-
José Cardoso
Parece que já foi tentado nos EUA e não rolou. Mas é uma ideia lógica: só haveria dinheiro para emendas se houvesse sobras no orçamento. Ou seja, se as receitas fossem suficientes para todas as despesas, incluindo os juros da dívida.
-
Orasil coelho pina
Se compararmos nossa representação política geral nos idos da Constituinte e a de hoje, aquela, a da Constituinte dá de dez a dois! A sensação é das piores! Em tempo: Sempre voto no menos pior! OrasilDesalentoso!
-
Orasil coelho pina
Saudades de Ulisses, Covas, Montoro, Richa ( O Velho), Roberto Freire, Pedro Ivo Campos, Brossard, Pedro Simon, tá bom né?
-
-
DEBIE DOS SANTOS BASTOS
Hélio Morus, coautoria Utopia. Um congresso com as poderosas bancadas da bala, bíblia e boi e ainda presidido por coronéis, sendo um das vaquejadas e outro representante das togas cheias de benesses, caminhamos para a derrocada do país.
-
Márcio Ribeiro
Caro jornalista, como diferenciar o chamado BOLSOLÃO de corrupção!!! Queridão, o ex ocupante foi quem criou essa bandalheira para poder continuar sendo "presidente"! É tramóia que dá asco, e não adianta relativizar. Não pega mais, queridão!
-
Fernando Alves
Lá vem um defensor do golpe pelo parlamento. Já que o presidente da câmara é um Bolsonaro que se vende por qualquer dinheiro, a farinha lima quer que se dê um golpe de estado entregando o poder executivo para o congresso. Num país civilizado, Lira sairia do congresso como Crasso saiu do comando do exército romano que lutava no oriente. No Brasil, ele é o ídolo da fsp e da farinha lima.
-
Anete Araujo Guedes
Um caso de polícia e não de política.
-
-
Marcos Benassi
Xiiiiii, meu caro, não sei o que é que está mais velho, se a roubalheira ou eu mesmo. Não posso deixar de me repetir: sem a Santa Tríade, transparência, controle e responsabilização, não há solução. Não sei o que seria uma "repactuação da divisão de poderes", sua sugestão final; todavia, sei perfeitamente o que significa ser transparente nos atos administrativos, permitindo e demandando controles institucionais e responsabilizando a cadeia de servidores públicos pelo uso do dinheiro da viúva.
-
Anete Araujo Guedes
Trata-se de um sequestro do orçamento e poder de decisão do executivo.
-
-
José Freitas
Não existe "poder politico" dissociado do "poder econômico". O contrôle de parte do dinheiro publico pelos parlamentares através da aprovação de suas emendas não deixa de ser democratico na medida em que esses parlamentares tambem foram eleitos pelo voto popular. Acabar com as emendas parlamentares deixando à critério exclusivo do Poder Executivo o uso do dinheiro público levaria à uma indesejavel concentração do "poder politico" nos partidos da base do governo sufocando a oposição.
-
José Freitas
Marcos Benassi vc sabe que 90% das receitas públicas previstas no OGU tem sua destinação vinculada para cobrir os gastos com saúde, educação, segurança pública, etc. etc, Essas áreas de atuação concentram o "poder econômico" nas mãos do Poder Executivo, mesmo que este não tenha conseguido eleger uma maioria parlamentar. Seu "poder politico" , portanto, está dissociado da vontade popular expressa nas urnas.. A atuação dos parlamentares esta restrita ao uso dos 10% das "verbas discricionárias" .
-
Marcos Benassi
Distorção perfeitamente perversa da lógica republicana, Prezado José: ao parlamentar, de qualquer partido, deve ser oferecido o caminho da discussão orçamentária com o poder executivo. É nesse momento que suas demandas, perfeitamente abertas, são postas na mesa e sua pertinência em relação às políticas públicas é avaliada. O critério, como você pode notar, nunca será "exclusivo do executivo", uma vez que deliberado conjuntamente. Dois poderes, um orçamento, uma execução.
-
-
Cesar Costa
Emendas parlamentares, da forma que estão, são um escárnio. Se existe uma coisa que político gosta é exposição, holofotes e essas emendas são o escurinho do cinema. Se puxar uma pena dessa galinha vai sair o aviário todo. A PF vai ter muito trabalho nos próximos anos.
-
José Freitas
Ñão é papel da Policia Federal controlar o uso do dinheiro público. A policia Federal esta subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem o seu titular escolhido pelo presidente eleito e pelo seu partido de filiação. Tanto as emendas parlamentares da "oposição" quanto o uso indevido do dinheiro público pelos ministérios e pelas estatais precisariam ser "vigiadas" pelo Ministério Público Federal que, em tese, representa os interesses da sociedade e não do governante eleito.
-
-
Paulo Silva Barbosa
É de estarrecer ver o dinheiro do contribuinte ir evaporando com estas emendas parlamentares onde para onde foi indicada muitas "evaporam" devido aos trâmites seguidos. Muitas cidades indicadas para receberem estas verbas, simplesmente não recebem tais verbas, outras recebem, mas não conseguem terminar as obras e viram um elefante branco. Está correto o ministro em exigir mudar esta situação, onde o dinheiro público não cai do céu.
-
Anete Araujo Guedes
Estamos vivenciando 1 parlamentarismo disfarçado. 0 poder, 0 orçamento, 0 mando estão nas mãos autoritárias, chantagistas do coronel Lira, e, daqui por diante, ficarão a cargo do seu sucessor. Sem falar nah figura que estará dirigindo 0 senado.
-
Anete Araujo Guedes
Marcos, meu caro, as bilionárias verbas das emendas secretas ou impositivas são retiradas dO salário dos trabalhadores, via impostos eh taxas pagas. 0s parlamentares ficam com 0 bônus e deixam 0 ônus para 0 governo. Amputaram 0 poder de decisão do presidente Lula.
-
Anete Araujo Guedes
Freitas, como assumir 0s compromissos de campanha, se os parlamentares abocanharam grande parte do orçamento eh do poder de decisão do executivo? Para que isso aconteça, Lula teria que ter maioria no congresso. 0s projetos conduzidos para aprovação, passam por alterações, além de ter 1 custo financeiro elevadíssimo. Como falar em parlamentarismo com esse baixíssimo nível moral eh intelectual da maioria desses congressistas? As emendas secretas não passam de veias abertas para ah corrupção.
-
Marcos Benassi
Anete, minha cara, se me permite sugerir um termo, veja aí se não fica bom: "parlamentarismo amputado". Deforma-se a coisa de tal maneira que o parlamentar tem a gestão e o controle orçamentário debaixo de suas asas sem a respectiva responsabilidade por sua correta execução. Ou, para usar uma metáfora de feira, pega só as frutas doces; as azedas, que fiquem para a xepa.
-
José Freitas
O ideal seria que os governantes eleitos cumprissem com transparência os compromissos assumidos nas campanhas eleitorais. O sistema politico que melhor atenderia aos anseios da sociedade seria o parlamentarismo onde a troca do "primeiro ministro" poderia ser mais frequente, caso não apresentasse o desempenho esperado. O presidencialismo de cooptação como o brasileiro é um caminho aberto para a corrupção porque a substituição de um corrupto e/ou incompetente é praticamente impossivel.
-
-
Anete Araujo Guedes
Emendas secretas ou impositivas nada mais são do que 1 Mensalão praticado em proporções inigualáveis, em plena luz do dia. São bilhões, retirados dos salários dos trabalhadores, via impostos e taxas, que escorrem para 0 ralo, ou para os bolsos e currais eleitorais, com ah finalidade de manter Lira eh aliados no poder. Seguem sem nenhum controle, transparência, rumo certo e aval de órgãos técnicos. Sem atentar para as urgências do país. Retira 0 poder do presidente para executar seus projetos.
-
MATILVANI MOREIRA
Mas roubar e deixar roubar em nome da governabilidade não é uma invenção do PT. E por isso o PT pode roubar e deixar roubar? "Tá bão então!"
-
Galdino Formiga
Um ato corrupto não justifica outro ato corrupto.
-
Anete Araujo Guedes
Apresente as provas dos roubos do PT.
-
Anete Araujo Guedes
Uma família que guarda dinheiro em baixo do colchão. Que detesta transações bancárias, receita federal, transferência, impostos e taxas. Tudo é realizado na mais perfeita surdina. Deus, pátria, família eh corrupção.
-
Anete Araujo Guedes
Quem entregou ah chave do cofre e 0 poder ao chefe do centrão foi 0 inelegível, para não sofrer um impeachment pelos inúmeros crimes cometidos. E as mansões compradas com 0 dinheiro vivo? E os crimes de peculato ou rachadinhas, praticados anos ah fio pela família Bolsonaro?
-
-
adenor Dias
A política é arte dos ordinários, já dizia um grego antigo. Hoje o PT está no comando da nação, e outros grupos almejam ocupar esse lugar. É obvio que quem está de fora, irá sabotar o governo atual, para ter argumento contra na próxima eleição! Governo de esquerda, é obrigado a remar contra a maré do começo ao fim. Emenda parlamentar é, o novo mensalão, que hoje o PT não quer pagar, porém está com a arma parlamentar na sua cabeça. Lamento, mas o Brasil não tem jeito...
-
jose camargo
A intenção do Dino é dar um jeito para que o orçamento volte a ser controlado pelo executivo. Aí teremos uma nova versão do mensalão. Tem gente morrendo de saudade daquele tempo. Toma lá, dá cá. É disso que se trata.
-
Anete Araujo Guedes
Amargo, Bolsonaro foi 0 autor do orçamento secreto. Ele entregou 0 poder eh ah chave do cofre ao Lira, para não sofrer 1 impeachment pelos incontáveis crimes cometidos. Que denominação podemos dar ah essa corrupção, realizada a céu aberto? Direitão? Fundão? Patriotão? Enganação? Tudo realizado em nome da família eh dos maus costumes.
-
marilza abrahão
Ou oito ou oitenta, né? Assim não é preciso sequer artigos que apontem soluções para tal apetite com o nosso dinheiro. Apontar os erros é dever de todos, sugestões são obrigatórias, mudar é preciso. É assim que se constrói a democracia!
-
-
MARIO LUCIO CAMARGOS
Mas, Hélio, será que o diabo terá paciência para homologar repactários?
-
Luiz Candido Borges
O tom do Hélio é de que ele se vê obrigado a reconhecer o inegável - o Dino está certo - mas... Ele tinha que ser tão correto assim? Não dava para ele fingir que acreditava na enrolação do Lira e dizer "agora sim, está tudo certo"? Tudo pela "governabilidade", é claro... Este "realismo" de reconhecer que o congresso é assim mesmo, há de se governar com ele etc, é típica do Lula: já deu certo, mas agora os deputados olham com desprezo os milhõeszinhos, pois sabem que têm bilhões assegurados.
-
Hercilio Silva
É só o STF corrigir o erro e voltar a fidelidade partidária. Acaba a bagunça.
-
Anete Araujo Guedes
1 dentífrico, após ter saído do tubo, pode retornar? Assim aconteceu com as reformas trabalhistas, previdenciárias, com a imposição de 1 teto de gastos dirigido para a população, e 1 céu sem tetos, sem limites em relação aos privilégios dos moradores do topo da pirâmide social. É só isso, ou você quer mais?
-
-
Décio Ceballos
Por que os programas plurianuais estão ou foram praticamente abandonados? Ajudaria muito se os programas fossem bem gerenciados, tivéssemos menos ministérios e as emendas fossem vinculadas a programas. Veja que a verticalização no executivo também possui enorme ineficácia, e produz injustiças, tanto quanto fazer felizes os prefeitos amigos.
-
Luiz Gustavo Amorim
Como sempre, Hélio faz um texto classudo e pertinente. Uma ressalva: o Mensalão foi uma dor de cabeça antecipando o aneurisma das emendas impositivas (e secretas). Sistemas disfuncionais e incentivos errados nos largaram nessa lama da qual não sairemos. A saída seria uma reforma com bem menos partidos e o parlamentarismo, mas o tempo passou e Carolina, vulgo eleitor brasileiro, não viu e nem verá. Fim.
-
Luiz Gustavo Amorim
Meu caro Adenor: este é o congresso mais venal e fisiológico já eleito e como dizia Ulisses Guimarães, se você acha que esse é ruim, aguarde o próximo. O esquema das emendas associado a um sistema eleitoral torto e desvinculado de referência com quem os elegeu, além do populismo penal e outras oportunismos das pautas comportamentais, faz da máxima de Ulisses uma profecia certeira.
-
adenor Dias
Gostei da ideia do parlamentarismo! Nosso parlamento no presidencialismo, não são responsáveis por fracasso do governo. Sempre terá como culpado, o presidente e seu partido. Se todos projetos de governo, passa pelo parlamento, o fracasso tem que ser dividido entre executivo e legislativo...
-
-
Weber Batista de Oliveira
Alguém já disse que eram 300 picaretas, eu acho muito pouco. Esqueceu, senado, camara municipal e assenbleias estaduais
-
Adolfo Santos
Pastores, policiais, civis e militares, representantes de corporações e oliigarquias, pseudo-socialistas identitários, demagogos de esquerda e direita. Uma fauna completa. O pior é que, como profetizou Ulisses Guimarães, se você acha esse congresso ruim é porque ainda não conheceu o próximo.
-
CARLOS SANTOS
Sem subterfúgios, boa parte destas emendas é desviada para aumentar o patrimônio das vossas excrescências. Notório.
-
adenor Dias
Eu também acredito nisso! Os coronéis da política brasileira , precisam de recursos para manter o voto de cabresto sob ameaças.
-
-
Pedro Cardoso da Costa
Quanto às emendas parlamentares, uma prática tipicamente brasileira, ao menos no montante, todos sabem onde o dinheiro acaba, mas poucos dizem isso abertamente. E enquanto se poderia questionar quantas favelas seriam urbanizadas com o valor gasto em fogos de artifício nas festas de fim de ano, prefeituras competem para ver quem esbanja mais. Amanhã, as chuvas virão, ceifando vidas com as mesmas indiferença e fatalidade de sempre.
-
adenor Dias
Verdade, mas isso é culpa do povo que acham os foguetórios bonito! Enquanto nos contentamos com pão e circo, os políticos se esbaldam. Lembremos que governo banca show de artista, carnaval e, futebol, coisas que beneficiam apenas alguns cara de pau.
-
-
Rubens Vinicius Rocha
O problema é que vivemos num sistema presidencialista de governo e a fração do orçamento destinada às emendas parlamentares hoje é absurdamente elevada e não vinculada às prioridades de Estado. Em outras palavras, é um arranjo antirrepublicano e antidemocrático em curto prazo. Se proliferar, será o ocaso da democracia.
-
Mauro Tadeu Almeida Moraes
Dois inescrupulosos que turbinaram as emendas parlamentares obscuras: Temer e Bolsonaro (este guiado por Paulo Guedes, o queridinho da FSP).
-
Ricardo Lobo
O problema é que se não existir mecanismos paralelos que controlem a falta de transparência com o dinheiro público o governo, seja qual for, permanecerá refém de grupos ideológicos do parlamento. Por hora, o que temos naquela casa, é o pior que já houve na história do congresso brasileiro e por mais que sejam criticados, não vão dar bola nenhuma para a sociedade, o que fazem é exatamente o que são e querem, sua organização criminosa tem como objetivo roubar.
-
Helio Cardoso
Se a emenda é para o parlamentar atender a sua base, por qual motivo nenhuma emenda foi empenhada na ponte do rio Tocantins que exigia reparos há muito e veio a cair e causar uma tragédia?
-
adenor Dias
Boa pergunta!
-
-
Hernandez Piras
Excelente análise!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.