Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Victor Henriques

    A lógica dos governadores de direita parece ser a de que é legítimo e até desejável que as polícias adotem a ética dos criminosos combatem: a de que violência se enfrenta com violência e não inteligência. O resultado é que a população passa a não saber mais distinguir polícia da bandidagem. Um exemplo é o RJ, onde em determinados locais a violência do crime já é até menos indiscriminada do que a da polícia e os moradores se sentem mais protegidos pelo crime que pelo Estado.

    Responda
  2. Arthur Danton

    O gado fica alvoroçado. Claro: para o combate ao crime, o governo propõe uma política amparada na legalidade, em vez do assassinato indiscriminado. Isso é tudo o que mais os enfurece.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Mas não incomoda nem um pouco rsrsrsrs. Principalmente vindo de onde vem. A turma não vai nem dormir essa noite, tamanha a preocupação. Está aí o resultado daquele apoio das autoridades a campanha do Lula amplamente divulgado por eles como um grande feito.

  3. Alvaro Almeida

    Esses governadores contra representam o Fascismo Brasileiro. O resto é conversa fiada !

    Responda
  4. Hamilton Magalhaes

    A maior parte que vem aqui dar bitaca desconhece do que trata o texto. A verdade é que, para esses 4 cavaleiros do Apocalipse, a matança é o objetivo principal. E que moral tem Claudio Castro para falar?

    Responda
  5. MARCO ANTONIO POLISELI

    Exsignificantes

    Responda
  6. SERGIO NEVES

    Governadores do nordeste, onde você tem estradas que não pode viajar durante a noite porque existem quadilhas especializadas em assaltar veículos, apoiando a medida? Estão de brincadeira, só pode!

    Responda
  7. Marcelo Galvao de Oliveira

    Esquerdolândia quer controlar tudo.

    Responda
  8. Florentino Fernandes Junior

    E as entidades dona monica, quantas se manifestaram?

    Responda
  9. Daniel Nunes

    Incrível a capacidade da Assessora de Imprensa de Lula e do PT na Folha de publicar releases (notícias oficiais) em favor de seus assessorados e contra aqueles que se protagonizam como possíveis candidatos à sucessão presidencial em 2026.

    Responda
  10. CELSO MAXIMINO JOSE

    Esses governadores que sejam julgados pelos seus eleitores!

    Responda
  11. Josue Oliveira

    Quem é contra regra é porque quer agir fora da lei. Bolsonaro vetou o rastreio de munição que permitia identificar onde esta foi comprada. Agem como m!l!cianos.

    Responda
  12. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Só pra ilustrar. Tenho um amigo que sempre foi simpático a uma polícia durona, que atira antes e pergunta depois, que faz e acontece, pinta e borda. Em 2020, alguns policiais mais operacionais faziam um patrulhamento nas proximidades do campus da universidade onde o filho dele estudava e, teoricamente, o confundiram com um baderneiro. O resultado é que o estudante tomou uns bons tapas dos agentes da lei.Humm! E o meu amigo mudou de ideia quanto a atuação policial.

    Responda
  13. Flávio Fernandes Marinho

    O trabalho das polícias não é fácil temos que admitir, mas também nào pode ser realizado de forma tão irresponsável por parte de alguns policiais gerando mais insegurança a população que fica entre o fogo cruzado entre bandidos e policiais além do aumento da corrupção em alguns órgãos.

    Responda
  14. alex carvalho

    Vai filmar o pagamento da proteção da PM aos comerciantes e não vão poder fazer mais pessoalmente, vão ter que terceirizar e repassar o custo pros comerciantes. vai ficar mais caro a milícia!

    Responda
  15. alex carvalho

    Pode camera não! Vai gravar o PM recebendo o por fora de comerciante apavorado.

    Responda
  16. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Parece que os governadores nem leram direito o decreto, parece que precisa escrever o bom senso no papel. Impressionante que esses ditos gestores não são a favor de defender a vida de cidadãos que ficam nesse fogo cruzado. Ninguém é a favor de criminoso e muito menos de eventual criminoso de uniforme. São funcionários públicos autorizados para andar armado e cumprir um regramento para proteger vidas inocentes. Exemplos de truculência, amadorismo, desequilíbrio emocional não faltam.

    Responda
  17. DANIEL PESTANA MOTA

    No Brasil evangelistão-agro-miliciano a extrema direita, nas pessoas dos governadores citados, faz escola antidialógica sem qualquer escrúpulo.

    Responda
  18. Jose antunes

    Queria ver se fosse voce o pai de uma vitima jovem inocente fuzilada por PMs ou PRF completamente despreparados pra funçao. Queria ver se voce teria essa mesma opiniao. Pimenta nos olhos DOS OUTROS, è refresco.

    Responda
  19. Fabio Rossi

    O problema é delicadíssimo. Mas a violência dos criminosos contra a população, e contra a autoridade policial, em especial, está passando de todos os limites. A violência começa no judiciário, que protegido em seus carros blindados, seguranças, e privilégios, age vivendo em um mundo paralelo. A demonização da figura do policial não ajuda em nada. Ele esta nas ruas para defender, e não para ser agredido, desrespeitado, e sobretudo desmotivado….

    Responda
    1. Artur Neto

      Fábio concordo com a maioria dos seus argumentos, mas prefiro que um bandido fuja do que um inocente morto.

  20. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Como já disse o Tarcisão "Bibi" de Freitas, "tô nem aí"

    Responda
  21. Arnaldo Facciotti

    É bonito mas como julgar que em aquele caso a polícia tentou os meios capazes para dissuadir a pessoa e assim justificar o uso de armas letais ?

    Responda
  22. Amauri Costa

    Não há debate entre estes 4 desgovernadores e os signatários da carta, ainda que entre estes esteja Reale Jr., aquele que um dia sujeitou-se a ser assecla de uma histérica demagógica. Precisariam antes fazer um intensivão de “noções mínimas de cognição em dez aulas” on line.

    Responda
  23. Laércio Pugas

    Existe hoje no Brasil uma ala política de ascendeu ao poder na esteira de um discurso de ódio, negação de vacinas, menosprezo pelos menos favorecidos. É bem verdade que a violência policial contra pessoas desarmada sempre existiu no Brasil, entretanto, quando chefes do executivo pregam a truculência policial contra os “Infratores da lei”, toda população passa a ser marginalizada e as tropas passam a ter carta branca para o Arbítrio.

    Responda
  24. Alexandre Stuepp Cavalcanti

    José Paulo Bisol e Olívio Dutra tentaram, no Rio Grande do Sul, corrigir a atuação da Brigada Militar.

    Responda
  25. Joaquim Orilio Do Carmo

    As PM de todos os estados tornaram-se um monstro sem controle que não obedecem nem a seus próprios comandantes e muito menos aos governadores, ademais, a PM é imprópria para combater crimes cometidos por civis, a prova disso é a criminalidade que impera de norte a sul e elas ainda têm um custo elevadíssimo comparado à polícia civil. Com investimento na polícia civil de 50% do custo das PM teríamos um país muito mais seguro.

    Responda
    1. Artur Neto

      Tem que acabar com 2 policiais.

  26. Raymundo Itareru

    se os nobres ex ministros forem observar nem deveriam dá importância a quem é contra, são insignificantes e golpistas, que a pauta é o ter. \ror policial e causar pânico na população

    Responda
  27. Hamilton Octavio de Souza

    As políciais sempre foram instrumentos de repressão da população pelos grupos e classes dominantes. Sempre foram usadas para aterrorizar os pobres, os excluídos e todos aqueles que sempre sofreram as injustiças do sistema. O papel das polícias tem sido o de reprimir os descontentes e massacrar os que não se dobram aos esquemas que privilegiam a minoria rica e poderosa. É pura hipocrisia dizer que as polícias precisam agir com civilidade. Os estados mais atrasados são domesticados pela violência.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Como assim?!

  28. maria gouvea

    O decreto traz princípios tão básicos e óbvios para a atuação de qualquer força de segurança que sua existência já demonstra nosso atraso. A condenação, então, demonstra o quanto fascismo se afirma como estratégia eleitoreira

    Responda
  29. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O infeliz do José Gregóri, que foi ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso e precursor do desarmamento civil, só não endossou essa baboseira de "debate raso" porque já passou desta para melhor.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Grande perda. A assinatura dele só valorizaria o manifesto.

  30. Max Morel

    Acho que o governador de SP não faz parte do grupo de governadores que se posicionaram contra o decreto. Entendo que ele foi incluído indevidamente pelo artigo da militante, por ser da oposição ao governo central.

    Responda
    1. Artur Neto

      Acho melhor vc. se informa, pois se for a favor tem que demitir o capitão Der rite e isso ele não pode fazer, o Bolso naro não deixa.

  31. JORGE CESAR BRUNO

    Hoje o discurso raso é demagógico de apoio ao esquadrão da morte, amanhã o choro pelo sequestro da liberdade pelas milícias!! Enfim, os extremistas depois não reclamem!

    Responda
  32. sergio ribeiro

    Esses governadores estão com medo de perder uma galinha dos ovos de ouro: o discurso demagógico do "bandido bom é bandido morto", "direitos humanos é para defender bandido", etc. e tal. Este decreto e as câmeras corporais tem tudo para acabar com essa conversa mole, mostrando que muitos policiais usam de violência exagerada somente contra pobres, achacam comerciantes e são lenientes com traficantes de verdade.

    Responda
  33. ANIBAL CARRION

    É o que as redes sociais, mercadores, família do bem, direita cristãos, imprensa estão criando, o monstro ...

    Responda
  34. Felipe Araújo Braga

    As favelas das grandes cidades estão cheias de cidadãos armados. Claramente, são locais onde a autodefesa prevalece (contém ironia).

    Responda
  35. Natanael Batista Leal

    Os discursos truculentos desses governadores refletem muito bem a importância que dão à população que os elegeram. O posicionamento deles soa como uma senha aos ouvidos daqueles policiais que não se importam em apertar o gatinho contra quem eles julgarem merecedores de punição, por qualquer motivo que seja.

    Responda
  36. Carlos Mello

    Interessante é que só os governadores com as PMs mais violentas do Brasil estão chiando. Elas são mais eficientes por isso? Alguém que ande por SP e RJ sentem mais medo da polícia do que de bandido. Tem algo errado aí né

    Responda
    1. Artur Neto

      Max, depende da região que vc. Mora, da cor e da condição financeira né.

    2. Geraldo Magela

      Sr. Max, vê-se que vc é um bolsominion.

    3. Max Morel

      Moro em SP e tenho mais medo dos bandidos e confio na PM. PMs violentas? o senhor esqueceu da PM baiana?

  37. Ronaldo Guilherme Benvenga

    Os governadores que apoiam Bolsonaro, são de extrema direita e querem combater a criminalidade pela força. Não vão conseguir.

    Responda
  38. Fernando Jorge

    Os 4 governadores citados, os nerdas bolsonaristas de sempre. Oposição ideológica rasa e, como sugere a manifestação dos ex ministros, provavelmente nem se deram ao trabalho de ler o decreto.

    Responda
  39. Dagmar Zibas

    Os governadores de SP, MG, RJ e Goiás envergonham a democracia, e contribuem para o retrocesso civilizatório. Sabem perfeitamente que matança não inibe o crime Só gera revolta e atinge muito mais inocentes do que bandidos Aliás, nenhum.deles admite o óbvio: suas polícias são sócias do crime organizado. A delação de um membro do PCC mostrou apenas a ponta do iceberg. E Tarcísio faz de conta q não é com ele.

    Responda
  40. Hernandez Piras

    Que dignidade da parte desses senhores! Enfim, verdadeiros estadistas e de todas as cores do espectro ideológico. Civilidade!

    Responda
  41. alex carvalho

    Esses governadores de araque, governam pra interesses que são pra poucos , ser humano quando quer ser podre é a pior coisa no planeta!

    Responda
  42. jose prado

    Ex?

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Sim. Por isso sabem do que estão falando.

  43. Rubens Ventura

    Parece que a ideologia da direita é fortalecer e organizar o crime organizado, procurando punir com a vida os pés de chinelo com o rigor das Rondas Ostensivas da PM, nem que para isso crianças e civis inocentes sucumbam.

    Responda