Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Murilo Belezia

    Abundam naquela cinzenta zona de micro-bancos de investimentos e conexos, arautos e profetas que entoam as melodias que agradam aos especuladores do mercado. Essas figurinhas que derramam seu mel analítico nas páginas do jornal devem ser reunidas num Panteão, à moda da antiguidade, para desavisados devotos . O nome do Panteão não importa, vale mais o simbolismo de gente falando de coisas que não entende. Ou, pior, por carimbar "imbecil" na testa do leitor. Agora, moderação por "abundam"(risos).

    Responda
  2. Alaor Magno

    Lula é imbatível e quem for indicado por ele. Não existem forças ocultas capazes de derruba-lo da presidência como aconteceu com Jânio Quadros.

    Responda
  3. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Se espremesse só um pouquinho ela poderia ter escrito a matéria em quatro linhas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiii, Sergio, prezado, eu não arriscaria espremer essa porcaria, não: sabe Zeus o que flui quando isso acontece? Não me parece ser nada que preste...

  4. Marcos Benassi

    Dona Izabela, ao que me parece, a senhora está fazendo um racioSímio "patriota", no mais deletério dos sentidos. Em primeiro lugar, uma singela observação: também o TrAmp encontra-se, além de encrencado com a justiça, com sinais de ssseenilidade. Depois, a "capacidade de liderar" do Lula é incomparável com a do Biden, do TrAmp e do Bozo, sendo física e mentalmente superior, a olhos nus. Não sei o que seja Lola Brasil, mas está muitíssimo mal servida de diretora de relações internacionais.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Sim, Benassi, são possíveis várias observações à predestinada Patriota. Essa não argumenta só torce.

  5. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    O lola ao qual a amiga de Lygia Maria faz parte é adepto do liberalismo, por isso, Patriota faz críticas sem nenhum contraponto. Corrobora a política de Milley sem mencionar que os pobres estão cada vez mais vulneráveis. Fala do governo Dilma sem explicar Eduardo Cunha. Critica a política fiscal atual sem falar do congresso chantagista. Fala em reverter a ilegibilidade de Bolsonaro sem mencionar os crimes que ainda serão julgados. Felizmente, o legado de Dante às portas do inferno é eterno.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O texto é todo um horror, minha cara, é inacreditável que um sujeito se arrisque a publicá-lo num jornal de primeira linha. Ou o jornal não é de primeira linha, ou o sujeito autor não tem a mínima noção do que seja argumentação com base em fatos. O que quer que esse Lola Brasil seja e quem quer que represente, é um treco vergonhoso. Nem me animo a espiar o que seja.

  6. Ney Fernando

    É o plano do próprio Lula, que sempre teve o cuidado de não deixar que nenhuma pessoa lhe fizesse sombra, e preferiu até indicar um poste para sucedê-lo (com o objetivo de retornar ao cargo na eleição seguinte) do que passar o bastão e ir para casa. Foi, junto com seu PT e sua enorme rejeição, um dos responsáveis pela eleição do bolsonaro, e esse nó não ganhou de novo por ser o único político com rejeição maior que a do Lula. Na próxima, porém, sem bolsonaro, ele vai perder.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, sim, minhas palavras não são, absolutamente, chancela às políticas e posições eleitorais do PT, às quais tenho críticas bastante agudas.

    2. Marcos Benassi

      Não há dúvida de que dois anos são, na política, uma quantidade de tempo estupefaciente, capaz de permitir reviravoltas no nível do cirque du soleil. Mas suas conclusões não encontram Amparo algum nas pesquisas recentes, que apontam justamente o contrário: até com o Haddad, ao invés do Lula, essa oposição capenga e descabeçada perde.

  7. Valter Luiz Peluque

    Mais uma patriota que gostaria de ver o Guedes de volta na Fazenda. Não está de fato preocupada com um sucessor progressista de Lula, mas sim em desqualificá-lo por etarismo, bem como desqualificar sua política econômica com Haddad, além de soprar uma brisa para a reabilitação do inelegível. Sra. Patriota, vá se catar!

    Responda
  8. ORLANDO FERREIRA BARBOSA

    Isso mesmo. Papel da imprensa é questionar o governo. O sucessor existe e aparecerá a seu tempo... na oposição já está ai uma turma se acotovelando para despontar como preferido. É como o Papa. Enquanto vivo, não existe outro melhor; morto, surgem vários "papabile"...

    Responda
  9. nestor jung

    Que verg onha!!! Qta deso nestidade intelectual. Quanta saudade daquele jornal que assinei pela primeira vez lá no final da década de 80. Tendo cada cada vez mais a concordar com os assinantes que se dizem enojados com a Folha. Parece que a minha hora de “abandonar o barco” também está chegando.

    Responda
  10. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Já faz um tempo quie a Patriota sonha com um Trump para o Brasil. Como não tem, ela quer fabrica-lo. Será que a mocinha adotou o sobrenome como grito de guerra?

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Mais uma patriota. São patriotas enrolados na bandeira norte americana.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Jesus da Goiabeira, acuda-nos: tenho que concordar com a Debie, o nível de ambas as citadas tá pra baixo de débil (no sentido dicionalizado de fraco, pobre em recursos).

    2. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      E pior, Anete, é do Lola. Patriota junta o ruim e o pior em si mesma. Acho que vai rivalizar com a Lygia Maria.

  12. Paulo César de Oliveira

    Infelizmente, Lula, diferente de Biden, não tem demência, e deverá se reeleger nas próximas eleições , levando o Brasil para o buraco. Nossa esperança é que a inevitável crise econômica(Lula se recusa a cortar gastos) se instale antes das eleições.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Paulo, prezado, creio que, como contraponto às suas expectativas, cabe o adágio nem tão velho: "espere mais 72horas". Essa crise está sendo anunciada pelo "mercado" há mais ou menos 146OOO horas, uns 2O meses. Não há problema algum em aguardar mais algumas, né não?

  13. Paulo César de Oliveira

    Infelizmente, Lula, diferente de Biden, não tem demência, e deverá se reeleger em 2026, levado o Brasil para o buraco. Nossa esperança é que a inevitável crise econômica(Lula se recusa a cortar gastos) se instale antes das eleições.

    Responda
  14. Anete Araujo Guedes

    Eta, fogo cruzado contra Lula!

    Responda
  15. Luis da Gouveia

    Não entendi! "Fiasco econômico do governo"? Mas tudo bem! Vários colegas da universidade na qual leciono, que não entendem nada de Economia, também estão acreditando neste tal fiasco! Boa parte são bolsonaristas que só tomam conhecimento do que se "noticia" nas suas bolhas; outra parte, se informam nos noticiários da TV ou dos grandes jornais! Segue o baile!

    Responda
  16. neli faria

    Se eu não fosse tão idosinha, iria me colocar a disposição do lula para ser sua sucessora. Mas, nem sei se estarei viva até dois mil e vinte e seis!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Você chega lá. O tempo passa rápido.

  17. Monica Damous Duailibe

    O " governo não entregou nada concreto".... esse artigo é constrangedor de tão desinformado ....ou será desonestidade o ontelectual da autora? A Folha perdendo a sua parca credibilidade....cadê o editor?

    Responda
  18. Camila Falcão Almeida

    essa imun da virou colunista? um texto pior q o outro, minha Deusa....

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      ela não só é uma imun da como é tb encardida, assim como a Damaris, Micheque e tantas outras, mas vc pelo visto não tem nenhum discernimento né Rodrigo, seguindo seu raciocínio vc deve achar todos os homens maravilhosos, de Lula ao inelegível, critério zero, bem coisa de macho raso

    2. Rodrigo Andrade

      Uma mulher chamando outra mulher de imunda por divergência de opinião… Falar mais o quê?

  19. Monica Damous Duailibe

    Quando a Folha publica artigo dizendo que Lula " não entregou resultados concretos e segue patinando "; é o caso de se perguntar: ignorância em relação aos fatos ou desonestidade pura. Faltando editor para fazer esse pessoal que escreve se informar monimante. No caso, seria necessário, no mínimo uma atualização sobre o desempenho econômico e social deste ano. Constrangedor o grau de desonestidade desse artigo.

    Responda
  20. Rodrigo Andrade

    Várias obviedades nesse artigo. Lula não tem sucessores? Claro, ele mesmo fez questão disso, pra que sua persona não ficasse à sombra de ninguém. Eu fico impressionado com a quantidade de iludidos que realmente acreditam que Lula é um estadista, sendo que seu legado será praticamente zero: terá distribuído migalhas um pouco maiores que seus antecessores mas entregará o Brasil, seja em 2026 ou 2030 igual ou pior que encontrou em 2002. E nunca será esquecido como pai do mensalão e petrolão.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      homem cis branco bolsonarista -> o tipo de gente mais limitada do país e tos ca

  21. Valéria Neves Camargo

    Quanto mais leio essas matérias tendenciosas, mais indignada me sinto. Só não cancelei minha assinatura nesse jornal por conta do meu pai.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Faz ,uito bem, Valéria. Enquanto isso, vamo dando tabefe em articulista tosqueira.

    2. Galdino Formiga

      Realidade óbvia.

    3. Rodrigo Andrade

      Alguém te obriga a ler ou comentar?

  22. CARLOS SANTOS

    Delírios de uma tarde de verão.

    Responda
  23. CARLOS Alberto Corteletti

    O impeachment de Dilma foi armação total, pedaladas quase todos governos dão. Quanto a sucessão de Lula entendo que o problema é o maior vacilo do PT, que até hoje em seus quadros não tem nenhum candidato para disputar a eleição majoritária, caso Lula não dispute em 2026. Pelo andar da carruagem a extrema direita está muito confiante mesmo com JB inelegível. Aguardando cenas dos próximos capítulos.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Luis, eu admiro a sua inocência. "Era preciso estancar a sangria" da lava-jato, imagina se a gente começa a colocar à luz do dia todos os esquemas entre políticos e empresários com a complacência do judiciário? Tudo está de volta como sempre foi em Brasília, os políticos com seus esquemas, o judiciário com seus penduricalhos, fingindo que fiscaliza e servindo aos que pagarem melhor. Só por isso Lils foi reabilitado...

    2. Luis da Gouveia

      Então, vou te contar outra Rodrigo! Um determinado STF respaldou o Plano Collor, assim como um outro respaldou a Lava Jato! A luta do STF contra o bolsonarismo é de sobrevivência! Mesmo com boa parte da opinião pública contra o Supremo, os seus ministros perceberam que ou lutam ou podem ser aniquilados! Então, jornalistas, professores, juízes, etc..que sejam antibolsonarista estão na lista do aniquilamento! Destruam o Lula e se arrisquem com o bolsonarismo!

    3. neli faria

      O do Collor também foi armação? Ou não foi armação porque o lula apoiou o impeachment? O marqueteiro do pt nem para ser original foi: o Collor também falava que era golpe . Confira a manchete da Folha de nove de novembro de mil novecentos e noventa e dois! Golpe quem deu foi lula no partido ao ungir uma não fundadora do pt e inexperiente invés de alguém experiente do ParTido!

    4. Rodrigo Andrade

      Armação validada pelo STF? Conta outra...