Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Uai, Dona Vera, veríssima!, texto lindo e contundente. Eu, perenemente ácido comigo, quase o mesmo com o outro, não vejo motivos pra meu suicídio, ou pra assassinato de outrem, nesta hora tão bem desscrita. Os motivos que me fariam fazer um ou outro, mais provavelmente o primeiro, são irmãos e primos destes daí, presentes em qualquer dia comuníssimo, vulgar. Também prefiro segui-la e ao poeta, apostando que sempre haverá brotos e galhos, ainda que reconhecendo dar com a cara na porta.

    Responda
  2. MATILVANI MOREIRA

    A lista dos pulhas seria enorme, se houvesse isenção!

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Um capitalismo que oprime, exclui e tudo controla, para que nada mude. Os ricos lucrando cada vez mais, acumulando bens, patrimônios; a classe média trabalhadora, lutando para pagar os impostos sonegados pelo andar de cima da pirâmide social; os pobres vivendo na dura e implacável exclusão social, pelo azar de terem nascido na barriga da miséria.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Todos estes sintomas do capitalismo também produz enceguecimento histérico para não-ver os miseráveis, os paradoxos, os migrantes em massa, a responsabilidade d exclusão social, o aumento brutal d deprimidos, psicossociopatas, magros d fome e obesos doentes, diabetes, e até auto-eliminação. Enceguecimento é Escoolher não-querer-ver e nem-escutar fatos da realidade. Ex: tivermos um presidente q dizia não existir fome no Brasil.

  4. guto duncan

    Amo ler seus textos!

    Responda
  5. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara prof.Vera Iaconelli seu texto está magistral, gostei do rol de pulhas,cada um mais cínico e antiético, quanto ao nosso futuro como espécie só aqueles de um neurônio acreditam que será luminoso e radiante.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    E é psicanalista, imagino os honorarios

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Ô florentino, florentino de Jesus, vamos virar esta chave neste novo ano que vai nascer!

    2. Anete Araujo Guedes

      Imagino o quanto há de estudos, leituras, desejo e investimentos para exercer esse ofício.

  7. Florentino Fernandes Junior

    A moça ainda professa a fé no farol socialista, perdeu dona mané, ano q vem piora

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Com certeza você reside no confortável andar de cima da pirâmide. É o que olha todos lá de cima, com o costumeiro enfado.

  8. Daniel Silva

    Nossa economia mundial é baseada na nossa fecundidade, na manutenção da "cadeia alimentar" pobres-ricos ?! A redução do consumismo, que subtrai nossos recursos naturais, vide a crise climática, está em desacordo com lobbies econômicos locais e mundiais, há desconversa sobre redução da natalidade ou pobreza em certas regiões do nosso mundo.

    Responda
    1. Daniel Silva

      Vislumbro não mais um ano novo, mas um futuro bem distante..., um outro "Admirável Mundo Novo" onde as pessoas percam o ímpeto reprodutivo, haja uma produção controlada de pessoas com incubadoras artificiais, educação, alimentação, profissões e jurisprudência coordenadas e segmentadas por I.A., a riqueza medida pelo arbítrio das pessoas nas tradições e criações literárias e lúdicas, científicas, arte, esportes ao bel-prazer, e assim o mundo se salvaria.

  9. orlando gomes de freitas

    A Articulista tem toda razão, " O novo sempre vem" queiram ou não, estamos vendo isso acontecer, de forma nefasta e alvissareira , em contradições que nos passam com velocidade impar, dificil de entender, casais sem filhos, sem sexo, sem namoros, sem tradições, outros agasalhados pela Igreja Pentecoste, sendo explorados, quem tem razão? Mundo infiel às suas idéias premissas, indo não sei para onde, mas o certo é que se transfomará, se para pior ou melhor não sabemos.

    Responda
  10. orlando gomes de freitas

    A Articulista tem toda razão, " O novo sempre vem" queiram ou não, estamos vendo isso acontecer, de forma nefasta e alvissareira , em contradições que nos passam com velocidade impar, dificil de entender, casais sem filhos, sem sexo, sem namoros, sem tradições, outros agasalhados pela Igreja Pentecoste, sendo explorados, quem tem razão? Mundo infiel às suas idéias premissas, indo não sei para onde, mas o certo é que se transfomará, se para pior ou melhor não sabemos.

    Responda
  11. João Garcia

    Não é o capitalismo que é ruim, é o país onde vivemos.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Aproveita o ano que vai iniciar e leia mais sobre o capitalismo, suas bases, fins, princípios, ...

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Aproveita o ano que vai iniciar e leia mais sobre o capitalismo, suas bases, fins, princípios, ....

    3. Anete Araujo Guedes

      Eta, classe média fascinada com a riqueza alheia. Com 0 sonho de um dia chegar lá, de ser parte dela.

    4. Anete Araujo Guedes

      Será que não está tomando uma dose elevada de cloroquina?

  12. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Em geral, as pessoas esperam que uma mera mudança de calendário signifique mais do que é. Que sejam mais felizes do que aflitas. Que experimentem mais prazeres do que sofrimentos. Que acertem mais do que errem. Que conheçam mais êxitos do que fracassos. Enfim, que haja mais prosperidade do que desventuras. No entanto, sem os erros, os fracassos, os reveses e os sofrimentos que seria delas?

    Responda
    1. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

      A virada no calendário parece despertar nas pessoas comportamentos neuróticos e supersticiosos, que revelam como elas lidam com suas próprias emoções negativas, falhas e fracassos reais ou imaginários. Suas ações são marcadas, sobretudo, por reações intensas ligadas a algo irracional, mágico ou místico que poderia melhorar/mudar suas vidas positivamente. Nutrem a crença de que agindo assim realizariam seus desejos, bem como conseguiriam evitar eventos adversos ou desagradáveis.

  13. ELIEL MARTINS DA SILVA

    Que coisa triste...! Você está muito mal, deveria procurar ajuda urgentemente...

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Melhor ser bob0 alegre, viver em uma realidade paralela.

  14. Iraia Galindo

    Muito bom!

    Responda
  15. Galdino Formiga

    Pessimismo extremo. É pecado ser rico?

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      É pecado a desigualdade, a super exploração da atureza e do trabalho, quase sempre fatores essenciais para "ser rico"!

    2. Anete Araujo Guedes

      Pecado? Algo atrelado à religião, algo infantilizado.

    3. Romualdo Polonio

      Às custas da exploração, sim!

  16. Ivo Broeing

    E nobre colega , eu atendo como psicanalista 40 horas mês gratuitamente pessoas em sofrimento de baixa renda de todo o br e dedico boa parte de meu patrimonio e dinheiro ao combate da desigualdade social, eu um liberal humanista universalista, um pulha para meus colegas de profissão de esquerda que só aceitam pagto em dinheiro para driblar os impostos e nunca pagaram uma das na vida. E você vera esta colocando a mão na massa ou esta esperando que o governo faça o que e de tua responsabilidade?

    Responda
  17. Ivo Broeing

    Aqui no br esta tudo indo as mil maravilhas , vejamos: Só em 15 meses de gestão lula o aumento de famílias vivendo na ruas já havia superado o crescimento do governo do bozo abobalhado nos 4 anos de seu mandato em 77 porcento, a media no governo bolsonaro era de mil e seisentas novas famílias por mês em situacao de rua em plena pandemia, esta media triplicou no governo lula e foi para mais de cinco mil famílias ate o mês ate julho de 24

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Trata-se da tal liberdade de expressã0 para promover desinformações, fakes, mentiras, calúnias, difamações, distorções dos fatos, negaçã0 da realidade.

    2. jean pierre foz

      Perdeu, Mané ! Em 2026 tem mais. Sua análise, ou melhor dizendo, a falta da mesma, fica escancarado com a sua falta de informações impressas e auditáveis : o seu ídolo Imundície zerou os impostos de lanchas/jetski/helicópteros; Lula zerou os impostos da cesta básica. Se vc não percebe a magnitude da diferença, aí falta cultura, ciência, educação e ….. caráter. Simples assim.

    3. Ivo Broeing

      Mas para o IBGE do pleno emprego fake que considera quem vende bala no sinal e quem faz bico por um prato de comida empregado, o brasil esta voando

    4. Ivo Broeing

      Numero de falência no brasil tem alta de 50 por cento em um ano aponta serasa experian , e o numero de emprsas fechadas cresce quase 26 por cento

    5. Ivo Broeing

      O numero de imoveis retomados por falta de pagamento cresceu 63 por cento, segundo a caixa a inadimplência da população alcança 52 por cento mesmo com acoes de renegociação , em 22 foram 9 mil imoveis foram a leilao , em 23 foram 26 mil imoveis , e no primeiro semestre de 24 já era o dobro da soma dos dois anos anteriores chegando a 44 mil imoveis

    6. Ivo Broeing

      O individamento das famílias também subiu pelo terceiro mês seguido e chega a mais de setenta e oito porcento , supernando 23

  18. Aparicio Rezende

    Lei de oferta e procura , direito de ter , mérito, trabalho e escolhas, liberdade Do indivíduo, ascensão social .Só o capitalismo pode proporcionar. Outro sistema de castas . Amigos do rei e restante iguais na miséria

    Responda
  19. Maria Ana Souza Silva

    Vera Iaconelli, você produz textos políticos, direcionados pelos seus idealismos. Absolutamente parciais e indutivos, você nestes casos, não pode apresentar-se como psicanalista. A prima condição do psicanalista é a neutralidade, totalmente ausente nos teus textos. Não é leal jogar a autoridade lhe emprestada pela Psicanálise em textos sectários. Quando fizer artigos projetando seus desejos políticos, apresente-se como analista de política. "Falência do capitalismo", "pulhas" não é Psicanálise.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Durante 0 exercício da psicanálise, na clínica, impera a neutralidade. Fora da clínica, existe um ser humano que se posiciona, faz escolhas e exerce seu sagrado direito de opinar.

    2. Fabrício Schweitzer

      "O futuro de uma ilusão" e "O mal-estar na cultura", o que dizer desses dois títulos, Freud, e sectarismo? Acho que você deve sair do divã, olhar o mundo e voltar. Não estamos na clínica.

  20. ADONAY ANTHONY EVANS

    O mantra do Capitalismo é, o meu primeiro, e os outros que se danem. Quando Isabel aboliu a Escravidão, era seu desejo terra aos libertos para que sobrevivessem com dignidade. O Senado de grandes proprietários negou. Não pelas terras que eram abundantes, mas pelo receio de ficar sem mão de obra farta e barata. Despejados das senzalas, se dividiram em duas sociedades: a dos miseráveis que formam a Nação e a dos delinquentes que Derrite caça e mata. Os sem terra ainda estão aí, lutando por ela.

    Responda
    1. José Cardoso

      Errado seu Adonay. Esse é o mantra do escravismo. Quando esse sistema acabou, o Francisco Matarazzo e seus pares produziam mercadorias que a população comum, inclusive seus próprios empregados compravam. Não eram donos de terra hereditários.

  21. ivani cunha di sarno

    "Spleen", Baudelaire

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      O Spleen em Baudelaire encheu páginas, ao passo que hoje não concluímos um verso. Tem o desânimo de todas as épocas, mas o nosso parece ser de outra ordem, não?

  22. Celso Augusto Coccaro Filho

    Sem planos de saúde escorchantes e sem hospitais- cinco estrelas, meus avós faleceram em idades bem superiores à dos meus pais. O bairro em que morei na infância está agora lotado de prédios horríveis destinados a ricos. A política anticapitalista se transformou em progressista, inútil e ridícula no seu ativismo vão. De fato, o capitalismo a tudo vai destruindo, do meio-ambiente aos neurônios.

    Responda
  23. Udo Fritzke Jr

    Excelente reflexão!

    Responda
  24. Amarildo Caetano

    Homem primata capitalismo selvagem .

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Em geral, são os patrões, né? Patriarcado e capitalismo andam de mãos bem dadas.

  25. ADONAY ANTHONY EVANS

    Nos 4 últimos anos, Pandemia, Guerras e Fome Crônica. Mortes. No Apocalipse, João Apóstolo aponta esses fatores como os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Foram anos ruins. Teremos saudades deles. O que vem por aí será pior.

    Responda
  26. Gil de Almeida

    Alguém me explica como o capitalismo fracassou? Eu não sinal algum disso.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Melhor ir ao oftalmologista.

    2. José Cardoso

      Gil, esses críticos tem a mesma mentalidade dos cristãos medievais. Diante do ideal socialista, como diante do paraíso celestial, essa mundo real não passa de um vale de lágrimas.

    3. Celso Augusto Coccaro Filho

      Sério? Você mora em Pasárgada?

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      O Capitalismo Gil e a grande força renovadora, mas falha ao não reconhecer que faz parte de um Contrato Social, onde se não há renda, não há consumo. E sem consumo o Capitalismo morre.

    5. Valdir Machado

      No século 19 um cara chamado K.Marx desvendou para o potencial destruídor do Capitalismo, sendo está sua forma de se renovar constantemente. Mas quem paga a conta da destruição é o andar de baixo.

    6. Amarildo Caetano

      O que fracassou foi o capitalismo selvagem ,que destrói a natureza ,e causa miséria para muitos e riqueza para poucos .

    7. Fabrício Schweitzer

      Faltou a visão. Numa coluna de psicanálise, a falta da visão é apenas um lapso.

  27. jose camargo

    "Pulhas como Trump, Musk, Bezos, Zuckerberg..." Se o texto tivesse sido escrito no final de 2023,no balaio dos pulhas,estaria apenas Trump. E talvez nem ele,já que sua eleição era algo ainda distante. 2025 será o ano da pá de cal,do último prego no caixão da esquerda caviar,do movimento woke,da falsa sinalização de virtude,do duplo padrão moral e daqueles que subvertem as palavras e conceitos para enganar,mentir e distorcer. Chegou a hora de separar os homens dos meninos.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Pá de cal será o s eu mito na jaula

  28. Alexandre Marcos Pereira

    A coluna, lançada ao vento como um flecha certeira, desenha um ano de lutas coletivas e de uma inescapável percepção de interdependência. Não estamos sós, ainda que muitas vezes o desejamos. E é justamente nos momentos mais difíceis, quando acreditamos que estamos lutando sozinhos, que as vozes ao redor nos alcançam, para o bem ou para o mal. Uma amiga perdeu o pai, não foi um adeus súbito, mas lento, arrastado por um câncer implacável. Recebeu um pranto coletivo, que consolou a perda individual

    Responda
  29. José Cardoso

    “O capitalismo mostra seu retumbante fracasso em todas as esferas da vida em sociedade”. Como alguém pode ser tão alienado para escrever isso? Em pouco mais de uma geração, mais de um bilhão de chineses saíram da extrema pobreza. A geração atual de indianos provavelmente seguirá esse caminho.

    Responda
    1. José Cardoso

      Meus caros, os empresários chineses contratam, demitem, compram insumos e vendem produtos. Prestando muita atenção no que os consumidores estão querendo consumir. Isso se chama capitalismo.

    2. Amarildo Caetano

      Então a China não é comunista ,ou o comunismo lá deu certo .Contraditório ,Cardoso .

    3. Fabrício Schweitzer

      Capitalismo é o criador da pirâmide financeira; alguns muitos não recebem.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Um. Desde quando a China é Capitalismo típico? A China é a doença auto imune do Capitalismo. Enterrou a Europa e está enterrando os Estados Unidos e a América Latina. Dois. Fraudados, rancor aflorado e falidos, trabalhadores do Rust Belt votam na Extrema Direita.

    5. Franco Oliveira

      Bom ponto! Os chineses e os indianos saíram da extrema pobreza e para a extrema exploração da precarização. Para quem tinha fome, ter um pouco resolve a questão no curto prazo, mas daqui a pouco não será suficiente não passar fome, pois uma nova fome surgirá nas infinitas necessidades criadas pelo capitalismo. É esse o fracasso. O capitalismo parece não ser sustentável.

  30. Fabrício Schweitzer

    De tanto ansiar, estamos nos tornando, cada vez mais cedo, anciães. É um paradoxo, pois a mentalidade é infantil. E, embora nossa capacidade de escolha tenha sido cooptada pelo discurso capitalista, é preciso olhar para o lado e, principalmente, para o mundo/natureza no qual estamos inseridos.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Infantil no sentido freudiano.

  31. Otavio D'Elia

    Texto excelente!

    Responda
  32. Marco Antônio M de Oliveira

    Magníficos - texto e mensagem.

    Responda
  33. filipe nascimento

    Texto maravilhoso!

    Responda
  34. Luiz Gustavo Amorim

    Chegando com pista limpa, antes que a turma da mortalha invada o espaço para despejar ressentimentos e sintomas mórbidos, os tais quais Gramsci preconizava se interpondo entre a lenta morte do velho e o novo que ainda não pode nascer. Parabéns pela bravura semanal de dar nomes aos bois, leia-se os agentes do caos e da exploração e sim, o novo sempre vem de uma forma ou outra.

    Responda
  35. Lincoln Cristian Machado

    Se pudéssemos não depender de outros certamente viveríamos melhor, mas não é assim que funciona a sociedade, e nossas queixas em relações são um espelho de nós mesmos....

    Responda
  36. Paulo Salles

    Excelente texto!

    Responda