Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Em primeiro lugar, não existe nem nunca existiu nem existirá decreto do Ministério da Justiça. Em segundo; o decreto 12.341 saiu com a justificativa de ser uma regulamentação da Lei 13.060. E nos próximos 90 dias vai sair portaria detalhando o texto do decreto ? A ser verdade, esse governo simplesmente não sabe governar. Ou então o colunista não sabe escrever.

    Responda
  2. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Em primeiro lugar, não existe nem nunca existiu nem existirá decreto do Ministério da Justiça. Em segundo; o decreto 12.341 saiu com a justificativa de ser uma regulamentação da Lei 13.060. E nos próximos 90 dias vai sair portaria detalhando o texto do decreto ? A ser verdade, esse governo simplesmente não sabe governar. Ou então o colunista não sabe escrever.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Ambições inconfessáveis movem parte dos governadores, pensando apenas em projetos futuros e esquecendo os compromissos com grande parte dos cidadãos de seus respectivos estados, onde muitas promessas foram esquecidas e postergadas a um futuro que nunca chega;

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eita, sêo Árvo, o saudosíssimo Quarteto em Cy já cantou o assunto há quanto? "Estava dando uns bordejos pelaí, quando de repente... Já não sei mais se confio na polícia ou no ladrão - a barra não tá mole não." Se as sábias Cy já não atinavam se os puliça eram merecedores de confiança, que será de nós, hoje, menos sábios que aquelas sabiás? Forte coisa, sêo Árvo. Mas, daquilo que é ruim, sempre se pode extrair o péssimo: Sampa tá se igualando naquilo que há de pior na alma carioca. Irmãs na Lama

    Responda
  5. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Parabéns pela escolha do tema. Eu não sei qual é a solução mas tenho certeza que as polícias podem e devem melhorar. Tanto a civil quanto a militar e também a rodoviária, que de uns tempos pra cá passou a atirar primeiro e se desculpar depois. A tentativa do governo federal é boa, ruim seria fingir que a crise não existe. Que em 2025 tenhamos muitos rextos do querido colunista e felicidades aos seus muitos leitores.

    Responda
  6. Nilton Silva

    Falar mal da polícia é fácil. Combater o crime cada vez mais organizado só parece fácil pro pessoal do oba oba que opina sem conhecimento de causa e adora tratar bandido como vítima da sociedade.

    Responda
    1. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      Pois é...anos e anos de violência, do bandido, da polícia e nada resolvido. Ao contrário, mais policiais mortos, mais cidadãos atingidos. Será que não é hora de mudar o foco?

  7. José Cardoso

    Acho que a polícia deveria ser federalizada. Aliás não vejo utilidade na própria existência de estados. Devia haver apenas municípios e a união. Mas isso é inconstitucional.

    Responda
  8. Carla C Oliveira

    A polícia não pode atirar antes e perguntar depois. Tem que seguir a lei. Simples.

    Responda
  9. Laercio Correa De Barros

    O decreto editado, nº 12.341/24, regulamenta a lei 13.060/14, com 10 anos de atraso. Apenas RATIFICA critérios para uso da força em ocorrências policiais que já estão definidos em farta legislação a respeito. Nem de longe, invade competências dos estados. É um absurdo que o assunto tenha se transformado numa queda de braços entre situação e oposição, ambas guiadas por suas ideologias.

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Bolsonaro contava com a PM, em sua maioria politizada, fanatizada, para dar 0 golpe de Estado. Foram elas que deram guarita aos militantes acampados em frente aos quartéis, que clamavam pel0 retorn0 da ditadura, até à Praça dos Três Poderes, para vandalizarem, destruírem as sedes representativas dos poderes republicanos do país.

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Trata-se, em alguns casos, de conlui0 com milicianos. Ou de uma política de extermínio, da violência, da desumanização, que gera aplausos de uma parte considerável da população e incontáveis vot0s. Nenhuma proposta que venha d0 governo federal será aceita pelos governadores da extrema direita neofascista, seja ela qual for, a não ser um socorro financeir0. Preferem deixar tudo como está, sem pensar que esse tud0 como está poderá, um dia, sair fora d0 controle e se voltar contra todos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Marcos, um belo dia esses policiais dispensarão 0 comando desse governadores e começarão ah agir por contra própria. Fora do controle, ah violência, a truculência e o extermínio atingirão ah classe média, estarão presentes nos bairros mais elitizados. Ao elogiar um torturador no congresso, ao simular uma arma para matar adversários, sem ser contido ou censurado, Bolsonaro abriu as portas do inferno (se é que existe inferno).

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, minha cara colega Anete, sempre bondosa em sua aguda crítica, pondo, num futuro sombrio, aquilo que já é cinzentamente presente: já têmo deverasmente descontrol, caríssima, falta apenas o rebote contra os que se beneficiam deste fato. Se chegar eleitoralmente, será um avanço civilizacional; todavia, caso chegue no modo "explosão do governador", método violência recíproca, ainda assim pode resultar em algum ganho. Só não será no rumo de melhora humanista.

  12. José Carlos Soares Costa

    Discussão absurda, então devemos te o proprio exercito independente em cad estado?O crime é nacional, os criminosos estao organizado em facções, fica claro que precisa uma regra matriz nacional, nao tem nada haver com inerferencia politica, uma vez que cada governador indica seus secretarios e define os projetos para sua PM

    Responda
  13. Antonio Eustaquio

    Poltizar esse tema é um escracho! Qual o problema de uma regra geral pra todos!

    Responda
  14. Raymundo Itareru

    o governo federal quer acabar com a pauta caça votos da extrema direita, eli-/minar pobres e pretos

    Responda
  15. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Quando vejo manifestações de governadores como Caiado, Tarcísio e Cláudio Castro sobre segurança pública, tenho certeza do quanto faz falta uma direita esclarecida, democrática e civilizada no país, mas não me iludo, isso não vai mais existir. A degradação civilizatória não tem mais volta.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô com os colegas Rinaldo e Debie, e não abro, com a ressalva de que não sei ao certo se não haverá conserto civilizatório: na hora em que a água bater no gogó, a gente pode ser, talvez, capaz de uma concertação em prol do Bipedalismo. Ainda estamos na altura dos mamilos, faltam uns centos de assassinatos. A ver, né não?

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Deveriam todos se unir a fim de combater o pcc e outros do crime organizado. O problema é que o pcc e as milícias já cooptaram os governos, Castro é prova cabal disso. Marcola se regozija de dentro da prisão.

  16. Rinaldo Rosa Nogueira Rosa Nogueira

    Se esse modelo de atuação policial fosse eficiente no combate ao crime , nós não seríamos um dos países mais violentos do mundo. Alguns governadores fazem demagogia barata com o tema porque parcela considerável da população endossa as ações violentas das polícias, especialmente quando praticadas contra pobres na periferia. Essa percepção do problema talvez só venha a mudar quando os tapas na cara, pisão no pescoço e tiros em abordagens passarem a atingir outras camadas sociais.

    Responda
  17. Rafael Theodoro Silva

    Acho que generalizar as ações erradas da polícia é um erro, todavia vamos combinar que essa descompensada minoria está muito considerável, pois diariamente surge algo, é fato.

    Responda
  18. Felipe Araújo Braga

    Aos que estão defendendo as ações da PM nos comentários: vocês assim o farão até que seja a família de vocês a ser agredida. Queridos, a polícia tão violenta sob o Bolsonarismo não está mais matando e agredindo apenas o pessoal das favelas não, ela deu pra agredir a classe média: mataram um estudante de medicina de família abastada e agrediram uma família inteira de pequenos empresários, inclusive uma idosa, acordem, vocês podem ser os próximos.

    Responda
  19. Delzimar Irineu Silva

    Para uma turma o confronto com o bandido deve ser evitado de qualquer maneira, mesmo que para isso o bandido fique livre para fazer o que bem entendem, vejam que brigam para que a polícia não suba os morros cariocas, e são contra a polícia ter armamento compatível com a criminalidade, ficam chocados quando a polícia mata vários integrantes do novo cangaço, achando que gente com fuzil e .50 se renderia de pronto a policiais. Como se a vida do polícia fosse um jogo com direito a três "vidinhas".

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      É preciso coordenação de inteligência para acabar com o crime das facções e milícias. O fato é que subir o morro em confronto direto não vai resolver nunca o problema. Os confrontos se proliferam, bandidos e policiais morrem e são substituídos por outros bandidos e outros policiais num ciclo interminável de violência. O crime veste terno e gravata. Quais governadores estão de fato a fim de acabar com o crime? Castro? Kkkk

  20. JOAO MORENO

    Essa campanha antipolícia é uma sandice da esquerda. O policial que fizer algo irregular merecerá sofrer as consequências. Já essa generalização em dizer polícia violenta piderá chegar num ponto sem volta. Já basta o ministro Fachin proibir incursões da PM do Rio nos morros. Primeiro, desarmam a população; em seguida criam uma campanha para inibir a ação da Polícia. A bandidagem agradece essa parceria.

    Responda
  21. Julio Shiogi Honjo

    Essa mistura já vem de dois mil e dezoito. A preocupação não é com a segurança, mas angariar simpatias de incautos, inocentes ou ineptos.

    Responda