Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário M Dias

    o cara não fica nem vermelho em expor sua mentalidade de colonizado. que tristeza !

    Responda
  2. Claudio Gomes

    Chega de princípios obsoletos que só nos prejudicam. O colunista obviamente sabe da reciprocidade, apenas discorda dela. Não eh difícil entender. Pra que ter reciprocidade se ela só nos afeta negativamente? Ou se de repente a Europa decidir exigir visto para brasileiros, vamos invocar reciprocidade e perder todo o fluxo de turistas de lá? Eh só pensar um pouco.

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    O gado orgulhoso do falastrão de Garanhuns. Até parece que os americanos estão implorando pra entrar no Brasil.

    Responda
  4. José Cardoso

    Para mim a exigência de visto é um efeito de segunda ordem. A América do Sul não tem como competir com México e ilhas do Caribe pelos turistas americanos. Como dizem no ramo imobiliário: location!

    Responda
  5. ANDRE FONSECA

    Sr Colunista, tornar o Brasil uma colônia dos EUA nos traria muitos dólares. Que tal? Pensamento miúdo desse Guimarães. Tome um dicionário e procure pela palavra reciprocidade. É um bom início.

    Responda
  6. Ney Fernando

    A reciprocidade é uma marca do direito internacional público. Por isso, e porque americanos exigem visto de brasileros, é que o Brasil exige deles a mesma coisa. Não é por causa disso que americanos não vem para cá, pois na prática, eles conseguem obter nosso visto com muita facilidade e rapidez (o contrário não é verdadeiro). Há muitos lugares melhores ou tão bons quanto o Brasil que estão mais próximos deles, e neles os turistas não costumam ser assaltados e mortos.

    Responda
  7. Caco De Paula

    Quanta sabujice, ignorância e desonestidade. Da cólon ista e do gado

    Responda
  8. Cláudio Bambirra Machado

    O assunto é polêmico. Mas parece me que a propensão de termos imigrantes ilegais de turistas do Brasil nos EUA é muito maior do que de turistas dos EUA no Brasil. Então só teremos liberação de visto pra entrar nos EUA quandos essas propensões forem semelhantes e baixas. O horizonte para isso é longínquo. Então, pq não uma análise mais pragmática do tema, pelo menos por hora?

    Responda
  9. Nelson de Paula

    Vários vistos são negados pelos EUA. Pouco provável que o Brasil negue algum. Ainda assim é provável que, pela quantidade, os turistas brasileiros levem mais dinheiro aos EUA que o contrário. A reciprocidade só ajuda a piorar o quadro.

    Responda
  10. Lisan Durão

    Em breve resumo, o autor propõem a escancarada das portas de nosso país, para que possam fazer tudo que sua lei e moral não permite em seus países em troca de seus preciosos dólares.

    Responda
  11. humberto costa

    E a reciprocidade estupido

    Responda
  12. Guilherme Braga de Oliveira Alves

    Bernardo, o Brasil não exige visto de cidadãos dos Estados Unidos até abril de 2025. Além disso, sua comparação entre Brasil e Rep. Dominicana ignora um fato importante: estamos longe dos Estados Unidos. Um novaiorquino leva quatro horas de voo para chegar em Punta Cana. Para o Rio são 10h. Quando se fala de turismo internacional para o Brasil, precisamos lembrar da nossa distância geográfica para os grandes emissores (EUA e Europa).

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Vc esquece que para Fortaleza, Recife, Natal, sao 3 ou 4 horas a menos. Ai a comparação vale. Ja há muitos voos da Europa para o Nordeste. Air France, Tap e muitos charters. Esqueça Rio, ninguém quer mais ir.

  13. Flávio Taylor

    Sim, com certeza. Nós nos achamos a última bolacha do pacote. Quando se conhece países seguros e organizados, caímos na real que aqui não tem nada, apenas beleza natural. Mas a violência…inaceitável.

    Responda
  14. Flávio Taylor

    Os Americanos vem menos pra ca porque aqui é um País com uma das maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes do mundo(para um país em desenvolvimento). Somos muito violentos, só quando se vive lá fora dá pra entender que aqui a insegurança pública é inaceitável. E pelo andar da carruagem, com exceção do estado de Goiás(todos os índices de violência caíram drasticamente de 2019 em diante), nada vai mudar.

    Responda
  15. Marcelo Bondioli

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcelo Bondioli

      Se denunciarem, eu posto novamente.

  16. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Esse dado de 30 por cento é alarmante.

    Responda
  17. Décio Ceballos

    Sou a favor da reciprocidade de tratamento (Ponto!)

    Responda
  18. Túlio Landi

    Cada estrangeiro morto no pipocar de tiros das policias militares e traficantes, tanto no Rio de Janeiro, bem como noutros estados e, também, as vitimas de assaltos nas orlas praianas, principalmente na orla carioca, geram repercussões exponenciais na imprensa europeia, estadunidense e alhures. Estão ficando espertos com esse país do futebol, do carnaval e do samba-decadentes, e da corrupção e da bandidagem que campeiam em todos os cantos que possamos imaginar.

    Responda
  19. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Acho q tem opções melhores, com mais segurança e incentivos . O Bananal não atrai tantos.

    Responda
  20. Antonio José da Costa Lima Costa Lima

    Não creio que seja desconhecimento daquelas cenas humilhantes, aviões cheios de brasileiros acorrentados pelos pelos pés deportados pelo governo americano. Isso é que se pode chamar de complexo de vira latas.

    Responda
  21. Raymundo Itareru

    para entrar nos EUA basta dizer que é cucaracha, nem precisa de visto, são um tipo de dogs sem raça definida

    Responda
  22. JOSE ADELINO SCHIFINO

    Não concordo, não é pelo que se cobra por um visto que o turista estadonudinse deixa de vir ao Brasil. Reciprocidade é a palavra, eles cobram lá e nós cobramos aqui. Quando deixarem de cobrar nós também deixaremos. Alguns brasileiros precisam deixar de ficar lambendo ovo de estadunidensse.

    Responda
  23. Marcelo Bondioli

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. João Ramos

      Que assuntos sexualizado, não fomos puta dos EUA.

  24. Marcelo Magalhães

    Deveríamos lembrar que foi nessa época, da não exigência de visto, que a Petrobrás quase foi totalmente fatiada e vendida, com a anuência do STF. Foi a época em que o Brasil passou a comprar gasolina estadunidense, para usar como desculpa de colocar o preço pariado à importação. Digo isso, pois vejo a simbologia capitalista, que submete o pobre ao escracho e o trata como vassalo. E o pobre de direita, que se entrega de corpo e alma ao dono do dinheiro e ainda se acha importante.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Delírio total.

  25. Renato Almeida

    Além do óbvio, que é a necessidade de reciprocidade na diplomacia, não acho que a questão do visto seja primordial para o turista estrangeiro evitar o Brasil. O que mais importa para um turista é a infra do lugar e o risco que ele corre andando pelas ruas. Quem sai de casa para correr risco de entrar em uma favela por engano e levar tiro de fuzil, como ocorre dia sim outro também no Rio e outra cidades brasileiras?

    Responda
  26. PAULO CURY

    O complexo de rato que rugi ainda é forte na brasilandia, pais que come feijão e arrota camarão, somos im oais miserável, com umas das piores distribuição de renda do mundo, precisamos sim de turista, uma atividade que nao polui e tras recursos que acabam sendo distribuídos para um classe baixa ( graçons, uber,etc) mas tem o picuinha que acha que isto afeta a soberania, o que afeta a soberania são crianças se prostituindo por um prato de comida. Povo iletrado e incapacitado metalmente.

    Responda
  27. Adriana Justi Monti

    E os turistas europeus? Eles trazem euros, não vale? Sim, até mais que o dolár. Como é a relação com o turismo brasileiro? Será que é só o visto que dificulta a vinda de turistas estrangeiros? Bem simples a análise do colunista

    Responda
    1. Claudio Gomes

      A questão do visto eh um fato. Muitos preferem o Caribe ou o México, logo ali. Quem precisa mais, nos ou eles?

  28. LUCAS CASTRO FIGUEIREDO figueiredo

    O colunista desconsidera o princípio da reciprocidade, tão caro à diplomacia. O Brasil precisa exigir visto para estrangeiros cujos governos exigem visto para brasileiros. Todo país que preza por sua soberania faz o mesmo. O argumento financeiro do colunista é pedestre.

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Não, não precisa. São outros tempos. Muitos e muitos países não exigem visto dos EUA, dane se a reciprocidade. E eh lógico, as coisas tem que ter um princípio e uma razão de ser. Exigir visto não se encaixa aí.

    2. Raymundo Itareru

      vi ra lata é assim mesmo

    3. Hernandez Piras

      Será mesmo? O Brasil tem uma indústria turistica claramente abaixo do seu potencial; sua expansão não valeria o sacrifício em caráter excepcional do princípio da reciprocidade? E, segundo o seu raciocínio, só a Venezuela e o Brasil na AL "prezam por sua soberania"? Na verdade, seu raciocínio me parece muito menos consistente do que aquele do colunista.

  29. PAULO CURY

    Fui a marina cap cana em punta cana, não tem nenhuma marina ou clube que chegue aos pés dela, nao da para competir, não temos nada de infra estrutura, as belezas podem ser muitas mas as dificuldades sao infinitas.

    Responda
  30. PAULO CURY

    O turista que vem para cá é im sem noção ou vem atras de sexo

    Responda