Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Parabéns Lyginha, como a chamamos aqui em casa, texto perfeito! Nenhuma ditadura presta, tanto de esquerda quanto de direita! OrasilRepúblicaDemocrática!

    Responda
  2. Daniel Nunes

    Não sabia que a ABI - de tantos exemplos no passado de luta pelas liberdades e em favor dos jornalistas - tinha se transformado nesse covil imundo e vergonhoso de apoiadores de ditaduras. Por isso perdeu a credibilidade, o protagonismo e ninguém respeita mais essa escumalha.

    Responda
  3. Joao Cantarelli

    O mais importante desse imbróglio é que o Governo do Brasil não reconheceu como legítimas as eleições da Venezuela. Daí a famigerada carta pedindo que o governo o faça. Brasilia sabe o que aconteceu por lá mas prefere por várias razões se omitir. Chaves, depois Maduro são aliados históricos do atual governo brasileiro. Daí a saia justa para reconhecer o que o mundo livre/democrático apontou desde o início. O q a tal organização de imprensa pensa é pouco importante para o caso em si.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Orasil coelho pina

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. roberto barbosa de castro

    Concordo com 98% do texto. Discordo, em parte, porque não vejo incoerência na ABI. Ela apoia incondicionalmente a censura interna e a perseguição a jornalistas brasileiros. Pelo contrário: é totalmente coerente. Apoia o regime despótico lá e cá.

    Responda
    1. josé SOARES

      Despotismo aqui? Acirda.

  6. Rodrigo Flexa

    Que cara de pau, a colunista é entusiasta defensora do estado fora da lei, pária, terrorista e assassino, cujo nome a Folha não permite ser escrito, aliás, a Barão de Limeira adora uma ditadura, é histórico.

    Responda
  7. Rodrigo Flexa

    Olha quem fala, justamente esta senhora que é ligada à extrema direita.

    Responda
  8. Domingos dos Santos

    Pense numa associação porreta! Sinceramente , não me surpreende. Sei que, também, há jornalistas à direita que não valorizam muito a liberdade de expressão. Enfim… princípios e pé no chão são importantes!

    Responda
  9. Luiz Henrique Moreira

    imprensa " chapa branca", que vive sugando o estado, perde credibilidade e não acrescenta nada a combalida democracia.

    Responda
  10. José Cardoso

    Vergonhosa a posição dessa associação. Que vexame.

    Responda
  11. LUCAS OLIVEIRA PEREIRA

    Depois reclamam que a direita radical ataca a imprensa por seus membros serem esquerdistas… os membros não sei, mas a associação, essa é. Mas tanto direita quanto esquerda apoiam o ditador que lhes convém, princípio é outro papo.

    Responda
  12. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Parece que a diretoria dessa associação pensou assim:"se é de esquerda, temos de apoiar".

    Responda
  13. Raymundo Itareru

    talvez os jornalistas não apóiem, mas são obrigados a apoiar pelos veículos de comunicação, todos os dias pode ser constatado aqui. passar pano para golpistas, é o mesmo que apoiar

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    0 jornal F apoiou a ditadura civil-militar em 64, 0 autoritarismo de M0ro na Lava Jato, as ideias estapafúrdias de Guedes, denominadO Post0 Ipiranga, que não passou de um encost0, no sentido religios0 do term0.

    Responda
  15. Ricardo Ferreira

    Ué, a Jovem Klan não deu um pio sobre a tentativa de golpe bolsonarista e muito menos do nefasto plano para assassinar autoridades. Aliás eu também não vi a colunista criticar tais fatos. Cadê a coerência?

    Responda
  16. Luiz Henrique Frosini

    Excelente artigo! Parabéns à autora!!

    Responda
  17. José Eduardo de Oliveira

    esses jornalistas que apoiam ditaduras, são os mesmos que apoiam bolsalnário, paradoxo? são como as mulheres que também o apoiam. mas tem um detalhe de, o mestre mandou.

    Responda
  18. Paulo César de Oliveira

    Esse apoio da ABI a Maduro mostra o quanto algumas dessas entidades de classe estão dominadas por esquerdistas radicais que não representam o pensamento da maior parte da categoria.

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Em meio a tantas guerras sangrentas e intermináveis, a tantos ditadores mundo a fora, com regimes obscurantistas, reacionários e teocráticos, a preocupação aqui no Brasil é com a Venezuela. Maduro fez na Venezuela o que Bolsonaro pretendia fazer aqui.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Exatamente por isso que temos que condena-lo: por ter sido um Bolsonaro bem-sucedido. E embora existam tantas ditaduras mundo afora, é a venezuelana que produz um enorme problema humanitário para os vizinhos, Brasil inclusive. Por esta razão, fazem muito bem aqueles que, ao contrário do PT, condenam energicamente o regime de Maduro.

  20. Armando Moura

    Enquanto maduro restringe a atuacao da imorensa, isto e ruim, I srael mata reporteres a kilo em Ga za. Mas esta dona esta preocu pada com Maduro. Ela nao tem a menor preocupacao com a imprensa livre, a menos que imprensa morta signifique imprensa livre. Quem nao te conhece que te compre.

    Responda
  21. Felipe Araújo Braga

    E sim, precisamos relembrar: a Folha apoiou a Ditadura Militar de 64. Isso deve ser dito quando nós criticamos a parcialidade da Folha ao lado do mais forte no massacre de mais de quarenta mil civis palestinos, no espaço dado aos colunistas de extrema-direita como a Lygia Maria e nas posições elitistas deste jornal contra qualquer avanço social neste país. Podem me ofender, pois sabemos que vocês que isso apoiam, no final do século XIX, também seriam contra a abolição da escravatura.

    Responda
  22. Felipe Araújo Braga

    Pessoas que neste jornal apoiam todos os absurdos que Lygia diz, mostram que são tão preconceituosas quanto ela! Eu nunca vi em pleno século XXI uma pessoa praticar tanta discriminação e preconceito e ainda publicar em um jornal. Lygia é claramente uma pessoa contra a diversidade e o ódio que ela sente contra pessoas de esquerda - e não eu não apoio a Venezuela, já ela apoia Is ra el - é justamente porque ela quer uma sociedade hierarquizada. Bolsonarista enrustida. Sinto nojo de vocês.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Calma, Felipe. Pra que ficar tão nervoso? Vc e ela concordam que a eleição de Maduro foi fraudada. O fato da ABI apoiar Maduro mostra em que medida alguns órgãos de classe foram dominados por esquerdistas radicais.

  23. Peter Janos Wechsler

    Este seria o tão almejado controle social da mídia?

    Responda
  24. Felipe Araújo Braga

    Respondendo aos reacionários no meu comentário: não, eu não considero a Venezuela uma democracia, e também não considero o Irã uma democracia. Entretanto, a indignação de Lygia - que grafia terrível - é bastante seletiva: ela ataca Irã e Venezuela mas diz que Is ra el está certo ao assassinar mais de quarenta mil civis palestinos, diz que mulheres trans são homens e que negros e pobres não precisam de acesso à universidade, apenas ao curso técnico. E o pior é que vocês ainda defendem.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Só uma observação sobre Universidades: na Argentina não há vestibulares para Universidade. Eles entendem que se é necessário um vestibular isso é um atestado de que a formação do Fundamental e Médio foi muito ruim. Para os meritocratas de plantão calma: o funil existe dentro da Universidade. Entrar é fácil, sair, concluir é que são elas.

    2. Ricardo Ferreira

      E eu não considero democracia nem Venezuela, Irã ou 1s ra hell.

    3. Paulo César de Oliveira

      Felipe, pela décima vez, mulheres trans nasceram homens e tem cromossomos XY. Não fosse isso, seriam apenas mulheres e não mulheres trans. Universidade eh para uma pessoa em cerca de cada sete porque a maioria dos empregos não eh de nível universitario. Pessoas de qualquer raça podem fazer universidade, desde que passem no vestibular, preferencialmente sem tirar a vaga de outros que tiram nota maior.

  25. Maria Ana Souza Silva

    Excelente texto, Lygia Maria. Essa era uma das entidades mais acreditadas do Brasil.. A queda foi sem limites.

    Responda
  26. adenor Dias

    Para o jornalismo, quanto mais pior, melhor! Essa classe não prima pela ordem e pela paz. Caso o mundo encontrem a paz e a ordem essa gente fica sem o que fazer! Bando de hipócritas!

    Responda
  27. Arnaldo Lopes

    Tudo mentira o que a colunista escreveu. A folha de SP se tornou um jornal escroto. O brasileiro deve estar do lado dos nacionalistas, socialistas, anti imperialistas da Venezuela, que lutam contra o fascismo neoliberal do G7 e seus satélites.

    Responda
  28. eduardo silva

    Quantas associações de imprensa existem( todo estado tem a sua e esta é a nacional)? Uma vergonha!

    Responda
  29. Cesar Costa

    Ou é problema de cognição ou mal caratismo, ou os dois juntos? A articulista denúncia um absurdo desses, ABI apoiar uma ditadura sanguinária como a do Maduro e o sujeito fala qualquer coisa mas não comenta sobre o descalabro de uma associação de imprensa apoiar ditador que mata todo mundo, inclusive jornalistas. Vivem em uma realidade paralela.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Qualquer coisa não: as posições de Lygia neste jornal são de arrepiar. Posições que beiram ao extremismo e à discriminação.

  30. Felipe Vasconcelos

    Agradecemos pela importante denúncia.

    Responda
  31. Florentino Fernandes Junior

    A abi é uma dessas entidades q a dona monica porta voz adora citar

    Responda
  32. RODRIGO J LEITE

    Uma rápida passada de olho nos comentários revela o nível de nosso analfabetismo (inclusive no sentido literal)

    Responda
  33. Felipe Araújo Braga

    Tá mas por que você não falou nada quando o Bozo ameaçava a imprensa? Essa direita burguesa no seu estilo, Lygia, seria uma das primeiras a sofrer censura em um regime autoritário sob Bozo, mas acho que por você tudo bem né, desde que pobres e negros não entrem na sala do seu filho na universidade tá tudo bem pra senhora!

    Responda
    1. André Lievori

      Qual sua opinião sobre a atitude da ABI? Falar da colunista é fugir do debate.

    2. Marco A Moreira

      O senhor considera a Venezuela uma democracia?

    3. RODRIGO NAFTAL

      Qual a relação do seu comentário com o apoio da ABI com a vitória do Maduro?

  34. Wilson Rossi

    Caneta de aluguel a serviço da direita bolsonarista e do Conib. Usada para denegrir quem discorda de suas condutas.

    Responda
    1. Rafael Flávio Montanari Leme

      Não sei se entendi seu comentário. Você quer dizer que a informação da matéria é mentirosa? Ou você concorda que o Maduro foi eleito democraticamente?

    2. RODRIGO NAFTAL

      O movimento árabe Palestina também manifestou apoio ao Maduro, o democrata ( ironia) !!

    3. RODRIGO NAFTAL

      Claro!! A Conib apoiou a eleição do Maduro (ironia).

  35. Vital Romaneli Penha

    A ABI(Associação Brasileira da Imparcialidade) deveria enviar uma carta de apoio ao democrata ditador da Nicarágua.

    Responda
    1. André Lievori

      Enviar também para a Coréia do Norte, grande democracia (ironia)

  36. Paulo Araujo

    Aliás, essas nossas associações são o oposto do que deveriam representar: A de médicos, contra o aborto de mulheres estupradas (na constituição desde 1940); a de jornalistas, apoiando uma ditadura perversa...E falamos em democracia toda hora :):):) Ave Maria cheia de graça, ilumine esses aprendizes de feiticeiro da Folha e mostre a eles que censura não é o que se fazia na ditadura; era crime...

    Responda
  37. SIMONS SILVA

    Que VER GO NHA! Agora a OAB e o CFM estão em distinta companhia.

    Responda
  38. Joao Massucci

    Que indignidade com a memória de Barbosa Lima Sobrinho!

    Responda
  39. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Quem preside a tal abi?

    Responda
    1. Wilson Roberto Theodoro

      Essa é mole. Quem dirige a abi é Octávio Costa, 74.