Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "A famosa pergunta sobre a capacidade da IA ser genuinamente inteligente acaba de ser respondida de irrefutavelmente." Não, não acaba. Avaliações estão sendo feitas sobre problemas com "contaminação de informações" na base de dados de treinamentos, e que levaram aos modelos a armazenar muitas das respostas e não inteligentemente a chegar na respostas ainda colocam dúvidas sobre esta afirmação.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    " Ilya Sutskever, pesquisador número um do campo". Hein? Consigo citar pelo menos 10 pesquisadores mais importantes na área do que ele (por exemplo, o pessoal da DeepMind que ganhou o Nobel de química este ano). Mas, sobre o assunto da coluna, a Air Canada está respondendo um processo porque, em 2022, o chatbot implantado pela empresa deu informações erradas para os passageiros. Com a proliferação de agentes "alucinados" autônomos fazendo coisas pelas pessoas, espere mais processos.

    Responda
  3. jose marcatto

    Esclarece sempre.

    Responda
  4. Pedro Fortini

    Acho fascinante a ideia de podermos efetivamente ter uma IA como "assistente", capaz de se integrar com suas redes, seus navegadores, e-mails e tudo o mais. É um passo mais próximo de termos um "Jarvis" como o da Marvel.... kkkkkkkk

    Responda
  5. Adauto Lima

    Nunca me interessei pelo Chat de IA do Google. Acho que devido à decadência do seu buscador que traz elétricos 220v quando se pede 110v. Tenis feminino quando se pede masculino, etc, que dirá em questões comolexas. O Claude e o ChatGpt atendem muito bem todas as pesquisas que o Google nunca foi capaz.

    Responda
    1. Gil de Almeida

      Engraçado, acabei de comentar o oposto. Acho que o Google vai decolar e a Openai vai aterrissar no ano que vem.

  6. Gil de Almeida

    Eu acrescentaria que a openai vai perder a liderança na corrida da ia pro google que tem mais time. Muito interessante essas ias de raciocínio, vou procurar saber mais.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Atrás de cada inteligência artificial tem uma inteligência natural. Por enquanto estamos na mão de um ser humano. Qualquer.

    Responda
  8. Geraldo Filho

    A I.A. generativa, (LLMs) ainda enfrenta muitas limitações, como a obtenção de dados úteis, tendencia a vieses em razão da baixa qualidade dos dados, retreinamentos constantes de datasets que aumenta o custo computacional, falta de memória de longo prazo, alucinações, personalização de respostas. Por fim deverá passar por regulamentações éticas e de segurança.

    Responda
  9. Silas Martins

    Excelente balanço da IA. Aproveito para agradecer o senhor pelas reportagens e artigos que li auspiciosamente em 2024. Feliz ano novo e muito obrigado!

    Responda
  10. Marcelo Magalhães

    A conclusão é que atingiu-se o patamar e ninguém sabe para onde vai a próxima onda e quando ela virá. É assim com todo crescimento exponencial, mas a gente insiste em esquecer. Em outras palavras, a IA já tem um potencial gigante de substituição humana, principalmente no que se refere a aumento de lucro dos capitalistas, mas frustrou aqueles que lhe atribuíram hegemonia. Assim, como sempre foi, sobrevive a poesia.

    Responda