma saraivada de críticas. A hipocrisia é a característica mais marcante na humanidade.

    Responda
  7. Alex Almeida Braz

    Já sabemos que o T é o querido da Folha e da Faria Lima. Agora quando começar as pressões das associações vamos ver como a Folha vai agir. Pois, esse editorial é descarado um pré-campanha....

    Responda
  8. MARCO ANTONIO POLISELI

    Tem que reduzir gastos ou melhoras os serviços. Não temos nenhum.

    Responda
  9. SA amoULO L FARIA

    Essa discussão de adoradores de pseudo estadistas que estão destruindo esse país, entregue que está, ao crime organizado, à míseria e ao atraso, demostra que estamos distantes da retomada do caminho. Sim, a era petista e Bolsonarista é um capítulo muito negativo na história. Precisa-se urgentemente de uma nova classe política, que não use a corrupção e a mentira sistemática como instrumentos de poder. Que esqueça o populismo barato e a lacração. Que apresente um projeto factível e moderno.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Perfeito.

  10. Antonio José Santana

    Todo o corte de benefícios que não tragam benefícios comprovados para a sociedade é bem vindo, o governo federal até tentou, mas a oposição comandada pelo PL e o centrão impediram, espero que aprovem em SP. Poderia começar pelos bens da igreja, que não sejam gastos em obras sociais e nos templos!

    Responda
  11. vicente machado

    Cortar benefícios fiscais dos outros a Folha aprova e da manchete mas cortar os benefícios fiscais da Folha isso não pode.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Diário sr Dalton. Diário do Centro do Mundo. Mantido com as assinaturas dos leitores. Diferente da folha. Pq imprensa não tem que pagar imposto ?

    2. MARCO ANTONIO POLISELI

      Não acredito que li que a imprensa não deve ser tributada. Não acreditooo

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Toda a atividade de imprensa tem benefícios óbvios de estímulo necessário à permanência do que fazem. Imprensa não deve ser tributada. É por isso que existe, por exemplo, o Jornal do Centro do Mundo. A imprensa é de interesse público. Discorde da opinião da FSP. É legítimo. Argumentos pueris não são legítimos, notadamente se, como aparenta, ao menos por via indireta, defenda o absurdo de benefícios fiscais a quem desnecessário e sem interresse público.

  12. Antonio Catigero Oliveira

    O governador carioca, aquele que sequer sabia onde e como chegar ao seu domicílio eleitoral, veio para SP por ser afilhado do capitão de milícia. Governa para os ricos e endinheirados, vendendo patrimônios públicos a preço de água suja e dando prioridade ao despotismo militar em detrimento da Educação e Saúde. Como possui o mesmo modus operandi tosco e golpista do seu padrinho, está felicitando a Câmara dos Deputados com 2 Bilhõe$ em emenda$ parlamentares, pagando para barbarizar sem obstáculos.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      O que isso tem a ver com o teor da matéria ?

  13. Elias Estevam da Ribeiro

    O congresso brasileiro é movido por propinas de lobistas. Conseguem subsídios e nenhum retorno destas empresas favorecidas chegam em forma de novos empregos. Chegam em forma de enriquecimento ilícito, dos congressistas e dos empresários.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Empresários tipo os irmãos Batista, JBS, J&F, que armaram para Temer, a mando do PT, os empreiteiros da malfadada lava-jato e o (ex?) dono da Qualicorp, em cujos jatinhos Lula costuma(va) voar?

  14. Cassio Vicinal

    Curioso como eficiência vira questão de discurso, não de ação. Talvez o tempo seja o único imposto que ninguém quer pagar, não é Folha? O governo paulista está nessa desde maio e nada. O governo federal fez cortes em menos de um mês. Mas fatos já não são fatos.

    Responda
    1. Cassio Vicinal

      Fato é fato: o governo federal, incompetente aos olhos de muitos, aprovou cortes (tímidos, é verdade, mas aprovou). Já o governo paulista ainda está na fase do plano, o que é sempre confortável, papel aceita tudo. Ambas as propostas são mornas, como chá esquecido. Subsídios e supersalários? O Congresso os defendeu como cão ao osso. Sou a favor dos cortes, leio os fatos e deixo as narrativas para quem tem tempo para ficção.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O governo federal, lamento informar, fez cortes meramente cosméticos e diversionistas.

  15. WAGNER NEGREIROS

    Se estes cortes resultasse em melhorias para as escolas, estaduais, ok, mas vide o estado calamitoso que as estas passam.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A ver, posto que ainda não efetivos.

  16. eduardo silva

    moderação para fsp é antônimo de censura. mas que barbaridade tchê

    Responda
    1. Rives Passos

      Sinônimo?!

  17. JORGE CESAR BRUNO

    O bom jornalismo deveria se pautar pela isenção, mas a FSP tratou o combate às renúncias fiscais do governo federal e o governador Tarcísio de forma diferente, fato! Críticas e elogios são do jogo democrático, mas quando tendem a um lado, fica complicado!

    Responda
  18. eduardo silva

    O atual gov de sp tem feito um esforço em várias frentes para sua imagem se afastar do bozo e da direita mais à direita brasileira.Mesmo com os crimes na segurança, no sul esta campanha surte maior efeito que a do governador almofadinha mas não pra 2026, ainda! Hora do pt ser pragmático é 2025,depois será tarde!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Narcisio eh camaleão, confie nele e verás.

  19. César A C Sanchez

    "Por que não te calas, Folha?" Tem lulopetista querendo ecoar a célebre fala do Rei da Espanha que calou o ídolo Chávez. O fato é que vocês são frustrados porque o mais influente Jornal do país mostra a incompetência de Lulão. Não esqueçam que esta Folha combateu a ignomínia do bolsonarismo, denunciou Collor, etc. É difícil lidar com uma Imprensa livre e forte, tem que ter classe, preparo, estudo, raridade entre políticos. FHC?

    Responda
    1. eduardo silva

      Incompetência ?Este mandato até agora tem sido taticamente competentíssimo pois com elefantes numa sala de cristais sobre gelo fino não há vidro no chão mas algumas rachaduras no gelo.Traga uns bodes e envie os paquidermes para férias na África é o conselho do cifrônio!

    2. JORGE CESAR BRUNO

      Quanto o governo federal tentou acabar com a desoneração da folha de pagamento e o PERSE, foi duramente criticado! E só ter bom senso e analisar a diferença do tratamento da FSP! Mais razão e menos emoção, companheiro!

  20. Carlos Eduardo Cunha

    Estava na hora de aparecer um politico com bom senso e visão de futuro. De um lado golpista e de outro sindicalista , ambos tentando favorecer suas plateias e esquecendo o todo levaram o Brasil para este cenário atual. Muda Brasil

    Responda
    1. josé SOARES

      Nos governos do “sindicalista” , o país só melhorou e, no atual também , apesar do atual congresso fisiológico e corrupto , eleito , em sua maioria , pela massa retrógrada bolsonarista.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse entrou pela terceira via e nunca mais saiu, perdeu-se no matagal dos afogados

  21. JORGE CESAR BRUNO

    Quanta incoerência da FSP!! Quando o governo federal tentou acabar com a prorrogação da desoneração da folha de pagamento e o PERSE, foi duramente atacado!! Setores da mídia querem a qualquer custo, substituir a oposição!

    Responda
  22. Wallace marques

    Como assim folha? O governo federal tentou fazer a mesma coisa e todos foram contra, inclusive cortaria benefícios fiscais da própria folha, vcs só podem estar de brincadeira!!

    Responda
    1. Ricardo Jabbour

      Este pasquim da asco …

    2. Wallace marques

      Sa amoulo, vc deve ser mais inteligente fo que seu comentário, a crítica aqui é sobre posicionamento, quando o governo federal quis cortar benefícios fiscais que a própria folha era beneficiada, ela foi a favor? Fizeram críticas e não aprovaram, estamos falando de coerência!!

    3. eliete della santina

      Tendo o Legislativo como parceiro, o Executivo (quase) tudo pode.

    4. eliete della santina

      Tendo o Legislativo como parceiro , o Executivo (quase) tudo pode.

    5. SA amoULO L FARIA

      Ter força política para viabilizar suas propostas, é algo que se espera de qualquer governo. Exatamente como Tarcísio está fazendo.

  23. jorge elmor neto

    A assimetria de tratamento entre Lula e Tarcísio escancara o posicionamento político desta Folha. A reforma do governo federal, muito mais ampla e complexa, foi metralhada pela FSP. Bem diferente dos cortejos deste editorial para um pacote de cortes muito mais simples e modesto do seu novo aliado político.

    Responda
  24. Adriano Dos Santos Bras

    Na verdade , Tarcísio quer operar um exército chamado PM, de resto , inclusive educação e saúde , o objetivo é precarizar … coisa de milico.

    Responda
  25. Arnaldo Facciotti

    Nada com nada, acredito que insonia

    Responda
  26. José Cardoso

    Vale o pernambucano-paulista Lula calçar as sandálias da humildade e aprender com o carioca-paulista Tarcísio.

    Responda
    1. José Cardoso

      O Tarcísio é muito mais humilde! Quer humildade maior que um highbrow formado pelo IME aceitar a liderança de um lowbrow da Aman feito Bolsonaro?

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Lula eh humilde de berço, já seu ídolo eh um arrogante psicopata de coarctacao pelo adestramento e genética.

    3. José Cardoso

      Acho que ele quis dizer estatista.

    4. César A C Sanchez

      "Estadista", José Soares?

    5. josé SOARES

      Lula veio ainda criança para São Paulo, operário desde a juventude , líder sindical , politizou-se na vida real e se tornou um estadista reconhecido mundo afora. O atual governador tecno-burocrata, saltou por aqui de paraquedas , apoiado pelo que ha de pior na politica: o bolsonarismo. Há termos de comparação?

    6. Wallace marques

      Oi??? O Haddad apresentou o mesmo plano de cortar renúncias fiscais e o gongresso foi contra e toda orda bolsonarista, vc só pode estar de brincadeira!!

    7. Raymundo Itareru

      onde você estava quando o ministro da economia (lula) apresentou a proposta de para acabar com o benefícios fiscais para empresários que não dão nada em troca? vai caçar sapo, golpista

  27. César A C Sanchez

    O choro é livre, lulopetistas. O espaço é democrático, embora a participação distorcida pela articulação coordenada para atacar o "PIG", sempre que se mostra a mediocridade das gestões petistas.. Durante Lula 2, inconformados com a revelação do Mensalão com a estatrecedora entrevista de Bob Jefferson, nesta Folha, passaram a defender a adoção da "Ley de Medios" argentina, para "democratizar" a Imprensa. "Lula tentou antes, buaaaaá, Folha golpista, bolsonarista, buaaaá!"

    Responda
    1. josé SOARES

      Critiquei, sem ofensas pessoais, o comentário acima, este sim agres sivo e adio so, e fui censurado.

    2. César A C Sanchez

      Poxa, Raymundinho, tinha que ecoar a célebre fala do Rei da Espanha que calou seu ídolo e "cumpanheiro" Chávez?

    3. josé SOARES

      Quando citas o ultra direi tista BJ , enaltecendo sua entrevista, já reve las seu alinha mento político.Sem mais comentários. .

    4. Raymundo Itareru

      por que não ti calas golpista? quer comprar um Rolex, ou prefere um kit de joias de diamantes? quem sabe um cheque de oitenta e nove mil?

  28. Januario Crispim Coelho Pinto

    Isso também deveria ocorrer na esfera federal, desde que não atinja os privilégios da FSP...

    Responda
  29. Marcelo Magalhães

    Já se tornou prática diária a propaganda explícita da Folha contra o presidente Lula e a favor da ultradireita na figura do Tarcísio. Mas os comentários mostram, com exceção de alguns poucos pobres de direita, já devidamente identificados aqui nos comentários, que a maioria dos leitores reconhece a falta de profissionalismo, a falta de ética e a transformação da Folha em panfleto lobista da ultradireita.

    Responda
    1. eduardo silva

      como teu comentário passa pela moderação chico buarque?

    2. Arnaldo Facciotti

      Nada com nada

  30. Miro Costa

    É passada a hora de o morais, o bessias e a stasi (ex-pf) agirem para que a FSP, em processo de cura de seu surto esquerdizante, volte à normalidade e passe a mostrar as maravilhas do governo do L.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse tem a marca do raciocínio brilhante, característica típica da intelectualidade bozeira Observe a notável sofisticação do emprego da lógica , na construção de premissas e conclusões. O frias exulta ao ver o resultado de seus ensinamentos pro fundo da classe da quinta série.

  31. jose prado

    Qdo Haddad quis acabar com a desoneração da folha de pagamentos o grupo Folha silenciou! Sem moral para dar palpite!

    Responda
  32. jose prado

    Garanto que Tarcísio já não é i queridinho da elite, principalm6, a ruralusta!

    Responda
  33. Milton Nauata

    O lula até tentou diminuir as desoneracoes, mas o governo não tem maioria no congresso e os setores beneficiados tem uma formidável força politica e forte lobby. Desoneração é um dos ralos q escoa os recursos públicos e tem q ser revistas, contudo o lula não tem apoio suficiente pra fazer essa mudança.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Milton, o meu comentário foi para o Miro Costa. Em relação à única frase do comentário dele.

    2. Milton Nauata

      Nossa Marcelo, acho q vc não entendeu o q é desoneração, desoneração é deixar de cobrar impostos de setores das empresas, com isenção ou redução dos tributos a serem recolhidos pelas empresas ou mesmo de pessoas físicas abastados q recolhem menos impostos de renda q muitos remediados.

    3. SA amoULO L FARIA

      Ter força política o moral para encaminhar e aprovar suas propostas, é o que se espera de qualquer governo. Nisso tivemos FHC e o Tarcísio está indo muito bem.

    4. Marcelo Magalhães

      Chamar investimentos sociais de gastança e taxar o destino como ralo é a aclamação do racismo como forma de governo. Mesmo sabendo que a riqueza é produzida pelo pobre trabalhador, sendo esse o único pagador de impostos, a elite de rapina se enfurece com o retorno constitucional dos recursos aos mesmos. Mas se cala quando o dinheiro vai para os ricos e é usado para gerar mais dinheiro, sem investimento na produção, mas explorando a fome e a miséria.

    5. Miro Costa

      O ralo é a gastança sem limites.

  34. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Conversa mole do editor pra boi dormir . Ele já conta com o ovo no negócio da galinha, mal o galo tenha se aproximado. Faz parte do horário eleitoral privativo da folha de sp , órgão oficioso do liberalismo brasileiro. Ademais , usa a estratégia bolsonarista de sempre, comparar os incomparáveis. Sp eh uma coisa , Brasil eh outra.

    Responda
  35. Marcos Arrais

    Que vergonha. A Folha perdeu totalmente o pudor. Só cita negativamente o governo federal. Não destaca que a reforma tributária é do governo Lula e esquece que qualquer tentativa do governo federal de eliminar benefícios fiscais encontrou enorme resistência no congresso recheado de deputados apoiados por esse jornal. Nossa, a que ponto chegamos com essa turma que herdou a Folha.

    Responda
    1. jose prado

      Não é do Lula senhor! Essa reforma tem 30 anos! Desinformação não ajuda em nada! Torna apenas o autor ridículo!

  36. César A C Sanchez

    Lulopetistas: "Lula tentou, Lula tentou, Folha golpista, buaaaaá". Vamos ser honestos, petezada: Haddad, Alckmin, Tebet, o Centro democrático, tentaram e tentam. Lula e o pessoal do Centrão não deixaram, sempre com conchavos e emendas Lula-Lira. E o PT, é óbvio, atrapalhou!

    Responda
    1. Raymundo Itareru

      golpista o dei@ ser chamado de golpista

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Um papagaio da quinta fileira do auxiliar de faxina do pirata da folha.

    3. Marcos Arrais

      Apostou que votou no prefeito cara de banana que acabou de elevar a tarifa de ônibus. Bolsonarismo é sempre míope.

  37. Eduardo Elói

    Jornal bolsonarista fazendo campanha pro Tarcísio.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Besteira. Relata um fato fundamentado em premissa absolutamente correta, exatamente como Haddad tenta e é impedido de realizar. E não estou fazendo campanha para o ministro.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Bolsonarista não, liberal. Eh diferente, tão nefando quanto, mas diferente. Eh o extrato condensado da intelectualidade psdbista evaporada. O bolsonarismo eh o vinhoto oxidado do liberalismo . Eh a droga resultante do processo político brasileiro que entorpece o gado .

  38. Geraldo Magela

    A grande mídia é golpista e não escapa nenhuma, desde que eu entendo por política. A ditadura recompensa bem.

    Responda
  39. Eduardo Elói

    Precisa acabar obras sem licitação também. Precisa baixar a letalidade da PM. Precisa dar um basta no crescimento da violência. Precisa auditar a dívida pública no Brasil. Muito dinheiro carreado pros especuladores e retirado do lombo dos pobres. Privatizações no estado bem discutíveis. Tarcísio não é o santo que o jornal pretende não. É um neo Bozo.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Ele precisa sim reduzir a letalidade da polícia paulista. A propósito, como está a letalidade da polícia baiana? Estude o assunto, você vai ser surpreender com os números.

  40. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

    Não sei por que perdo meu tempo lendo esses editoriais da Folha.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      "Perdo"? Bom, por que você é como Lula, não lê.

    2. Marcos Arrais

      Eu leio para ver até onde vai a cara de pau dessa herdeira da Folha.

    3. Raymundo Itareru

      esses véio fumam estrume de cavalo achando que é cannabis

    4. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

      *perco

  41. Ronis Bariviera

    Matéria tendenciosa! Querem firmar o Tarcísio como candidato viável pra direita! O governo federal fez uma análise de todos os benefícios dados pela direita e....

    Responda
  42. Anderson Santos

    É, 2025 como tenho alternativas melhores, não será possível renovar. O nível de análise da Folha é ridícula e contra a sociedade brasileira.

    Responda
  43. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Golpistas

    Responda
  44. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Não sem antes de distribuir as emendas parlamentares aos seus chegados.

    Responda
  45. Edgard Cardoso

    Curioso que o governo Lula está, desde o começo, tentando a todo custo acabar com as desoneração e a senhora Folha só se manifestou, pasmem, para defender a continuidade da isenção que a beneficia. Hipócritas!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O narcisio mandou te dizer que eh pra vc reclamar na ONU ou no r q o parta, ele não tá nem ai

    2. Marcos Arrais

      Exatamente! Está uma vergonha esse jornal.

    3. AILTON SOUZA

      Será wue a Folha tem jogado contra o governo Lula. Que dúvida!

  46. José Nilson Gregolis

    Parabéns ao governador Tarcísio. Uma demonstração de administração. Parabéns ao editorial da folha.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Governador mediocre. Violência institucionalizada e liberada, escolas públicas em rota de privatização, só sabe vender o bem alheio e bater martelo como se fosse um selvagem. Não inova em nada, não faz nada de diferente. Mas SP merece isso e um pouco mais.

    2. Raymundo Itareru

      um governador inútil e golpista, além de entregar as empresas do povo paulista o que esse traste fez mesmo? aponte uma obra que ele fez enquanto ministro

    3. Anete Araujo Guedes

      Nosso primo Aluízinho.

  47. João carlos Gonçalves de souza

    Estou impressionado quem este editorial da Folha. Alguns meses atrás o governo federal propunha o corte benefícios tributários para empresas e este jornal foi totalmente contra. O que mudou a opinião tão rapidamente ?

    Responda
  48. Raymundo Itareru

    interessante o posicionamento da fsp, quando o governo federal (lula) queria acabar com as desonerações de quinhentos e quarenta e três bilhões de benefícios tributários, fizeram um escarcéu, agora o governador de SP está querendo cortar a mamata, virou um revolucionário, deveriam criar vergonha na cara, é uma campanha d3sca r@da contra lula e apoio ao Conde de Abranhos de SP

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      G0vern0s de esquerda incomodam, dão trabalho, relutam em adotar as medidas econômicas do MF.

    2. Anete Araujo Guedes

      2026 está logo ali. Trata-se de utilizar a arma sempre poderosa e infalível da imprensa para desgastar Lula, e enaltecer qualquer um candidato que surgir na extrema direita, que não possui propostas incômodas de reforma tributária, acabar com isenções, colocar a população no orçamento e os riscos no imposto de renda, etc.

  49. Ricardo Andrade

    E a Folha exalta, sem pudores, a extrema direita. Cana lhas! Nojo!

    Responda
  50. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Fico impressionada como o jornal FSP ama de paixão qualquer coisa que não envolva o governo Lula é o famoso dois pesos duas medidas.

    Responda