Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Galdino, grato pelo comentário. Carter foi aquele que ajudou construir casas, tijolo por tijolo, para os pobres, mesmo já em idade avançada. É impossível não pensar no contraste entre Carter e tantos outros líderes. Ele deixou a presidência com menos dinheiro do que tinha ao entrar, algo quase utópico nos dias de hoje. Onde muitos cultivam o poder, ele cultivou a terra, não apenas em seus campos de amendoim, mas também nas vidas de pessoas comuns. Nonagenário, trabalhava em canteiro de obras.

    Responda
  2. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    O que eu diria é que até 1976 ninguém falava em Direitos Humanos no Brasil. Carter trouxe o tema e apontou para o Brasil. Sim, ele contribuiu para a redemocratizacão de nosso país e só por isso seu legado deve ser enaltecido.

    Responda
  3. Eduardo De Oliveira Virtuoso

    O que eu diria é que até 1976 ninguém falava em Direitos Humanos no Brasil. Carter trouxe o tema e apontou para o Brasil. Sim, ele contribuiu para a redemocratizacão de nosso país e só por isso seu legado deve ser enaltecido.

    Responda
  4. João Batista Tibiriçá

    Se ele tivesse sido reeleito, com certeza, o mundo seria outro. Ronald estaria fora com o seu neoliberalismo tacheriano.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não nos esqueçamos do papa

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não nos esqueçamos do papa3

  5. José Cardoso

    A Argentina já tinha uma ditadura militar em 71. Ela não começou em 76. Carter não desossou o acordo nuclear com a Alemanha. As obras das 8 usinas previstas foram canceladas por simples falta de dinheiro durante o governo Figueiredo.

    Responda
  6. Alaor Magno

    J. Carter presidente americano, continuou a política suja estadunidense anterior de Geraldo Ford e Henry Kissinger. O ar esta mais respirável com a morte desse plutocrata.

    Responda
  7. adel eddine

    Um leitor em carta a um jornal americano questionou como se podia convencer alguém, Carter, de uma decisão se ele se dizia orientado por Deus. Outra coisa, Enéias candidato pelo Prona defendia a ideia de o Brasil desenvolver bomba atômica. Jimmy Carter sepultou essa possibilidade. Para o bem e para o mal. Alemanha renunciou a energia nuclear e sofre crises energéticas , dependente do gás russo.

    Responda
  8. andre lunardelli

    Democracia e instituições são muito mais importantes do que economia, e por isto Carter eh muito grande!

    Responda
  9. Rogerio Lima Afonso

    Grande J.C. Presidente exceção aos sempre belicistas; como Biden, o católico das ajudas aos morticínios...

    Responda
  10. Tadêu Santos

    PODE Ñ TER AGRADADO A TODOS YANKEES, MAS CONQUISTOU O MUNDO COM O CENTRO CARTER (e foi Nobel da Paz em 2002), desmascarando regimes autoritários ditatoriais contra os DIREITOS HUMANOS, apontando o opositor GONZÁLES URRUTIA, como vencedor das eleições na Venezuela, despedaçada pelo ditador... Nota: Vale lembrar que o Lula 3 e seu assessor Amorim tentaram salvar a pele do Maduro, tanto é que o PT da Gleise ainda "inexplicavelmente" defende a legitimidade da eleição venezuelana e irá a posse.

    Responda
  11. Celia Moura

    O pior é ler:"O Brasil deveu a Carter o corte do cordão umbilical..." Os EUA deram total apoio ao Golpe de 64 e temos de ser gratos ao Carter?

    Responda
    1. elcio matos

      Sim, devemos ser gratos a Carter, pois foi o menosprezo dele aos generais brasileiros um dos fatores que fez a dita+dura militar ruir. Tivesse sido o Regam eleito em 1976, um apologista das dita+duras de direita, pode ter certeza que os milicos poderiam ter permanecido no poder por muito mais tempo.

  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Chris Hedges dois quatro sete. Prêmio Pulitzer. Tá tudo lá

    Responda
  13. ANIBAL CARRION

    Gente depois que morre todo mundo "poderoso" é grande, veja o que o articulista disse dele a época de seu governo.

    Responda
  14. Fabio Almeida

    Na biografia de Carter, a invasão da Embaixada em Teera pelos "estudantes" e a chegada do Aiatola do exílio com 400 "jornalistas" a bordo de uma aeronave fabricada nos EUA. Tudo muito estranho aquilo.

    Responda
  15. jose camargo

    Grande presidente ele não foi. Está muito longe disso,como se pode constatar em qualquer pesquisa. No máximo,um presidente mediano.

    Responda
  16. neli faria

    Tanto teve a grandeza de um estadista ao perder a reeleição , não mais se candidatou. E o mais latino americano de todos os presidentes dos EUA, perdeu, tentou dar o golpe, não conseguiu por ser uma sólida democracia,saiu batendo o pé. E agora volta. Que Deus proteja os EUA e o Mundo!

    Responda
    1. Wilson Costa

      O Camargo se vê como vestal. Vocês contam ou eu conto?

    2. jose camargo

      Trump volta nos braços do povo, depois de esmagar nas urnas,sem votos suspeitos,a comunista Kamala Harris. Quem tem medo do "Laranjão"? Somente aqueles que defendem ou fazem parte do sistema podre e corrupto.

  17. WAGNER ROCHA DE ARAUJO

    A descortesia da rejeição a um convite para conversar anos após um fato pretensamente indesejado, diz sobre a maturidade que um governante legítimo colhe na sua posteridade. E o contrário também.

    Responda
  18. Alexandre Marcos Pereira

    A grandeza de Carter foi construída mais sobre as coisas que fez fora do Salão Oval do que dentro dele. Para muitos, ele foi um líder mediano; para outros, um homem santo. É curioso como, no jogo da história, a reputação de um presidente pode ser redefinida não pela política, mas pela ética. Eu soube da notícia na mídia do elevador. Um vizinho comentou: Carter? Ah, aquele presidente que plantava amendoim, né? Respondi: Sim, e também aquele que nunca usou a Casa Branca para enriquecer.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Realmente, grande ex-presidente.

  19. Luciano Napoleão de Souza

    Olha o nível da análise do militante de redação! Patético.

    Responda
  20. Antonio Eustaquio

    Não é porque morreu , mas gostava desse plantador de amendoim! Tinha muito caráter, algo raro!

    Responda
  21. Antonio Eustaquio

    Não é porque morreu , mas gostava desse plantador de amendoim!

    Responda
  22. José Fernando Marques

    De acordo, Gaspari está de volta à sua melhor forma, deixando de lado o azedume com Lula. Não entendi como "passar pano" o que diz sobre Geisel. O comentário final dá a medida da índole de Ernesto.

    Responda
  23. Ciro Lauschner

    A ditadura brasileira foi encurtada pela atuação do presidente Carter e com isso as de outros países sulamericanos seguiram. Falta presidentes desse tipo aos EUA.

    Responda
  24. Wilson Rossi

    Geisel foi o presidente mais lúcido, preparado e honesto que tivemos na ditadura. Combateu a direita fascista nas FA, da qual o bozo descende, e iniciou a distensão política. Pegou um periodo difícil com a crise do petróleo. Era um nacionalista. Criou uma politica industrial, deu força a Petrobrás e etc., não merece ser comparado a escória que governou antes e depois. Vá se informar um pouco, sr. Flávio.

    Responda
    1. neli faria

      Getúlio foi ditador e nenhum ditador presta: nem de direita, nem de esquerda.A ditadura é formada por covardes que se mantém no poder pela força. Getúlio? Ele mandou a mulher de Luiz Carlos Prestes, grávida, para a morte. Só por isso deve merecer todo o repúdio. Censurou os jornais, não teve eleições livres. A sua política industrial ocorreu quando foi eleito no início dos anos cinquenta.Geisel era ditador a termo certo. Ambos ajudaram a condenar o Brasil ao eterno subdesenvolvimento.

    2. José Fernando Marques

      Mas Getúlio, além dos ganhos sociais que promoveu, foi também um rematado ditador.

    3. Wilson Rossi

      Pessoal crítica o Getúlio porque? Devido ao seu nacionalismo? Ser honesto? Não ser cachorrinho dos EUA? Ter preocupação social e pensar o país como grande, independente e viável .

  25. Sergio Moraes

    Carter presidiu os EUA enquanto a CIA apoiava a ditadura da Argentina e a ditadura da África do Sul durante o Apartheid. Esses fatos são omitidos na construção de sua imagem..

    Responda
    1. Marcos Roberto Banhara

      Muitas vezes a Administração age a mercê do Governo!

  26. Wilson Rossi

    Pena que o Madre Tereza Carter, financiador do genocidio no Timor, não tenha se empenhado em relação ao Chile e Argentina. A investida sobre o Brasil não envolvia mais a questão nuclear? Incentivada por Geisel?

    Responda
  27. Felipe Araújo Braga

    Pois é, mas agora quem está vindo é Trump. As pessoas não apreciam alguém correto e comprometido com o bem. Dois missionários americanos pobres vivendo em Recife naquela época foram presos pela Ditadura, mas a maioria dos evangélicos apoiou um presidente que defendeu a ditadura e tentou reeditá-la. Missionarios pobres? Hoje temos pastores milionários propagando discurso de ódio. Se Jesus estivesse na terra, seria eleito neste país ou nos EUA?! Ele seria muito comunista e educado para eles.

    Responda
    1. Roberto Rangel

      Nossos "pastores" são uma cópia do pastor evangélico norte americano Billy Graham. Só que ele, pelo menos, tinha formação teológica, mas também adorava tirar dinheiro dos fiéis.

  28. osmar Carneiro

    Devemos a Carter o fim da sangrenta ditadura

    Responda
  29. julio alves

    O velho e bom Elio voltando a escrever sobre o que sabe e não as baboseiras que tem escrito sobre o Lula de quem ele não gosta. Por outro lado, me surpreende ele passar pano em Geisel, como se o velho milico retrógrado tivesse sido um bom governante. Não foi mesmo, seu Gaspari! Até o Chico Buarque cantou pra ele: você não gosta de mim, mas sua filha gosta!

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Tudo tem dois lados ou mais. Geisel foi um governante autoritário, mas abriu a possibilidade de uma abertura política, que depois se confirmou mais depressa do que ele imaginava, sob a pressão das circunstâncias.

  30. FLAVIO CALICHMAN

    Geisel, péssimo presidente, militar autoritário com visão de mundo bitolada e obsoleta já então; não entendo o fascínio e a condescendência do Elio com um ditador que só não foi pior do que Medici e Costa e Silva (e Getúlio)(Bozo não conta porque o golpe dele deu errado)

    Responda