Comentários para:

Túnel do tempo

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Pois é. Tem texto lamentáveis de alguns colunistas. Mas, tem também excelentes como este. Eu, nesta época não tinha ainda 19 anos. Tinha 2 a menos. Mas lembro bem. Bons tempos, ainda.

    Responda
  2. Celso Augusto Coccaro Filho

    Maravilha de texto agradável

    Responda
  3. MARCO ANTONIO ZANFRA

    É por causa de textos como este que Ruy Castro é um dos meus colunistas prediletos!

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Até hoje não se inventou uma pílula anticoncepcional para os homens, qual serão os motivos? Como sempre as mulheres se encarregam de tudo, arcam com tudo.

    Responda
  5. LEO NASCIMENTO

    O Ruy riu no tunel sem luz no final dos seguidores dos ditadores de 64 e do ingoverno passado.Tá na cara que tem leitor apoiadores de golpe e fundamentalista infiltrados na folha e monitorando com baboseiras seus principais jornalistas.Que tal procurarem os tunéis escuros de vocês e deixarem pra nós a travessia da boa conversa com o imortal Ruy Castro.

    Responda
  6. VILMA MARIA ALVES G RIBEIRO

    Riu, entrei no túnel do tempo com vc. Em 67, também tinha 19 anos e caminhava contra o vento, sem lenço e sem documento.

    Responda
    1. VILMA MARIA ALVES G RIBEIRO

      Ruy, entrei no túnel do tempo com vc. Em 67, também tinha 19 anos e caminhava contra o vento, sem lenço e sem documento.

  7. Luiz Mário Vieira Souto Leitão da Cunha

    Gostei desse "tunel do tempo"

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    O Chacrinha foi o primeiro a entender a síndrome do Cachorro Vira Lata do Nelson Rodrigues, desde sessenta e oito "nada se cria, tudo se copia", antes era a Ditadura militar hoje é a política, antes era o Costa e Silva hoje é o Xandão e seu intocável STF, aqui as coisas são assim, aos amigos políticos o perdão e aos inimigos o martírio da Lei feita por eles não pelo Povo.

    Responda
    1. Flavio Camilo

      Zé barnabé continuas mané?

    2. julio alves

      Só poderia mesmo ser a hã tha bolsonarista do Barnabé para começar o ano falando suas "pérolas" como comparar o ministro que ajuda a democracia ao aplicar a Constituição a golpistas com um ditador que torturava os que lutavam por ela. Espero que você tenha um péssimo ano político, já que a democracia voltou por aqui.

  9. Alcides alcantara

    Ruy escreve um livro sobre o Solar e os seus personagens. O do Toninho não basta. A despeito da ditadura, os tempos eram melhores.

    Responda
  10. Vital Romaneli Penha

    Quem quiser saber mais sobre o Solar da Fossa,tem um livro do Toninho Vaz,cujo prefácio é do próprio Ruy.

    Responda
  11. Alceu Natali

    Em 67, eu tinha 15 anos, nada sabia de ditadura, vivia de arte, compunha músicas em inglês para festivais da zona norte de Sampa, aturdido com o Sgt. Pepper's dos Beatles e a chegada do álbum My Generation do The Who. O único túnel que eu atravessava era o da antiga Anchieta, para as praias, pra surfar, jogar futebol e tênis na areia, namorar, vender pipa e torrar tudo com vaca preta (sorvete de creme com coca-cola). A década de ouro era pura magia, mas o sonho acabou, como anunciou John Lennon.

    Responda
  12. Hipolito Lima do Carmo

    O Ruy Castro dispensa comentários na semana passada ele andou escrevendo umas asneiras mas te credito

    Responda
  13. PAULO CURY

    Vivendo de memórias e de fatos que hoje só são lembrados por velhinhos saudosos

    Responda
    1. eduardo silva

      É o véio julho do rapa! Sempre igual

    2. eduardo silva

      Julio da patrulha? Óia o rapa.

    3. julio alves

      Isso! Já o novinhos como você devem preferir a literatura do WhatsApp do Carluxo Bozo, não?

    4. Alcides alcantara

      Sabe lá se terás alguma coisa para recordar; e parece que já és velinho, pelo menos de alma.

    5. Luiz Gustavo Amorim

      De todas as doenças da alma, o recalque é a mais cruel. Força, companheiro!

  14. José Cardoso

    Virar o ano dentro do túnel novo? Bota erro de cálculo nisso. O pessoal devia estar muito chapado.

    Responda
  15. jose fernandes de lima junior

    Ótima crônica do Ruy, pra variar. A analogia recente é que há 6 anos atrás entramos não em um túnel mas sim no poço. Felizmente em 2022 saímos do fun do desse poço J.B pra deixar para trás o risco a nossa dem ocra cia. Se m anis tia.

    Responda
  16. Luciano Narciso Sanches

    Ruy não precisa de (mais) um excelente. Mas o poder de síntese, reviver algo inclusive eh principalmente para aqueles que não viveram o fato (eu tinha 6 anos.......) faz aquele sujeito que sempre temos ansiedade pela próxima crônica. Em poucas linhas trazer todo um tempo (e o correspondente "Zeitgeist") isso eh só para os Mestres. Orgulhamo-nos da vida em comum, contemporânea e compartilhada (por sua generosidade). Muito obrigado

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Na nossa história recente a analogia é que em 2018 entra.mos em um po ço. Em 22 chega mos no fundo e em 23 submergimos , superamos o risco a nossa demo cra cia. Feliz ano novo.

  17. VAGNER Fernandes

    Feliz Ano Todo.

    Responda
  18. neli faria

    1968? O ano para mim começou! Morava na Rua Santa Rosa .Meu primeiro emprego, balconista,na rua Augusta.Primeira manifestação contra a Ditadura Militar, sem querer, mas, participei. Da avenida São João quando veio a tropa de choque entrei na Igreja da Consolação. E aí, esqueci a manifestação e fui rezar para o Santos ser campeão.Lembro do Ai5! Li numa manchete de uma banca de jornal. Era meu hábito ler as manchetes.Tinha 15anos, mas, a responsabilidade era de adulta.Saí do emprego em dezembro.

    Responda
  19. paulo cesar cruz

    E tudo começou com Iemanjá, flores,mar. Hoje se troca letra de música porque a intolerância chegou a níveis recorde. Porém o dinheiro, o lucro, quem há de recusar ? De alguma forma ficamos piores.

    Responda
  20. eduardo silva

    Boa ano a todos .Passou da hora de criar uma coluna para escritores recém saídos da adolescência pois nostalgia no dia primeiro de um novo ano não dá liga!

    Responda
    1. julio alves

      Compre um livro do Nikolas ou do Kataguiri! São novinhos e você vai adorar , provavelmente. Deixe o Ruy para nós , que usamos muito mais que os seus dois neurônios.

    2. jose fernandes de lima junior

      ? Oi?

  21. maria araujo

    Camargo, BH só tem um único túnel, o Tancredo Neves. Certamente, o cidadão foi preso pela PF porque havia um mandado tramitado na forma da lei. Nada a ver com o 13 dezembro 68.

    Responda
  22. paul constantinides

    se não meu caro , direto pra pré-história, vivi esta senção 10 anos depois, ainda sobre a mesma ditadura e eu com os meus 19 anos de idade, com amigos e amigas que viviam num mesmo apartamento em São Paulo, só não tinhamos a praia. Mas desfrutando as conquistas da tua geração e de quebra inventando algumas coisas novas, sem duvida.

    Responda
  23. Ramaral Amaral

    Caro Ruy , Feliz Ano Bom! Que bom uma crônica sobre a ano que não terminou , como disse Zuenir. Tô lendo o livro de entrevista da Clarice para Manchete a partir de 68...nesse caso vocês eram colegas de imprensa , e que imprensa !

    Responda
  24. jose camargo

    Os túneis parecem não dar muita sorte. Por coincidência,em dezemro de 2023,um cidadão atravessava um daqueles túneis de BH, quando foi parado pela PF. Está preso até hoje por suposta participação nas manisfestações do 8 de janeiro.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Não existe suposta partição no golpe de 8 de Janeiro. Todos os patri o tario s geraram fartas provas contra si mesmo. Sem anis tia pr a gol pi stas.

  25. Carla C Oliveira

    Muito bom! Adorei a imagem de entrar em um túnel em em um ano e sair no ano seguinte. Feliz Ano Novo, Ruy!

    Responda
  26. Alexandre Marcos Pereira

    Crônica maravilhosa! Quem atravessou aquele ano sabe que ele explodiu muito antes do calendário acabar. No Brasil, ele morreu de overdose no Ato Institucional, numa sexta-feira chuvosa de dezembro. Na França, esvaiu-se em slogans pintados nas paredes da Sorbonne, incapaz de transformar o Maio em verão. Nos Estados Unidos, sangrou em Memphis, onde Martin Luther King tombou, e em Los Angeles, com o disparo fatal contra Robert Kennedy. É um ano que merece o epitáfio Intenso Demais para Sobreviver.

    Responda
  27. filipe nascimento

    Perfeito!!!!

    Responda
  28. João Leite Leite

    Muito bom. Naquele tempo podíamos andar pelas ruas sem medo de ser atacado por miliciano ou traficante. Agora é diferente. Temos que ter todo cuidado para não errar o caminho e sair em áreas dominado por traficante ou miliciano.

    Responda
    1. neli faria

      Saia do serviço,na rua Augusta, às oito da noite, pegava o ônibus,Belém-Previdência e descia na Rangel Pestana e ia à pé até minha casa na Rua Santa Rosa. Hoje? É temerário passar por aquela região durante o dia.O crime começou a começou a compensar na Ditadura Militar: para livrar um dos seus expediu a Lei 5941/73. Hoje? O crime venceu!

    2. EVA STAL

      Ou assaltados por trombadinhas

    3. João Orlando Santos

      Quem defende ditaduras e ditadores, se tivesse ver go nha na cara não usaria a imprensa livre para fazer está absurda defesa. Pois sabidamente naqueles tempos de tortura, de exílio, de assassinatos, a imprensa era censurada. E hoje usar a imprensa livre e o livre pensar e expressar para defender é o cúmulo do descaramento e da falta de noção. E o pior atingem o cúmulo da hipocrisia quando defendem os criminosos da ditadura brasileira e atacam os outros criminosos da Venezuela e de Cuba.

  29. José Fernando Marques

    Hoje temos todos um grande futuro às nossas costas...

    Responda
  30. Gerd Sparovek

    Adorei, incrível como você posicionou a juventude e o AI-5 nesta crônica. Um presente de ano novo! Obrigado

    Responda
  31. Dartagnan Santos

    O que de pior houve no Brasil sempre foi obra dos militares.

    Responda
  32. Spartaco Almeida

    Mais um texto bonito, muito grato, Ruy. Belo relato, lembrança interessante. Hoje em dia, com a enxurrada digital, muitas coisas não vão sequer para a memória. Bom seria que tivéssemos história contemporânea e antiga, ainda que com sabor de pré história para os mais jovens ou simplesmente afoitos. Bom 2025.

    Responda
  33. Gilberto P Santos

    No contexto geral, havíamos entrado no túnel ainda em 1 9 6 4. Deste ten ebr oso percurso, que muitos não conseguiram transpor, só foi possível avistar alguma luz vinte e um longos anos após. Foi o feliz ano novo para aqueles que sobr eviveram.

    Responda