Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Luis Oliveira

    Um ser iluminado, conseguiu levar o assunto Ética a outro patamar e fazer milhares de pessoas assistirem suas aulas de Ética. Suas palestras um momento ímpar. Um verdadeiro filósofo e consegui ser engraçado. Força mestre.

    Responda
  2. CARLOS SERGIO MARZOLA

    O ser lançado, as possibilidades do ser e o ser para a morte - possibilidade imediata, aqui o ser se completa (Martin Reidegguer).

    Responda
  3. Celia Regina Resende

    Siga firme, Professor! Vc ainda tem tanto para contribuir! Desejo saúde pra continuar.

    Responda
  4. ANA RITA MUSSI

    As falas do professor Clovis sao sempre momentos muitos felizes. Vida longa e vida boa ao professor !!

    Responda
  5. Márcio Marques Alves

    Os filósofos de um modo geral são bem mais pessimistas que o conjunto geral da população, pois tratam a vida com muito mais seriedade que o comum; o desapego é algo que do ponto de vista espiritual está sempre em pauta; o apego ocorre porque sempre valorizamos a escassez e estamos sempre em estado de insatisfação. Uma doença rara e sem cura, agrava essa percepção. Para quem é pobre, o desapego é bem mais fácil, pois o desejo é fugir do sofrimento causado pela pobreza.

    Responda
  6. Julio Louzada

    Muito raro ver aqui uma sequência tão grande de elogios e agradecimentos. O cara é uma unanimidade. De minha parte é sempre um prazer enviar o vídeo do "tem de ter brio" pra meus orientados!

    Responda
  7. João Carmo Vendramim

    Estoicamente, seguindo a vida, “carpe diem”. Ajudou e ainda ajuda a vivermos plenamente. Bravo, Professor! Que o seu caminhar permaneça leve e prazeiroso!

    Responda
    1. julio cesar brandao

      Lutar todo dia.

  8. REZIVALDA OLIVEIRA BORGES

    Também conheci o prof Clovis por acaso no YT. Nesse vídeo ele falava da Casa do Saber. Acabei indo buscar mais cursos ministrados por ele e também descobri o Espaço Ética, do próprio. Fiz todos os cursos e adquiri livros. Hoje estudo Filosofia, psicanálise, mitologia grega e por aí vai. Para minha felicidade tive o prazer de vê-lo pessoalmente na palestra “O Ambíguo Valor da Poeira” . Ainda ganhei um abraço e autógrafos. Posso dizer que ele mudou a minha direção ! Vida longa ao Professor !!

    Responda
  9. Jessica Nogueira

    Valeu, Professor!

    Responda
  10. Manuel Eduardo Ferreira

    Muita saúde para você, Clovis. Sabedoria e paz de espírito também. Sucesso em seu tratamento!

    Responda
  11. Maria Ines Polotto

    Grande professor e pensador, aprendi muito com seus cursos na casa do saber. Vida longa e saúde!

    Responda
  12. Ademir Valezi

    Pode ser sem cura, mas não imediatamente mortal.. Pode conviver mais 50 anos com ela. Há uma infinidade de doenças autoimunes. Muitas piore, bem piores e incapacitantes.

    Responda
  13. Dino César Borges Silva

    Penso que, como talvez a muitos aqui, devo um grande tributo ao prof. Clóvis, quem me tirou da escuridão em que vivia. Naquele tempo, eu enxergava o mundo por meio de suas sombras. Desejo a todos um feliz ano novo, repleto de saúde, felicidades e auspisiocidades. Ao mestre Clóvis, desejo muito mais saúde e anos de vida! Abçs

    Responda
  14. Jorge Ribeiro

    Clóvis de Barros Filho, sempre sábio e instigante! Obrigado, amigo! [tropeçou nos "aonde" - viva a língua portuguesa! ]

    Responda
    1. NEWTON DE ASSIS

      Será? O verbo ir indica movimento. Logo aonde me parece correto.

  15. Márcio Pessoa

    Parabéns pela sua trajetória professor Clóvis. Sei que que enquanto houver forças o sr seguirá iluminando. Feliz 2025 e que seus planos conscientes sejam surpreendidos pela capacidade de surpreender que a vida trás. Abraços e saúde.

    Responda
  16. Jadilson Silva

    Obrigado, professor, pelos ensinamentos. Um prazer ler vossas reflexões.

    Responda
    1. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

      Uma grande lição de vida. Parabéns! Deus te proteja.

  17. Roberto Perazzo

    Clovis, Agradeço tudo que li escrito por você. Aprecio-o demais. As suas adversidades, seus acertos, estudos e conhecimentos, e conclusões pessoais lúcidas, fizeram e mostram você um ser incomum. Aprendi muito lendo-o. Fui suscitado a estudar e a ampliar interesses. Esta entrevista, na sua condição de saude, e o que você declara sobre pensar os presente e futuro seus, levou-me a ver similaridades com os meus e repensá-los, eu com 80 anos portando naturais achaques. Feliz Ano Novo, meu caro!

    Responda
  18. Ivo Mutzenberg

    Comovente a história de vida do professor Clóvis de Barros Filho. Transmite uma força sobre-humana frente à doença que o acomete.

    Responda
  19. jose marcatto

    Muito obrigado pela vida diária que nos proporciona, querido professor Clóvis de Barros Filho.

    Responda
  20. marluz cesar mazepa

    Professor Clóvis, grato sempre pelos seus conteúdos. Viva a Kombi vermelha.

    Responda
  21. Jose Roberto X de Oliveira

    Para mim um ser humano dos mais notáveis que já existiram. Suas lições sobre a vida me acompanham sempre. Agradeço muito ao Professor Clóvis por tudo que nos ensinou e ensina diariamente!

    Responda
  22. SileneMaria de Sousa

    Professor Clóvis, sempre vejo os seus ensinamentos pelo youtube, quanto conhecimento e sabedoria o senhor nos ensina sobre filosofia, ética e como encarar a a nossa existência nesse mundo moderno com mais equilíbrio e moderação nos protegendo das decepções e sofrimentos que vão surgindo pelo caminho. Sabemos que estamos aqui de passagem, e que quanto mais nos prepararmos p/enfrentar as dificuldades e desafios que surgirem, mais teremos forças pra superá-los.

    Responda
  23. FLAVIO CALICHMAN

    Deixei para ler por trechos e agradeço a revisão superveniente que corrigiu "parafernalha"(ai!).

    Responda
  24. Adriano Dos Santos Bras

    Boa sorte e muitas alegrias em 2025 meu caro herói !

    Responda
  25. Paulo Oliveira

    Sua doença é rara portanto ninguém sabe o quanto durara viva e siga em frente! De repente enterrará muita gente!

    Responda
  26. Carlos Roberto Praxedes dos Santos

    Há oito anos, descobri que tinha uma doença autoimune que havia causado duas paradas cardíacas e me deixou com insuficiência cardíaca aos 42 anos de idade. Vários outros sintomas surgiram aos poucos. Diariamente, tomo cerca de dez comprimidos diferentes. Coincidentemente, sou professor universitário. Ter sobrevivifo a duas paradas cardíacas, uma de 25 minutos, me fez rever o jeito de levar a vida. A luta é diária e sou extremamente grato por estar aqui. Sigamos em frente!

    Responda
  27. Eduardo Giuliani

    Aqui cabe a compreensão sobre a reencarnação. Sugiro Buda. O futuro não é só sobre o restante desta vida, é sobre o futuro da Terra e de toda a humanidade, porque vamos retornar, temos retornado por inúmeros ciclos, desde a formação de vida no planeta. Nossa função sempre vai ser da construção do universo, como tem sido desde o primeiro próton no Big-Bang.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Às vezes pode parecer que estou falando sobre utopia, mas as evidências empíricas da vida são de que nossa alma entra no corpo na primeira respiração e sai na última. Vem de algum lugar e vai para algum lugar. Este conjunto das almas, fora dos corpos, Deus, nos transmite intuição, inspiração e iluminação para construirmos o universo. Nossas experiências nos dão oportunidades para usar o livre arbítrio e fazer esta construção seguindo as leis naturais de progresso, meritocracia e inclusão social.

    2. Angela Oliveira

      Como é poética e alentadora Eduardo, é essa sua visão sobre a nossa existência e os ciclos de vida ...

  28. Sérgio Silva

    Não é PARAFERNALHA, Folha de SPaulo. É PARAFERNÁLIA. Pegaram DP em Lingua Portuguesa na faculdade (se é que a fizeram…)?

    Responda
    1. Angela Oliveira

      Há maneiras mais gentis de alertar sobre essas incorreções, meu caro. No jornalismo (sou jornalista) temos a "obrigação" de não errar nunca ... mas tb somos seres humanos comuns.

  29. Afranio Andrade

    O prof. Clóvis de Barros não sabe e talvez nunca saberá, mas eu sei que minha história de vida se divide em duas partes: antes e depois de tê-lo conhecido no Youtube. Depois deste "encontro desencontrado" eu passei a ver a vida de uma forma mais bem humorada, mais leve, mais significativa. Na verdade, um pouco do prof. Clóvis vive em mim, como diria Santo Agostinho. Por tudo isto, desejo-lhe saúde. Você é o maior presente que a filosofia pôde ter.

    Responda
    1. André Luiz Coelho Martins

      Parabéns Afranio, por seu comentário! Eu sou um amante da Filosofia, mas nem sei porque só conheci o Professor Clóvis há uns 10 anos. Assisti muitas aulas do Professor, pelo YT e me identifiquei totalmente com ele. Seu jeito bem-humorado, com alguns momentos de fala alta e o principal: nos desperta uma paixão avassaladora por sua Inteligência acadêmica e por sua Sabedoria, transmitidas com muita facilidade aos ouvintes. Professor que ama o seu ofício. Parabéns por sua vida, que ainda será longa

  30. Maria Irene de Freitas

    Eu estou praticando o desapego e doando aos amigos e parentes várias coisas que acumulei durante algum tempo pois já não vejo como necessárias e ainda aviso que não estou doente nem vou morrer, mas simplesmente para deixar as coisas mais fáceis para minhas duas filhas quando eu me for deste mundo. Tem fases da vida que acumulamos e por vezes nem usamos tantas tralhas adquiridas e hoje estou me livrando de várias. Não vendo, distribuo simplesmente.

    Responda
  31. Ennio Baldur Hammes Schneider

    O espírito do estoicismo facilita a mitigação do sofrimento nesses momentos turbulentos da vida.

    Responda
  32. marcio jose albino

    Tive o prazer de ter feito um curso de ciências políticas com o professor Clóvis, uma pessoa extraordinária.

    Responda
  33. flavio capez

    Meu total apoio, grande Clovis!

    Responda
  34. Benedicto Ismael Dutra

    A vida na Terra é passageira. O espírito recebe um corpo material para poder vivenciar na densidade evoluir e se fortalecer para retornar ao mundo mais leve e iluminado, para tanto a prioridade essencial da vida é a busca da Luz e da Verdade sobre a Criação e suas leis.

    Responda
  35. jose roberto Dias

    Não conhecia o professor Clovis e sua carreira, demonstrando pela entrevista ser um grande homem. Parabéns também a todos que fizeram comentários sobre a matéria, expressando muita sensibilidade e respeito pela situação do digno professor.

    Responda
  36. Jochen Schmidt

    "O destino é o mesmo - tudo que é vivo morre passando da vida à eternidade." W. Shakespeare

    Responda
  37. Valdir Costa

    Já senti ao longo da vida que as vezes a gente planeja algo e Deus planejou outro. Então tem que viver dia a dia e ser imediatista na medida do possível é que a gente só descobre o quanto foi feliz quando vê a felicidade como passado.

    Responda
  38. Anderson Pereira de Souza

    Tento ser um "explicador" tão cativante como o Professor Clovis. Minhas orações estão voltadas para que sua vida se estenda com dignidade e qualidade.

    Responda
  39. maurício Guimarães

    Uma entrevistas sem palavrão.. prof Clovis esta mesmo precisando de aposentadoria . Que a vida lhe seja generosa como você sempre foi com a gente!!

    Responda
  40. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Sou fã do Clóvis desde quando ouvi uma palestra onde ele fazia analogia com uma música do Gil: "O melhor lugar do mundo é aqui e agora". Bom, agora ele parece retomar essa ideia, ou talvez ela sempre esteve ou esteja presente em sua vida. O fato é que aquela palestra, assim como a música de Gil, me ajudaram a não perder tempo com medo do futuro e a ter coragem para viver o que realmente, talvez tive/tenha de mãos beijadas, que é o presente.

    Responda
    1. Albert Niches

      A vida é um conjunto do imponderável. Não controlamos nada.

  41. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Aproveito este fim de ano para desejar-lhe Coragem, encantadora felicidade "salpicada de gotas de alegria, de exuberância vital." E saiba que se a doença não tem cura, suas ideias e inspirações também são ""incuráveis"". Coragem, é a minha palavra de ordem para hoje, amanhã, 2025...

    Responda
  42. Daisy Santos

    Parafernália .

    Responda
  43. Henrique Marinho

    A este grande filósofo e ser humano, creio ser oportuna o verso imortal de Dylan Thomas: Rage, rage against the dying of the light.

    Responda
  44. Amaral Neto

    Minha torcida para que o Professor Clovis tenha uma vida prazerosa e de acordo com os seus anseios!

    Responda
  45. Celso Luís Gallo

    Saber que não temos controle sobre tudo na vida é assustador e, ao mesmo tempo, tão evidente... A gente vive o agora e não sabe do amanhã, por mais que se projete, planeje, deseje. Que o professor possa aproveitar cada momento nesta etapa de sua vida.

    Responda
    1. Albert Niches

      Autoengano (Eduardo Giannetti). Vivemos em um mundo de Ilusões Perdidas (Honoré de Balzac).

  46. Marcelo Masiero

    Esse tem meu respeito. A Folha podia trazer mais o Clóvis pra suas edições. Dar uma coluna a ele, seria um aquisição e tanto.

    Responda
    1. André Luiz Coelho Martins

      Concordo plenamente contigo, Marcelo Masiero. Até porque tem tantos Colunistas da FSP que falam muito, mas não dizem nada. O Professor Clóvis seria um bálsamo como Colunista. Tem tanta Sabedoria a transmitir. Até nesse momento tão delicado de sua vida, ler os seus textos seria até mesmo uma forma de refletirmos sobre a finitude da vida. Contrate o Professor Clóvis, FSP! O mais rapidamente possível

  47. Lourival falcão

    Você é uma inspiração! Força Professor!

    Responda
  48. André Antonio Santos

    Viver cada dia como se fosse o último é um dos ensinamentos dos estoicos, especialmente de Sêneca. Uma coisa é acreditar nisso em teoria, a outra é praticar diariamente e verdadeiramente. Obrigado por mais essa lição, professor! Paz e Bem!

    Responda
    1. Jacinto Brito Neto

      Um único dia é o tamanho da vida. - Sêneca.

  49. Max Morel

    Excelente Explicador, como ele se auto intitula, desejo que cada dia vivido seja de muitos momentos de alegria, e que ele possa seguir firme nesta estrada que vai criando a cada dia.

    Responda
    1. Albert Niches

      Explicar é uma verdadeira arte.

  50. João Aris Kouyoumdjian

    Votos de recuperação.

    Responda