Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    Não existe economia separada de política nem política separada da economia. Uma influencia a outra. Os porta vozes do suposto mercado defendem que não é político por dominarem a política e definir a política econômica.

    Responda
  2. Daniel Poço

    A incompetência do pior Prefeito Que São Paulo Já teve e que não tem a menor capacidade de ser ministro….

    Responda
  3. JORGE MAGALHAES

    Não se mexe em time que está ganhando. Lu la 2026 e Had dad 2030.

    Responda
  4. JORGE MAGALHAES

    Lendo esta matéria na FSP, chegamos a uma conclusão simples. Para 2026, Lula é a melhor opção, e, para 2030, Haddad.

    Responda
  5. HELDER CARVALHO FERREIRA

    Torço e rezo para que seus ideais de pais justo sejam uma realidade, muito além de disputa ideológica. É difícil lidar com essa oposição, mas não é impossível derrota-la.

    Responda
  6. Sandra Regina Caçador Fernandes

    2025, sem RCN no BACEN, promete ser muito melhor! Que, ao sair, RCN leve consigo a sua PEC65/2023.

    Responda
  7. Nilo Mismetti

    Coitado do Tax_adde. Sonhar é de graça, mas é só isto.

    Responda
    1. HELDER CARVALHO FERREIRA

      Pobre de direita! Rala o dia-a-dia pra pagar as prestações, mas defende mesmo é o interesse dos milionários! Vai entender!

  8. vicente oliveira

    A folha está como sempre na vanguarda contrata um monte de gente com muitos títulos e nenhum principio para assinar colunas,e cria o jornalismo desinformativo com grife.

    Responda
  9. Sandra Regina Caçador Fernandes

    Hoje se encerra o mandato de RCN no BACEN, e espero que com ele a fase mais política e menos técnica da Autarquia jamais vista. RCN era um dos tentáculos da extrema-direita ainda no governo. Como confiar em sua atuação? O BACEN deve ter atuação técnica, e trabalhar para o crescimento do país, não ser um ator político. RCN tentou emplacar a PEC65, que visava ampliar ainda mais a autonomia do BACEN, mas sua atuação política prejudicou esta tese. Ainda bem! Feliz 2025 sem RCN e PEC65!

    Responda
  10. frankklim alencar figueiredo

    FSP não quer o Lula. Quer Guedes ou Campos Neto. Representantes dos assassinos econômicos.

    Responda
  11. frankklim alencar figueiredo

    Os assassinos econômicos não querem o Lula. FSP está como sempre nas mãos dos assassinos econômicos.

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    No mundo ideal teríamos Haddad contra Tarcísio, para, finalmente, fazermos um debate civilizado entre projetos de governo, um desenvolvimentista e outro privatista. Infelizmente, a extrema-direita impede que Lula se aposente. A ameaça de um retrocesso gigantesco, como aconteceu nos anos de BolsoGuedes, impede Haddad de ser o candidato já daqui a dois anos. Mas um dia será.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Que desculpa esfarrapada! Se ambos vencem a direita em qualquer cenário, como diz o Datafolha, por que deve se insistir num candidato com evidentes problemas de saúde? É assim que desejam impingir a Lula o mesmo triste papel que coube a Biden na eleição norte-americana. É preciso preparar uma candidatura alternativa já e Haddad é o melhor nome possível.

    2. vicente oliveira

      No mundo ideal Tarciso e seu criador não existiriam.

  13. Arthur Rodrigo Ferreira da Silva

    Lula tenta a todo custo emplacar Haddad, seja no governo federal para 2026 e assim foi em 2024 para governador. Não sei se dará certo.

    Responda
  14. Daisy Santos

    Um bom candidato para 2026. Equilibrado, conhece profundamente as questões nacionais, não é verborrágico, dialoga com diversos setores civilizadamente, transita bem lá fora.

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Ele só não dá conta de fazer a economia deslanchar.

  15. WILSON FILHO

    Esse antisssemita em breve ficará no limmbo como toda a esquerrda.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Lamentável que a moderação da Folha deixe passar um comentário difamatório e preconceituoso como este. Antissemita por quê, simplesmente por ser de origem árabe? Logo se vê que o verdadeiro preconceito mora em sua cabeça.

    2. vicente oliveira

      O maluquetevoltou,coitado do Wilson pai.

  16. Antônio João da da Silva

    A Folha de São Paulo só não faz revisão dos erros sistemáticos e contínuos que patrocionou na constante especulação do mercado financeiros, erraram o pib durante todo o ano de 23 em mais de 300 por cento, erraram até o último mês. Como também erraram em mais de cem por cento em 24. Erraram nos indicadores do emprego, da renda. Só não erraram em pressionar a Selic. Por que acreditar nesse povo?

    Responda
  17. Claudio Messias

    Fico com a sensação de que a Folha, nos últimos meses, tem escrito materiais para um cercadinho próprio; um círculo de pessoas (ainda bem que não são maioria) que realmente acreditam nesses postulados, como numa espécie de realidade paralela. Vai até o fim sustentando ponto de vista que, por óbvio, não se sustenta. E, parece-me, recentemente vimos isso em Brasília, e a Folha criticava os adeptos daquele cercadinho ideológico. Vida não dá voltas, ela capota.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O dono da Folha é banqueiro e defensor do mercado financeiro e suas especulações e do estado mínimo para o povo e máximo para empresários milionários. Apenas assumiu o que sempre foi. Ultimamente parece ainda ter se convertido ao neopentacostalismo, para acabar com o bom jornalismo de vez.

  18. vicente oliveira

    Os maiores inimigos de Lula e Haddad, não são a extrema direita nem o mercado financeiro ,desses ninguem espera nada.Os maiores inimigos do governo e do povo brasileiro são as viúvas rancorosas da tal terceira via,posam de democratas tentam sabotar o governo o tempo todo .

    Responda
    1. vicente oliveira

      CS é a viúva porcina aquela que foi sem nunca ter sido,que tristeza,as vezes penso em como deve ser difícil a vida de pessoas que não aceitam a derrota e ficam remoendo mágoas e rancores anos a fio,tenho pena.

    2. Gisele Araujo

      Os maiores inimigos são a comida cara, os salários defasados, os juros altos e o dólar nas alturas.

    3. César A C Sanchez

      Sempre estaremos por aqui, pode contar com isso, hai capito?

  19. Tadêu Santos

    HADDAD É O MEU CANDIDATO PRA SUCESSÃO DO LULA 3, mas o DINO e o MORAES também são junto com a TEBET ou o BOULOS...ou outro de esquerda ou centro esquerda pra dar continuidade a incessante busca pela 'Esperança Democrática', que a neura bozonazista retrocedeu a níveis terrivelmente preocupantes para a grande maioria do povo brasileiro!!!

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Cruz Credo! Pensa direito, cara!

  20. jose prado

    Tirando o " mercado" , alguem é contra a isenção de IR para quem ganha até cinco mil reais? Aliás, aquele cara da corretora que fica de olho grudado nos monitores é contra?

    Responda
    1. vicente oliveira

      O cara da corretora é contra,ele ganha R$ 4.000,mas pensa como o dono da corretora conheci muitos assim ,no mercado financeiro até o faxineiro se sente banqueiro.

  21. César A C Sanchez

    Haddad é aquilo que poderíamos chamar de projeto de FHC. Aquilo que o lulopetismo sempre criticou, mas o que o futuro lhes reserva, isso se Haddad continuar no partido após a partida do populista mor. Para entender minha colocação e ver quão aquém o bem intencionado Haddad fica do intelectual internacionalmente reconhecido FH, basta ler o prefácio à quinquagésima edição de Casa Grande e Senzala, do gigante Gilberto Freyre.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Bobagem, Haddad é fiel à Lula e ao PT. Nunca foi privatista como FHC.

  22. Pery Pedro

    Se você tem uma herança maldita, e recebe o governo com as contas no vermelho, você economiza ainda mais ou explode os gastos e culpa o antecessor? Acho que em dois anos será muito difícil passar essa Narrativa além do cercadinho dos leitores desta Folha. Dilma três está sendo ruim.

    Responda
  23. Jair Pereira

    Quem nasce pra lagarto nunca chega a jacaré, já dizia o velho ditado. Haddad tenta ser um marco na Economia brasileira, até possuiu boas intenções, sabe das regras, mas é menino de recado de Lula onde a cada ação pensa no desgaste político e segue a risca a cartilha do chefe. Sem autonomia até para ir ao banheiro.

    Responda
  24. Vital Romaneli Penha

    Fernando Haddad é um político muito demagogo,sempre pensando nas palavras para agradar gregos e troianos,haja muro para ele. Se perguntar para ele que cor ele prefere,rosa ou azul,responde :tem horas que o rosa é preferido,tem horas que o azul é o meu preferido.

    Responda
  25. Felipe Macedo

    Haddad e Lula fizeram milagre em apenas dois anos de governo tendo BC, grande mídia, legislativo e a extrema direita conspirando contra os interesses da maioria do povo brasileiro. Isso sem falar da herança maldita e dos calotes deixado pelo anterior

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Fizeram milagres que ninguém viu.

    2. Carlos Oliveira

      Complementando: e principalmente contra os interesses políticos das oligarquias petistas que almejam voltar ao tempo do fausto com 'subsídios' da estatal do petróleo.

  26. MARIA F LUPORINI

    Acadêmico qualificado, ministro excelente, homem de família ( uma família só, a mesma mulher sempre), professor adorado, um gentleman. Grande Haddad, que venha!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Luporini, vindo de você, que faz uso de qualquer argumento para defender o PT e atacar os seus críticos, é difícil acreditar na "ironia".

    2. MARIA F LUPORINI

      Hernandez, é uma indireta (direta) para os homens de família com várias famílias e várias mulheres, os tais "conservadores" da Pátria. Foi escrito propositadamente, como ironia, a esses senhores tão ciosos da moral e dos bons costumes (dos outros) que se multiplicam na extrema-direita brasileira.

    3. Hernandez Piras

      A referência a "uma só família, a mesma mulher de sempre" poderia perfeitamente ter saído da boca de um católico reacionário. Assim é parte da nossa esquerda.

    4. Vinicius Branco

      Pede para a Crazy sair do caminho, por favor!

  27. mario de jesus sumioni

    Muito desqualificado!

    Responda
  28. Alexandre Byron da Silva

    Haddad tem a tarefa inglória de cortar gastos com o Brasil crescendo e perdendo, sem tirar do horizonte a sucessão de Lula. Em 2015, no auge da crise do governo Dilma 2, o Brasil tinha uma dívida de 8% do PIB, 500 bilhões em valor nominal e uma Selic semelhante. Desta vez, caminhamos para os 8% do PIB, 1 trilhão em valor nominal e a mesma Selic. Se Dilma 2 quis crescer artificialmente, Lula 3 não consegue fazer o país se recuperar da pandemia, quando a dívida escalou junto ao dólar, este ano.

    Responda
  29. Eduardo Freitas

    Não haverá Luladdrão 4.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Esse é o novo: " Lula não sobe a rampa" ? Hahaha

  30. Ettore Fellini

    Criticado pelos Petistas e por bozos , Haddad é o melhor ministro da economia que o brasil já teve.Tarefa dificil neste país de elites míopes e de demandas sociais imensas.

    Responda
  31. Felipe Araújo Braga

    Haddad não tem o mesmo carisma e popularidade de Lula, se ele for o sucessor de Lula, a esquerda perderá muitas eleições.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Vá para a última pesquisa Quaest, que lhe desmente totalmente.

  32. Armando Moura

    Estamos num sistema democrático em uma pessima situação pro país. O congresso não dá maioria ao governo e o extorque. O sistema esta em uma corda bamba, balancada por ventos do Mercado para desvalorizar o real e ganhar. A desinformação prolifera nas redes sociais. Golpistas estão atuando de outras maneiras.

    Responda
  33. Alberto A Neto

    "Governo é igual violino! Segura com a esquerda, toca com a direita". (Luís Inácio Lula da Silva, Documentário Entreatos)

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Pra vc ver como é difícil mudar algo nesse país. O sistema faz de tudo para que as coisas continuem como estão. Mudança é só se for pra aprofundar ainda mais as desigualdades