Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé SOARES

    Ministro Dino agindo dentro da lei e do princípio da moralidade.Há quem não goste…

    Responda
  2. paulo cesar cruz

    Falando em ex primeira dama, dizem que tem uma que vai abrir uma loja com seu maquiador . Uma loja de produtos afrodisíacos : A BI-Ba Comeu.

    Responda
  3. paulo cesar cruz

    E os neopentecostais,onde estão ? Com inveja, gostariam de estar no lugar dos parlamentares. Agora , se a Janja ousar a aparecer um pouquinho mais...

    Responda
  4. paulo cesar cruz

    Não ceda, não ceda...cedeu ! pra que este embate se não será sustentado ? A sociedade sabe,a imprensa sabe,todo mundo sabe que este Congresso tem por objetivo secdar bem custe o que custar. Eles nem se dão ao trabalho de dar satisfação,perderam a vergonha.

    Responda
  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Não ceda, Dino! Acabe com a farra desses corruptos políticos, asseclas de Lira, o nefasto.

    Responda
  6. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Dino e o STF enquanto instituição, mantenham-se firmes à moralização do uso do dinheiro público no Congresso. MAS, também atuem quanto aos supersalários no judiciário, especialmente.

    Responda
  7. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Publiquem os meus 2 comentários. Qual é ?

    Responda
  8. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Todo esse imbróglio surtiu e surte efeito positivo resultando com a PF entrando no caso e ao mesmo tempo um recado explícito as novas mesas diretoras que assumirão o poder brevemente .

    Responda
  9. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Não foi isso que ouvi do Camarotti que esteve no STF e leu o anexo da declaração de Dino que não libera os 4 bilhões das emendas. Liberou o que já estava empenhado à saúde e prefeituras. O executivo deve detalhar os valores emprenhados e para quem. A liberação tem prazo até janeiro e de quanto. Solicitou ao senado que se explique sobre a liberação das suas emendas, com prazo em 10 dias. A câmara foi quem apontou que o mesmo ocorria lá. Dino não amarelou não. Não se mexe nos 4 bilhões. Ouvi bem.

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Lamento ter sido liberado.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      0 caso das emendas, sem transparência, sem nenhum controle, em projetos, sem rumo certo, se encontra nas mãos da PF. Está sendo investigado. Vem aí um escândalo de proporções inimagináveis.

  11. Anete Araujo Guedes

    O caso das emendas abusivas se encontra nas mãos da PF. Está sendo investigado, deverá ser o maior escândalo de corrupção dos últimos tempos, superando a Lava Jato.

    Responda
  12. Anisio Antonio Meinerz

    As emendas liberadas pra saúde foram pra setor prioritário, nao foram?

    Responda
  13. elcio matos

    Vamos falar a verdade, o antigo "mensalão", a mesada paga por debaixo dos panos aos deputados oposicionistas até 2005, saia muito mais barata do que essas atuais emendas parlamentares. O que são essas emendas, afinal, além do que um mensalão constitucional mil por cento mais caro?

    Responda
  14. Alcides alcantara

    Estava muito bom para ser verdade; no fundo, eu e milhões de brasileiros, como nativos desta terra, já esperávamos por isso, o famoso "jeitinho". Critica daqui, reprova dali, balbúrdia disso, daquilo, mas....liberou! Deu o presente de Natal que os legítimos representantes do povo aguardavam com sofreguidão. Quando se pensou que essa excrescência das emendas encontrara uma barreira à altura, puff, puff.

    Responda
  15. Gilberto Peressin

    Caro Sr. censor. Meu texto apenas esclarece o que aconteceu, de forma correta,a interpretação do despacho do Sr. Ministro Flávio Dino.

    Responda
  16. Gilberto Peressin

    Recentemente, houve uma confusão sobre a liberação de emendas parlamentares no valor de $4,2 bi. O ministro do STF, Flávio Dino, não liberou esses recursos. Na verdade, ele manteve o bloqueio das emendas que foram consideradas irregulares e não obedeceram as normas jurídicas estabelecidas. Dino autorizou apenas a execucão das emendas que já haviam sido empenhadas, antes de sua decisão de 23/12/2024, para evitar nsegurança jurídica. No entanto, o bloqueio dos $4,2 bi, permanecem em vigor.

    Responda
  17. Gilberto Peressin

    Recentemente, houve uma confusão sobre a liberação de emendas parlamentares no valor de $4,2 bi. O ministro do STF, Flávio Dino, não liberou esses recursos. Na verdade, ele manteve o bloqueio das emendas que foram consideradas irregulares e não obedeceram as normas jurídicas estabelecidas. Dino autorizou apenas a execucão das emendas que já haviam sido empenhadas, antes de sua decisão de 23/12/2024, para evitar nsegurança jurídica. No entanto, o bloqueio dos $4,2 bi, permanecem em vigor.

    Responda
  18. marcio Rodrigues de castro

    Faz-se imperativo colocar um freio no “presidencialismo de extorsão “ do seu excrementissimo lira. Há que se compreender que nossa constituição e a população brasileira , por meio do plebiscito, decidiu pelo sistema presidencialista. Não cabe ao seu excrementissimo querer, enquanto presidente da câmara, controlar o governo.

    Responda
    1. jose fior neto fior

      O excrementissimo cidadão provou que controla a câmara, o governo e agora já está controlando o supremo, último apelo do povão.A lei deveria ser rigorosamente cumprida por todos, inclusive Lira, que gostou de controlar o fraco o inelegivel, e quer o restante agora.

    2. jose silva

      aceita que doi menos...congresso foi eleito..Dino nao...

  19. Valter Luiz Peluque

    Todo apoio ao min Dino. Era preciso alguém com coragem para por ordem na baderna das emendas do Congresso. Alguma coisa boa afinal está acontecendo no país!

    Responda
  20. Antonio Neto

    Até que enfim, alguém de muita coragem começa a impôr limites e ordem em uma bagunça que cresce a cada dia.

    Responda
  21. geraldo yamassaka

    Com certeza serei criticado pela esquerda e direita, disso e aquilo, mas, é a eterna e, costumeira, zona do bloqueia/desbloqueia, prende/solta e, assim caminha a humanidade.

    Responda
  22. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Parabéns Ministro Flávio Dino . Que a Polícia Federal retorne as investigações dos aliados de A Lira , que foram arquivadas em 2023 pelo Ministro Gilmar Mendes

    Responda
    1. WALTER TRAVASSOS

      Uma dúvida cruel não para de zumbir nos meus ouvidos: O que levou o min. Gilmar Mendes arquivar as investigações em cima do cacique das Alagoas?!

  23. jose prado

    A notícia está meio enrolada! Quantas e quanto foi liverado6?

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      O ministro autorizou os empenhos das emendas de comissões realizados antes de sua decisão em 23 p.p., sejam "excepcionalmente " executadas para evitar insegurança jurídica. As 5549 emendas, equivalentes a aproximadamente 4,2 bilhões, foram bloqueadas em definitivo. Parabéns, ministro Dino.

  24. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    No Brasil vige o sistema de Separação de Poderes, que devem atuar de forma harmônica. Assim, cabe ao Executivo administrar o Estado estando entre suas funções a Execução do Orçamento. O que temos visto em nosso país é uma verdadeira usurpação pelo Legislativo que se apropriou de fatia considerável do Orçamento. Na verdade é uma vergonha o que temos presenciado, com os cofres públicos sendo assaltados descaradamente como temos acompanhado em publicações da imprensa.Fora Centrão! Vai, PF.

    Responda
    1. Rives Passos

      Bolsonaro, Paulo Guedes, Lira e o Centrão são os grandes responsáveis. Isso sim, que o Ministro Flávio Dino faz é a verdadeira batalha contra os corruptos, aliás, eternos corruptos, desde mil e quinhentos.

  25. PIETRO Dias

    Qual máscara o Flávio Dino está utilizando hoje? Quando o mesmo fazia parte do Executivo:(governador MA), Legislativo: Senador e Deputado ele não pensava dessa forma. Transparência sim é claro! Mas não posso deixar de observar e porque não registrar nesse pequeno espaço o quanta hipocrisia desse senhor.

    Responda
    1. augusto ferreira

      Hipocrisia é tentar disfarçar sua saudade do bozo e do moro,

    2. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Ao sr.PiETRO. Decoro! É o que lhe falta!

    3. Rives Passos

      Aqui não é o zap Pietro. Essa mentira não engaja ninguém aqui. Volta pro zap se quiser alguma efetividade disso.

    4. Felipe Macedo

      Não fale mentiras. Dino nunca foi deputado. E antigamente não havia esse sistema de emendas como é hoje. Pode falar que vcs bolsonaristas defendem a corrupção. Enganam mais ninguém não.

  26. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Do Paralamas de 1995: "São 300 picaretas com anel de doutor". 30 anos depois faz todo sentido! Quer mais? Se "Eles ficaram ofendidos com a afirmação / Que reflete na verdade o sentimento da nação / Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei / Uma cidade que fabrica sua própria lei". "Se essa palhaçada fosse na Cinelândia / Ia juntar muita gente pra pegar na saída". "Parabéns, coronéis, vocês venceram outra vez / O Congresso continua a serviço de vocês"! O agro e os banqueiros chafurdam felizes!

    Responda
  27. Marcelo Guimarães Freitas

    Dino , sem anistia. Faz a limpa. Começamos com o senhorzinho de Alagoas que comprou dezenas de fazendas.

    Responda
  28. Josue Oliveira

    O Dino está certo. Os caras pegam dinheiro e não querem comprova? Eles não querem nem dizer a "obra" onde pegarão as notas fiscais. É rasgar e queimar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Responda
  29. marcos teixeira de souza

    Dino, o bravateiro

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ué mas vocês não eram contra a corrupção? Por que agora não apoiam quem efetivamente a combate e que só está exigindo que os autores das emendas sejam identificados e que os recursos enviados tenham destinação específica em projetos previamente aprovados e divulgados. Por que não querem que isso seja feito e que os larápios façam o que bem entenderem com recursos públicos sem dar satisfação a ninguém? Aliás, cadê o TCU?

    2. Marcelo Guimarães Freitas

      Vcs se borram do Dino , confessa aí bozonarista.

    3. Felipe Macedo

      pra quem até ontem se dizia contra a corrupção vcs estão de parabéns. Continuem assim! hahaha

  30. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    O povo, a massa, a população precisa saber do que se trata estas tais emendas. É um escândalo e ninguém se incomoda. Tem que dizer claramente do que se trata, para a população saber que com esse congresso, câmara e "mercado"/banqueiros (predadores). este país se torna ingovernável. Tem de ter 10 fiscais para cada deputado. Tem de vigiar estes caras. Tem de ter auditoria nas contas deles. Eles têm de prestar contas e publicar balanço, pois faturam mais que muitas empresas.

    Responda
  31. Sérgio Siqueira

    Dino e essa balbúrdia toda , para no fim abrir mão de todo dinheiro. Quer é aparecer na mídia. Tenha dó!

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Você não entendeu. Os 4,2 bi tinha prazo pra liberação, último dia desses ano. Pelo menos esse desvio foi evitado.

    2. Felipe Macedo

      então vcs bolsonaristas são contra maior transparência no uso de verbas públicas? é isso mesmo?

  32. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Ministro Dino, antes q aconteça o pior em 2025, acho q seria importante as autoridades, talvez, até mesmo o Ministro do STF, vir a público e num inusitado pronunciamento do STF em rede nacional (TVs, rádios e jornais) junto à nação, explicar à população, de uma forma pedagógica e clara, do q se trata estas "emendas". Quem ainda vê/ouve/lê jornais (apesar da perda de credibilidade destes veículos desde o golpe de 2016), sabe do que se trata. Mas a massa manipulada pelas redes não sabe.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Caro José Padilha, obrigado pelo comentário, mas só relembro que eu escrevi: 'num inusitado pronunciamento do STF'. Por saber que seria improvável, disse 'inusitado'. No entanto, se um ministro do TSE pode pronunciar em rede, porque não um ministro do STF. O povo precisa saber o que se passa em Brasília. Depois da porteira arrombada, ninguém segura a boiada.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Meu caro, aprovo tudo o que você está exigindo e pretendendo, exceto o fato de que não cabe a um membro do judiciário, qualquer que seja ele, fazer pronunciamentos à nação. Ele só deve fazê-lo nos autos dos processos, como faz o Dino. Cabe a imprensa e aos meios de comunicação dar publicidade dos fatos e informar a todos, aliás a nós todos também por meio das redes sociais. Por que os grupos de zap são tão efetivos em divulgar mentiras mas não os fatos verdadeiros?

    3. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Cara Maria Lopes, o povão não lê Piauí! O povão hoje está dominado pelas redes sociais, whats e fake news de figuras como nikolas e outras criaturas repugnantes que compõem um grupo de uns 300 picaretas.

    4. Maria Lopes

      A Piauí publicou matéria detalhava e clara. Foi a revista que expôs a maracutaia.

  33. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Vai ser preciso muita coragem para enfrentar estes chantageadores da câmara que se apresentam como autoridades. O governo pressionado pelo tal "mercado", todo mundo sabe, os bancos que ficam cada vez mais ricos com os juros, a inflação e o dólar, pressionado pela câmara de... (tem uma música do walter franco que fala direitinho o adjetivo), poderão tornar o 2025 um tormento. O povo precisa saber disso. Tem que ter coragem.

    Responda
  34. WILSON FILHO

    Estava faltando o dele, afinal qual é o canhoto que não gosta de grana.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A direita obviamente não gosta, tanto que adora pagar impostos e distribuir todas as riquezas que angariam às custas dos menos aquinhoados pelo capital.

    2. Felipe Macedo

      nem todo mundo age como vcs da direita e extrema direita, fera

  35. Paulo Oliveira

    Não devia ter emendas parlamentares, disseram que se não fossem liberadas a saúde ia ser prejudicada? Saúde não é prerrogativa da união?

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      O ministro Dino autorizou o empenho imediato até 31 de dezembro das emendas impositivas para a Saúde, independentemente da existência de das contas específicas. Recomendo que veja a íntegra no site do STF.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Dos executivos. Imaginem se a moda se espalha para todos os legislativos do país. Não precisaríamos mais de prefeitos e governadores e as câmaras municipais e assembleias legislativas passariam a evitar diretamente o orçamento que elas mesmas elaboram! Nenhum anarquista jamais sonhou com algo parecido.

  36. Adriana Santos

    O ministro está certo, mas balbúrdia é pouco, esses pilantras fazem o orçamento de zona.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Acho que se parecem mais com organização criminosa.

    2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Adriana, você está ofendendo o pessoal da zona. Faça outra analogia. Por exemplo: eles fazem orçamento de gangue. Tem uma música do Paralamas de 1995: "São 300 picaretas com anel de doutor". Pois é, 30 anos depois ela ainda faz todo sentido. Quer mais? Se "Eles ficaram ofendidos com a afirmação / Que reflete na verdade o sentimento da nação / Brasília é uma ilha, eu falo porque eu sei / Uma cidade que fabrica sua própria lei".

  37. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Três mil habitantes

    Responda
  38. Maria Lúcia Bergami

    Exatamente o que eu esperava do Dino como ministro do STF. Vai lá, acaba com aquela pocilga, aquele esgoto das emendas.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Cidades com trem mil habitantes com mais de trinta mil atendimentos na saúde , tem algo errado , é só dar um Google , ou perguntar pra Amandinha

  39. Alexandre Pereira

    Qualquer esforço para aumentar a transparência dos três poderes é válido. E digo TODOS os três. Dito isso, sobra a hipocrisia de não buscarem isso quando a esquerda manda na casa (relator vs secretas?). Conveniência, mesmo assim, com méritos.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      José, está latindo para a árvore errada, camarada. Não tenho um bolso ou um ex-con. É difícil, mas com esforço dá para ir além dessa visão limitada do mundo. Por exemplo, imaginar que os envolvidos, à esquerda e à direita, são pobres inocentes. Cuidado, pode dar tela azul e precisar reboot!kkkkk. Seus donos não irão gostar, mas será uma alforria!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que acha que existiram mensalão e petrolão? Para dar à direita é ao centrão, ou direitão , a única coisa que lhes interessa, dinheiro, meu caro! É isso foi feito para poder governar. Como hoje, graças ao seu Bozo, eles tem nas emendas a sua própria fonte direta de recursos para gastarem como bem entenderem, tais recursos não funcionam mais. Não sabia que é assim que as coisas funcionam na politica da direita?

    3. Alexandre Pereira

      Edson, sei que é difícil pensar fora do rebanho, mas o PT convenientemente não foi ao STF, usou o PSOL microscópico como bucha, para não ficar mal na fita. É política, tá valendo jogo de equipe, mas a hipocrisia grassa. No mais, um partido que patrocinou o bem estar da república, com mensalão, petrolão, lava-jato e dilmão nem se auto-imolando pagará seus pecados. Mas entendo sua dificuldade, ter dono é mais fácil que pensar, né?

    4. Edson Badra

      Rezador do pneu, foi no governo do Pt que foi criada a lei da transparencia

  40. Guilherme Zambrana Toledo

    Pelo que foi esclarecido há pouco, não foram liberadas as verbas de quatro bilhões e duzentos milhões de reais, mas sim as que já estavam empenhadas. No jogo de chantagem da câmara, parece que quem ri por último ri melhor.

    Responda
  41. Edno Oliveira

    A decisão do ministro é uma lufada de esperança no combate à malversação do dinheiro público da maneira mais ignóbil possível: acobertada pelo anonimato dos autores. Pode não ter sido a decisão ideal - bloqueio total do dinheiro - mas já foi um bom começo. Destaque-se que quem o indicou para o STF já tinha sucumbido à chantagem do legislativo e talvez não contasse com essa barreira. Felizmente a luta por um Brasil limpo ainda pulsa.

    Responda
  42. Rogerio Cerqueira

    Tudo na mais absoluta e perfeita normalidade na República das Bananas.

    Responda
  43. MARCIO Gionco

    Como é que é só o ministro Dino a defender a Constituição, cadê o governo do PT e os presidentes das casas? Quem gasta de e dar satisfação e apontar as fontes de recursos, senão é esculhambação.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      A maioria no senado e congresso são de deputados da extrema direita , entendeu

  44. ANTONIO F CARVALHO

    Para qualquer conhecedor mínimo da língua pátria as frases do Ministro em suas decisões levam-nos diretamente a comportamentos tipificados em nossa legislação como crime. E isso acontece dirigindo-se Sua Excelência à atuação dos Poderes Executivo e Legislativo, o que significa claramente que esses dois Poderes estão agindo sem observar as leis, notadamente o artigo 37 da Constituição Federal que impõe aos Poderes da República a Legalidade, impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

    Responda
  45. MATEUS VAZ DE S Sá

    Não tem jeito, este Congresso não emenda. A PF já está no pé dos corruptos. Somente assim deixarão de fabricar emendas com origem, percurso e lugar não sabido.

    Responda
  46. Nelson Vidal Gomes

    Dino só não será o próximo Presidente da República se não quiser ou Deus não permitir. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  47. silvia ramos

    Quem sabe o povo para de eleger "coronel, cabo, delegado, delegada, pastor, pastora, locutor de rodeio, locutor de rádio, influencers, filhos e netos". É o povo que pôe esta escória lá.

    Responda
    1. Edson Badra

      perfeito Silva. Inclu na lista ladrão de joias, ge no cida, rachadores

    2. Alexandre Pereira

      E ex-terrorista, ex-ladrão, ex-corrupto, traficante e assim vai. Realmente esse povo não tem jeito, né? Não sabe votar em quem mandam, preferem escolher. Que coisa!

    3. Marcos valerio André da silva

      Correta Silvia

  48. Manoel Bolonha

    A Qua Drilha está vencendo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Qual delas?rsrs

  49. ROBERTO SILVA

    Este país não pode dar certo. Se as emendas têm indícios de irregularidades por que liberou? Se este indícios não eram tão graves, por que suspendeu?

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      Completando, se inconstitucional, a "última " palavra é do STF.

    2. Rosamaria Silva

      Caso Executivo vete, volta ao Congresso que delibera ou derruba o veto. Ou seja, a última palavra é do Congresso.

  50. ANTONIO MARIA SALAZAR LEIVAS

    Não tinha que ter liberado nada!!! Que congresso semvergonha que temos

    Responda
    1. Rosamaria Silva

      As emendas impositivas ligadas à Saúde, tinham sim que ser liberadas, como foram, na decisão do ministro Dino.