Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Francesco Aldo Auricchio Neto

    Para ver os resultados da politica econômica executada pelos servidores do nosso pais, é só ver o seu bolso como está. Pela notícia que vi o Galipolo ja era diretor, agora como presidente os princípios da atividade provavelmente têm propriedade de serem reais, pois relatos de Guedes e Campos influenciando sempre estavam na tv, assim como o Haddad. Vai dar tudo certo.

    Responda
  2. Tadêu Santos

    A funcionabilidade do Banco Central BC não pode ser politicamente atrelada ao governo federal, portanto em breve estes dois personagens poderão ser "INIMIGOS" OU NÃO?! Torceremos para que as discordâncias sejam resolvidas com diálogo de gente adulta!!! Ao enviar aparece o aviso abaixo, mas o cpomentário nem foi publicado. ((AVISO COMENTÁRIO SIMILAR ENCONTRADO. REVISE SEU TEXTO ANTES DE ENVIAR))

    Responda
  3. Gil Carlos Dias

    O BC era autônomo com o "técnico" Roberto Campos Neto na Presidência, né, Folha? Autonomia bolsonarista? Autonomia do mercado financeiro?

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Roberto Campos era técnico e competente. Mas é passado. Agora Galipolo e toda diretoria do BC foi nomeada pelo Lula. Alguém acredita que haverá alguma mudança? Como, se eles todos votavam juntos os aumentos dia juros? E Lula para não perder o costume: Você será o Pres. do BC que tera a maior autonomia da história!!! A autonomia é conferida pela Lei, não pelo presidente.

  4. Gil Carlos Dias

    Análise sempre rasa dos editoriais da Folha. Jornalismo decadente, quase de esgoto. Lamentável!

    Responda
  5. juarez ferreira clemente

    E aí, a Folha não vai fazer um editorial contra a bandalheiras das emendas parlamentares? Esse pessoal vai continuar tirando impunemente nosso dinheiro? A Folha fica calada? Só trata de abobrinhas? Estou aguardando sua posição domingo Folha. Vamos, escreva!

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Vocês não cobram do seu Presidente um murro na mesa!!! Não líbero mais um centavo para emendas parlamentares!!! O que falta, tudo o centrão está no no governo dele.

    2. Giovanni Bruno

      Juarez, está em um dos editoriais de ontem.

  6. vicente machado

    Vi um vídeo em que o Lula da total carta branca para o Galipolo. A quem interessa ficar batendo nessa tecla?

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Acorda Vicente. O Galipolo tem total autonomia que lhe confere a Lei. Isso foi só mais uma bravata do Presidente.

  7. Ricardo Knudsen

    Se houvesse evidência de q há um único editorialista intelectualmente honesto na FSP, eu até me preocuparia com esse artigo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Galbiati, é difícil interagir com comentários extúpidos como o seu, mas vou tentar. A gente diz q algo é fake qdo foi fornecida uma informação como se fosse verdadeira, não o sendo. Eu não forneci nenhuma informação, apresentei uma opinião, com a qual se pode concordar ou não. Mas não faz sentido dizer q é fake, não é notícia, não foi apresentado como informação. Eu sei q vc não entendeu, é demais pros teus circuitos, mas eu tentei.

    2. Henry Galbiatti

      Este comentário, sem evidências, é fake. Desta forma, fake de um lado e fake de outro. Contribuição zero.

  8. neli faria

    Três pitacos, três moderações, peço a música Manifesto , Ellis Regina. E para o red gado digo: jornal é para noticiar, noticia boa, não tem!, notícia ruim, noticiar. Invés de criticar o lula que está há mais de dezessete anos no poder, critica o Jornal. Os romanos , sábios, deixaram um aforismo que foi mirado aqui e agora: ne nuntium necare. Político é para ser cobrado e não idolatrado.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Ricardo :existem vidas inteligentes no Brasil fora da dicotomia bovina lula e bolsonaro! Conheço um oportunista de longe, tanto que em dois mil e vinte e dois pela primeira vez na vida votei em lula . Ao digitar treze ao contrário de muitos, não deletei minha inteligência e nem dei procuração em branco para aplaudir bovinamente os erros. E digo sempre: o maior erro do Exército foi não ter expulsado o mau militar!

    2. Ricardo Knudsen

      Falou a rainha do gado bozista.

  9. Luiz Ferretti

    Culpa da FSP ? kkk. Os petralhas e suas desculpas eternas. Verdadeira piada.

    Responda
  10. Elisabeth Beraldo Faria

    O governo tem firmeza e confiança no projeto à que se propôs. Cresce empregos etc e o dólar subiu por que? Só a folha não vê!

    Responda
  11. Antônio João da da Silva

    Vejam, é a Folha querendo manipular o BC, com sua ideologia. A política econômica preconizada pela Folha foi posta em ação por 4 anos com Paulo Guedes e por 2 anos com Temer, levou o Brasil para o buraco e ao domínio do orçamento pelo centrão, no desvio de verbas públicas, com o orçamento secreto e seu sucedâneo, emendas parlamentares.

    Responda
  12. César A C Sanchez

    Quem prestar atenção no currículo de Galípolo constatará que esse rapaz nada tem de lulopetista. Formado na PUC SP, trabalhou no com banco Fator, rs, sim, ele é da turma dos "rentistas", onde teve experiência na modelagem de privatizações(!), como da cedae e da Cesp, entre outros projetos. Não tem formação econômica no exterior, mas é conciliador. Vai fazer o mesmo trabalho que Marcos Lisboa fez na Fazenda para Palocci em Lula1, ou seja, continuar o bom trabalho de Campos Neto.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Bom trabalho do Campos, dentro de seus objetivos, claro. Sabotando o governo e o país, como mandaram os bozolòides q o colocaram no BC.

    2. SA amoULO L FARIA

      Vish. Já começaram as críticas ao Galípolo. Ninguém serve? Malharam o Campos Neto que era o responsável por todos os males do país. Nomearam o sucessor que aliás, votou sempre com o Campos Neto. Perderam o bode expiatório, e agora?

  13. Rachel Matos

    Galípolo será o melhor presidente do BC que tivemos: formação econômica de altíssimo nível, experiência com mercado financeiro, grande sensibilidade para a função social das políticas econômicas e uma inteligência privilegiada. Enfim, editores da FSP, melhor se conterem pois haverá de ser uma brilhante administração. O governo Lula vai bombar a partir de junho, depois de arrumada a desordem deixada por Campos Neto.

    Responda
    1. neli faria

      Será o melhor presidente do bc que tivemos... ! já que é vidente, joga o tarô aí e veja se o Santos será campeão neste ano , será o melhor ano da sua História que teremos?

    2. César A C Sanchez

      Você é especialista em "futurologia econômica"?

    3. SA amoULO L FARIA

      Só lembrando que todos os votos do Campos Neto foram acompanhados pelo Galipolo, e também pelos demais diretores nomeados por esse governo. Então, é no mínimo açodada a afirmação de que ele será o melhor presidente. No mesmo sentido do "nunca antes na história desse país" que invariavelmente era acompanhado de mentiras, presunção e ignorância histórica.

  14. Renato José Burkot

    Não é possível ler a sessão "O que Folha pensa', pois não pensa. Faz matérias dizendo que a Argentina está bem, como a direita que diz que ela está maravilhosa. Já no Brasil "a condição dramática da piora financeira ", oh Deus a inflação passou a meta, foi 4,71% anual, na Argentina, nov 2024, foi 2,4%, ou seja em dois meses supera do Brasil. Para folha e direita o importante é que cortou benefícios sociais e criou mais miséria, daqui pouco vai pedir a volta da ditadura...

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Rezado Rodrigo, raciocine comigo. Quando Milei considerar o final do seu plano, ele vai liberar dinheiro para os pobres. Que nem podem mais ser chamados de pobres, pois estão miseráveis. O pobre que receber algum recurso vai querer fazer o que não faz há muito tempo, comer. Se os pobres forem comprar comida a inflação explode e todo o trabalho do Milei se perde. Ao contrário do dinheiro que é entregue aos rentistas, que já tem tudo e não pressionam a demanda. Assim aos pobres restou a morte.

    2. Ricardo Knudsen

      Como é ridícula a defesa do Milei pelo Rodrigo. El Loco multiplicou a miséria e faliu empresas, mas não conseguiu domar a inflação, q está em insustentáveis 3% ao mês, e sem sinais de q continuará caindo. Com o esboço de crescimento, o provável é q isso pressione ainda mais a inflação. Isso se não ocorrer o pior, com fim da confiança em Milei e a explosão da inflação. Ademais, o peso valorizado impede a recomposição das reservas, e o risco de default aumenta. Mas hiena ri à toa, fazer o que.

    3. Rodrigo Cabral

      Deve ser porque na Argentina a inflação caiu de 25% ao mês em dezembro para menos de 3% ao mês hoje. O governo Milei gasta menos do que arrecada em impostos e o “risco-país” está no ponto mais baixo dos cinco anos mais recentes. Claro que a Argentina está pior que o Brasil economicamente, mas está na ascendente.

    4. César A C Sanchez

      Acho que quem "pensa" é Lula...temos muito a aprender com esse pensador. A propósito, ouço dizer que o cantor Gustavo Lima tem pretensões de ser candidato à Presidência. Deve ser mais um que "pensa" o Brasil do brasileiro médio.

    5. SA amoULO L FARIA

      Não é a Folha que pede sacrifícios dia mais pobres. Quem cortou o BPC foi o governo. Nós esperamos aquela virada vingadora, corajosa. Que cortasse todos as isenções fiscais, fizesse cumprir o teto de vencimentos, taxasse dividendos... É preciso coragem. Volta Paulo Guedes. Viva Milei.

  15. MARIA F LUPORINI

    A Folha, porta-voz do mercado financeiro, já começou a macetar Galipolo. O bom é que ele já sabe o que vai enfrentar e mesmo com essa pressão insana teremos um presidente de BC que não tem dinheiro em offshore e ganha com a alta do dólar, como o Campos Neto, que, aliás, foi tarde.

    Responda
  16. neli faria

    O presidente do Banco Central tem mandato fixo.Quem exerce a função não é subalterno do Presidente da República.O pessoal investe contra a Folha, talvez por desespero em ver o País naufragando. E pela Folha ousar a ser imparcial e apontar verdade .Jornal deve ser Imparcial! Apontar os erros! Jornal de boas notícias existem apenas em Países Totalitários:esquerda, direita,religioso.Na Ditadura Militar:jornais eram cerceados. Publicam :versos dos Lusíadas,receitas ou deixava espaço em branco.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Ricardo! Aprendi em minha longa vida que quem não sabe fundamentar objetivamente ou por desconhecer os trilhões de vocábulos da língua portuguesa ou por não ter cultura por falta de ler bons livros,apela para o subjetivo.Repiso-me,porque não me fiz entender: o lula está no Poder há mais de dezessete anos.Há mais de dezessete anos repito no Poder.Dou uma das Danaides:o lula está no Poder há mais de dezessete anos! Efeméride do dia: morte,precoce de Albert Camus,65anos!

    2. Ricardo Knudsen

      Delusional Neli descarrilhou de vez nos delírios, acha q o Lula está no pder há 17 anos! Só rindo mesmo.

    3. neli faria

      Sr. Ricardo : muito pelo contrário! Isso é o gado vermelho .O gado não percebe que hoje, hoje!, lula está no poder há mais de dezessete anos e o subdesenvolvimento brasileiro continua. O apontado nada reflete: sem Educação ,sem saneamento básico, sem ferrovias, ponte , federal!, caindo. E a insegurança pública?vigiar fronteiras é atribuição do Governo Federal! E o Meio Ambiente? E o SUS ? E o tratamento contra o câncer? Certo oportunista comemorou o surgimento do COVID para prestigiar o SUS!

    4. Ricardo Knudsen

      Delusional Neli, vê o país naufrando, qdo o PIB cresceu o dobro do esperado, o desemprego nunca esteve tão baixo, a industria automobilística, q puxa o setor industrial, nunca vendeu tanto. A econômia vai tão bem, q a Moody’s aumentou o rating do Brasil, baseada no o é racional, o risco do país caiu. As pesquisas com a população indicam satisfação. Mas a turma bozista inventou um universo paralelo, em q a economia afunda. Delusional Neli à frente.

    5. neli faria

      Sr leandro: penso que não lê a Folha... quantas reportagens deu , recentemente, na má aplicação da verba pública? Ou o senhor só lê o que fala do lula.Jornal não torce contra ninguém, e a Folha sempre paparicou lula. As palavras infelizes que lula falou, como por exemplo, comemorar o surgimento do covid, a Folha se omitiu! Seu José: a Folha se redimiu ao levantar a Bandeira das Diretas Já. Ademais, comecei a assinar o estadão em 1977 e lia a Folha alheia, minha irmã assinava.

    6. neli faria

      Leandro: também torcia contra o bolsonaro? também torcia contra o FHC?Também torcia contra Itamar?Aprenda a ler Jornal! Jornal não é para enaltecer o político de plantão, seja quem for. Jornal noticia. O senhor, talvez, deve ter começado a ler jornal hoje e desconhece. Sou leitora de Jornal desde o início dos anos sessenta: lia numa banca aos domingos e de graça! Lia o Jornal do Brasil, da Tarde. Assinante desde setenta e sete,estadão na Folha desde o início dos anos 1990.

    7. josé SOARES

      Pois é Dona Neli Frias, teve até jornal que emprestava seus veículos para levar presos políticos ao Doi Codi , centro de torturas e assassinatos.

    8. LEANDRO FERREIRA

      A Folha não é imparcial. Na verdade ela torce contra o o governo. Atribui a disparada do dólar ao somente governo sim considerar os fatores internacionais. Outra coisa: cadê editoriais criticando a farra das emendas? Cadê o jornalismo investigativo revelando pra onde vai esse dinheiro? Está claro que a intenção da Folha é minar cada vez mais a credibilidade do governo Lula.

  17. SA amoULO L FARIA

    Marcelo, deixe de lado as paixões. A Dilma não sofreu golpe, ela causou o golpe, com sua incompetência. E o Lula não controla congresso algum, quem controla as emendas é o próprio congresso. Por isso esse governo é tão fraco. Não tem projeto, não tem liderança moral e política, não tem mensalão.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Sa, concordo quando você diz que a presidente Dilma causou o golpe. E complementando, foi por incompetência de manter a elite de rapina com os cofres cheios sem fazer nada. Concordo também sobre as emendas, desde que o Dino deixe e votem com o governo, o congresso mete a mão no dinheiro. Mas o governo tem projeto sim e quem não tem moral é o mercado e seus apoiadores. Eles não suportam ver os pobres privilegiados. O racismo da elite de rapina é radical e não aceita a justiça social.

  18. ALOISIO T MIRANDA

    Considero realmente uma missão amarga ajudar a controlar a gastança do Congresso, a isenção de impostos da folha de pagamento de empresas e apoiar a taxação dos super salários. E ainda por cima ter sua ação pautada pela mídia. Ajudaria muito a equilibrar a questão fiscal.

    Responda
    1. eduardo silva

      Bem comentado.

  19. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Missão amarga no BC é aguentar a pressão da Folha, que já anda até mais forte e sectaria do que do "mercado".

    Responda
  20. Antônio João da da Silva

    A política ecônimica preconizada pela Folha de São Paulo foi adotada por 6 anos, 2 anos com Temer e 4 anos por Paulo Guedes e o Brasil só afundou nesse período. O Brasil cresceu nestes 2 anos de Lula, mais que nos 6 anos de governo Temer-Paulo Guedes, que a Folha preconiza como modelo.

    Responda
    1. Antônio João da da Silva

      Prezado Amoulos, o maior erro foi praticado por campos neto, querendo eleger bolsonaro, elevou a Selic à estratosfera, nunca poderia ter passado de 8 por cento, como fizeram os países centrais com inflações maiores. A alta dos juros só impacta no médio prazo; no curto, só expectativas. Agora estamos em armadilha, não tem como baixar e temos a maior taxa de juros real do mundo, a conta juros caminha para 1 trilhão de reais ano em março. Não há dominância fiscal, mas dominância taxa de juros real

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Amoulo, seu comentário foi ótimo por você mencionar o governo Dilma, que sofreu um golpe dentro da mesma lógica que foi disparado agora contra o presidente Lula. Mas dessa vez é contra um homem e ele tem as emendas para controlar o congresso. Você brilhou ao citar os governos pós golpe que instituíram um teto de gastos sociais, a precarização dos contratos trabalhistas e o confisco da previdência. Isso gerou a insegurança alimentar de de 125 milhões de pessoas e a fome de 33 milhões.

    3. SA amoULO L FARIA

      Seus dados são confusos e distantes da realidade. E você se esqueceu de mencionar os dados do governo Dilma. É bom esquecer mesmo. Em tempo, após a redemocratização todos os governos aumentaram a relação divida/PIB, exceto um que reduziu (Temer) e outro que manteve (Bolsonaro). Agora, temos uma crise de confiança. E o Galipolo que é o presidente do BC com maior autonomia (kkk), terá que aumentar os juros. Mas não era culpa do Campos Neto?

    4. Evandro Loes

      Mas quando comparado ao mercado internacional, estamos menores. Bingo!

  21. LUIZ MENDES

    Quando se fala.em gastava se considerou os efeitos da seca, dos incêndios e da ajuda ao Rio grande do Sul? Se a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem, a sanha por juros altos.não se transformou em veneno?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Faz tempo. Campos Neto provocou a explosão da dívida pública propositadamente.

    2. SA amoULO L FARIA

      Tudo deve ser considerado. O mundo é dinâmico e cheio de surpresas desagradáveis. Mas, vocês consideraram os impactos da pandemia no governo passado?

  22. Carlos Eduardo Cunha

    Para bancar esta gastança sem aumento de produtividade, só para garantir votos ,o governo hoje está pegando dinheiro emprestado a 14% ao ano. Outras economias mais fluidas pagam muito menos pelos seus empréstimos e mesmo assim seguram mais no plano fiscal. Lula precisa abrir o olho e o pensar mais no Brasil e menos em reeleição.

    Responda
  23. FLAVIO CALICHMAN

    Concordo com a análise do editorial. O governo Lula sabota a gestão de Haddad e de Simone Tebet e não encontrou modo eficaz de lidar com a administração orçamentária paralela do Congresso com suas calamitosas e opacas emendas. O PT é um saco de gatos e Lura é adepto da gastaria desenfreada, só sabe surfar na bonança e nada entende de administrar em tempos mas difíceis. Os fundamentos da economia seguem frágeis e reféns do descalabro fiscal, nos condenando ao eterno voo de galinha. Um horror.

    Responda
    1. neli faria

      Meus cumprimentos Flávio. Perfeito comentário. O lula, no primeiro mandato, recebeu a economia em ordem deixada por FHC. O Red Gado , por não saber fundamentar objetivamente apela para o subjetivo. Gado vermelho ou amarelo, por não saber pensar, porque gado não pensa, investe desembestadamente contra quem fala do boiadeiro, da madrinha da boiada e dos vaqueiros.

    2. Marcelo Magalhães

      Prezado Flávio, começo me desculpando e logo me justifico pelo fato de que a frase deveria dizer que o seu comentário e o da Folha se opõem ao governo Lula, pelo vazio, não que vocês fossem, o vazio., mas como todos sabemos não há espaço e saiu daquela forma. Assim, meu comentário foi sobre o seu comentário e não sobre você, a quem respeito. Diante disso, você poderia citar o nome e o currículo do político e o partido que já demonstrou capacidade de fazer melhor que o presidente Lula?

    3. Bento Brito Teixeira

      Eu escrevi melindroso

    4. Bento Brito Teixeira

      O Flavinho é melindrosa.

    5. FLAVIO CALICHMAN

      Marcelo, qualquer comentário com ataque pessoal, ad hominem, como por exemplo chamar outro leitor de vazio, não é digno de resposta. Fique com a sua "opiniao" que eu eu fico com a minha.

    6. FLAVIO CALICHMAN

      Gastança, não "gastaria", erro de digitação

    7. Marcelo Magalhães

      Prezado Flávio, você se importaria de fornecer o nome é o histórico do presidente do Brasil que teve uma performance superior ao presidente Lula? Você acha que as elocubrações da Folha, todas contrárias ao atual governo, encontram alguma correlação com a realidade? Não há quem consiga entregar nada perto do que o presidente Lula vem fazendo. As experiências recentes da direita pararam o país e impuseram a fome e a miséria. Você e a Folha são o vazio.

  24. Antônio João da da Silva

    Por que a Folha de São Paulo nunca comentou o erro de Campos Netos ao fazer a Selic tão alta no último ano de bolsonaro, ao contrário de todos os bancos centrais do mundo, que tinham inflações maiores, mas esperaram a maturação dos aumentos? A Selic nunca poderia ter ultrapassado 8 por cento no Brasil, no seu auge, hoje encontramos numa armadilha e a conta juros em março chegará a 1 trilhão de reais ano.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Campos Neto, o fantoche do mercado financeiro e dos especuladores internacionais, foi colocado propositadamente no cargo para jogar a economia brasileira nas cordas e surrupiar o dinheiro do orçamento público para os rentistas.

    2. SA amoULO L FARIA

      A culpa de tudo era do Campos Neto. Ele já foi. Galipolo é o presidente. Que corte os juros pela metade como pregam os petistas. Vamos ver o resultado dessa política dilmista. Considerar Lula com seu bom 1° governo, ruim no 2° e péssimo com sua sucessora, como um bom presidente do pode ser brincadeira.

    3. LUIZ MENDES

      Simples, é de interesse do maior acionista e chefe de quem escreveu manter o patamar onde está.

  25. Marcos Correia

    Vou cancelar minha assinatura.

    Responda
    1. Giovanni Bruno

      hahaha Pois é, minha cara Neli. Concordar, discordar, expor a opinião de maneira forte e democrática sempre foi a marca do jornal. Ao invés de aprenderem mais com opiniões diversas, infelizmente as pessoas preferem fazer o que é mais fácil: refutá-las e botar a culpa no jornal. São como crianças mimadas. Um dia eles aprendem.

    2. neli faria

      Igualzinho ao gado amarelo. Quantas vezes não li aqui, durante o governo do boiadeiro anterior, essa frase! A Folha é um Jornal Imparcial! Criticada por FHC em suas Memórias bom livro!; , criticada pelo gado do bolsonaro e é criticada atualmente. Sou assinante há quase trinta e cinco anos. Jornal imparcial.

  26. Marcos Correia

    O país estava em recessão até 2022.

    Responda
  27. Marcos Correia

    Todo país faz investimento público para estimular a economia.

    Responda
  28. Marcos Correia

    *

    Responda
  29. José Cardoso

    O BC e a política monetária tem efetividade para um ajuste fino. Achar que ele vai conseguir controlar a inflação com um deficit fiscal perto de 10% do PIB é ilusão. Até porque sua arma, aumentar juros, aumenta ainda mais esse deficit.

    Responda
  30. Rodrigo Flexa

    Um jornal com a rabo preso à extrema direita, a Folha é inimiga do povo brasileiro.

    Responda
  31. Antônio João da da Silva

    Todos os fundamentos da economia brasileira são sólidos, inclusive endividamento, é só comparar com as outras economias do mundo. Vejamos países com endividamento maior que cem por cento do pib: Bélgica, Grécia, França, Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Japão, este com mais de 200 por cento do pib. Pergunto, alguém ouviu o mercado financeiro especulando contra esses países?

    Responda
    1. SA amoULO L FARIA

      Você só se esqueceu de um detalhe: Os juros no Japão até outro dia eram NEGATIVOS. Mas porquê? Confiança, produtividade, poupança enorme, etc. Então, não compare realidades diferentes. E depois, aula 1 de macroeconomia: Quem estabelece os juros é o mercado que está recusando títulos do governo a 16%, demostrando típica crise de confiança.

    2. Marcelo Magalhães

      Excelente comentário. O mercado financeiro faz um ataque especulativo sobre a moeda e dissemina a falsa informação de que existe uma crise fiscal gigantesca. Não existe, todos os indicadores remetem a uma economia em franca expansão segura, sobre farta mão de obra e demanda real. Porém, o capitalismo precisa do ambiente de crise para explorar a vulnerabilidade da população trabalhadora. A elite de rapina não aceita que os frutos do trabalho retornem ao trabalhador. A mais valia tem dono.

    3. Roberto Freire

      E, só pra lembrar, os preços de alimentos no Brasil não estão controlados. Estão, como todos nós, acompanhando o índice inflacionario.

    4. Roberto Freire

      Você percebe alguma diferença entre os países que citou e o Brasil? Faça o mesmo "raciocínio " com países também em desenvolvimento. Aí, talvez, você entenda por que a captação de recursos da Petrobras no mercado paga menos juros do que você quando precisa de dinheiro.

    5. Antônio João da da Silva

      Com preços dos alimentos controlados, com oferta abundante de energia, sem pressão de demanda, a inflação vem exclusivamente do mercado financeiro, que pressionou e conseguiu criar a ideologia da Selic alta, o Brasil tem a maior taxa de juros real do mundo.

  32. Homero Moreira Filho

    A Folha diz "Gastança do Governo", mas não diz onde está a "Gastança". A Folha diz em aumento da inflação, mas não diz que os juros altos é a uma das causas principais desse aumento. Os EUA convivem a anos com juros muito menores que no Brasil e lá a inflação nunca foi tema de comentário dos juros. Os juros aqui aumentam a dívida interna e onde está a Folha? Defendendo especuladores e se defendendo ao pedir aumento de juros para uma inflação que não é de demanda. Deveriam ter vergonha.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Perfeito Roberto, a gastança com a desoneração da folha de pagamento, que beneficia empresas como a Globo, a Folha, a CNN e tantas outras. A gastança que devolve um IPI, que não foi pago, à AmBev, sobre o xarope mais caro do planeta na Zona Franca de Manaus. O problema é querer retirar da saúde, da educação e do BPC esse dinheiro para sustentar bilionário fraudador. Para isso, Freire, você não tem resposta. Todos ficam em silêncio, pois são racistas e acham que o pobre tem que pagar com a vida.

    2. josé SOARES

      Muitos comentaristas aqui, por interesse ou ignorância, compraram direitinho o mote falacioso da “gastança” imposto pelo jor nal.

    3. Roberto Freire

      Os juros diminuem a atividade econômica e diminuem, assim, a inflação. A 'gastança" foi o que formou a dívida interna.

  33. Henrique Monteiro

    Pelo título do artigo, parece que o Lula é que era o Presidente do BC e agora substituído por Galípolo. Da pena de ver a decadência deste jornal.

    Responda
  34. Waldiney Félix

    A folha age como agente político, de modo que há muito tempo deixou de fazer jornalismo imparcial. Essa linha editorial bebe na fonte da falta de honestidade intelectual. Lamentável!

    Responda
  35. Marcelo Magalhães

    A Folha recebe benefícios do governo, que supostamente seriam para que ela expandisse o emprego e salário, no entanto ela nunca comprovou que faz isso. Por outro lado distribui dividendos como toda empresa privada. A questão é que ela acusa o governo Lula de gastança, quando ela é beneficiária dessa suposta gastança, mas não manifesta intenção de deixar de sê-lo. Assim, fica claro, que há racismo estrutural na tese da Folha que exige um controle de gastos sobre os pobres trabalhadores.

    Responda
    1. neli faria

      Jornais,periódicos e revistas têm Imunidade Tributária prevista na Constituição Nacional de 1988.O princípio iniciou na Constituição,de 1946,mantidos pelas Constituições , da Ditadura Militar, de 1967 e 1969. Dividendos? Lucro que a empresa pública ou privada distribui aos seus acionistas. Benefícios do Governo? Seriam subsídios?O Estado distribui para fomentar uma atividade. A termo certo ou não.Exemplos: Indústria automobilística no passado; Zona Franca.

    2. josé SOARES

      É notório que hoje os proprietários do jor nal estão só interessados no jogo especulativo do mercado, do qual são partes, que na informação isenta.

  36. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Em 2023, o Brasil pagou R$ 614,55 bilhões em juros da dívida pública. Isso dá R$240/brasileiro/mês. É 1,33 dólares por dia por brasileiro. Quase os dois dólares para tirar o povo da miséria.

    Responda
  37. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Defina censura forte: não publicar nada que lhe desagrade. Defina censura branda: segurar a publicação que lhe desagrade até a notícia perder interesse.

    Responda
  38. antonio brito

    Correto. Aquela reunião na biblioteca, que deve ser renomeada como Estúdio da propaganda do soba,foi uma encenação contraproducente de marketing.

    Responda
  39. Armando Moura

    houve um ataque ao real, por forte retirada de doláres, para plataformas bancárias no exterior para compra de papeis como a petro a preço de banana de fim de feira. O boss ta va no BC nao fez nada, Galipolo tem que restringir a retirada de dolares por pessoas físicas, talvez atuando no IOF na compra cambial, só não pode fazer nada e deixar o governo desmoronar. Fazer nada significa duas coisas, ou está fazendo dinheiro com o cambio ou é um covarde então tem que pedir para sair.

    Responda
    1. antonio brito

      Nossa quanto atraso. Tem as simonetas e a época de viagem ao exterior com trezentos dólares. Obrigado pela dica. Vou aplicar meus minguados em dólares. Se o Hadad falar em aumento de iof ou restrição das remessas o dólar sobe feito rojão

  40. Tadêu Santos

    A funcionabilidade do Banco Central BC não pode ser politicamente atrelada ao governo federal, portanto em breve estes dois personagens poderão ser "INIMIGOS" OU NÃO?! Torceremos para que as discordâncias sejam resolvidas com diálogo de gente adulta!!!

    Responda
  41. delane José de souza

    O sucesso da nova gestão depende de que o BC seja autônomo em relação ao governo, mas também em relação aos manipuladores do mercado. Esta receita pode ser útil também para a 'grande' imprensa.

    Responda
  42. José Fernando Marques

    A economia vai muito bem, com números inéditos, ao contrário do que diz a Folha. O jornal não quer explicar por que juros tão altos, promovendo uma campanha contra o governo e contra o país.

    Responda
  43. Raymundo Itareru

    a fsp já começou a pressão e a marcação em cima de Galípolo, a mando dos especuladores da Faria Lama

    Responda
    1. Caco De Paula

      Farinha às linhas

  44. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O que mais me impressiona é a crise forjada pela turminha que vive de juros. Indústria automobilística bombando, menor taxa de desemprego, crescimento de 3,5% do PIB, melhor distribuição de renda e um presidente do BC que antes de sair anuncia aumento de juros para o mandato que não é dele. É muita cara de pau. É muita falta de vergonha. Sugiro investigação (inclusive sobre quem comprou os dólares leiloados). Tem coisa aí.

    Responda
  45. Hélio Barbosa

    O que é Juros ? Por que ele sobe ? A quem interessa os juros altos ? O que é imposto ? A quem e para que ele servi ? . Andando pela Faria Lima em SP, eu não vi nenhuma indústria produzindo e gerando emprego, somente prédios imponentes, arquitetônica linda, com escritório s confortáveis e refrescantes. Sem querer achei a quem interessa os juros e dólar nas alturas, andando pela Faria Lima.

    Responda
  46. neli faria

    O presidente do Banco Central tem mandato fico, não pode ser destituído. Assim, quem exerce a função não é subalterno do Presidente da República.

    Responda
  47. Murilo Belezia

    Aula de malandragem ideológica..

    Responda
  48. Antonio Lacerda

    Irritante, o editorial fala o tempo todo em Gastança. Está na hora de listar quais são essas gastanças que tanto perturba esse editor. Vamos aos pingos nos is.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      2026 está chegando. A campanha já começou. Daí a constante desmoralização do governo federal, para que chegue sem fôlego na reta final. Querem um sócia do Miei, do Trump na presidência.

    2. Anete Araujo Guedes

      Esse nordestino não é o candidato dos sonhos do mf, bc. Ele dá trabalho.

    3. Anete Araujo Guedes

      O L não é o candidato dos sonhos do MF,BC. Ele dá trabalho.

  49. José Bueno

    Terrorismo financeiro dos golpistas, contra os interesses nacionais, com o apoio da m id ia corporativa.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Um presidente que se propõe a efetuar uma reforma tributária, justiça social, desenvolvimento, industrialização, pesquisa tecnológica, etc, incomoda muita gente.

  50. Fernando Nascimento

    Cobram o reajuste fiscal pelo corte de programas sociais e pelo corte de reajuste do salário mínimo e da aposentadoria sentadoria. Mas não fazem a mesma pressão no congresso para corte das emendas. Do judiciário para corte dos super salários. E dos militares para cortes das pensões das bisnetas dos generais.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E dos donos de empresas como a Folha, para pararem de receber isenções fiscais desnecessárias.

    2. antonio brito

      O equilíbrio fiscal é para qualquer tipo de governo, o estado emite dinheiro e precisa de confiança de quem recebe e paga. A decisão de cortar no social deixando de lado os abusos e desperdício é o governo aliado aos deputados por conveniência e convivência.

    3. Anete Araujo Guedes

      E as intenções absurdas, as emendas impositivas ou secretas, os juros elevados em prol do rentismo, os calotes no imposto de renda, os auxílios, gratificações, promoções, proventos acima do teto etc