Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Emanuel Corrêa

    Pois então!

    Responda
  2. DANIEL BRANDAO

    A estratégia mais assassina e injustificável da pandemia foi a de receitar dipirona (que só serve para maquiar sintomas), mandar os doentes para casa, e aconselhar voltarem ao hospital só em caso de 'falta de ar'. Ou seja, contrariando séculos de experiência medicinal, decidiu-se deliberadamente por deixar a doença se espalhar livremente no organismo das pessoas e só tratá-las quando já estivessem em situação irremediável. Imagina se fizessem isso para o câncer, diabetes, ou qualquer virose!

    Responda
  3. ANIBAL CARRION

    Mas o mundo está preparado para novas pandemias??? Reportagem altamente tendenciosa. Aqui no Brasil muita gente, milhares acreditam que nem teve COVID era uma gripezinha...

    Responda
  4. ANIBAL CARRION

    Mas o mundo está preparado para novas pandemias??? Reportagem altamente tendenciosa. Aqui no Brasil muita gente, milhares acreditam que nem teve COVID era uma gripezinha??? Quero saber o que os mercadores, Faria Lima e imprensa sugerem que seja feito, porque a bandeira e campanha diária é reduzir o tamanho do Estado, sem tirar os privilégios do topo

    Responda
  5. Murilo Belezia

    Index Librorum Prohibitorum (Índice dos Livros Proibidos) era a classificação da igreja medieval para os livros que um bom cristão não deveria nem chegar perto. O grupo que controla a Folha da Manhã trouxe esse espírito ao século XXI, ao interferir no pensamento e nas palavras de um leitor. Não publicam meu comentário, que não contem palavróes nem agride pessoas ou instituições. Finada Folha, foste farol.

    Responda
  6. Renata Godoy Barros

    Dados sobre a covid falho, prefeituras de pequenas cidades que não teve nenhum caso poderia ter tocado a vida normalmente, o fechamento deveria ser proporcional com o número de casos, fico imaginando se fosse uma invasão alienígenas como ficaria o caos

    Responda
  7. Murilo Belezia

    Censurado, mas de volta. Será útil para o leitor-assinante a informação de qual país dispõe dessa prevenção e algumas linhas sobre ela. Será útil uma posição da OMS, que fosse para orientar as nações nas providências mínimas a serem tomadas. E será muito bom se a Folha tratar o leitor com a seriedade informativa que ele merece e não como um idiota manipulável.

    Responda
  8. Vera Queiroz

    Vergonhosa essa matéria da FSP, que não responsabiliza criminalmente jair messias bolsonaro por todas as mortes advindas da desinformações propositais que seu desgoverno perpetrou conta a população brasileira. Essa conta ainda vai ser paga com cadeia. E acho pouco.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Romero, você sequer reconhece a responsabilidade de seu líder de extrema-direita, como acha que pode conversar comigo, que sou comunista de carteirinha? Não tem nenhuma noção de nada, né? Affee, gado dói.

    2. Romero Lima

      Preparar o quê? Querem que sejam montadas as barracas para atendimento das pessoas ? O soro perde a validade! Distribuição gratuita de máscaras? A transmissão pode não ser respiratória! Nós poupem!

  9. André Silva de Oliveira

    Mas... Lula não ia cuidar da saúde do povo brasileiro?

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Entendo, Lula não consegue cuidar nem da própria saúde, como cuidaria do povo brasileiro.

    2. Paolo Valerio Caporuscio

      Claro que não, com a desculpa de um certo político antes da pandemia disse na entrevista que é difícil vir aqui no Brasil por ser de clima quente e tropical ou seja autoridades sem competências e iniciativas para se mobilizarem, acomodados e dependentes dos outros.

    3. Paolo Valerio Caporuscio

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. jose fernandes de lima junior

      E cuidou e continua cuidando. Na era negacionista JB , até vacina de poliomielite foi boicotada. Hoje todas as vacina estão de volta. O Brasil voltou.

    5. Vera Queiroz

      A conta é de seu ídolo bozonero para sempre, e ele vai pra cadeia por isso.

  10. Carlos Amorim

    O leitor médio não consegue nem entender que a matéria é sobre prevenção de pandemias futuras que não precisam ter qualquer relação com coronavirus. O repórter médio, que faz a matéria, nem mesmo foi atrás para conferir se as ações apontadas no passado eram realmente inteligentes (por exemplo, ignora matéria atuais da imprensa especializada que apontam que a máscara fez pouca diferença na dispersão do vírus). Estão agarrados em narrativas, incapazes de uma avaliação fria.

    Responda
  11. Marco Ferreira

    Se considerarmos que nos 2 primeiros anos da covid éramos liderados por aliados do vírus, até que estamos bem, já sabemos quem não pode estar a frente do pais durante uma pandemia de tal magnitude

    Responda
  12. Reinaldo da Silva

    São matérias como essa da Folha que dá nojo. Não tenho outro nome. Em momento algum existe a imputação do governo Bolsonaro, não citado os casos, que fragrantemente podem ser considerados como exemplo de genocídio. Será que só o Brasil esqueceu a pandemia? Será que somente o "Brasil não tem planos para lidar com futuras pandemias"? O papel da Folha é cada vez mais sintomático, ou seja, de uma doença chamada intoxicação ideológica aguda em suas matérias.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Genocídio é ter receitado dipirona para maquiar sintomas e mandar as pessoas para casa 'até sentirem falta de ar'. Faltaria cadeia para prender tantos médicos que fizeram isso, sob aconselhamento do cultuado Mandetta!

    2. Murilo Belezia

      Sr.Reinaldo, a Folha foi a pique, naufragou devido a um grupo de ultradireita que dela tomou posse com o objetivo de transformá-la num instrumento político. Dela não espero jornalismo e sim matérias como essa, que visam falsificar e distorcer para atingir um determinado objetivo. No caso, esquecer o assassino Bozo e atacar o Lula, mesmo sem citá-lo.

    3. Reinaldo da Silva

      Continuação: As matérias da Folha precisam ser lidas e interpretadas não somente na sua exposição tais como são transcritas. Isto seria uma leitura passiva e acrítica. É fundamental observar os viés intencional do que está transcrito, as entrelinhas, o que é omitido e sofre manipulação, embora apareçam com gráficos e números que sugerem veracidade. Como todas as demais mídias tradicionais, a intenção é desconstruir um governo, que, no limite de suas fragilidade, conseguiu impedir um golpe.

  13. Paolo Valerio Caporuscio

    Brasil nunca teve planos para nada visando o futuro, país conduzidos por políticos de culturas medíocres tende a ser sempre um fracasso eterno.

    Responda
  14. Klaus Serra

    Mesmo uma segunda onda mundial não será nem de longe mais mortal que a primeira. Estamos vacinados e com conhecimento muito maior, a população aprendeu a duras penas a enfrentar a covid.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Só os negacionista não são otimistas neste tema. Hoje já produzimos a nossa própria vacina.

    2. marcos fernando dauner

      haja otimismo .

  15. Renato Vieira

    O cidadão anterior que estava no planalto dizia que era uma gripizinha. Montou um governo totalmente negacionista e a coisa só podia dar nisso que tá aí. Não fez nadica de nada. Era lá que deveria ter começado planejamento contra essa doença. E na época a FSP ficou caladinha.

    Responda
  16. Fatima Marinho

    Índia teve o maior número de mortes por COVID no mundo. Vejam as estimativas da OMS, foram 4,5 milhões de mortos. Por exemplo, acabou a madeira para cremar corpos devido ao excesso de mortes. O site da Oxford usado para a reportagem não considera estimativas de mortes, países como a Índia não tem registro de causas de morte confiáveis e subestimam esse número.

    Responda
  17. Sergio Saraiva

    Manchete de merda, é necessário ler metade do texto para saber que nem o Brasil nem o mundo têm o tal plano.

    Responda
  18. Murilo Belezia

    A pergunta que se impõe é: Há algum país preparado para isso? Favor dar nome e linhas gerais do que pretende fazer, pois não basta alarmar o leitor. Bozo e sua quadrilha, apoiados por médicos e cientistas ideologizados, deveriam estar presos e condenados pelas centenas de milhares de mortes devido a visões erradas e distorcidas de governança e enfrentamento da situação na Pandemia. Não são mais que assassinos travestidos em autoridades.

    Responda