Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sidnei Inácio

    Tempos difíceis para um governo que tem seus acertos e erros, esses muito mais cometidos por um congresso que provoca o fracasso do Brasil para querer ganhar daqui 2 anos e o povo vai sofrendo enquanto isto.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Durante este governo Lula, percebe-se a dificuldade de alegrar o andar de cima. Talvez, se a Fome estivesse no noticiário novamente, aumentando a falta de esperança por uma Vida digna, ou uma nova epidemia para eliminar 700.000 Vidas, deixaria nossa elite mais otimista no futuro do governo Lula. Talvez tenha faltado mais aumentos de juros, emendas parlamentares bilionária$, continuidade dos super salários dentro do funcionalismo e nas Forças Armadas, das desonerações bilionária$ inúteis...

    Responda
  3. João Luiz Domenech Oneto

    Marcus Melo não tem vergonha na cara. Simples. O Brasil vai muito bem apesar de sabotadores como Marcus Melo.

    Responda
  4. Fernando Palhares

    Pato Manco é uma alcunha pretensiosa. Deixa a entender que o PIB 3,5% é pífio. Que ele não ganharia as eleições em qualquer cenário, conforme pesquisas recentes, que estamos em um desemprego desenfreado e hiperinflação. Até o momento, quem se comporta como um pato cego é o mercado e seus aceclas.

    Responda
  5. Jorge Rodrigues

    As abordagens sobre o Lula quase nunca tratam o seu principal e grave defeito: ser um corrupto contumaz; cujo governo anterior protagonizou os maiores esquemas de corrupção da história do país (os infames Mensalão e Petrolão). Mas é claro que Lula tem inúmeros outros defeitos, que vão do populismo e irresponsabilidade, passam pelo patrimonialismo e chegam até a sua imensa aversão a reformas e modernização do estado.

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Sério! A condenação de Lula foi anulada pela Suprema Corte, sabe por quê? Porque não havia nexus causal entre a denúncia do MP e a sentença de condenação proferida por Sérgio Mora: "-atos e fatos indeterminado".

    2. jose fernandes de lima junior

      Sob todos os índices ; crescimento da economia, queda da inflação, geração de empregos, vendas de carros, venda de passa áreas, inclusão social e na universidade. Tudo dou positivo no L1 e L2. Agora no L3 , ueda no desemprego e economia crescente. Só podemos esperar L4 , pra desespero da FSP, mercado e extrema direita.

    3. jose fernandes de lima junior

      Contra fatos não há argumentos jorg ito. Veja todos os índices de 2002 a 2010. PIB, geração de empregos, inflação, crescimento da economia , Record histórico de vendas de carro, vendas de passagem aérea, inclusão social, pobres e população negra nas universidades. Tudo positivo. Saiu do segundo mandato com + de 80% de aprovação. Agora com L3, sab otado pelo Lira, congresso , FSP, recebendo um país quebr ado do JB, tirou leite de pedra. Economia crescendo, desem prego caindo. Aceita vai?

  6. gleison leocadio

    Que o articulista deveria mencionar é que o governo atual lida c um congresso hostil, vindo de uma direita rude e pobre de ideias, um tal centrão desavergonhado e liderado por um oportunista, uma imprensa que vocaliza a cartilha do "mercado", que vê pobre como estorvo.

    Responda
  7. LUIZ CARLOS SANTANA

    Os cães ladram mas a caravana não pára.

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Mais um com saudade do Bozo e do Guedes. Sabe o que come capital político de governo de tendência social democrata? Fazer políticas neoliberais estranhas a seu propósito. Na Europa a social democracia desaparece, o mesmo se deu com Biden. É um fracasso desemprego na mínima e Natal mais gordo na visão de um suposto mercado. O neoliberalismo vai destruir o capitalismo, afinal condena a produção e só quer negociar papel. Fazer dinheiro com papel até explodir. Isso sim seria crise fiscal.

    Responda
    1. Mauro Sergio

      Natal mais gordo? Onde? Quando? Você não deve ter ido ao mercado comprar nada, né? Nunca vi as coisas tão caras assim. Ou você é abastado e nem se importa com dinheiro ou está no mundo da lua defendendo o indefensável.

  9. Maurizio Ferrante

    Eu fico impressionado com a desumanidade de certas pessoas, que infelizmente escrevem na midia e influenciam os iguais a eles. Chamar de - pato manco - um homem que regeu o pais durante oito anos prosperos, em que o Brasil readquiriu o respeito do resto do mundo, apos os malfadados 20 anos do golpe militar, eh uma desumanidade. Alem disso, o pato manco salvou o pais de outro golpe, pior ainda pois tocado por brutamontes obscurantistas Pato manco, pois sim!!!!

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Não é de admirar que Marcus é um dos preteridos da FSP. que como todos os jornais corporativistas a serviço do mercado financeiro, não tem um siquer candidato à presidente nas próximas eleições.

  10. José Freitas

    Lula 3 jamais teria sido eleito se não tivesse feito, à priori, uma distribuição à granel de ministérios. Mesmo assim "levou por pouco" gerando desconfiança na opinião pública. O pato manco eleito em 2022 pensou em algumas estratégias para ganhar mais apoio ou "simpatia" para governar com por exemplo a falsa tentativa de golpe em 8 de janeiro. Ninguem quer mais ministérios para apoiar Lula 3 mas sim tomar conta dos poucos ministérios relevantes, com mais dinheiro. O fracasso é inevitavel !

    Responda
    1. José Freitas

      Jose Fernandes creio que vc não tem capacidade intelectual suficiente para entender como se conquista o Poder e se prenda a detalhes irrelevantes. Por óbvio não se pode distribuir o que não se tem mas se pode comprar apoio politico com a promessa de distribuição futura em caso de vitória. Alckmim e Tebet não rasgaram suas biografias à troco de nada. O que eu quis dizer é que o preço para a continuidade desse apoio à uma improvavel reeleição do descondenado será bem mais alto. Captou ?

    2. jose fernandes de lima junior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. Lênin Camargo

    Muita abobrinha pra um colunista só plantar.

    Responda
  12. André Silva de Oliveira

    Para tormento dos companheiros, o vetusto pato manco não tem sucessor com força eleitoral. Lo siento, muchachos.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      O sucessor é ele mesmo. Vai se conformando mané, Teremos L4.

  13. Luciano Mina

    Mais um urubu com suas análises easas que confundem desejos com realidade, alinhado com os rentistad que mandam nesse ex- jornal....nada de novo....

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Acho que dói, André. Tanto que o colunista nem se aproxima dela.

    2. André Silva de Oliveira

      A verdade dói, não é, companheiro?

  14. Rubens Vinicius Rocha

    Acho o texto muito radical quando descreve o Lula como "Pato manco" , termo que os americanos reservam para presidentes em fim de mandato. Lula , apesar de ter que se debater com um congresso hostil, mantém uma boa performance, haja visto a aprovação da reforma tributária e os dados econômicos atuais que são muito bons.

    Responda
    1. Mauro Sergio

      Dado econômico bom para a população é chegar no mercado e poder comprar sua alimentação sem ter que deixar a maior parte de seu salário. Você deve ser abastado, só pode, não percebe a besteira que está falando. Os petistas defenderiam até a derrubada do pacto social se fosse para salvar o PT. Por isso irão perder a próxima eleição.

  15. jose prado

    Cinquenta e três a trinta! É isso que te incomoda!

    Responda
  16. jose prado

    53 a 30! É isso que te incomoda!

    Responda
    1. Rubens Moreira da Costa Júnior

      Não, uma retificação: hoje Lula têm 59% dos votos válidos.

  17. Carlos Eduardo Cunha

    Na realidade houve um certo estelionato eleitoral pois o povo elegeu uma Frente Ampla contra radicalismos e empossou um grupo radical do PT que apoia ditaduras e governos gordos. Tebet , a grande eleitora deveria escolher o ministério de sua preferência e ditar as cartas. Mas nem no seu ministério ela comanda imposto um presidente do IBGE com histórico bem complicado que acha que não tem desemprego no Brasil...Será?

    Responda
  18. José Fernando Marques

    A única afirmação digna de crédito em todo o texto é a crítica no plano internacional, com o apoio de Lula a líderes autoritários, o que no entanto de explica em parte pelo propósito de criar alternativas ao alinhamento automático com os EUA. O colunista não explica os bons números do desempenho econômico e do emprego, o que é desonesto. E chamar alguém de "pato manco" seria apenas pueril se não fosse desrespeitoso. Texto sofrível.

    Responda
  19. IEDA MARIA DE RESENDE

    Pato manco?! Quanta grosseria e capacitismo!

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Corriqueiro nos Estados Unidos da América. Aqui não.

    2. André Silva de Oliveira

      Por que grosseria? O colunista usou um termo corriqueiro na literatura em Ciência Política. Eu me preocuparia com o (mau) desempenho do governo em lugar de anatematizar quem aponta as falhas oficiais.

  20. ALOISIO T MIRANDA

    Não sei de que realidade o jovem escriba tirou esse termo. Só encontro possível explicação no alinhamento político - ideológico com a linha editorial de seus patrões.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Comum nos Estados Unidos da América, Aqui não.

    2. André Silva de Oliveira

      É um termo comum em Ciência Política. Nada de novo ou demais.

  21. Joel Aparecido Pimentel Corrêa

    Rapaz, que terra arrazada, sobrou nada.

    Responda