-
José Ricardo Coelho
No número 1, a quantidade de líquido nos 2 copos é a mesma antes e depois das misturas. Então a quantidade de vinho que saiu do 1o copo (diminuída da quantidade que voltou) só pode ser completada pela quantidade de água que saiu do 2o copo. Assim, as quantidades de água no 1o e de vinho no 2o são iguais. No número 4, um bom começo é incluir o 28 no grupo do João, pois com 5 números ímpares é impossível formar 2 grupos em que um é o dobro do outro.
-
André Luiz CISI
1. Mais vinho no copo d'água 2. Navio Santa Cruz chegará primeiro ao RJ 3. Se houver seis contagens parciais com oito eleitores e Céu ficar em primeiro, em ao menos três parciais e em segundo nas demais ela vence mesmo com apenas catorze votos 4. Exclui o frasco de capacidade de 11 Cl. João com 64 Cl e Maria com 32 Cl, nas doações. 5. Lara deve ir ao acampamento com um comprimido. Feliz 45 ao quadrado com muita SAÚDE e prosperidade.
-
Nilton Silva
Interessante.
-
sergio lima oliveira
O próximo ocorrerá em 2116.
-
sergio lima oliveira
Marcelo sempre ótimo. Encerrando o ano com chave de ouro. Parabéns!
-
sergio lima oliveira
A última vez que um ano foi um quadrado perfeito antes de 2025 foi em 1936.
-
Regina Fonseca
Excelente!
-
Chico Neto
No desafio de número 4 raciocinei da seguinte forma: se o quantitativo do sangue de João é o dobro do de sangue de Maria, então o total de ser divisível por 3 (2x1). A soma total dos frascos é 107 mililitros e o único frasco que subtraído de 107 é divisível por 3 é o de 11 mililitros (107 - 11 = 96), então o sangue de João corresponde a 64 mililitros e de Maria 32. Então Maria tem o sangue nos frascos de 7 e 25 mililitros e João nos de 15, 21 e 28. Acho que é isso.
-
José Cardoso
É isso. Comecei com esse raciocínio de ser múltiplo de 3 mas me enrolei. Cheguei na base da tentativa
-
-
Hermes Yaly
O desafio n.º 1 me traz boas lembranças... Fez parte do teste para admissão em uma multinacional de que participei há quase 30 anos! A única diferença era que os líquidos sendo misturados eram leite e café. A solução é surpreendente: há tanto vinho na água quanto água no vinho.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.