Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson José Neves Júnior

    Se há uma verdade absoluta na história brasiliera é essa: NUNCA CONFIE NOS ECONOMISTAS QUE A FOLHA PUBLICA. Essa gente é cap*nga do mercado financeiro, não tem análise acadêmica minimamente sustentada aí, só especulação e posição política.

    Responda
  2. WAGNER MARQUES

    Com uma selic de 15 % ao ano como é que o desemprego não vai crescer ? De onde tiraram isso ?

    Responda
  3. Maria Aparecida

    Vou tirar print dessa matéria só para poder tirar sarro de novo no final do ano.

    Responda
  4. Olavo Cardoso Jr

    O problema no Brasil é termos n poder um presidente incapaz. Lula não tem estudo para estar onde está. Fora tudo o q a Lava-jato revelou sobre ele e seu grupo. Portanto, o mercado já sabe o q esperar dessa pessoa e simplesmente o capital resolveu pular fora.Os problemas só tendem a aumentar, tal qual bola de neve montanha abaixo.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Hum, verdade! O presidente que terminou o seu mandato em 2010 com 87% de aprovação!! Desemprego em baixa e PIB com crescimento de 3,5%! Realmente, suas previsões são bem realistas! Rs!

  5. José Bueno

    Paralisar a economia de uma das maiores potências do mundo que está mostrando quanto é capaz de ocupar a posição que merece. A quem interessa, isto? Somente aos nossos competidores internacionais e seus cúmplices traidores nacionais.

    Responda
    1. José Bueno

      Mas temos uma direita, extremista ou centrista, com Deus, Pátria e Familia, que sabota e boicota qualquer iniciativa do governo para o nosso desenvolvimento econômico e social.

  6. ademir sampaio de campos

    Não existe mais mídia independente no Brasil. Tá tudo dominado!!!

    Responda
  7. Rodrigo Flexa

    Um jornal de extrema direita, que já apoiou a ditadura e colaborou com a tortura, e ainda querem derrubar o governo popular, a Barão de Limeira é o novo gabinete do ódio.

    Responda
  8. Rodrigo Flexa

    A Folha é repugnante, vocês são inimigos do povo brasileiro.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Eles estão implorando pelo aumento do desemprego e diminuição do PIB, patético essa FSP!

  9. Rodrigo Flexa

    Esses economistas estão a serviço dos ricos, quando penso nessa gente, sempre lembro de Robespierre, mereciam mesmo.

    Responda
  10. Waldir Roque Maffei

    Até onde vai o negacionismo sobre o crescimento do Brasil? As taxas de câmbio artificiais? Anistia aos golpistas não!

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    São metyirosos querendo condicionar tolos, isto se repete faz tempo, desde 02, passando pela marolinha, para 24 previam 1 porcento do Pib e estamos com mais de 3. Parasitas do mercado e bancos, que com juros cometem o maior roubo legalizado no mundo. Lembrando que o dono da Folha é banqueiro bilionário.

    Responda
    1. Waldir Roque Maffei

      Até o curtir nas respostas passa por "processamento"! Acho que querem retirar o joinha para opiniões como a sua, de humanismo

  12. frankklim alencar figueiredo

    Não são economistas. São aviãozinhos do crime da "Farinha Lima". Eles são pagos para causar terror. Igualzinho os aviãozinhos do tráfico. A mídia mantém uma prateleira cheia deles, cada um querendo servir com mais alegria ao chefe.

    Responda
  13. Rosane Aubin

    O verbo correto no título seria torcem. As fontes da Fsp são assim, quanto pior para o povo, melhor.

    Responda
  14. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Economistas são corajosos em continuar na cara dura a fazer previsões. Eles só erram seguidamente em suas previsões. É melhor não dar atenção. Estão por fora !!!!

    Responda
  15. CARLOS SANTOS

    Economistas e "mercado" não acertam uma, sempre agourando e errando. Caras de pau continuam insistindo, credibilidade 00000.

    Responda
  16. João Leite Leite

    Esses são os economistas brasileiros. A economia crescendo 3% quando precisa crescer no mínimo 10% para recuperar o atraso de 50anos de estagnação. O país era para estar construindo fabricas de baterias de lítio para abastecer o mercado interno e exportar. construindo laboratórios para fabricar remédios através da Canabís. O país precisa crescer o máximo que puder para criar oportunidade de trabalho com bons salários para todos que quer trabalhar. Com a metade do povo vivendo de auxílios não dá.

    Responda
    1. José Bueno

      Os auxilios são necessários porque antes de qualquer coisa tiram da fome a metade do povo. Como já vem sendo demonstrado, com estas novas condições preparamos trabalhadores que serão milhões de consumidores, que alimentarão o crescimento de toda a nação. Inserir o pobre no orçamento, portanto, é essencial.

  17. José Fernando Marques

    Não se questiona o aumento de juros já muito altos em cenário de crescimento e bons números do emprego. Por quê?

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      O crescimento econômico brasileiro é temporário e artificial, pq é puxado por rombo fiscal. Todos os problemas do mundo estariam resolvidos se esta fórmula mágica funcionasse.

  18. Fernando Alves

    Os economistas previam quatro e meio no último ano do Temer, cresceu um. Em dois mil e dezenove falaram que se fizessem tudo errado, cresceria no mínimo três, cresceu um. Ou seja, essas previsões provam que ou a escola de Chicago está totalmente errada e ultrapassada, ou que os economistas agem de má fé e tentam manipular a política do país.

    Responda
  19. frankklim alencar figueiredo

    Especialistas de prateleiras. A mídia pratica crime de terror usando esses tais. Depois, falam que foi uma surpresa o crescimento e fica por isso mesmo. Isso acontece desde o primeiro governo Lula.

    Responda
  20. frankklim alencar figueiredo

    Papagaio aprende repetir "Corte de gastos, ajustes fiscais e estagnação) e é contratado pra ser colunista de economia da FSP.

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      Concordo plenamente!! Efeito manada, parecem bonecos de ventríloquo! Um fala e os outros copiam e colam!

  21. Elias Estevam da Ribeiro

    Economistas esperam, torcem, desejam, imploram para Deus que a economia brasileira desacelere. Em vão.

    Responda
  22. Soares Pop

    Como disse o Gianetti em excelente entrevista ao Estadão ("Claramente, há uma reação exagerada do mercado financeiro"), o mercado financeiro paga bons economistas para defenderem seus quinhão junto à mídia que topa se vender ("O fato é que eles contratam os melhores economistas e que têm presença na mídia. A mídia tem uma preferência por ouvir os economistas do mercado financeiro.").

    Responda
  23. José Davi

    Economistas alinhados ao mercado financeiro fazem suas previsões baseadas nos interesses de seus patrões e contra os brasileiros trabalhadores. A chamada fica melhor assim.

    Responda
  24. ANIBAL CARRION

    As previsões do Nostradamus também não são nada favoráveis.

    Responda
  25. Marcelo Magalhães

    Porque a Folha não procura os economistas acadêmicos que não são comprados pelo mercado? Porque a Folha não menciona que o ajuste fiscal pode ser feito pelo lado do assalto que os empresários fazem ao erário? Como no exemplo na erradicação da desoneração da folha de pagamento, que beneficia empresas como a Folha? Exato a Folha colabora para o desequilíbrio fiscal e cobra que o governo atinja o equilíbrio através da fome e a miséria da população, cortando na educação, saúde, BPC, INSS etc.

    Responda
    1. Soares Pop

      Porque não há boa-fé nessas reportagens que tentam empurrar o país para a condição de mais atraso. Se o PIB ficasse em torno de 2% , logo essa imprensa atrasada chamaria de "pibinho". Mas como a economia cresce em parâmetros elevados, eles buscam outro viés para depreciar o país. Tudo para tentar emplacar um extrema direita no poder, que possa vender o patrimônio nacional para os donos do capital. Muita Mesquinhez!!!!!!!!

  26. Ricardo Knudsen

    O artigo desmonta o catastrofismo dos editoriais desonestos da FSP, q faz oposição sistemática e agressiva contra o governo, o qual claramente tenta derrubar. Assim como agiu para derrubar Dilma e fará contra qquer governo democrático q não siga sua cartilha neoliberal.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, o presidente Lula está tentando fazer o ajuste fiscal pelo lado da bolsa empresário, que somam mais de 500 bilhões de reais ao ano. Você há de concordar, que não faz sentido submeter o povo trabalhador, que é quem produz riqueza e paga impostos, sejam submetidos a uma condição de miséria e fome para sustentar rentistas, cujo o capital é estéril e serve apenas para acumulação de uma casta. O governo não pode aderir a esse modelo arcaico de produção de desigualdades.

    2. Michele D Ambrosio

      Paulo César, o endividamento dos EUA é 160% do PIB americano, para você ver que essa variável não diz nada! Ela só serve para condenar a economia indevidamente para atender a anseios ideológicos!

    3. Paulo César de Oliveira

      Com uma dívida de oitenta por cento do PIB reajustada a juros anuais de mais de oito por cento ao ano, o desastre eh só uma questão de tempo. O déficit nominal já está em mais de um trilhão (com "t" mesmo) ao ano, e subindo.

  27. Wil Leon

    Quem acredita em enconomistas?

    Responda
  28. Nilson Gabriel

    Não são esses os que projetaram 1% de crescimento em 2024? Os deuses do mercado, que nunca acertam, mas que têm uma credibilidade a qual nunca fazem jus?

    Responda
  29. João Lourenço dos Anjos

    O tal mercado vai errar de novo.

    Responda