Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Mondaini

    O mercado também está preocupado, principalmente com o crescimento da massa salarial, com o pleno emprego e com a possibilidade de aumento do nível de investimento público. Cadê reportagem sobre esse assunto. Essa aqui é só mais uma pesquisa/matéria de desserviço ao país.

    Responda
  2. ALISSON BARBOZA AZEVEDO

    85% dos leitores acham que a imprensa contribui para o pessimismo. E 78% acham que o mercado tá kgando pro Brasil e só quer lucrar.

    Responda
  3. Vania Maria Carneiro da Silva

    Rodrigo: por que o acadêmico que conhece as bases da formação social brasileira é quem deve fazer mea culpa? Culpa de quê? Da propaganda da vida fácil? Eu ensino 30% dos estudantes que querem seguir a melhor evidência. Teremos sempre entre 20-30% de bons profissionais no país. Eu expliquei a origem da opinião de quem prefere fritar hamburger alhures.

    Responda
  4. Gisele Araujo

    Juros altos, dólar nas alturas, inflação ganhando fôlego, perspectivas de mais impostos em 2025, além de saúde, segurança, educação em estado crítico. Com esse panorama, querer uma boa avaliacão para o governo é querer demais.

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Infelizmente a muita coisa a fazer e que também depende desse Congresso e não só do Executivo. Deveria cortar os gastos nos lugares certos como o sistema previdenciário público tanto civil como militar, transformar tudo em INSS e complementação em fundo de pensão como existe em estatais e algumas grandes empresas privadas. Já seria uma economia e tanto nos gastos, outra seria efetivamente acabar com os supersalários. Só para começar, será que o legislativo e o executivo teria coragem?

    Responda
  6. João Carmo Vendramim

    A pesquisa serve apenas pra confundir e causar discórdia. O que seria rumos certo e errado na economia? Inútil não é, pois serve a propósitos de formar uma corrente negativa

    Responda
  7. jose prado

    No caminho certo estava qdo tínhamos inflação e desemprego por volta de 12%?

    Responda
  8. Vania Maria Carneiro da Silva

    Vicente: eu não tenho dúvida nenhuma do conteúdo ensinado nas melhores universidades do país, muito menos da minha qualificação assim como dos meus pares. A concorrência com a facilidade em se fritar hamburger e outros meios alheios à academia é desleal. É meu papel enquanto acadêmica suspeitar de viés de pesquisa. Só citei a minha hipótese baseada em estudo.

    Responda
  9. claudio conde fernandes

    A pergunta é patética, não mostra nada. Falta a questão fundamental, porque. Eu acho que a economia está no rumo errado pela tributação regressiva, pelos juros escorchantes e pela ausência de perspectiva de diminuição da distribuição de renda pornográfica que temos no Brasil.

    Responda
  10. Jorge Cavalcanti

    32% que disseram está no rumo certo, são petralhas com problemas cognitivos e/ou sem celebro.

    Responda
  11. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Pesquisa encomendada pela oposição.

    Responda
  12. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Impressão de perguntas e pesquisa encomendada pela oposição .

    Responda
  13. Fernando Jose dos Santos

    Quanto a esta matéria parece que a Fa lhaSP deveria também fazer uma pesquisa com seus leitores pois o resultado da pesquisa referida não condiz com o seu pensamento .

    Responda
  14. Hipolito Lima do Carmo

    Lenin Camargo matou a charada o e economia no rumo certo entregar tudo ao ricos do mercado financeiro e isso ué estão descontente muda pra Argentina lá tá ótimo

    Responda
  15. SERGIO NEVES

    Se precisa fazer cortes, óbvio que a economia não vai bem. Só no país das maravilhas da esquerda e nos comentários é que tudo vai bem. SQN!

    Responda
  16. eduardo silva

    2002( olha o n) pessoas querem trabalhar menos,querem mais renda transferida pelo governo e por isso preocupadas com economia! Vote 22 que meu exército, meu deus e minha pátria proverão o maná!

    Responda
  17. José Davi

    O que seria o seria o caminho certo? À Folha podia nos explicar isso, porque o governo Lula busca a civilidade dentro do capitalismo selvagem brasileiro.

    Responda
  18. Lênin Camargo

    O legal de observar é que quanto mais novos, mais alienados, menos participante da vida real do país e mais exigente daquilo que não sabem o que significa e o que está acontecendo. Fugir da escola e do conhecimento provoca esse tipo de perfil de jovens.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Bom dia, o jovem hj é movido por informações das redes sociais, e via de regra as análises são superficiais. Ajustes devem ser feitos e fica claro que serão tomadas atitudes, se o Lula quer se reeleger ou eleger um sucessor. Por outro lado o que se viu este ano foi uma direita e um centrão que não tem competência e não fazem bom uso dos recursos públicos.

  19. Tiago Vieira Weber Barreto

    A Folha sempre sendo Faria Lima e anti-povo com questões nada populares. E o certo na visão da Folha seria o aumento do desemprego e da pobreza?

    Responda
  20. vicente oliveira

    assinei a folha,estão me entregando a tribuna da imprensa do começo do anos 60,Carlos lacerda ressucitado.

    Responda
  21. ROBERTO GUEDES FERREIRA

    Folha e Campos Neto da Ditadura não querem o bem do Brasil.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Hoje é primeiro de janeiro. Campos Neto já era. Vejo muitas fotos do Galipolo com uma pele bonita e sorrindo como um ator que engana todo mundo. Vamos ver se ele vai conseguir manter esse sorriso por quatro anos. Vamos ver como o governo vai se sair agora! Os supra sumo da sociedade agora tem a oportunidade de fazer aquilo que o Campos Neto não deixava! Deus nos guarde da desgraça anunciada!

    2. vicente oliveira

      é a ressurreição do lacerdismo.

  22. Vania Maria Carneiro da Silva

    Em 30 anos de ensino universitário em uma das maiores e melhores universidades do país só vejo desinteresse, ausência de leitura, copia e cola, entre 70% dos estudantes do Brasil. Esta explicado o resultado desta “pesquisa”.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Faltou você explicar qual sua participação nesse quadro desolador dia estudantes. Ou você é mera observadora?

    2. vicente oliveira

      Os sindicatos e associações profissionais apresentam 1 pauta com 40 pontos (38 referentes a melhoria das universidades 1 com um penduricalho qualquer e um de reajuste salarial) ao governo,com algum esforço conseguem 1 ponto, o que se referia a aumento salarial,pronto tudo resolvido,acaba a greve,os outros pontos ficam parara o ano vem,depois culpam os alunos traídos de desinteresse.

    3. José Fernando Marques

      Rodrigo, se você não tem vivência do que é uma universidade (ao menos como professor não tem, certo?), devia ser mais moderado e prudente nos seus comentários. Nós professores passamos os quatro anos do governo anterior sem qualquer reajuste salarial, e isso nada tem a ver com a competência dos docentes. E há uma alienação de parte dos estudantes, como diz Vania. É fato.

    4. Marcos valerio André da silva

      Rodrigo, culpar a Vânia é muito fácil, as mudanças na educação, e reflexo de decisões tomadas por nossos gestoras de 10 anos atrás. Nós Brasileiros já falamos a quanto tempo sobre a mudança nos rumos da educação já faz quanto tempo? Quando vamos falar sobre este assunto, vemos muita politica no meio, mas deveria ser técnico.

    5. vicente oliveira

      pois é,tenho filho nestas ditas melhores universidades,muita aula on line,seminarios + seminarios ,muitos professores que simplesmente faltam as aulas,nenhum incentivo a leitura,enfim um belo e seguro emprego para professores e funcionarios e um ensino qualidade ,muito ,muito questionavel.

    6. Rodrigo Cabral

      Se faz trinta anos que pertence ao sistema superior de ensino, em uma das melhores, e vê a situação dessa forma, com certeza também fez parte dessa piora. Bom seria um mea culpa, também, senhora.

  23. Raymundo Itareru

    só uma pergunta, fizeram a pesquisa na Faria Lama?

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Infelizmente não, foi com o povo que vive a economia real mesmo.

  24. Noel Carvalho

    Basta olhar a tendência no tempo para ver que a percepção só melhorou. Ver a floresta.

    Responda
  25. Claudio Luiz da Cunha

    Pesquisa realizada na redação da fsp.

    Responda
  26. ILSON ALVES RAMOS

    Só foram entrevistados jovens de camisa polo Lacoste e sapatênis e ainda nos shoppings mais badalados e no Coco Bambú.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Claro que nao a pesquisa precisa refletir uma média, este publico tem uma visão mais alienada ainda , verá o mundo sob sua ótica

  27. Veranice Avila

    Essa pesquisa está igual os comentários, só aparece os que a F concorda.

    Responda
  28. Arius Kade

    A economia brasileira deveria seguir um caminho de desenvolvimento sustentável, com foco em políticas fiscais responsáveis, controle da inflação, redução das desigualdades sociais e investimentos em educação e inovação. Fortalecer a confiança dos investidores e promover um ambiente de negócios estável são essenciais para garantir um crescimento econômico robusto e inclusivo.

    Responda
  29. Rodrigo Andrade

    Depois de Lula 1/2 e Dilma 1 e 1/2, fico impressionado que 39% ainda nada não sentem o cheiro de queimado de um governo que bomba a economia pra colher popularidade no curto prazo às custas do rombo fiscal que vai sendo deixado pro futuro próximo. O valor do dólar é dos juros já mostra isso mas a turma da Crazy Hoffman e do “gasto é vida” continuam esperando um milagre.

    Responda
  30. JANIO DAS NEVES CAMARA

    Acho que esse povo está insatisfeito com o PIB crescendo acima do previsto, com o pleno emprego, com o salário reajustando acima da inflação, com a isenção do imposto de renda abrangendo muito mais gente, e outras coisitas mais como essas, que favorecem esse povo. Se acostumaram a sofrer e portanto ninguém tem o direito de mudar isso.

    Responda
    1. JANIO DAS NEVES CAMARA

      De acordo com o Observatório do Cadastro Único, em novembro de 2024, 20,8 milhões de famílias recebiam o Bolsa Família, o que corresponde a 54 milhões de pessoas. Destas, mais da metade (12 milhões, ou 33 milhões de pessoas) têm ao menos um integrante que está trabalhando. Portanto criar uma relação direta do pleno emprego com o bolsa família, está completamente errado.

    2. Geilson Silva

      Isso! é mais ou menos como aquele torcedor do Botafogo, tão acostumado a perder e sofrer que fica desconfiado e amuado quando ganha.

    3. Jorge Cavalcanti

      Rodrigo Andrade eles consideram os recebedores de Bolsa Família como empregado...Não saem às ruas para ver a realidade.

    4. Rodrigo Andrade

      54 milhões dependentes de bolsa família e “pleno emprego”, me diz como funciona isso?

    5. José Sovierzoski

      Salário reajustado acima da inflação? A promessa era a correção da inflação, mais o percentual do crescimento do PIB... Até onde sei vai ter um corte de 10 reais, ou seja, muito abaixo do que deveria ser. A correção de imposto só em 2026,SE, acontecer.

  31. Simone Rodrigues

    Achei esse resultado sem sentido, pois a matéria não explica os motivos pelos quais os entrevistados acreditam que a economia está no caminho errado. Parece que o jornal quer impor ao público uma visão da realidade mais negativa do que ela realmente é. Acredito que a maioria das pessoas não têm informações suficientes para dar uma opinião informada sobre economia. A Folha quer queimar o governo de qualquer jeito. As coisas não estão uma maravilha, mas pelo motivo de o governo não peitar

    Responda
  32. alberto carvalho

    Não fui entrevistado nem intrevistado!

    Responda
  33. frederico barbosa

    ….. vão perder a boquinha

    Responda
  34. Cláudio Bambirra Machado

    Eita pesquisa sem pé nem cabeçorra. Vazia, vazia, vazia. A pessoa diz que está no caminho errado. É mesmo? Deveria ter incluido perguntar o porquê da economia estar indo na direção errada. Ou nem precisa, afinal, economia de um país, esse detalhezinho tão simples de analisar. Um bobagenzinha de nada. Tá indo na diresszão errada taukei! Pronto.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Dólar 6,18, basta isso

  35. Wilson Luiz Antonio

    Faltou pesquisar quantos desses entrevistados sabe o significado de deficit primário, por exemplo. Pesquisa inútil considerando-se quase nenhum dos entrevistados sabe o que está respondendo, e os que sabem estão ideologicamente comprometidos.

    Responda
    1. José Sovierzoski

      Quanto malabarismo pra não enxergar a realidade... Querer desmerecer o que "acha" que o povo não entende. Típico querer desmerecer o outro porque tem opiniões diversas.

    2. Pedro M

      Mas percepção é justamente isso …

  36. Jose Roberto X de Oliveira

    Olha o nível da desinformação. Um irmão acredita que a Argentina está bombando. E como fazem isso? Virou um buraco de mineração e fronteira agrícola. Aqui vc ainda tem um Governo tentando um pouco tirar o poder de fazendeiros. Pena que aqui não tem uma indignação contra mentiras de XP, Faria Lima, Valir econômico e outros .

    Responda
    1. José Sovierzoski

      Leia o próprio texto, faça uma autoanálise e me diga quem está desinformado.

    2. Rodrigo Andrade

      “Tirar o poder de fazendeiros” pra dar pra quem? Pro centrão? Pra Janja? Nos poupe de um comentário desses, né?

  37. silvia ramos

    Francamente, o brasileiro mal consegue entender o que lê e consegue dar palpite nos rumos da economia?!

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Você tem razão! Mas esses eleitores que você descreve no seu comentário e que tem dificuldade de interpretação é que votam na esquerda. Votar no treze para prefeito de SP quando nem candidato tinha, diz muito mais sobre vocês. Os outros quase cinquenta por cento dos eleitores consegue entender muito bem de economia e votam no oposto do que temos hoje.

    2. José Sovierzoski

      Certamente como Doutora em economia poderá nos explicar aonde está o erro? O povo sabe da economia através do empirismo, não precisa ter estudado pra ver que o dinheiro não compra o que comprava no mês anterior.

  38. Marcelo Pires Santana

    Os 68% que tem curso superior disseram o porquê do caminho estar errado ou foi só achismo?

    Responda
  39. WILSON FILHO

    Clarocom umladraona presidência só podia dar nisso.

    Responda
  40. Markus Ferranty Ferranty

    Um caminho que parece não ter volta ! Somente Deus ! Tenham fé ! Orem ! Busquemos o Senhor dos exércitos !

    Responda
  41. Soares Pop

    A Folha comemorando o resultado da desinformação propagada por ela e o Estadão , negando fatos atinentes ao crescimento do PIB, do emprego, da renda e do investimento.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      O dólar e os juros mostram que estamos rifando o futuro pra bombar o presente, igualzinho a Dilma fez. O final dessa história a gente conhece bem. Só o redbanho segue aplaudindo…

  42. Geraldo Magela

    O problema desta geração “Z”é que, se ela não sabe nem interpretar um texto, imagina discutir economia.

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Não deve saber mesmo o que significa M2 ou equilíbrio fiscal. Mas vai ao supermercado, abastece o carro, tem o celular roubado, observa o aumento da miséria, percebe que o crime organizado está tomando conta de tudo, vê o aumento do subemprego e da informalidade...