Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wil Leon

    Sessenta e um porcento contra o Lule e o aprendiz Haddad. Acho que as eleições não foram honestas.

    Responda
  2. Maria Antonia Di Felippo

    Errados estão os preços dos alimentos e a alta do dólar. Feita a correção, tudo estará perfeito.

    Responda
  3. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Será que Datafolha ainda não aprendeu que qualquer pesquisa sobre o governo tem um teto no máximo de 70% a favor do governo, temos 30% de seres alienados zumbis que sempre votam contra o governo independentemente da situação do pais, ou seja, estes dados são manipulados pelas pessoas que respondem as perguntas, peço para o Datafolha olhar para as pesquisa anteriores para ver se tenho razão, o otimismo modulado sem os 30% daria ótimo. Tal qual ao STF que tende sempre para o 9x2.

    Responda
  4. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

    Será que Datafolha ainda não aprendeu que qualquer pesquisa sobre o governo tem um teto no máximo de 70% a favor do governo, temos 30% de seres alienados zumbis que sempre votam contra o governo independentemente da situação do pais, ou seja, estes dados são manipulados pelas pessoas que respondem as perguntas, peço para o Datafolha olhar para as pesquisa anteriores para ver se tenho razão, o otimismo modulado sem os 30% daria ótimo. Igual ao STF que tende sempre para o 9x2.

    Responda
  5. Josue Oliveira

    Datafalha. Bom era na época do homem da carteira verde-e-amarela. Ele teve que tirar dinheiro dos precatórios dos idosos do INSS para dar a bolsa-caminhoneiro e outros gastos...

    Responda
  6. Arno Costa

    É justamente o povo que entende de economia, pois é ele que paga contas e frequenta supermercado. A economia anda mal sim senhor. (E eu votei no Lula)

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Não concordo que esses são os que entendem de economia.

  7. JANIO DAS NEVES CAMARA

    De acordo com o Observatório do Cadastro Único, em novembro de 2024, 20,8 milhões de famílias recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a 54 milhões de pessoas. Destas, mais da metade (12 milhões, ou 33 milhões de pessoas) têm ao menos um integrante que está trabalhando. Portanto criar uma relação direta do pleno emprego com o bolsa família, está completamente errado.

    Responda
  8. fernando silva

    Não se faz filhos ricos com dinheiro emprestado. Uma hora a conta chega!!

    Responda
  9. Antonio Costa

    Bom era quando tinha os militares mamateiros né!!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Trocou seis por meia dúzia. Não vi viagens faraônicas naquela época regadas a diárias estratosféricas.

  10. Vania Maria Carneiro da Silva

    A minha participação é pagar pela minha educação continuada, anualmente, congressos nacionais e internacionais. Adquirindo conhecimento, as minhas custas, ofereço ensino de qualidade baseado em evidência, e não achismos. Através de projeto de extensão e pesquisa ensino a aplicação prática da teoria além de pesquisa clínica ligada as melhores universidades do mundo. Avalio o aprendizado semestralmente formal e informalmente conversando com alunos. Setenta porcento não esta interessado. Ensino 30%

    Responda
  11. Elizabeth Duarte

    Sugiro uma nova pesquisa começando com a seguinte pergunta: Você sabe o que é "rumo da economia"?

    Responda
  12. Dirceu Luiz Gonzaga

    Os leões estão rugindo alto e forte, e o povo, na cova destes, clamandobem alto para abrirem as portas das jaulas. Vai entender né.

    Responda
  13. frankklim alencar figueiredo

    Crime organizado que age a partir da "Farinha Lima". Região com mais ladrão por m2.

    Responda
  14. frankklim alencar figueiredo

    Crime organizado que age a partir da "Farinha Lima" não estão satisfeitos em ficar com 60% da arrecadação federal, querem mais. Acorda meu Povão, vamos tomar o BC de volta dessa quadrllha.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      É exatamente nos governos do PT que os bancos mais faturam e governo está colocando a culpa neles por que? Outro dia estavam batendo palmas para o herdeiro do Itaú, agora quer criticar? Você também não sabe que a herdeira do Itaú é a que fez a segunda maior doação para a campanha do Lula em 22? Para que já está ficando feio!

    2. SERGIO NEVES

      Vou concordar com você em uma coisa: você vai lá no traficante e pega a droga para usar. Se você não pagar a droga acontece o que? Agora se o governo pega dinheiro com banqueiro e como garantia de pagar o empréstimo o governo compromete 60% da arrecadação federal. Você quer que o banqueiro faça o que? Agora é o governo do PT, vamos ajudar, não vou cobrar juros, vou perdoar a dívida. Você só pode estar de brincadeira!

    3. SERGIO NEVES

      Agora, droga e dinheiro é a mesma coisa, o princípio é mesmo. É muito sem noção mesmo!

    4. SERGIO NEVES

      Quem tá pagando mico é você querer comparar traficante com banqueiro. Acorda cara! Sai dessa vida. Comparação esdrúxula a sua. Quando eu falo que vocês tem dificuldade de interpretação é por essas declarações. Eu não defendo banqueiro mas se você não quer alimentar ainda mais essa ciranda, faz a sua parte. Umas narrativas mais sem sentido, como se banqueiro tivesse nascido ontem. Todo mundo é culpado menos a incompetência de vocês. Já passou da hora de começar a olhar o rabo de vocês e deixar o.

    5. frankklim alencar figueiredo

      E por acaso os traficantes fazem isso? Colocam armas na cabeça para forçar a usar drogas? Acorda Sérgio. Vc paga mico faz tempo escrevendo sem refletir. Chega de ser torcedor meu caro. Toma juízo. O princípio do crime organizado com QG na Farinha Lima é o mesmo do tráfico.

    6. SERGIO NEVES

      E por acaso os bancos obrigaram alguém a pegar dinheiro emprestado com uma arma na cabeça? Na política do toma lá dá cá do atual governo você acha que eles estão fazendo isso sem levar nada em troca? Acorda!

    7. frankklim alencar figueiredo

      60% dos impostos pagos pelo Povo fica para os bancos e rentistas (serviços da dívida). Onde há fake news aí? Isso é fato meu jovem.

    8. SA amoULO L FARIA

      Basta um mínimo conhecimento de orçamento público para saber isso é mais uma fake news. Mas é preciso encontrar um novo bode espiatorio, pois o Campos Neto está deixando o BC. Quando o Galipolo aumentar os juros, vocês vão dizer o que?

  15. frankklim alencar figueiredo

    FSP faz pesquisa interna do "crime organizado" que age a partir da "farinha Lima" e coloca como se fosse os brasileiros.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Acorda! Não esqueça qual o nível de instrução da base eleitoral dele.

  16. Edson Muniz de Araujo

    Reforma tributária feita depois de 40 anos sendo tentada, desemprego em baixa recorde, crescimento de 3,5% da economia, aumento real do sal mínimo por 2 anos seguidos, correção do IR depois de 5 anos ferrando trabalhador, acordo com UE, etc etc, realmente 2025 vai ser difícil de ser superado.

    Responda
    1. Edson Muniz de Araujo

      No meu mundo real a lei 14.663 de 2023 reajustou a correção do imposto de renda depois de 5 anos congelado, meu caro Faria.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Coitado. "Viva o Povo Brasileiro".

    3. JANIO DAS NEVES CAMARA

      O poder da propagação de fake news da extrema direita é impressionante. Esse governo vem como o amigo acaba de relatar, proporcionando inúmeras conquistas, mas que sempre são colocadas em dúvida pelos apoiadores do golpe. Coloquei tb a questão do pleno emprego e fizeram o seguinte questionamento, como pode pleno emprego com 54 milhões no bolsa família, como se isso tivesse uma relação direta. E assim vão construindo um monte de mentiras.

    4. SA amoULO L FARIA

      O problema que que existe a economia real do mundo da fantasia que esses adoradores de corruptos e incompetentes criam. No mundo real, a isenção do IR sequer foi proposta e se for, depende da aprovação do congresso. O mesmo para o acordo com a UE que foi foi construído em vários governos, mas ainda depende da anuência de vários países europeus.

  17. Denny William da Silva

    Não surpreende os jovens estarem pessimistas... estão sendo uberizados, escala 6x1, mal remunerados. Pouca qualidade de vida e evolução patrimonial. Desindustrialização da economia... o agronegócio emprega pouco e acumula muito capital. Baixo investimento em P&D e o discurso falacioso do 'empreendedorismo'...

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Assim como não nos surpreendem os evangélicos e os bolsonaristas, achar tudo ruim , surpresa eu ficaria, se viesse algum elogio da parte deles . Então essa pesquisa NÃO tem nenhuma surpresa.

    2. Arno Costa

      Jovem pobre não quer se qualificar isso sim!

    3. Antonio Catigero Oliveira

      É por aí mesmo.

  18. elton goulart

    Está ruim pra quem? O Dólar subiu e a sementinha da descrença foi plantada afinal este ano tem que ser ruim senão o mercado não emplaca o seu candidato que por sinal vai mal, mas a imprensa pro mercado insiste em dizer que está bem. Quanto ao país que se exploda o importante é faturar mais.

    Responda
  19. Divino Eterno Pereira

    O que que o povo entende de Economia? Eles respondem apenas tomando por base o que aprenderam com as fa*ke news da di*reita ensinadas na redes sociais e nas igre*jas. São os mesmos que não sabem conta com porcentagem.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Por isso, elegeu esse governo. Acreditou na promessa da picanha.

    2. Arno Costa

      O povo é o que mais entende, pois sente no bolso a desvalorização do dinheiro.

    3. SA amoULO L FARIA

      O povo que insulta, conhece a economia real, não aquela das estatísticas governamentais. Não é preciso saber conta de porcentagem, basta ir ao supermercado, andar pelas ruas para perceber que apesar do "nunca antes na história do Brasil', temos muito pouco a comemorar com esse governo fraco e sem rumo.

    4. SERGIO NEVES

      A esquerda não consegue fazer conta de mais e de menos por isso tem fazer corte nos gastos agora.

  20. Divino Eterno Pereira

    O que que o povo entende de Economia? Eles respondem apenas tomando por base o que aprenderam com as fake news da direita ensinadas na redes sociais e nas igrejas. São os mesmos que não sabem quanto é 30% de 100.

    Responda
  21. jose prado

    A Pholha está censurando números de inflação de anos anteriores?

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Não só isso está censurando a relação divida x PIB do EUA, França, Canadá, Japão... com medo do fim das falácias. Por ultimo essa pesquisa foi realizada onde mesmo? Na Farias Lima?

  22. José Carlos Soares Costa

    Para alguns cegos do castelo, fake são os orgãos oficiais, alguem que não aceita a ciencia, que é terraplanista, não consegue aceitar, como assim manipulara dados do desemprego, olhar registro de carteiras assinadas e dizer que é fake? O proprio publica fake quando não aceita a estatisca, a matmatica como valores para analise.

    Responda
    1. jose prado

      Inflação 07/2022:11,9%

  23. jose prado

    Inflação 2022. Cinco pp setenta e nove p cento! 2023 quatro ponto setenta e oito p cento! 2024 quatro ponto setenta e oiti p cento! Julho de 22 onze ponto nove p cento! Ué?

    Responda
  24. José Carlos Soares Costa

    Que pesquisa ..., porque não perguntam aos lideres politicos qual a solução, se eles apoiam as emendas secretas, se querem policia para si , discordam de um plano basico nacional. Agora perguntar se é de direita ou esquerda se o problema é esquerda parece brincadeira, simples preparo para eleger o sucessor que irá assumir o nada que foi o governo anterior. Todos os indices no atual governo são melhores que o anterior. Será que não seria melhor comemorar um novo SM com ganho real?

    Responda
  25. jose prado

    Inflação 2022= 5, 79%> 2023=4.72, 2024= 4,79! Ué???

    Responda
  26. José Nilson Gregolis

    Estou percebendo que os fanáticos de carteirinha ainda não acordaram para a realidade e a verdadeira situação do país. Muitos abonados e pendurados no paizinho só tentam em fazer a defesa da situação atual.

    Responda
  27. MARCO ANTONIO POLISELI

    Não adianta os passapanistas tentarem. O povo é quem vê na prática, na mesa, no bolso. Picanha, gás, gasolina, arroz. E outra, essa do desemprego aí é marmelada pura, tem 37 milhões no bolsa. Vai saber quantos não tem emprego. Tem estado que tem mais gente no bolsa do que trabalhando. IBGE fake news

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      O preço médio do litro da gasolina é o segundo mais caro da história. Só perde para o valor do início da pandemia. Mas para a esquerdaiada a economia está indo muito bem.

  28. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Bom, se a pesquisa merece algum comentário, certamente é a vitória da influência do mercado financeiro, com ajuda dos seus associados da imprensa, Está Folha incluída. Dito isso, certamente quem tem essa opinião, não tem andado pelas estradas, shoppings, restaurantes, comércio popular centro cidades, segundo outras pesquisas o melhor em décadas. Data Folha contribui para desacreditar pesquisas, na contramão da realidade.

    Responda
  29. Fernando Jose da Costa Brito

    Como 61% da população acha que a economia está no caminho errado? São economistas ? Baseiam-se nos "especialistas" que a FSP cita

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Não, é na prática mesmo. Temos o litro da gasolina como o segundo mais caro da história. Só perde para o início da pandemia. A esquerdaiada está certa e errado são os especialistas. Vai lá no poder360 e confere a reportagem. Sai do site do PT e da brasil247. Acorda, que ainda dá tempo!

  30. Geilson Silva

    Há uma campanha para desestabilizar o país, sem dúvida alguma. Ontem na CNN um comentarista mugia de satisfação ao dizer que o país vai mal etc. A ironia é que quando vier a ditadura um rebento de um desses gajos acabe passeando pelos porões.

    Responda
    1. ROSMARI PRATES

      Exatamente isso, essa campanha para desestabilizar e prejudicar o país é a pior coisa que existe. Wattsap de evangélicos e minions sempre, estão mentindo e repassando isso para o gado deles e isso se espalhando cada vez mais.

    2. SERGIO NEVES

      O desgoverno é tão ruim que nem precisa de campanha pra isso. Com o preço que estão as coisas, é auto destruição mesmo. Pior é que todo mundo paga a conta e quem deveria cobrar por preços mais justos passa pano e defende aumento de impostos ainda mais.

  31. Hercilio Silva

    Porque não faz a pesquisa com perguntas adequadas? Isso é viés. Porque não perguntam. Você é a favor de menos emprego para reduzir a inflação? De menos salário? De reduzir os benefícios previdenciários para melhorar as contas públicas? É isso que o jornal e seus colunistas pregam diariamente.

    Responda
  32. Soares Pop

    Fico a pensar se a FSP não está vendendo dificuldade para receber facilidade na verba governamental. Em tempo: estou convicto que 2025 será um ano histórico de crescimento da renda individual e do emprego! É o ano da colheita das boas políticas. Se o Boletim Focus, que é mercado financeiro na veia, já larga com previsão de crescimento de 2% do PIB, podem esperar por um ano excelente, ainda que a grande mídia tente incutir outra estória na ca chola dos leitores.

    Responda
    1. JANIO DAS NEVES CAMARA

      Eu fico perplexo com a ignorância alheia desses que criticam o seu comentário. O mapa da fome mostra uma redução em 80% no nosso país com o atual governo. E esses golpistas alienados ou mal intencionados dizem q a pobreza aumentou. Essa ideologia emburrecente será sempre uma ameaça.

    2. SA amoULO L FARIA

      Qual boa política? Você pode citar alguma? Nesse ano foi batido o recorde de favelados, o que mais se observa  subemprego, informalidade e aumento da miséria e moradores de rua. O crime organizado está invadindo tudo. O Governo não tem projeto, rumo e precisa ser criticado. Isso vale p/ qualquer governo.

  33. Vania Maria Carneiro da Silva

    Mas eu não farei mea culpa nenhuma, nunca! Estou muito satisfeita ao ensinar 30% dos interessados. Os 70% podem fazer coro com Rodrigo.

    Responda
  34. Antonio Catigero Oliveira

    Essa 'pesquisa' sobre 'caminho da economia' é muito interessante pra saber o nível de influência das notícias enviesadas e pessimistas. É uma forma da dona Folha se autoproclamar dizendo que não adianta ter a economia crescendo, se os donos dos jornais continuarem a dizer que a economia está no rumo errado. Portanto, devemos parabenizar a dona Folha por estar fazendo o seu serviço sórdido junto ao 'o mercado, o absoluto'. O nível de nossa mídia é o mesmo nível dos políticos do congresso.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      A Folha do acerta quando elogia o governo? O povo não entende de economia? Saia da bolha, dê uma volta pelas grandes cidades e faça uma ligação de celular. Observe o aumento das favelas, moradores de rua, crime organizado. Faça compras. Observe a qualidade dos "empregos".

    2. Soares Pop

      A FSP está vendendo dificuldade para receber facilidades, é a única lição que se extrai dessa "pesquisa".

  35. Erlon Carlos do Nascimento Nascimento

    O menor índice de desemprego e o país tá desacreditado. Folha, folha! Nao tente manipular!

    Responda
  36. humberto costa

    O povao nao se preocupa cim isto,contantoque tenha emprego,comida educação e saude. So os farias limer que vivemde explorar o povo sim

    Responda
  37. Wil Leon

    Quarenta e um a favor de Lule. Prova que . Lule perdeu as eleições. CQD.

    Responda
  38. Renato Vieira

    Apergunta da FSP nos remete para a pergunta que não foi feita. Quais os rumos que a FSP elenca para o Brasil?. A FSP é Faria Lima. Só que: os rumos que a FSP e a Faria Lima querem para o Brasil não fazem parte do programa de governo do Presidente Lula. Nunca Fez. FSP e Faria Lima querem um governo subjugado pelo mercado para os ricos. O Presidente Lula governa para o povo.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      O Campos Neto saiu. Agora será a Faria Lima a responsável pela nossa miséria e atraso? Os chamados " mercados" querem contas públicas equilibradas, empregos com bons salários, desenvolvimento real. Havendo isso, ele também ganharão muito mais do que com a miséria, insegurança....

  39. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Feliz ano novo esquerdas , o resto que vá bater continência pra bandeira da americana , inferno

    Responda
  40. Ivo Ferreira

    O gado sempre defendendo seus mitos. Seja o amarelo, seja o vermelho. Enquanto isso vão elegendo e reelegendo um monte de parasitas que muito trabalham pela própria riqueza. O Brasil é detalhe.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      É verdade há há há há há há há há há

  41. Regina Heineck

    A pesquisa é abusivamente contraditória, motivo pelo qual não deve ter credibilidade.

    Responda
  42. JOAO LUIS MENDES

    90% acha q a Foia promove a narrativa de crise. 95% entende que a especulação quer mais que o pobre fique miserável.

    Responda
  43. José Fernando Marques

    A pesquisa não pergunta os porquês do "caminho errado" e por isso resulta superficial. Outra pesquisa quanto à satisfação com o Bolsa Família dá um índice mais alto que o da primeira, o que é contraditório com os resultados desta. Sim, porque o Bolsa Família é o principal programa de redistribuição de renda do atual governo. Satisfeitos ou insatisfeitos? Os dados não coincidem. E é preciso perguntar o que os brasileiros pensam da prática de juros altos pelo BC, tão prejudicial à economia.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Fique tranquilo. O Galipolo é um de vocês e certamente vai reduzir muito a taxa desse juros.

  44. FRANCISCO CAVALCANTE FIHO

    Acho que o caminho certo para essa gente é a cloroquina, a fila do osso e do pé de galinha.

    Responda
  45. João Batista Tibiriçá

    Olá Jair, concordo perfeitamente, a crise sempre foi política. Mas se queremos viver numa democracia temos que aprender conviver com quem pensa diferente. Respeitar os resultados das eleições. Há vinte anos vivemos nesse lenga lenga. A eleição só está certa se um determinado grupo ganhar. Assim é inaceitável. Política não deveria ser carreira, reeleição deveria ser abolida, principalmente para cargos executivos e os legislativos também deveriam ser restritos, isto é, ter limites.

    Responda
  46. João Batista Tibiriçá

    E há uns detalhes que precisamos observar. Os eventos econômicos não são representados por retas e sim por curvas sinuosas. A juventude precisa estudar com afinco: conhecer profundamente as quatro operações, geometria elementar, saber ler e interpretar, falar uma segunda língua, fluentemente, conhecer de economia e finanças, principalmente finanças domésticas. Visando controlar as receitas e as despesas pessoais. Saber diferenciar economia domestica de economia de um Estado, ética e respeito.

    Responda
  47. Jose Carlos Fagnani

    E alguém tinha alguma dúvida disso, só os que desfrutam de alguma benesse do governo como os que estão defendendo o atual governo e criticando a pesquisa.

    Responda
  48. Fabrício Schweitzer

    Really?

    Responda
  49. João Batista Tibiriçá

    Quem tem menos de quarenta anos não sabe o que é viver numa hiperinflação. A pesquisa é feita para formar narrativa pessimista. Com perguntas vagas. Hoje, concordo que houve uma precarização dos empregos com PJ, uber, ifood e outros do mesmo naipe, além da reforma trabalhista feita a toque de caixa pelo MT e sua trupe. Estão achando ruim o dolar alto? Vamos ver o copo meio cheio: para exportação e trazer turistas para cá ficou melhor.

    Responda
    1. Jair Pereira

      Caro João. Eu na vida adulta convivi com 5 moedas incluindo o Real. Vivi a hiperinflação que ultrapassou a 80% ao mês. Períodos de miséria. Mas hoje a crise é política, administrativa, partidária, de poder, de ideologias socialistas, nem é tanto econômica, embora afete de certa forma.

  50. Guilherme Mondaini

    O mercado também está preocupado, principalmente com o crescimento da massa salarial, com o pleno emprego e com a possibilidade de aumento do nível de investimento público. Cadê reportagem sobre esse assunto. Essa aqui é só mais uma pesquisa/matéria de desserviço ao país.

    Responda