Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    Fantástico. Mas basta que o aplicativo tenho em campinho colorido para que você designe algum gênero fluido e pronto, viva o progressista incisivo. Menos os idosos e deficientes visuais e outras hipóteses de exclusão, é claro.

    Responda
  2. sergio ribeiro

    Faz até sentido esta crítica ao sistema financeiro, que a cada dia ganha mais gastando menos. Mas eles são alguns dos protagonista do capitalismo atual que tanto gostam os reacionários como Pondé (talvez tenha esquecido, mas ele criticava o pessoal do Occupy Wall Street). Isso tudo é fruto do desmonte do Estado de Bem Estar social, que diziam encarecer a mão de obra. Hoje a mão de obra é cada vez mais dispensável.

    Responda
  3. Luiz Candido Borges

    O texto é estranhamente correto - estranho porque é o Pondé que o assina. O Capitalismo Financeiro é a pior praga da humanidade, mas se alguém da esquerda lhe faz alguma crítica, o mundo vem abaixo. Parece que o artigo foi escrito só para culpar o Lula por este mundo cão, o que não tem absolutamente nada a ver. Pondé, sempre o rancoroso que se acha astucioso...

    Responda
  4. Carlos Ernesto de Oliveira

    Sou cliente de um dos 4 ou 5 bancões brasileiros, que formam a meu ver um oligopólio, como em tantos outros setores da economia, há mais de quarenta anos; a descrição do Pondé é acuradíssima;

    Responda
  5. elcio matos

    Isso se chama capitalismo, Pondé, você já devia saber muito bem como funciona esse sistema que vive se reinventando há séculos pelos mais ricos para se tornarem mais ricos. Ou você acha que um banqueiro da internet é mais desprezível que um empresário preocupado apenas com seus lucros do que o bem estar dos milhares de funcionários que ele emprega?

    Responda
  6. elcio matos

    Pois é, há 200 anos Marx alertou o mundo a respeito do capitalismo selvagem onde 10% da população dominava os outros 90%. A grandiosidade de Marx não foi a criação do comunismo, mas a humanização do capitalismo pelo medo das nações capitalistas com a ameaça do comunismo de Marx. Sem grandes ameaças ao capitalismo, a selvageria está voltando, dessa vez com a ajuda da internet. Então, não reclame Pondé.

    Responda
  7. Emerson César de Campos

    Vejamos um exemplo didático: um senhor de cachimbo desde os jardins paulista se sente muito à vontade para tecer críticas ao sistema financeiro que ele apoia? É isso mesmo produção? Quanta coerência! Distópica é essa coluna que deveria ser publicada no caderno de variedades do jornal da cidade.

    Responda
  8. Rodrigo Flexa

    Como esse senhor é reacionário.

    Responda
  9. Maria Bethania Malato

    Artigo assustador e verdadeiro. Hoje em dia eles sabem exatamente onde estamos a cada momento e ficam bravos quando mexemos em nossos investimentos procurando fazer com que nós sintamos culpados. O sistema de segurança é sinistro e onipotente, fazendo questão de não dar qualquer espécie de pista sobre sua existência, como uma KGB.

    Responda
  10. Aristides Silva

    Esforços não me faltaram tentando entender o objetivo do texto. Fracassei! Mas, de uma coisa estou certo, na agência do "meu" banco, de dez ATMs, restaram três. Algo novo está acontecendo.

    Responda
  11. Eliana Vianna Soares

    Pondé sendo Pondé. Sempre cáustico, prolixo e pronto para causar perplexidade nos leitores. Será que consegue elogiar alguma coisa ou alguém? É esperar pra ver.

    Responda
  12. Karina Kanazawa Rienzo

    Tive uma professora de redação no antigo ginásio que dava nota zero para textos confusos, sem pé nem cabeça. Acho que ela daria zero nesse.

    Responda
    1. Geilson Silva

      Eu tenho opinião diferente. É Pondé sendo Pondé. Brilhante, confuso talvez, contraditório (tem que meter o pau no Lula mesmo sabendo que ele é, ao menos em tese, um contraponto a essa monstruosidade dos estertores do capitalismo), mas significativo.

  13. Cleomar Ribeiro

    Pondé drena as asas do banking gigante e fortalece/impulsiona as lideranças de bancos anoes siames de pirâmides financeiras, bet schams, broadcasting de compadrio. Quem são Estes operadores senão lideranças de igrejas evangélicas pentecostais da prosperidade fake porque operam mesmo são sistemas de escravidão!!!...

    Responda
  14. Cleomar Ribeiro

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Gilberto Rosa

    A cada dez colunas agradando a extrema direita, o Pondé Olavo manda um artigo pra ganhar uns likes, sem esquecer do Lula e Pt, grande motivo da permanência dele justo no jornal cujo dono é um bilionário banqueiro parasita de juros,. Haja hipocrisia.

    Responda
  16. LUIS PASSEGGI

    A sina de Pondé nos comentários: “Toda a aldeia foi despertada; alguns fugiram, outros me atacaram, até que, gravemente ferido por pedras e muitos outros tipos de projéteis, eu escapei para o campo aberto…”. Mas Pondé não aprende e volta todo domingo.

    Responda
  17. antonio de padua cortes

    Enfim um artigo do Pondè que fala do mundo real e não apenas de platitudes. Realmente, com o advento da informática e suas possibilidades de golpe, o risco quem corre é o cliente, ou seja, pagamos o "pato" se um criminoso tiver sucesso.

    Responda
  18. Geraldo Filho

    Temos "infernos" bem mais problemáticos, como planos de saúde, serviços públicos mal feitos, baixo poder aquisitivo, política ... enfim a lista é grande. O problema todo foi por culpa de uma tal de Eva e o seu companheiro inseparável, Adão.

    Responda
  19. Nelson Santos

    Hoje o Ponde disse que ir ao banco é um castigo, especialmente para pessoas idosas. Para o banco, ao contrario do que diz a propaganda, a importância do cliente é proporcional ao saldo na conta. Artigo imenso cujo conteudo cabe em duas frases

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Então tudo dentro da normalidade. Um dos salários mais fácil do mundo.

  20. Luis Octavio Gabatelli

    Fala, fala e não diz nada. Que texto pobre em argumento. Cheio de clichês e repetições. Não tinha o que escrever ou tentou fazer um Pix no app. Não conseguiu, pegou raiva e escreveu a coluna.

    Responda
  21. MARCIO OLIVEIRA

    Tai um espécie da qual não tenho nem tolerância e nem empatia com, banqueiros, podem ir todos para o inferno.

    Responda
  22. Marcos Preto

    Bitcoin com auto custódia resolve esse problema.

    Responda
  23. Marcelo Fernandes

    Texto afiadíssimo. Pondé esperou a última coluna do ano pra escrever um texto decente? Antes tarde do que nunca, diz o povo. Que continue inspirado em 2025.

    Responda
  24. Túlio Landi

    E quem, ainda, se ilude com os bancos? Por certo, bilhões de pessoas adormecidas. "Banking" é a oitava praga do Apocalipse aplicada por anjos notórios e visíveis. Só tem um concorrente na história da humanidade: a prostituição, hoje modernizada, prostituição de gênero.

    Responda
  25. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Bem vindo à vida pondé

    Responda
  26. Alberto A Neto

    Para traduzir o "inferno de Pondé" vale o ditado irlandês, que Scorcese incluiu no filme The Ireshman, na fala de Al Pacino: "Se há quem não se pode confiar nesse mundo é banqueiro".

    Responda
  27. Márcio Marques Alves

    Dizem que depois do tal "Drex" (o real digital ou virtual, como queiram), a coisa ficará ainda pior. Todas as movimentações financeiras seriam rastreadas. Portanto, se o cidadão for no cabaré, todo mundo do "banking" ficará sabendo. Aí eu pergunto: cadê os liberais, que estufam o peito dizendo que querem liberdade econômica e financeira, sem o governo se intrometer? Mas não se trata do governo, e sim, dos bancos. E os bancos, mandam nos governos.

    Responda
  28. jose camargo

    kkk. Será que Pondé caiu em algum golpe? Apesar do teor venenoso do texto,concordo em tudo,do primeiro ao último parágrafo. E digo mais:os banqueiros alternar-se-ão entre o Quarto e o Oitavo círculos do inferno.

    Responda
  29. Fernando Alves

    Os mesmos que criam a propaganda do Banking que ama seus clientes de paixão são os que pagam economistas para falar que o corte de benefícios sociais é por amor, e que os incentivos de quase um trilhão apenas para grandes empresários é necessário para o bem da humanidade. Tem os que se acham inteligentes que veem a falsidade dos bancos a tratar com o clientes, mas aceitam cegamente a visão dos bancos quanto a condução da macroeconomia. Não dá pra entender...

    Responda
  30. Carolina Figueiredo

    Os comentários hoje estão agradáveis de ler. A propósito as propagandas dos bancos neste final de ano realmente nada a ver com a realidade.

    Responda
  31. Max Morel

    Excelente artigo feito para adultos.

    Responda
  32. Ednaldo S de Souza Souza

    Admirável mundo novo.

    Responda
  33. CLODOMIRO LACERDA

    Problema existencial de rico que acha que não é rico o suficiente.

    Responda
  34. jose prado

    Uai! I caboclo comuna vermelho baixou no Pondé hj?!

    Responda
  35. Fábio Salvador

    Bom artigo. Sociedade tecnocrata (não-cientifica), dominada por bacharéis que sustentam corporativismo e corrupção, leva a desumanização e frustração das massas manipuladas, que só esperam a hora de anestesias e a passagem do tempo.

    Responda
  36. Alberto Henrique

    Agora entendo porque a família bolsonaro só compra imóveis pagando em dinheiro vivo.

    Responda
  37. Marcelo Magalhães

    Interessante ler o missivista criticando seus ancestrais que são os grandes desenvolvedores da usura e naturalmente, também, os grandes afirmadores da genialidade individual. E diante dessa batalha quixotesca, a oportunidade de lembrar do bastardo, que se tornou o maior líder político do planeta, que pode representar a resposta ao conflito inicial sugerido pelo autor. É o triunfo do paradoxo inconsciente, que descarta os algoritmos.

    Responda
    1. Ivo Broeing

      Ate o tiririca tem mais de 30 porcento de aprovacao rsrsrsrsrs

    2. Marcelo Magalhães

      Muito obrigado Ivo! Ficamos no aguardo do líder político da América Latina com maior expressão que o presidente Lula.

    3. Ivo Broeing

      Uma pesquisa de opinião feita em abril deste ano pelo Pew Research Center revela que a maioria dos entrevistados em cinco países latino-americanos desaprovam a condução internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa demosntrou que apenas 30% aprovam! Lider politico planetario? Resposta?

  38. José Augusto Bernabé

    O saudoso Ronald Golias, os políticos corruptos e até os chefes do crime organizado estavam e estão certos, operam sempre em dinheiro vivo pois esse tal de banking é como os advogados, nunca resolvem o seu problema para te sangrarem até a morte. Xô Exu.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Agora entend8 porquê a família bolsonaro compra imóveis pagando em dinheiro vivo. Hahahahaha

  39. Anderson Cunha

    Diariamente ocorrem milhares de casos de fraudes bancarias e segundo dados do SPC pelo menos 8 milhoes de brasileiros sofreram prejuizos financeiros com golpes bancarios neste pais. Isso nao é um problema isolado, e a justiça "cega" ignora totalmente essa situação, se omitindo frete ao poder monetario dos "bancões" e aumentando a insegurança juridica que prevalece em nossa sociedade. Nao nos resta alternativa a nao ser mergulhar nas profundezas do inferno e sobreviver neste caos cotidiano.

    Responda
  40. José Cardoso

    Bancos são uma maravilha, como os aviões. Mas é claro que podemos ser vítimas de uma fraude, assim como existem acidentes aéreos. São raros em proporção ao uso, mas quando acontecem são devastadores.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Nada a ver. Às companhias aéreas não interessam os acidentes; as fraudes bancárias não são acidentes...

  41. Ricardo Botto

    Tudo isto para inserir algumas linhas no texto com críticas a Lula. Pondé precisa melhorar as técnicas de guerra cultural. Melhor será ele voltar a aos vídeos do Olavão, mestre no assunto.

    Responda
  42. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    As operadoras de celular são o mesmo inferno de Dante , estamos lascados

    Responda
  43. max ribas

    Parabéns, Pondé; seu texto é lúcido, muito embora apenas risque superficialmente o verdadeiro problema, que é a escravidão bancária à qual está submetida boa parte dos brasileiros. No dia em que for possível ao comércio recusar dinheiro físico, neste dia seremos todos nós escravos dos bancos e do Estado (que terá total controle sobre tudo que temos, consumimos etc). O dinheiro físico é a expressão da liberdade econômica.

    Responda
    1. Wilson Roberto Theodoro

      No Distrito Federal, já começou. Por mera portaria de um dos secretários do governador, os ônibus já não aceitam dinheiro físico, apenas pagamento com passes ou cartões bancários. É ilegal, mas ninguém se importa com isso (nem Ministério Público, nem Defensoria Pública).