Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eric Hirsch

    É impressionante. O que a folha chama de “gastos”, é ampliar a reconstrução do Rio grande do sul, pé de meia para os estudantes do ensino médio. É uma insanidade esse terrorismo fiscal praticado por uma mídia que está muito mais interessada em agradar seus acionistas do que praticar jornalismo responsável. Não tem cabimento uma matéria dessas. Por essas e outras que está impossível seguir apoiando este jornal.

    Responda
  2. Valter Luiz Peluque

    Ao entendimento desta matéria, parece que a Folha prefere ver o país capengar a que o governo invista em ações de recuperação da infraestrutura produtiva. É aquele pensamento típico do sovina que prefere deixar o dinheiro guardado a ter que trocar o telhado da casa. Lógico que, pela chamada de capa, a intenção primeira é a de bater no governo. Não percebe, o que é pior, para o quanto destrutiva está sendo.

    Responda
  3. José Eduardo de Oliveira

    2026 será o ano que não acabará. Talvez o Brasil sobreviva. Talvez. Muitos brasileiros e brasileiras não sobreviverão. Morrerão de enchente, em alguma fila de SUS, de fome ou de promessas. E claro, balas perdidas.

    Responda
  4. Anete Araujo Guedes

    Ah F diz o que quer, mas não aprecia receber um retorno de quem pensa diferente ou percebe as manobras, mesmo que seja dentro dos padrões da civilidade, do respeito e da cordialidade. Há que se entender que crítica é crítica, não tem como amenizar. Trata-se de apresentar um contraponto no mesmo nível.

    Responda
  5. Paulo César de Oliveira

    Lula querendo apagar fogo com gasolina.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Ficou ruim Anete!

    2. Anete Araujo Guedes

      Podia utilizar cloroquina.

  6. Marcelo Magalhães

    A Folha é um panfleto lobista, que se distanciou do profissionalismo e da ética para prestar serviços ao mercado. Ela age hoje exatamente como os momentos que antecederam o impeachment da presidente Dilma. Ou seja, já exerce a sua função golpe. Todas as suas matérias desqualificam o governo Lula e exalta a participação da elite de rapina. Mesmo recebendo benesses do erário, através da desoneração da folha de pagamento, ela prega o racismo contra os pobres. Exige austeridade fiscal sobre o social

    Responda
    1. Jorge Cavalcanti

      Sempre foi assim, quem está está no poder vai ser criticado. Estão sendo muito complacente com este governo. Fizeram bem pior, com Bolsonaro, e vocês vibravam, aplaudia e queriam ver o circo pegar fogo, quanto pior, melhor. Lembra de Vera Magalhães e outros tantos repórteres da Folha???

  7. nemesio salvador

    Ai meu Deus ! Ruído adicional no mercado !

    Responda
  8. Benedito Claudio Pacifico

    Não existe almoço grátis, o mercado já elevou o juro e estas ações vão trazer mais aumentos , sinceramente Lula vai devolver o Brasil a extrema direita por incompetência em reduzir a dívida pública , será que está devolvendo o favor de bolsonaro no trato com a pandemia .

    Responda
    1. vitor da Silva

      O mercado tem feito isso sempre. Aumenta os juros para extorquir ao máximo o tesouro.

  9. eduardo silva

    Antes de assumir a administrsção, na transição, mas já governando pois o bozo tava muito ocupado, este governo já deixou claro que iria gastar e muito. Não é surpresa pra mercado nenhum! É pura paura de calote, é medo da reeleição e continuar nesse ritmo até dar de cara contra o muro, o que é bem possível mas improvável pois na hora certa deus que é brasileiro resolverá.Deixa o painho trabalhar que ele sabe o que faz!

    Responda
  10. Rodrigo Flexa

    Um jornal a serviço do que existe de mais reacionário, para vocês, o povo que se lasque.

    Responda
  11. Rodrigo Flexa

    A Folha tira dos pobres para dar aos ricos, vocês são escravocratas e inimigos do povo brasileiro.

    Responda
    1. Olavo Cardoso Jr

      kkkkkk. Pq escravocratas?

  12. Elisabeth Beraldo Faria

    Não dá pra comentar...a folha veta!

    Responda
  13. JOAO LUIS MENDES

    Lula não gasta, investe! Entendeu, Foia?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Investe no bolso dos amigos banqueiros, empreiteiros, usineiros, etc...

    2. Rodrigo Flexa

      A Folha é inimiga do povo brasileiro.

  14. Artur Neto

    Se o Lu la estiver andando sobre as águas a Manchete da Fo lha será; Lu lá não sabe nadar.

    Responda
  15. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha liberal agitou o cemitério de zumbis. Eles estão pululando como moscas na b

    Responda
  16. AILTON SOUZA

    Aprendam que políticas públicas não são gastos sao sim investimentos mas como os contras não enxergam que o progresso é de interesse de todos e pra isso necessita de apoio governamental em orcamento público o que não tiveram em governos passados por esse motivo fica im pouco de ciumeira.

    Responda
  17. delane José de souza

    O recurso ao manjado "(...) técnicos do próprio governo ouvidos sob condição de anonimato..." confere alguma credibilidade à matéria. Com um pouco de boa vontade, podemos conceder um acréscimo na credibilidade, admitindo que ela deixe de ser negativa e se iguale a zero.

    Responda
  18. Marcos Serra

    A maior e mais descarada manobra está sendo o descondenado corrupto reconhecer, via envio da embaixadora brasileira na "cerimônia de posse", a fraude, o roubo, o estelionato que foi a "vitória" do seu amigo Maduro (aquele do tapete vermelho) na última eleição venezuelana. Os países realmente democráticos, além de não terem reconhecido a palhaçada da "eleição", negaram-se, dentro da lógica e ética, a enviar qualquer representante. Enquanto isso, na democracia relativa do amiguinho, tudo vale.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      De fato, não tinha nada que mandar embaixadora para a posse de eleição sabidamente fraudada.

    2. Artur Neto

      Perdeu mané.

    3. Rodrigo Flexa

      Quanta maldade.

  19. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Desconfiança kkk… piadistas .

    Responda
  20. MARCO ANTONIO POLISELI

    O problema não são os ruídos, mas os rombos

    Responda
    1. vitor da Silva

      Sim, e o maior rombo vem das despesas com juros - quase 1 trilhão em 2024

    2. vitor da Silva

      Graças aos juros do BC de campos neto, os credores da dívida brasileira, receberam quase um trilhão em 2024. E querem nos convencer que a culpa é do déficit fiscal, de 4 ou 5 dezenas de bilhões . . . ((m2350

    3. Olavo Cardoso Jr

      Pra vc< Jose Antonio: “Este é único sucesso real das esquerdas: sua capacidade de difamação.” – Paulo Francis (1930-1997) em Trinta Anos Esta Noite sobre 1964 “O pior do comunismo não é a opressão, mas a mentira.” – Aleksandr Soljhenitsyn (1918-2008) “Quando sair da cadeia, diga que foi torturado. Sempre.” – Mário Lago (1911-2002), ator e comunista, instruído militantes de esquerda

    4. José Antônio

      ´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEVIA 40 bilhões de dólares ao FMI('Presentinho' daquele em quem vc votou duas vezes para presidente e não no L), era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%`(Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência). Ao deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável deixara a relação ´dívida bruta/PIB` abaixo ou acima dos *65% quando a Presidenta Dilma saiu após um Golpe?

    5. José Antônio

      ´´Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bilhões de dólares em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bilhões de ''rombos'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do país subirem significativamente. Ex-presidente de extrema direita foi o único que diminuiu 'poupança' (no Jornal do Brasil).

  21. Elena Claudia Castro Assunção

    Se não não gastar com políticas públicas para o povo vai gastar com que e com quem?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Os banqueiros querem que gastem com eles - juros que eh essa a intensão deles. Como eh de praxe com banqueiros, eles financiam tudo, e nunca mais ninguém se livra deles. Emprestam depois, mais, pra amortecer o anterior. São as únicas inteligências da Terra que criaram o moto continuo.

  22. DIRCE BUZATO

    Impeachment nele! Como foi feito com a Dilma!!!!

    Responda
    1. Artur Neto

      Digo relaxa e g...

    2. Artur Neto

      Perdeu, aceita que doe menos. Ou como disse a Mar ta "relação é g..."

    3. Rodrigo Flexa

      Tome uma dose de cloroquina.

    4. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Uau! A bozeira tá em frenesi. A gadaiada pira no cabeção

  23. Flávio Fernandes Marinho

    FSP recorre a manobras para prejudicar o projeto social do governo.

    Responda
  24. Paulo Oliveira

    O Lula também esta pedalando? Pode isso?

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Fazer co9m ele o que foi feito com a Dilma! Simples assim....

  25. EVANDRO SADA FARIA

    Esses 6,5 bilhões já valem menos do quando foram anunciados. Quando forem usados comprarão ainda menos. E que os brutos fiquem espertos. Inflação é que nem gordura abdominal. Pra ganhar basta alguns dias na esbórnia. Pra perder tem que ralar o ano todo

    Responda
  26. Luiz Mangea

    Não sou eleitor do Bolsonaro. Mas reconheço publicamente que só ele sabe lidar com a Folha de São Paulo. O jornal deve estar com saudades dos "elogios" do Bozo.

    Responda
  27. Luiz Mangea

    Essa matéria não é direcionada aos pobres deste país, e que, infelizmente, precisam da política de distribuição de renda do Estado. Ela é uma "obra de arte" da Faria Lima. Que falta de interesse público na publicação da matéria em Folha?

    Responda
    1. Humberto C Antonio

      O que alguns entendem ser o interesse público é apenas no curtíssimo prazo. Mas no futuro provoca a fome de meus filhos e netos pelo descontrole do dia a dia. Pais gastador filhos paupérrimos esse é o futuro proposto por esse governo.

  28. Olavo Cardoso Jr

    Inflação em 5%, juros em 15% e dólar acima de R$ 6, quem sabe R$ 7. Nos primeiros anos foi o plantio. Agora é hora da colhEta, conforme a pronuncia do excelentíssimo. Imagine o sujeito escrevendo? O Brasil não consegue dar mais um passo à frente eqt esse sujeito continuar presidente.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Que presidente? O ex do BC? Realmente, ele colheu muito e ainda deixou uma colheita gorda e farta para os credores da dívida - e um rombo enorme pro erário. Ainda bem que saiu, saiu tarde mas saiu.

  29. Helmut Neubauer

    Não há mesmo vontade de melhorar o quadro fiscal...só mesmo a eleição de 2026 poderá oferecer alguma alternativa.

    Responda
  30. Roberto Freire

    Tá parecendo a Dilma.

    Responda
    1. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEVIA 40 bilhões de dólares ao FMI('Presentinho' daquele em quem vc votou duas vezes para presidente e não no L), era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%`(Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência). Ao deixarem os ''governos'', o Decorativo e o Inominável deixara a relação ´dívida bruta/PIB` abaixo ou acima dos *65% quando a Presidenta Dilma saiu após um Golpe?

  31. Hélio Barbosa

    A FSP é hoje o que a Jovem Pan foi ontem.

    Responda
  32. paulo cesar cruz

    Confundir calamidade pública com espírito gastador é dose pra leão. Não nos esqueçamos que os adeptos das figuras com

    Responda
  33. Vilma Inácio

    Governo consegue piorar todo dia

    Responda
  34. Getulio Cunha

    Muitos comentarios só mostram como são desonestos a claque que pende para o lado do mal. Inflam empregos com bolsa familia, isto deveria dar cadeia. Falam de mercados cheios e aeroportos cheios tb. Como se em finais de ano ficasse tudo vazio. O pobre está se esbofeteando para comprar um frango, os aeroportos cheios de gente que o pt detesta q é a classe média. Hotéis cheios, mas não é de pobre e sim de mais classe média. Só faltava eles proibirem pobre de ir a praia grande

    Responda
    1. paulo cesar cruz

      Defina mal, por

  35. Rodrigo Barbosa Mesquita Neiva

    Não é sério

    Responda
  36. José Davi

    Juros de uma dívida pública muito estranha! Esse ruído é ruim

    Responda
  37. JAILSON DE BEZERRA

    Uns chamam de gastos, outros investimentos em nosso país. Sou desse último.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Uns chamam de responsabilidade outros de irresponsabilidade.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Uns chamam de realidade, outros de sonhos.

  38. Fernando Martins

    Governo de esquerda gasta no "cartão de crédito" e depois reclama dos "especuladores" e dos "ricos" para justificar que não tem dinheiro para pagar a conta. Espero que na próxima eleição não tenhamos estes dois malucos, um de direita e um de esquerda.

    Responda
  39. vicente machado

    Quase um trilhão de pagamento de juros mas o problema é salvar o Rio Grande do Sul das enchentes

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. O problema é equilíbrio orçamentário.

  40. Marcelo Pires Santana

    O ano da folha. 12 meses de massacre diário de besteiras das mais variadas contra o governo. Parabéns. Sigam assim.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      José, em primeiro lugar não tenho cargo público, os que tem aplaudo e, mesmo assim, não são empregados de presidente, mas do governo do país. Segundo, eu escrevo que acho correto opinar, sem desmerecer ninguém. Isso é minha opinião. Meu patrão sou eu e muito bem resolvido. Se você tem tara por patrão, ok.

    2. jose uilson joaquim dos santos

      Como pode né ? Falar mal do seu patrão!

  41. Jonas Santiago

    Estes colunistas comprados da Folha, principalmente quando o assunto é economia, citam sempre um sujeito indeterminado chamado de "agentes econômicos" e dizem que estão "preocupados". Impressionante. A senhora consegue descrever os "agentes econômicos" preocupados com os gastos do governo para a melhoria da vida das pessoas pobres? A preocupação deles deve ser que o dinheiro não está sendo colocado nas mãos já endinheiradas deles? Sabujismo deveria ter limite. Qual será o preço da colunista?

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      A Folha é inimiga do Brasil.

  42. Vital Romaneli Penha

    Este projeto Pé de Meia começou faz pouco tempo, é muito estranho este gasto enorme,se o projeto é pagar para o aluno não abandonar os estudos,acho que os alunos recebem adiantados, é só matricular e receber o PIX.

    Responda
  43. Abel Magalhães

    Tem-se que construir os emissários submarinos que o pres. Lula citou em discurso em Porto Alegre, na época da enchente, nos parece que irá acontecer de novo hoje...

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O povo gaúcho reelegeu o culpado pelas enchentes, o péssimo prefeito Melo e está sofrendo de novo. Que reclamem para os influencers e pastores do dinheiro, porque estarão sob as águas novamente diante de qualquer chuvinha. Mas, se livraram do "comunismo"...vai entender.

  44. César A C Sanchez

    "Terrorismo econômico" é o mantra que a Central de Patrulha da Folha lulopetista pediu aos sabujos que reproduzam na seção de comentários hoje. Falta criatividade a essa turma.

    Responda
  45. JORGE CESAR BRUNO

    E lamentável que um jornal do porte da FSP, se preste a fazer terrorismo econômico, numa época tão sensível com a troca de comando do Banco Central e o mercado volátil!! A quem interessa sabotar o governo Lula??

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      A quem tem tudo.

  46. VICTOR SAETA DE AGUIAR

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. vicente machado

      Gastar milhões em motociatas e pagar bilhões em juros da dívida pode sem problemas. Agora resolver os problemas do Rio Grande do Sul causados pelas enchentes a isso não pode

    2. Jonas Santiago

      Todo bozominion é carregado de preconceitos. Isso é fato. E o Lula é um dos que mais sofrem preconceito. "Desdedado", além de demonstrar capacitismo, mostra o caráter do indivíduo. Esse é mais um fascista da nova era.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      O fundo de reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e algo desprezível e banal? A cegueira política é amor ao Bolsonaro e um chaga difícil de ser curada!

  47. César A C Sanchez

    A central de patrulhamento ideológico lulopetista mandou os sabujos escreverem o novo mantra: "terrorismo econômico" desta Folha, rs. Notem que, no artigo publicado hoje sobre as agruras com a justiça de Sérgio Cabral, amigão em Lula1 e Lula2, nenhum comentário dessa turma a favor do outro "estadista" do RJ. Pensei que fosse clamar contra o "Lawfare", o "juiz parcial" contra Cabral...

    Responda
    1. José Antônio

      Cabral não atendia se quer as ligações telefônicas de Dilma em dois mil e quinze e dezesseis. O partido dele é um dos 22 partidos que contribuíram para os 367 votos na Câmara e 61 no Senado em dois mil e dezesseis quando do Golpe na Presidenta Dilma. Você crê ou não que o Cabral e o Cunha bradaram ´Não vou bancar o pato` e ´Somos todos Cunha`? Ah! Eles estavam vestidos com camisas amarelas ou não?

  48. César A C Sanchez

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  49. Waldemar Rodrigues Pereira Filho

    Investimento em produção e estrutura é "gasto". Pagamento de juro pra banqueiro e renuncia fiscal que beneficia empresário é.... Obrigação! A folha segue a saga contra o país e os que sempre se beneficiaram das mamatas seguem patrocinando a Campanha. Pig segue ativo.

    Responda
  50. alonso barros

    Folha = Terrorismo Jornalístico na Economia - Temporada 2025

    Responda