Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Geraldo Soares

    Caso eu não tivesse, num ato inusitado, respondido à coluna do seu colega, JP Coutinho, uma hora e meia antes da publicação desta sua: Diriam que eu te plagiei, ao invés de que estamos conectados...

    Responda
  2. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Bacana :)

    Responda
    1. bras domingues de oliveira

      Boas férias, senhorita. Tô contigo

  3. Alceu Natali

    Nietzsche disse, se você não usa dois terços do seu tempo para si mesmo, então você é um escravo. Gostaria de deixar a cidade, deixar tudo para trás, casa, bens materiais, falsos amigos, ir morar numa praia paradisíaca como a Fortaleza em Ubatuba, nadar horas em alto mar de águas cristalinas como sempre fiz, sem nada, nem calção de banho, rodeado de exuberante mata atlântica. Isso me dava muita paz de espírito e tranquilidade para escrever meus romances. Mas ainda tenho boletos e sou escravo.

    Responda
  4. max ribas

    Dinheiro não traz felicidade, porém a estabilidade financeira facilita bastante o processo...

    Responda
  5. Carla C Oliveira

    Boas férias, longe dos boletos e perto da vida.

    Responda
  6. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Como diria Raul Seixas: "A verdade do Universo é a prestação que vai vencer."

    Responda
  7. adenor Dias

    Tire férias Mariliz, mas não desapareça como os dois personagens citado na matéria. Precisamos ler coisas como esta, para nos alertar que há vida além dos boletos. Desnecessariamente, queremos ser o máximo, os fodões, coisa que só alguns desfrutarás. Igualdade, nunca existirá, não aderimos o anarquismo.

    Responda
  8. neli faria

    Antonio Cícero é poeta! E o poeta é eterno. A outra mencionada, não sei quem é! Férias? Aproveite!

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Tácito. Não sei a resposta à pergunta qual seria a solução viável. Foi este o motivo da minha pergunta que, segundo você, é cínica.

    2. neli faria

      Não sou cara de ninguém...! Respeito meu Faceamigo Felipe Moura. Tem belas crônicas num blog.

    3. Tacito Silva

      Peter, só para confirmar que minha interpretação é absurda, você concorda que a definição do povo escolhido de combater um grupo terrorista sanguinário que usa civis como escudos humanos exterminando o grupo terrorista e os civis usados como escudo (em muitos momentos esses resíduos não protegiam nada, eram só estudos mesmo, mas da mesma forma foram exterminados) é absurda, ou você concorda que seria a única opção viável para a proteção do povo escolhido?

    4. Tacito Silva

      Cara Neli, como esperado nenhuma menção a alguma posição indefensável que eu tenho defendido, infelizmente não fico surpreso, tergiversar quando não há argumentos é bem comum. Senhor Rodrigo, um exemplo de ser achar acima do bem e do mal seria um pouco de autodeclarar o povo escolhido e se achar no direito de exterminar mulheres e crianças? Infelizmente não concordo com suas ideias e onde puder expor esse ponto de vista, inclusive evitando esquecimento de quem defendeu, vou continuar a fazê-lo.

    5. Peter Janos Wechsler

      Tácito, só para constar bem claro, eu não pedi nenhuma censura. Quanto a minha pergunta original, a sua interpretação da mesma é absurda e nada tem a ver comigo.

    6. RODRIGO NAFTAL

      Qual a relação dos comentários do senhor Tacito com o texto da Maríliz e as colocações da Neli? Nenhuma!!! O que na verdade, ele pretende é calar e inibir com ofensas pessoais. Desconfie quem se coloca como acima do bem e do mal. O Hamaa não é só um grupo terrorista. É uma organização financiada pelo Irã.

    7. neli faria

      Senhor Tacito: não sou cara de nenhuma pessoa que não conheço. Dos comentaristas aqui na Folha, tem um que sou Faceamiga, escreve muito bem aqui e crônicas num blog, outro foi meu colega de trabalho, mas, ele comunga com minha opinião.

    8. Tacito Silva

      Cara, Neli, te desafio a dizer o que eu defendi que seria obscenas na sua opinião, mas fazer isso objetivamente, sem tergiversar, sem sair pela tangente se apoiando em uma premissa de maior conhecimento. Duvido muito que faça isso, mas vou esperar ansiosamente. Em contrapartida, afirmo que é indefensável justificar o extermínio de civis realizado pelo povo escolhido, incluindo mulheres e crianças, ainda mais com a desculpa de "olha o que os terroristas fizeram".

    9. Tacito Silva

      Peter Janos Wechsler, onde o debate foi posta o nível pessoal? Te incluir no rol de escolhidos, foi isso? Precisava pedir censura? Só para esclarecer, não foi uma simples pergunta, foi uma pergunta cínica, querendo direcionar o pensamento no sentido de série essa é a única opção viável para os escolhidos. Acho que deixei mais do que claro que não concordo com essa visão, se você a defende, tudo bem, mas, na minha opinião, diz muito sobre você, mesmo sem te conhecer.

    10. neli faria

      Senhor tacito, conheça História da Ásia Média, leia bons livros seja feliz, com a sua infelicidade em querer defender o indefensável. Não me fio nessa de povo escolhido, ungido ou algo que o valha, defendo o que considero o correto. E maningue menoscabo a quem me chama cara, ainda mais quem não conheço. Vou jantar porque ganho mais.

    11. Peter Janos Wechsler

      Tácito. Só para constar. O Sr. não me conhece para me rotular. Eu não sou escolhido de nada. Minha matriz é outra. Uma simples pergunta não deveria levar a um debate a nível pessoal. Eu não costumo participar de debates sobre o oriente médio, pois não vislumbro solução viável. Recomendo ater-se ao tópico em debates.

    12. Tacito Silva

      Para, finalmente, concluir, o povo escolhido não consegue mesmo fazer operações de inteligência, a única possibilidade era, e contínua sendo, o extermínio. Último ponto, agora é o último mesmo, reafirmo meu questionamento, é incapacidade intelectual ou moral querer justificar crimes cometidos por um Estado pela comparação com crimes cometidos por terroristas?

    13. Tacito Silva

      Aproximando do fim, a outra justificativa para apoiar o extermínio seria uma resposta ao ataque de 07 de outubro, sinceramente, não sei nem o que falar pra uma pessoa que considera aceitável responder um ataque pontual (sim, foi sanguinário, minha intenção não é relativizar a gravidade do ataque) com o extermínio de uma população, incluindo civis, você diz que não apoia que a polícia seja carrasco, mas não vejo muita diferença entre a ação de Israel e a operação da PM na baixada santista.

    14. Tacito Silva

      Continuando, cara Neli, que bom que o povo escolhido pode usufruir livremente de direitos mínimos, entendi que pela sua insinuação, isso ajuda a justificar o extermínio empreendido na faixa, ao peço o primeiro favor, confirme se era essa a intenção, não consigo ver relação entre esse seu argumento e meu comentário.

    15. Tacito Silva

      Neli, esses parte da computação com as polícias você vai entendeu, ou fingiu não entender, reitero aqui, só alguém muito mal caráter pode esperar a mesma atitudes de terroristas e de um Estado, o mesmo acontece com quem espera a mesma atitudes de bandidos e policiais. Sobre te conteve, não conheço pessoalmente, mas pelo histórico é possível concluir com facilidade que você apoia incondicionalmente aos o povo escolhido realize um extermínio deliberado na faixa, culpando exclusivamente as vítimas

    16. Tacito Silva

      Passando para os pontos levantados pela Neli Faria, não me meça pela sua régua, por óbvio na época critiquei o grupo terrorista, mas tem algumas considerações sobre serem eventos totalmente diferentes, primeiro pq um evento foi realizado por um grupo terrorista, você espera ações positivas de um grupo terrorista? O outro evento foi provocado por um Estado formalmente constituído, só alguém muito mau caráter poderia esperar o mesmo comportamento de um grupo terrorista e um Estado constituído.

    17. Tacito Silva

      Continuando a resposta ao escolhido Peter Janos Wechsler, afinal não estamos tratando de um exército com capacidade de ações de inteligência, além disso, o povo escolhido, por definição, só toma ações corretas, o erro é sempre dos povos não escolhidos.

    18. Tacito Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    19. neli faria

      Por fim, senhor Tacito, votei em lula ,pela primeira vez na vida, por minhas crianças da Fauna e da Flora, pelo Meio Ambiente, e porque bolsonaro foi terrivelmente mau presidente. Se tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como o fiz em dezoito. O erro do Exército foi não ter expulsado o mau militar.

    20. neli faria

      Mais, ainda, senhor Tacito, sem o7de outubro, a região estaria tranquila. Conheço a Ásia Média e Lá é a única Democracia da região. Em Tel Aviv tem bares gls. Mulheres são respeitadas!Aborto livre!Religiões respeitadas! O Ramas ,como bem apontou o sr. Peter, se esconde atrás das mulheres e das crianças. E eu vou apoiar essa covardia? Nunca! Por fim, o senhor sabia que morrem mais brasileiros , por insegurança pública, do que na Região antes de sete de outubro? Vidas brasileiras não importam?

    21. neli faria

      Senhor Tacito: tudo começou com os sequestros, inclusive de uma criança e estupros. O senhor à época criticou o Ramas? Vindo de quem vem? Não o conheço o senhor!O senhor me conhece de onde? Aprendi em minha vida, que quem não sabe fundamentar, apela para o subjetivo e para o pensamento alheio. Em nenhum momento , aqui e agora, defendi a polícia militar. O senhor não deve ter lido meus posts: sempre escrevi aqui e ali: a polícia não é investigadora, acusadora,juíza e carrasca.

    22. Peter Janos Wechsler

      Como o estado deve se defender contra terroristas sanguinários que se escondem atrás de escudos humanos?

    23. Tacito Silva

      Em resposta a um comentário sobre as crianças de Gaza você teve a desfaçatez, até para não perder seu costume, de questionar sobre crianças sequestradas pelo Hamas!? Não me surpreende, vindo de quem vem, mas gostaria de saber se é incapacidade intelectual ou moral querer justificar crimes cometidos por um Estado pela comparação com crimes cometidos por terroristas. Será que a comentarista é mais uma das que esperam, e defendem, que as polícias tenham o mesmo comportamento que os bandidos?

  9. FLAVIO CALICHMAN

    A julgar por vários comentários, muita gente aqui, nem vive e nem paga boleto, mas apenas patrulha os outros e enche a paciência alheia - coisa de autoproclamados donos da verdade. Não gosta da colunista, não a leia; não gosta da FSP, cancele a assinatura e não incomode.

    Responda
    1. Tacito Silva

      Acho que alguns aqui passarão a te perguntar se você dá permissão para que a coluna seja lida. Até então pensava, inocentemente, que todos eram livres para ler o que quisessem.

  10. neli faria

    Boleto? O último que paguei faz 50 anos! Fui ao Mappin num sábado à tarde. Moço quero uma máquina de lavar roupa. O vendedor me mostrou um tanquinho . Esse não quero! Quero a mais cara! E ele me levou até uma linda. Vai pagar? Crediário? No crediário: 12 vezes; empregada: seu salário não comporta. 15 , não comporta, quando ia falar 18 vezes, ela disse: com seu salário, só pode 36 vezes. Então, 36 ! A máquina viveu até 2011, e se encontra em minha área de serviço . Nem sei o que é boleto!

    Responda
  11. eduardo silva

    Sei do Cícero que leu Drumond mas não entendi o que a Mariliz aprontou pra receber esses pitos e afinal quem foi Jujú e o que aprontou pra ter milhões de fãs e largar tudo e ir prum lugar aparentemente àrido vender pano de louça?

    Responda
  12. SileneMaria de Sousa

    Mariliz, ótima reflexão. A felicidade e a alegria estão mesmo em levar ums vida simples, sem grandes complicações e consumismo exagerado. É mto bom que voltemos o nosso olhar pra natureza e td de belo que ela nos proporciona. A agitação do mundo moderno, a violência e guerras, tds esses fatores perturbam o nosso espírito e nos traz desgaste emocional. Buscar refúgio na natureza, nas coisas simples e evitar o consumismo desnecessário, tdo isso nos faz mais equilibrados e felizes.

    Responda
    1. adenor Dias

      Infelizmente, não há espaço para que todos siga o caminho que a influenciadora citada seguiu. Falo por experiência própria, eu não vim da roça por vontade própria, vim praticamente expulso.

  13. Felipe Araújo Braga

    A moça que adora pobre, desde que eles a sirvam. Vai aproveitar debaixo dos lençóis com seu marido pra deixar de ser uma pessoa tão desagradável e ora de encher o saco.

    Responda
  14. Marcelo Fernandes

    Nós que agradecemos, Mariliz, pela companhia sempre inteligente, instigante e inspiradora. Que em 2025 a gente possa construir mais e julgar menos. Saudações democráticas e antifascistas a todos!

    Responda
  15. Eduardo Elói

    Paga boleto porque comprou. Não gosta de boleto não compra. Final de ano pra azucrinar o cidadão, qual é o objetivo? Nunca existiram boletos?

    Responda
  16. Sergio Saraiva

    "Você vive ou só paga boletos?". Nem uma coisa nem outra.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Fico satisfeito quando liquido as contas e os boletos. E vivo muito bem.

    2. LUIZ GONZAGA SILVA

      Eu vivo e pago boletos! Uma coisa não exclui a outra. E graças a Deus que podemos pagar! E assim viver também!

  17. Samuel Fagundes

    E isso é pergunta que se faça justamente na virada do ano novo? Deixa a gente ser feliz um pouquinho...rsrsrsr

    Responda
  18. orlando gomes de freitas

    Boas férias Maríliz vou sentir saudades, gosto muito de ler o que você escreve, obrigado!

    Responda
  19. Teresa Cardoso

    Muito bom ler isso.

    Responda
  20. Rodrigo Flexa

    As crianças assassinadas em Gaza mandam lembranças.

    Responda
    1. neli faria

      E a criança sequestrada pelo ramas, onde está?

  21. Rodrigo Flexa

    Free Palestine.

    Responda
  22. joão moreira

    Muito tempo que não vejo um articulista decair com tanta velocidade rumo à me d ioc ri da d e.

    Responda
    1. LUIZ GONZAGA SILVA

      Ele tem que pagar os boletos dele também!

    2. djalma gomez

      Ainda ontem era Natal, tempo de paz e boa vontade... Amanhã é Ano Novo dia da Paz e Esperança... Triste ver esse tipo de comentário - tão pobre de espírito

  23. Rives Passos

    Pagando boletos! Próxima! Mas, sinto muito pelos órfãos, viúvos e deficientes produzido por essa censurado criada por Theodore...pelo povo censurado e pelos povo palestino. Ambos são vítimas, da ganância de poder de seus líderes de ontem e de hj.

    Responda
    1. Rives Passos

      Que chato: povo j é censurado. Essa política da Folha é realmente censurado.

  24. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Gaza…sonhe com as crianças em Gaza

    Responda
  25. Marco Antonio Dos Santos

    Viver o simples pode até ser possível, desde que se tenha grana suficiente pra não se preocupar com boletos. O resto é fantasia de pequeno burguês, pois não existe romantismo, e sim, a realidade!!

    Responda
  26. Raymundo Itareru

    quem vive a vida e não paga boleto é a turminha da Faria Lama que vivem de renda, do suor dos trabalhadores e da alma dos aposentados, e querem juros mais alto

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Comentário ridículo mas esperado

  27. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Muito mais taxas e impostos . Sempre piorando . Fora Lula .

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Quanta maldade.

    2. Raymundo Itareru

      saudade da fila do osso, não é minha filha? tu tem valores de herança, ou offshore? golpista mau caráter

    3. Raymundo Itareru

      saudade da fila do osso, não é minha filha? tu tem valores de herança, ou offshore? golpista mau caráter

  28. Marcio Vieira

    O que é boleto?

    Responda
  29. Marcio Paim

    É a vida, cheia de nuances, de altos e baixos. É a escolha, cheia de imprevisibilidades. É como V e/ou F na lógica matemática, uma vez escolhido o caminho do V, de verdade (do Viver a vida), é possível que depois, meio que sem querer, venha o F da falsidade (das Falhas), ou vice-versa. Quem nos dera que a nossa vida fosse sempre na base do V. O importante é ser simples, fazer o simples e procurar, Verdadeiramente, a felicidade, sem se ANESTESIAR, mesmo que os boletos façam parte.

    Responda
  30. FLAVIO CALICHMAN

    Querida Mariliz, muito obrigado por este texto profundo, simples e muito verdadeiro. Retribuo agradecendo por todos os textos que você tem nos trazido, fazendo pensar, rir, chorar e se indignar, toda a gama de emoções que uma grande jornalista e escritora sabe provocar (está nos devendo seu livro!). Que 2025 lhe traga muita saúde, paz, realizações e prosperidade, inclusive para pagar os maledetos boletos. Saravá e Feliz Ano Novo!

    Responda
  31. Tacito Silva

    Sempre é bom olhar pro lado, tem muita gente bem pior, pé exemplo, há muitas crianças e mulheres que diariamente precisam se preocupar se serão bombardeadas pelo exército do povo escolhido. O mais triste é que grande parte do mundo "civilizado" apoia a manutenção dessa situação.

    Responda
  32. Geraldo Soares

    Com esse final eu já posso dar 2024 como encerrado. E bem. Em tributo a isso: Qualquer(isquer) outra(s) manifestação(ões) somente em 2025.

    Responda
    1. Geraldo Soares

      Me traio: Temos a mania de deixar as melhores coisas para o fim. O que não as torna menos adoráveis, afinal. Tinha de acrescentar. E que sejam! (Ainda mais...)

  33. Galdino Formiga

    Faço as duas coisas. Pago cerca de 30 boletos ou contas por mês e vivo intensamente cada momento.

    Responda
    1. adenor Dias

      Quem tem condições de pagar 30 boletos por mês, não está mal na vida! Eu pago uns três com dificuldade!

    2. Dario Leopoldo

      Cada momento em que está pagando os boletos ou o tempo que sobra entre eles?