Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ARI VARGAS LEAL

    Que a Europa encontre alternativas duradouras para seu abastecimento energético e joguei esse povo expansionista e cruel no limpo da história.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... Putin e seus parceiros não Sao dígnos de fornecerem gás e outras commodities para nossas irmãs e irmãos da Europa!!!... Dizer 'não', um bem 'não' bem grandão para Putin e seus parceiros bilionários russos e do esrrangeiro!!!...

    Responda
    1. Jose Luciano ferreira Costa

      Cleomar. Não se trata de ser indigno para fornecer gas a aEuropa. É decisão economica da Europa que teve que teve que reativar uzinas de carvão que são grandes poluidoras da atmosfera. Quanto o gas dos USA e do oriente medio são carissimas principalmente originarios do USA que são enviados liquefeitos de navio um meio de transporte mais caro do que gasoledutos. É assim que o capitalismo funciona procurando menores custos.

  3. José Cardoso

    Guerras, massacres, mortes e mutilações, negócios à parte. Quer dizer que até hoje a Ucrânia recebia um pagamento da Rússia pelo transporte de gás por seu território!

    Responda
    1. Rodrigo Tosta

      Bizarro, né?

  4. Rodrigo Tosta

    Um país invadido não tem outra opção que não aquela de lutar pela sua soberania e liberdade. Viva a Ucrânia!

    Responda
  5. agatangelo oliveira

    Se a Ucrânia resolvesse a sua vida sozinha com a Rússia a guerra teria acabado faz tempo e muitas vidas seriam poupadas, mas a Europa resolveu sacrificar sua estabilidade econômica por uma causa perdida e veja aí o que aconteceu a crise na Alemanha. Qual foi a vantagem disso tudo? Os EUA saem ganhando e a China mt mais.

    Responda
    1. ARI VARGAS LEAL

      "Se a Ucrânia resolvesse a sua vida sozinha com a Rússia". Explica melhor essa ideia. Entregando 50% do seu território inicialmente. Depois o resto. É isso. Fala aí patriota.

  6. MARCIO OLIVEIRA

    As russetes pira de ver a Rússia entrando pelo cano, literalmente.

    Responda
  7. Robson Barreto

    Qualquer pessoa pode perceber que perde a indústria da Europa, pois troca uma fonte de gás barata por uma mais cara. Os chineses agradecem. A Europa está decadente

    Responda
  8. Gino Passos

    Interrupção temporária. Com Trump e Musk (abertamente pró-AfD), paz e afrouxamento das sanções, o comércio inter-europeu de energia pode se restabelecer, pois precisam salvar a economia alemã, que vai de mal à pior. Pelo menos é o que aparece aqui na minha bola-de-cristal.

    Responda
  9. Julio Moreira

    A folha vende esta notícia como algo que fosse bom para a Europa. Na verdade é algo altamente maléfico para a máquina industrial da Europa. Vão comprar gás dos E.U.A. por um custo muito mais elevado do que pagam à Rússia. A Rússia, por dua vez, vai vender o gás excedente para a China. A China ganha, os E.U.A. ganham e a Europa perde.

    Responda
  10. Hercilio Silva

    A inflação gerada por isso também contribuiu para a extrema direita crescer.

    Responda
  11. Angelo Batista Goulart

    A UE esta em uma encruzilhada ou em uma sinuca de bico! os europeus recuperam sua soberania ou vão virar um porto rico (pais caribenho) que é uma extensão do Império( EUA) . Apoiaram uma guerra por procuração entre o Império (EUA) e a Rússia tendo a Ucrânia como a bucha de canhão ! A conta apenas começou a chegar , A alemanha que outrora era a locomotiva da UE esta amargando com a inflação, desemprego e a ascensão da extrema -direita os partidos Nazistas !

    Responda
  12. Robson Lima

    Texto obscuro, faltou clareza e objetividade.

    Responda