Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Sim. E daí? Vivamos o presente já que o futuro é uma abstração.

    Responda
  2. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Os visitantes vão ver com os próprios olhos os esgotos a céu aberto nas Capitais de Estado Belém e Manaus e se indignarão como um governo que arrecada Trilhões e décima maior economia do mundo não trata o esgoto nem das Capitais da sua própria casa Os índices de saneamento básico ,apesar da arrecadação federal de Trilhões ,estão entre os países mais pobres do mundo. Não vai faltar dinheiro para festa , palanque de lula falar que o Brasil tá bombando e para Janja contratar artistas

    Responda
  3. João Batista de Junior

    Mais um Bolsonarista.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      O q é ser Bolsonarista para vc? É todos aqueles q criticam o atual governo? Não pode criticar o governo atual?

  4. JOSÃ TADEU LÃ CIO MACHADO

    Esse tal de Marcelo é interessante, me lembra muito um personagem de desenho animado de antanho que usava constantemente o bordão “ Oh vida ,Oh azar “, para meu seja positivo pelo menos na virada do ano.

    Responda
  5. DISSON DEF

    A defesa do clima mundial está rapidamente caindo em desuso. O que está pegando agora é a pesquisa científica em torno de aspectos importantes para a construção de exércitos: armas , armas e armas. A natureza que vá se ferrar. A guerra mundial que se avizinha é que importa.

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    O clima vai piorar muito, pois 87% são fontes de energias fósseis frente às restantes que ainda podem crescer, sendo metade da perigosa nuclear!

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Boa análise. A COP30 será apenas um palco para desfile de cocares e de programas que não serão cumpridos. É uma pena, de ave rara.

    Responda
  8. Vital Romaneli Penha

    COP 30 = Climapalooza

    Responda
  9. Hernandez Piras

    A COP de Belém já é um fracasso. A conferência tem chamado a atenção da opinião pública internacional aos problemas sociais e ambientais da própria capital paraense, como o despejo de esgoto no Amazonas e seus afluentes. Para nós este tipo de problema parece tão comum que não antecipamos o quanto pode chocar um observador estrangeiro.

    Responda
  10. José Cardoso

    É só ver no youtube os vídeos com a evolução do consumo de energia elétrica gerada por fontes fósseis. Os últimos 30 anos viram o crescimento descomunal desse consumo na China. Explorarmos ou não a margem equatorial faz diferença, mas bem pouca. Ainda mais que nos próximos 30 anos os indianos vão querer também seu ar condicionado. É quente lá. Sai de baixo.

    Responda
  11. Raymundo Itareru

    a fsp é um jornal jornal de mau agouro, gostam de apavorar as pessoas, será que é só uma coincidência com a extrema direita? agora vem esse daí falando l...osta

    Responda
    1. Hernandez Piras

      O que há de mais próximo à extrema-direita é sua rudeza e falta de argumentos.

  12. Raphael Lopes Rios

    Há especialistas q cravam o enorme risco ambiental na Amazônia. Só q como é o governo PT a maior parte da imprensa é dos" intelectuais" passam pano. Ou pior: atacam covardemente quem os critica, q é o q qualquer cidadão tem o dever de fazer.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Qual a relação disso com Bolsonaro?? Alguém aqui se referiu ao Bolsonaro? Se o Bozo errou, isso dá o direito do governo Lula fazer coisas erradas com o meio ambiente?? É incrível q muitas pessoas leem muito e continuam sem saber interpretar nada

    2. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. jose prado

    Como então a exploração de petroleo na Guiana é viavel , senhor? Esse papo apocalíptico não acrescenta nada! Apresente então suas sugestões! Vamos ver a viabilidade delas! Ou será que esse é seu receio?

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Você já viu a distância que existe entre a Guiana e a Margem Equatorial. Sabe se é o mesmo tipo de terreno, s mesma profundidade. Para você pode tratar-se de "papo apocalíptico"; para a imensa maioria dos cientistas é a realidade. Sua militância é agressiva, mas escassa em argumentos.

  14. jose prado

    O que o Sr consideraria um sucesso da COP30? Poderia nos informar?

    Responda
  15. Angela Oliveira

    Com essa premonição, cara-pálida, será um fracasso ....Fracassos têm sido todas as reuniões de cúpulas, há décadas. Enquanto as diferentes nações, especialmente as mais desenvolvidas, continuarem fechando os olhos para os problemas de degradação do nosso planeta, em detrimento do poder econômico, não veremos avanços na discussão e encaminhamento de propostas para o cumprimento de metas que possam frear as catástrofes que estamos vivenciando.

    Responda
  16. Paula Brügger

    Se quisermos evitar uma catástrofe climática precisamos não só parar de "furar" o planeta, mas também tirar a carne do prato.

    Responda
  17. Tadêu Santos

    AINDA Ñ DÁ PRA AFIRMAR, mas os fracassos tem sido constantes desde a COP de Paris. A razão dos fracassos são intromissões políticas dos países sede com a concordância da ONU. A grandiosidade dos eventos atrai a cobiça e comprometem os reais objetivos das Conferências Climáticas. A COP 30 de Belém terá que avaliar os interesses mercantilistas e imediatistas do governo federal e do estado do Pará. A prospecção de petróleo na foz do Amazonas, entre outras serão terrivelmente prioritárias... CONT...

    Responda
  18. Adriana Flores

    Por mais artigos como este!

    Responda
  19. joão moreira

    Então a opinião supostamente "técnica" de um burocrata mediano do IBAMA é a referência do missivista para inviabilizar os investimentos na extração de petróleo no extrenorte do Brasil? Grande argumento!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não é só um "burocrata do IBAMA" e muitos dos defensores da extração de petróleo na Margem Equatorial são burocratas de outros órgãos.

    2. Daniel Gomes Pereira

      Amigo, dois anos seguidos batendo recorde do aumento da temperatura global média, seguido de catástrofes regionais e o extermínio de espécies anuais aumentando, o que você como pessoa culta acha o que vem por aí com o aumento dos negacionistas ?

    3. Fernando Borges Campinas SP

      Não, são inúmeras as críticas de especialistas contra este projeto. Os defensores são hipócritas que ainda querem pousar de defensores da causa ambiental.