Joel Pinheiro da Fonseca > 2025, o ano da direita antissistema Voltar
Comente este texto
Leia Mais
E complementando o comentário anterior, a FSP, que já teve articulistas e correspondentes de primeira linha, como Jânio de Freitas, Cláudio Abramo, Newton Carlos, Rogério C.de Cerqueira Leite, Oswaldo Peralva, Paulo Francis, Gerardo M. Mourão , Clóvis Rossi e outros de mesmo naipe , obriga agora seu leitorado a aguentar tipos como esse joel ou obscurantistas religiosos como o tal spyer. Uma lástima!
o tal joel não explica o que essa tal direita antissistema ,que ele parece querer normalizar, apresenta como soluções para os graves problemas que o Brasil apresenta. Ele parece querer mais que o domÃnio de um regime liberal oligárquico, capitaneado por um Estado mÃnimo, encapsulado por interesses privados . Agora quer ir além e pugna pela instauração de um regime comandado tipos como donald , milei, órban, com caracterÃsticas neofascistas. Ótimo , para alguém que se diz isento e liberal!
José Camargo, sinceramente, seus comentários são deploráveis. O único paÃs que tem universidades de excelência privadas é os EUA. Vá ver como é na Europa e na China: todas universidades públicas de pesquisa, que a direita tanto combate. Sobre costumes: é hipocrisia sim, boa parte da população brasileira não é de famÃlia tradicional (papai, mamãe casados), está cheio de mãe solteira e homem que tem várias famÃlias e filhos com várias mulheres. Bolsonaro mesmo está no terceiro casamento.
De todos esses, Milei é a única novidade, com o apoio popular à sua defesa aberta do capitalismo e oposição ao socialismo. Os demais são o velho intervencionismo econômico (tarifas por exemplo) requentado.
Vou te contar uma coisa. Todos terminaremos daquele jeito. Aquilo que te falaram sobre vida eterna era mentira.
Tiü França era assim também. Fazia oposição ao socialismo. Terminou daquele jeito.
Temos um sistema no Brasil há décadas que não permite que alcancemos o desenvolvimento potencial. É muita gente paralisada pendurada num governo gordo onde quem está em cima leva tudo e os de baixo sobrevivem sem crescer. Rever o sistema com seus 32 partidos, mensalão e petrolão rolando, agora com emendas, é uma necessidade, substituindo a nossa velha mesma liderança estagnada . Acorda. Muda Brasil.
Imagino que Temer e Bolsonaro nos aproximaram desse desenvolvimento potencial, foi? Existem parasita sim, recebendo subsÃdios, como no agro ou nos dividendos livres de IR. E as emendas secretas direcionam bilhões para elites locais que de vz em quando contratam o circo do Gustavo Lima para alegrar seus eleitors... Enquanto isso o Trump e o Muskito são discriminados em sua liberdade de expressão... Vocês são muito optarios.
Com Trump o império dá um grande passa para tornar-se Gileade.
O Musk é um exemplo de anti-sistema, que tem contratos bilionários com o governo e subsÃdios idem. É igual o agropop do Brasil, que leva metade do investimento público e entrega nove porcento do PIB, ou o veio da Havan, rei dos empréstimos no bndes e subsÃdios, ou o pessoal do novo e do mbl que nunca tiveram um emprego na carteira e só pensam em arrumar um cargo cheio de privilégios. Essa é a direita anti-sistema do nepobaby Joel, que nunca teve um emprego sem indicação do papi.
Trump é um lÃder antissistema? Eu sou o Papai Noel, prazer em conhecer!
Direita anti sistema JPF? Explica aÃ!!! Direita contra a direita??
2025 será o ano de passar o mundo a limpo. Os inimigos da liberdade que se preparem para o acerto de conta.
Concordo, tá na hora do Bozo pagar suas contas na cadeia. Ele e todos os q tentaram dar um golpe, implantar uma ditadura e suprimir as liberdades individuais. Precisamos de fato preservar a liberdade, q só é garantida na democracia. Cadeia para os bozistas inimigos da liberdade!
Observando esses bufoes Trump e miLoko , mais que nunca , tudo parece comprovar a tese " a história se repete como farsa "
É amigo. Eu sei que é difÃcil. De repente vc acorda e percebe que tudo aquilo que,durante anos,martelaram na sua cabeça como sendo o caminho correto não passava de uma farsa.No prÃncÃpio,vc nega-se a acreditar,mas depois a implacável realidade o convida pra dançar a música da verdade.
Equilibrista ao ponto da covardia, o liberal de direita JPF trata a esquerda melhor e de forma um tanto desonesta aqui. Parece linda e progressista contra um sistema mau. Faltou logo no inÃcio do texto dizer que ela é intervencionista, controladora, arcaica em economia e autoritária nos costumes, que também quer controlar.
Concluà mal. Quis dizer “autoritária sobre direito de expressão “ ou “controladora de pensamento”.
Pelo visto, cloroquina em excesso dá barato. Quem gosta de controlar o que as pessoas fazem, é a extrema-direita, reacionária e estúpida. MÃnions fiscais do c* alheio.
Gerar um suposto desenvolvimento rentável para uma minoria de privilegiados a custa da exclusão social, da miséria, da fome, d0 sofrimento, da degradação, d0 desemprego, da desumanização da maioria da população? Salvem os Mileis, os Bolsonaros, os Trumps e tantos outros malucos!
Francisco, ah falência do capitalismo gerou ah extrema direita neofascista. 0u seja, um fanatismo por parte da população, que sai na busca desesperada, pela via d0 delÃrio, de um lÃder forte, macho, implacável, ameaçador, infalÃvel e imbatÃvel. Daà também 0 fetiche exercido pelas fardas, coturnos e fuzis; como também pelo emprego da violência, d0 extermÃnio e da tortura.
Isso tudo eh a única coisa que o liberalismo sempre soube fazer no mundo. Ele destrói as nações , e quando o povo se revolta contra o "sistema", ele se apresenta novamente como salvador.
A direita nunca foi e nunca será antissistema. Isso é retórica polÃtica pra angariar incautos. Na prática a direita defende o aprofundamento das desigualdades sociais e a manutenção do status quo. Só é antissistema quem questiona as injustiças sociais. O resto é teatro de tesouras
Anete ele está certo pq a direita é o sistema
Menos cloroquina e mais realidade.
A Direita é o sistema. Direita antissistema é narrativa que só existe no mundo da terra Plana e dos homens-bomba contra a democracia. Viagem de malucos.
A mesma direita "anti-sistema" é a que vive pendurada no governo por subsÃdios e leis que beneficiem os negócios deles. Veja os Ãdolos da direita anti-sistema: famÃlia Bozo, que nunca ganhou um centavo sem ser do serviço público, Novo e MBL, liberais desesperados por qualquer carguinho no governo. Veio da Havan e Agro, cujos negócios faliriam imediatamente se perdessem o subsÃdio do governo. Grandes anti-sistema esses.
Carlos vc está errado pq a esquerde desde 2014 vem crescendo de novo pq a direita vem perdendo desde então, é só procurar com honestidade vc verá
Pois é, a direita tem pregado contra o STF, desmonte de estruturas regulatórias como IBAMA ou BC e contra a censura nas redes. Se você tirar os velhos óculos em que direita é má e esquerda é boa, pq (por definição) talvez consiga entender como metade do paÃs tem votado na direita sem apelar pra ad homines
Joel, sem querer abatumar a esperança de que teu bolo de cacas seja bom para sà e a humanidade, mas leia o excelente artigo de teu colega João Pereira Coutinho da edição de hoje. E torcemos para que tuas esperanças não se frustem com as possibilidades que realmente podem fazer mudanças...se essa turma da destra trazer um cogumelo japonez.
Direita anti sistema é uma contradição em termos.
A questão é que o povo em geral chancela essa direita, que vende a idéia de antisistema, como foi aqui no Brasil. Vide os motoristas de aplicativos, que defendem a direita, mas que no fundo são extremamente precarizados nas relações de trabalho, mas se acham empreendedores.
são os pobres de direita, o Lula queria que eles fossem clt para terem apoio como INSS e FGTS mas não somos ricos somos empreendedores não queremos tá aÃ
Não há nada mais sistêmico do que a direita: o quem luta pela manutenção dos privilégios, pela permanência da estrutura social atual da sociedade brasileira, incluindo principalmente nossa desigualdade, é a direita. Quem não quer avanços sociais, maior igualdade, Estado de bem estar social, gente do povo ganhando salários bons e tendo acesso a boas profissões, é a direita. E eles se dizem contra o sistema? Tem que ter muito pobre crente pra apoiar isso viu!
não li,não vou ler e não gostei.
não li ,não vou ler e odiei.
Saiu do armário de vez - antes tarde do que nunca. A deturpação é gigantesca: "direita antissistema".
Já passou ou ainda está na direita moderada. Agora aparece essa nova versão.
Assim como apoiou envergonhadamente a eleição e o inÃcio do governo Bozo, o colunista agora esboça o mesmo comportamento sobre Trump ( pode ser um perrÃodo de oportunidades?Sério?). Agora, no segundo governo Trump, não tem sequer a desculpa do otimismo perante o novo. Passaremos por um periÃodo de autoritarismo e retorno a velhas práticas protecionistas.. E isso, infelizmente, é o mÃnimo.
Vc tem uma estranha fixação por Bolsonaro e Trump. Conte-nos o que o apavora tanto nessas duas figuras? Eu sei o que é,mas prefiro que vc mesmo nos revele.
Direita antissistema é tão fantasioso quando esperar Papai Noel no Natal.
Na minha opinião, todas as previsões catastróficas, é para o povo já ir se consolando com a miséria. Assim não tem como ter um feliz ano novo...
Paulo César, mais uma vez você deveria estudar mais ao invés de sair falando o que o seu senso comum acha: como quando você disse, sem dados e sem base, que as universidades públicas são mais caras e que Oxford e Cambridge são privadas, afirmações que eu provei serem mentirosas. O povo brasileiro é religioso? A maioria usa religião de fachada, quem realmente reza e lê livro religioso com afinco? Conservador nos costumes? O que mais há neste paÃs é mãe solteira e homem que frequenta bordel!
Mas Stanford e Harvard são privadas e tantas outras. Penso não ser esse o ponto. Quanto a costumes não generalize. A sua última afirmação posso refutar tranquilamente como totalmente desprovida de provas.Aà vc "Lulou."
Comentário bem realista esse do Felipe, gostei, o povo brasileiro é aquele que vai na missa domingo de manhã e à noite está na zona, se diz conservador nos costumes mas não abre mão do encontro com o(a) amante, se diz cristão mas despeja ódhio contra quem pensa diferente.
Interessante como se insiste na mentira de q Milei domou a inflaçao, q continua acima dos 30% aa, incompatÃvel com um crescimento sustentado. Todos se esquecem q o crescimento forte é normal após uma forte recessão. E w”q esse crescimento voltará a pressionar a inflação. Fora o peso supervalorizado, q impede a recomposição das reservas. É esperar pra ver, mas só a direita é otimista.
Joel conseguiu em 24 ser um dos colunistas mais pueris e infantis da Folha.
Joel, Folha e extrema direita servem aos mesmos senhores, e não ao povo brasileiro.
E tendencioso maldisfarçado de isento...
Coragem! Coragem! Coragem! Para mim é a palavra de ordem para 2025... Coragem!
Próxima do homem comum e antissistema? Figuras como Bolsonaro? Isso é só retórica, eles são o sistema: favorecem a concentração econômica que sempre existiu no Brasil e no mundo. Fala que vai defender liberdade para trabalhador de app? Liberdade para serem explorados, é o legado da ditadura de 64. Próxima do homem comum onde? Se só favorece as elites economicamente. E ciosa de raizes cristãs? O pentecostalismo não tem raiz alguma no Brasil, veio de fora e eles nada têm de genuinamente religiosos
Felipe, o autor não falou especificamente de Trump das da direita em geral, começando por Trump e incluindo Meloni, Milei, Orban, Le Pen. A maioria das pessoas comuns no Estados Unidos e no Brasil é religiosa e conservadora nos costumes.
Wake up, Mr. Fonseca! "Uma vez, Lula posou para fotos fingindo tocar um violino; uma vez, não, duas. À época, supõem-se, quis dar a entender que se ganha eleição pela esquerda, mas que se governa pela direita. Explicitamente, ele o disse ao reunir-se com seu ministério no Palácio do Planalto em 2003. Cito de memória: Toda vez que fui pela esquerda, me dei mal". PT é direita de macacão.Lula é a "direita preservativa". Direita antissistema é milÃcia e milico consorciados ao crime organizado.
Redução da pobreza na Argentina? Duvido muito pois vai contra os próprios primados neoliberais do modelo de Milei que privilegia os mais abastados. Só os direitistas defensores desse governo cruel como o Joel acreditam nessa lenda. O tempo e os indicadores sociais confirmarão.
A Argentina conseguiu a mesma coisa que o Brasil: crescimento e redução do desemprego. A diferença é que o Brasil foi sem matar de fome o povo, e a Argentina sim. Essa é a diferença entre esquerda e direita: concorrem para o mesmo objetivo, mas a direita só comemora se matar de fome os pobres.
joelzinho, o indefectÃvel.
GazaÂ…Gaza
Acabei de descobrir porque esse rapaz tem coluna na Folha. É filho do Eduardo Giannetti. É um cotista do papai.
O Florentino nunca leu o que o pai dele escreve. Se achasse o pai dele inteligente, teria concordado com a análise que essa crise é fabricada, já que os indicadores da economia não tem nada que justifique o pânico do mercado. Mas não, está aqui todo dia lacrando a mando do patrão dele no PL.
ótima definição, ricardo. agora tudo se encaixa.
Entao e inteligente como o pai, parabens pra ele e deixe de ser invejoso Ricardo do
Isso, Joel, vai normalizando os fachos pra ver o que acontece...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > 2025, o ano da direita antissistema Voltar
Comente este texto