Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Fábio Salvador, os tipos mais irritantes são aqueles que entram na conversa apenas para exacerbar uma briga. São criaturas capazes de transformar uma manhã trivial de domingo em insultos velados e olhares atravessados. Esse microcosmo, tão comum em qualquer lugar do país, é apenas reflexo de algo maior. As redes sociais amplificam essa dinâmica transformando divergências em trincheiras. Memes substituem argumentos, e frases de efeito viram armas afiadas que cortam qualquer tentativa de diálogo.

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Fábio Salvador, grato pelo gentil comentário. Concordo com você. Eu, particularmente, não dou mais palco para esses fanáticos. Não discuto e não polemizo. Aristóteles chamava aqueles propensos à discussão de erísticos. Pois bem, erísticos comigo não têm vez. Fujo dos entusiastas de discursos inflamados, que acreditam que o país precisam de ordem acima de tudo, relegando a democracia a segundo plano e dos supostos defensores da justiça social, mas passam pano para os malfeitos dos companheiros.

    Responda
  3. Cesar Costa

    Ricardo Knudsen, vc se diz um democrata mas não respeita posições divergentes, agride as pessoas gratuitamente. Chama todo mundo de neofascista, até a minha amada mãe vc já atacou. Já lhe disse, leia no original o livro do Mussolini e vc terá algumas surpresas. Veja a formação intelectual dele, o que ele foi antes de fundar o fascismo é qual era o lema principal do fascismo.

    Responda
  4. Armando Moura

    A polarizacao foi exponenciada pelas redes, principalmente pela analytica, ha dez anos em cima de compartilhamento de desinformacao, Brexit. Nao ha simetria entre bolsonaro e lula, mais uma mentira que este reporter quer induzir, nem foi o PT que criou a desinformacao com os objetivos politicos, ja havia desde muito, o caso classico eh julgamento de Cristo. So ha uma forma de combater isto que e o desenvolvimento da capacidade de critica da informacao. Este reporter nao ajuda com narrativas.

    Responda
  5. Marenildes Pacheco da Silva

    Cruzes! Esse algoritmo da folha é eficiente no quesito viciante. Sair de todas as redes insociais há 4 anos, mas me sinto quase viciada em algumas matérias e seus comentários, e olha que assino alguns canais, jornais e revistas, mas a folha é a que mais leio.

    Responda
  6. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    A polarização é nefasta, sem dúvida. Mas a depender da pauta aqui na Folha, percebo nos comentários algum consenso como, por exemplo, os dois lados manifestam indignação com as benesses e privilégios absurdos do judiciário, dos militares e da elite do funcionalismo público. Além das emendas secretas Enfim, vislumbro pautas que podem nos unir. Utopia, talvez.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Ricardo, por óbvio, sou a favor de que todos que conspiraram contra a democracia sejam presos. Sem anistia para os golpistas. Dito isso, viveremos nessa polarização eternamente? Indignação e vigilância são sempre necessárias com a extrema direita, mas percebo muito ódio nos seus comentários: o que você sugere para resolver o problema?

    2. Ricardo Knudsen

      Ingenuidade pensar q aqueles q pretendem implantar uma ditadura tenham real interesse em discutir democráticamente o q quer q seja. A extrema-direita só faz o mìnimo do jogo democrático para acumular poder e suprimir a democracia. O q vc está pedindo é pra ser apunhalada pelas costas.

  7. José Cardoso

    A polarização deriva do Estado poder fabricar dinheiro. É muito barato. Os grupos políticos competem por quem fabrica e gasta mais para comprar indiretamente os votos dos eleitores. Poderíamos chamar de sistema inflacionista. Um acusa o outro de anti-povo diante de qualquer pudor contábil.

    Responda
  8. Marenildes Pacheco da Silva

    Geeeeeentem! Estou sempre indicando os podcasts com os professores Jessé Souza e João Cezar Rocha - podcast de nomes: embrulha sem roteiro, subsolo, que é da livraria da vinci, e também o icl, que tem um jornal bem didático, todos esses explicam de maneira simples, quão complexa a situação política/social e como agem os autores. Meu obrigada aos que deram suas vidas pela democracia e aos torturados. Vida longa aos que se comprometem com a mesma.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, não sou "freguês fixo", mas passeio com gosto! Inda mais com recomendação qualificada.

    2. Marcos Benassi

      Tô assinando embaixo, mesmo não sendo freguês destes conteúdos, cara Marenildes!

  9. Claudio Luiz da Cunha

    Demérito a eterna viúva do juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol

    Responda
  10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O maior problema sr Demétrio é a desigualdade social financeira e econômica que foi é sempre será fundamento do estado brasileiro

    Responda
  11. Cesar Costa

    Resposta a Luis Cândido Borges: Luis, o seu exemplo é verdadeiro quando fala da tentativa de golpe pela extrema direita, mas o espírito anti democrático se expressa de inúmeras formas, comprar parlamentares no mensalão demonstra um enorme desprezo pela democracia, a imensa corrupção do petrolão é outro exemplo. Se você acompanhar o movimento estudantil e a academia ou os sindicatos no passado verá outros exemplos. Não se iluda, somos humanos são muito parecidos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E a dificuldade de encontrar o comentário do nosso colega Cândido Borges, a quem você responde, prezado César? Trabalheira que se impõe aos colegas leitores, hein?

  12. Karina Kanazawa Rienzo

    Me considero de esquerda, votei em Lula em 2022, mas nunca chamei os antigos adversários políticos dele, como os tucanos por exemplo, de nazifascistas. Diferentemente do que vimos a partir de 2017 no Brasil, que foi sim a emergência de um movimento neofascista liderado por um ex-presidente encrencado com a justiça justamente por ações extremistas e/ou golpistas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      O q vc diz é tão óbvio, q só dá pra considerar falta de honestidade intelectual a posição de q há simplesmente um polarização entre democratas de visões divergentes. O q há é uma luta entre democratas e autoritários, os primeiros tentando preservar a democracia, os segundos destruí-la. A estratégia é a mesma da de Adolf na Alemanha. Subir pelo voto e depois usar o poder adquirido para implantar uma ditadura.

  13. Marcos Benassi

    Sinceramente, prezado Demétrio, não vejo porque considerar que a constatação de que a vida é, como um todo, um ato político, seja a origem dos conflitos sociais correntes - constato que apenas uma parte, talvez a minoria, das ideias conflitantes não são políticas senão sociais/comportamentais. Também a "polarização", como unidade analítica, não me parece boa; "enrijecimento", creio servir a ambos os lados conflitantes. Enfim, não há espaço aqui na Ágora pra grandes discussões, o que lamento.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      Olá fessor! Fazia tempo que não via sua interação nos comentários, daí pensei: cancelou a assinatura ou está de férias curtindo sua dentista favorita kkkk. Quanto a você não curtir as plataformas citadas por mim, divulgo-as para pessoas, que como eu, tiveram as oportunidades de acesso a boa educação roubadas. Dá pra perceber que você e poucos, são terrivelmente cultos, mas sempre aprende.

  14. Nelson Maria de França

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  15. Victor Jardim

    Artigo interessante como de costume, mas nao entendi porque polarizacao gera despolitizacao. Um elemento que nao deveria ser ignorado eh o desepero da grande midia com a sua queda de relevancia, mas talvez o colunista nao seja imparcial pra comentar. Outro elemento eh q as pessoas nao se interessam soh por hobbies etc, entao a queda da religiosidade e dos "pequenos pelotoes" do Burke eh relevante.

    Responda
  16. Paulo Silva Barbosa

    Esta polarização política e ideológica é a maneira mais fácil de desviar dos problemas existentes que afetam a maioria da população e postegá-los para um futuro que nunca chega e causando esta polarização social. Nossa classe política, com raras exceções são perdulárias e egoístas ao extremo.

    Responda
  17. Marco A Moreira

    Excepcional artigo! Muitos dos comentários corroboram o artigo.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Excepcionalmente passador de pano para o movimento neofascista do Bozo.

    2. Rodrigo Cabral

      Verdade.

  18. Jose Martins

    Demétrio, vc tem lado sim... Veja como ilustraram sua coluna com a montagem fotográfica. A bandeira brasileira é do povo brasileiro e não de apenas um lado político.

    Responda
    1. RICARDO Guimarães

      Calma meu caro. Como se deduz do próprio texto: as pessoas estão armadas até os dentes em suas respectivas "trincheiras". E o país perde....

    2. Rodrigo Cabral

      Era uma foto de uma barraca de artigos políticos nas vésperas da eleição. Não é montagem.

  19. Leonardo Trindade

    Um jornal que empresta seus veículos para a ditadura caçar pessoas é fascista, sim, Demétrio. Um jornal que é porta-voz do mercado, que é defensor de privatizações fraudulentas e que dá voz a ex-presidente que tentou derrubar uma das maiores democracias do mundo pode e muito ser criticado por suas escolhas editoriais. Já o que aconteceu com a jornalista é inadmissível.

    Responda
  20. Amarildo Caetano

    Somente a extrema direita é radical ,apesar da perseguição que á rede globo sempre fez á esquerda, não se tem ouvido dizer em aniquilar jornalistas ,como os olavistas o fazem .

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Viu? Vídeo abaixo.

    2. Gustavo Michelin

      Kkk

    3. Leonardo Trindade

      Fale por você. Eu sou totalmente a favor da revolução socialista e dizem que isso é ser radical.

  21. Hilton Japyassú

    A polarização social está no mundo inteiro, vide Trump, e todos sabem que ela é obra das big techs que controlam as redes sociais. Todo mundo sabe que a polarização gera engajamento e portanto lucro para as redes sociais, que são na real redes comerciais. Faltou dizer isso, que é o óbvio. Artigo raso.

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Na verdade somente o X apoiouTrump. Demais redes caíram para o lado da Kamala. Vide o TikTok.

    2. Filipe Karim de Azevedo

      Professor Japiassu!

  22. Alexandre Marcos Pereira

    Não importa onde se esteja, a tensão é palpável, como se o carregasse uma poeira invisível de discórdia. Dois lados se encaram como se estivessem diante de um espelho distorcido, incapazes de perceber as semelhanças que carregam. A tragédia dessa divisão, no entanto, não reside apenas na separação em si, mas na insistência de cada lado em demonizar o outro, transformando a coexistência em um campo de batalha ideológico. Na padaria da esquina, a discussão deixou de ser futebol e virou política.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Semelhanças pra quem passa pano pra neofascista. Só tem um lado q quer suprimir a democracia e assassinar adversários políticos, é o dos neofascistas seguidores do Bozo. Se nem depois das revelações do inquérito sobre o golpe te fizeram constatar isso, então lhe falta isenção e/ou bom senso.

    2. Fábio Salvador

      Estava comentando isso com minha esposa, Alexandre. Futebol e novela diminuíram de qualidade e a população aumentou muito. Aí, somos manipulados agora pela politicagem, pelos politicudos e pelos que acham que sem política não há vida em sociedade, tudo para gerar atenção, motivo de vida e verbas associadas. A polarização é fomentada pelos que se dão bem com isso.

  23. Alberto Henrique

    Tirar bolsonaro da presidência foi fácil, difícil é acabar com o hospício que ele abriu.

    Responda
    1. ANIBAL CARRION

      Pelo que li na folha, até hoje a reforma anti manicomial não foi concluída e há expoentes da direita que querem aumentar o prazo de internação. Será difícil Alberto acabar viu.

    2. Alberto Henrique

      Gisele Araújo, bolsonaro é capaz de tudo, até de tirar aposentadoria de velhinha. Hahahahaha

    3. Gisele Araujo

      Escreve como se o Bols...fosse o responsável pelas mazelas deste País. Acorda! Acabei de ver a notícia de uma idosa humilde de 85 anos, com depressão, que teve a aposentadoria cortada há 3 anos e aguarda em casa uma carta que não chega com a solução do assunto. Esse é o nosso problema, esse é o motivo da polarização.

    4. Romero Lima

      Não foi fácil. Ele perdeu a eleição e não quis sair. Fez aquele quebra-quebra e turma anda por aí a espera da Justiça , que pode tardar mas vem.

  24. Felipe Araújo Braga

    Eu penso talvez que tamanha iniquidade social leve a tal polarização. Ainda não sei, mas nossa desigualdade prejudica muito o país, o povo vive muito mal e agora com o discurso do empreendedorismo deturpado, o crescimento do pentecostalismo entre os pobres e o Bolsonarismo, o povo precarizado e explorado deu pra apoiar ainda mais sofrimento e exploração para si mesmo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Romero, não são opiniões divergentes. Vivemos em uma sociedade iníqua e desigual e a população não tem uma educação adequada.

    2. Romero Lima

      Penso que a polarização é consequência do avanço tecnológico. Para acaba-la agora, precisa-se acabar com a velocidade do som.

  25. weber tavares da junior

    Demetrio, embora lhe considere pedante, reconheço sua enorme capacidade de ler a realidade. Voce é um dos melhores. Entretanto, cuidado com os falsos paralelismos. O PT investiu no nós contra eles, mas o bolsonarismo topa o nós contra a democracia, é muuuuito different

    Responda
  26. Felipe Abrahão Veiga Jabur

    Bravo!

    Responda
  27. adilson pedroso

    Belo artigo Demétrio! Não tenho nada a ver com bolsonarismo, tampouco com petismo. Contudo, a depender do meu comentário sou censurado como nazista, fascista, extremista ou isentão. Pior, alguns comentários meus são taxados por esquerdistas como ataque às instituições. É lamentável.

    Responda
    1. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

      Parece que ainda mantém Bolsonaro no lado esquerdo do peito .

  28. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Nosso problema é a falta de uma ideologia, dizia Cazuza que " eu quero uma pra viver". Bolsonarismo é extrema direita,com pátria família e propriedade. Mas junto tem o lado louco como chamar ET pela luz do celular. Lulistas não tem ideologia só seguem o líder, que de esquerda não tem nada, amigo de empresários= opressores. Daí fica o viva o Corinthians ou viva o Palmeiras. Falta debates e cursos de política, socialismo, etc

    Responda
  29. Max Morel

    Excelente e oportuno artigo.

    Responda
  30. José Freitas

    A "polarização" da sociedade não deixa de ser benefica porque contrapõe visões distintas dos rumos que nossa democracia deveria seguir. Não é, de forma alguma, uma "doença social" mas sim uma prova de que a participação popular na politica é imprescindivel. É óbvio que, quem esta no Poder, gostaria de ser apoiado pela grande maioria da opinião pública, relegando a "oposição" à um lugar secundário. A liberdade de expressão trazida pelas redes sociais reduziu o "poder" e o lucro da grande midia.

    Responda
  31. Marco Antonio Dos Santos

    Nossos pensadores políticos(entre aspas), são semelhantes aos nossos especialistas econômicos.......querem q creiamos em suas pseudas e tendeciosas previsões...kkkk

    Responda
  32. Nilton Silva

    Perfeito diagnóstico.

    Responda
  33. Gabo Franca

    Excelente artigo

    Responda
  34. Debora Mazza

    Sugiro que suas ideas se apliquem a analise de conteudo do seu texto e das images nele contidas. A foto elegante do ex presidente e a foto informal e descentrada do presidente Lula produzem os mesmo efeitos de sentido criticados pelo Jornalista. Cuidado

    Responda
    1. Maria Martins

      Ótimo!

  35. Julius Cesar Alves Rolemberg Mendonça

    Lendo o artigo e seus comentários, percebe-se os diversos níveis de depuração do pensamento. No processo evolutivo que as espécies estão sujeitas ao longo dos milênios, me parece que a percepção e o discernimento não avançam em bloco, mas pontualmente. Demétrio pertence a esse pequeno grupo. Muito bom que seu pensamento esteja visível.

    Responda
  36. Paulo César de Oliveira

    A julgar pela virulência dos comentários dos assinantes, o problema da polarização no Brasil pode ser facilmente resolvida com uma boa guerra civil.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Guerra civil foi o q o Bozo prometeu anos atrás, caso fosse eleito (pretendia matar 30 mil, lembra?), e o q tentou deflagrar com a tentativa do golpe, q iria se iniciar com assassinatos políticos. Se vc tivesse um pouco de honestidade intelectual, reconheceria q a via truculenta vem do neofascismo bozista, em vez de colocar tudo no mesmo nível. O q vc queria, q se buscasse um fórmula intermediaria de consenso com os golpistas? Os democratas apenas defendem a democracia o melhor q podem.

    2. maria helena pinto oliveira santos

      São os tempos, gente. Este é o espírito do tempo - este despertar para tudo, atabalhoado,meio insano. A humanidade é assim, sempre. Mas é muito bom ter algo de qualidade e de consistência para ler, e os textos de Demétrio Magnoli são excelente exemplo deste prazer,desta alegria de pensar. A atividade de pensar com retidão, com objetivo, é que contribui para superar a imbecididade, não concordam?

  37. silvia ramos

    Demétrio, hoje, foi triturado por Cantanhêde, na Globonews. Fala a bobagem que quer, com ares de soberba, de grande crítico do tecido social. Via de regra, nada se aproveita. É muito desnecessário. Enfiou o rabinho entre as pernas.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Cantanhede planfleira do Lula? Só mesmo um bozo-neofascista seria capaz de pensar isso. Cantanhede é a tucana tradicional, do tipo antigo, de qdo ainda havia gente respeitável no PSDB.

    2. Jaqueline Mendes de Oliveira

      Silvia, eu assisti ao "debate" e concordo com você. Eliane se arretou diante de um comentário cínico do Demétrio contra a crítica que Eliane fez às parlamentares mulheres que defendem a criminalização de mulheres e meninas no exercício do seu direito ao aborto legal em casos de feto anencéfalo e estupro. O debate foi acalorado, mas importante. Demétrio não respalda esse grupo, obviamente, mas menosprezou a indignação da colega, levou o troco e arregou. Faz parte do jogo democrático.

    3. Gustavo Michelin

      Cantanhede, a panfleteira do lula?

    4. Rai Giovanni

      Globonews? Catanhede? Quem assiste isso? Da traço de audiência...

  38. Arius Kade

    A polarização social é um fenômeno preocupante que ameaça a coesão social. É essencial promover a educação política e o pensamento crítico para que as pessoas possam discutir ideias de forma construtiva e respeitosa, evitando a radicalização e o extremismo.

    Responda
  39. Fernando Sanches

    Desejo boa sorte e persistência para quem vai ler os comentários.

    Responda
  40. Marcelo Silva

    Se Manholi fosse juiz de futebol e caso os jogadores de um dos times entrassem em campo munidos de tacos de basebol, faca ba boca e chuteiras com pregos ele iria achar que faz parte do jogo! Parece ter uma dificuldade insuperável de diferenciar o que faz parte do jogo democrático e o que faz parte do mundo criminal!

    Responda
  41. Patrick Lima

    A afirmação de que a polarização política é um mero sintoma de "despolitização" revela uma compreensão superficial do fenômeno. Ao contrário, a polarização é um problema grave que enraíza-se em estratégias deliberadas de manipulação discursiva.

    Responda
  42. Patrick Lima

    Ao explorar as emoções e divisões da sociedade, atores políticos e midiáticos exacerbam as tensões e dificultam o diálogo construtivo. A presente análise demonstra que a polarização não é um fenômeno isolado, mas sim um resultado da instrumentalização da política para fins ideológicos e de poder.

    Responda
  43. Patrick Lima

    A polarização política é um desafio complexo que exige respostas multifacetadas. É fundamental desmistificar a ideia de que a polarização é um estado natural da política, reconhecendo as forças sociais e políticas que a alimentam.

    Responda
  44. Patrick Lima

    A educação política, a regulação dos discursos de ódio e o fortalecimento de espaços democráticos de debate são medidas essenciais para mitigar os efeitos da polarização e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Além disso, é preciso promover uma cultura de diálogo e respeito às diferenças, incentivando a busca por consensos em torno de questões de interesse comum.

    Responda
  45. MARCIO Gionco

    Isso tem a ver com a descentralização da comunicação que aconteceu com as redes sociais. Não há mais checagem nem moderação, e cada lado consome a narrativa que gosta. Reverter isso beira o impossível.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Por outro lado, também percebemos o quanto a mídia manipula e manipulou os fatos para o interesse do grupo politico. Nunca houve midia livre. Sempre, ao final, ao interesse do seu grupo politico. A FSP hoje, por exemplo, a serviço da maquinha amarela (grupo financeiro da Faria Lima). Uma ou outra opiniao dada em rodapes para dar um ar de pluralidade (que não ha).

  46. manuel rodrigues

    o autor qdo não está atacando a esquerda, sempre dá um jeito de compará-la à direita extremista e ávida por um golpe.

    Responda
  47. Kelly Naomi Tamarinuchi

    Só falta que esse cidadão culpe ao PT e aos democráticos deste país do 8/1/2023. O maior golpe de estado no Brasil desde 1964 e o “ Ilmo jornalista” ainda passa pano neles. Que escreva sobre a história da polarização do derby CorPal o PalCor …

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Maucaratismo mesmo, igualar aqueles q querem preservar a democracia com aqueles q querem destruí-la. O cinismo é tão grande, q nem o inquérito mostrando o plano de assassinato dos eleitos e do ministro do STF o faz abandonar sua hipocrisia e a defesa implícita dos neofascistas. A propósito, esse sujeito não é jornalista, é apenas um palpiteiro com alguns diplomas na área de humanas. Não creio q alguma vez tenha feito um curso de ética jornalística.

  48. Cesar Costa

    É muito interessante ver aqui comentários ressaltando como a esquerda é democrática e a direita é autoritária. A história está aí para nos mostrar quão anti democráticos podem ser os dois lados, mas parece confortável moralmente olhar para o adversário e acusá-lo do que você também é. Pobre de nós humanos, temos um longo caminho pel frente!

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Sobre o seu “o que vc tbém é”, fale por vc. Só pq vc aderiu ao autoritarismo neofascista, não significa q o resto da humanidade tbém o fez.

    2. Ricardo Knudsen

      Vc tbém faz o jogo sujo da FSP de chamar o Bozo de direita, qdo representa a extrema direita, q para evitar polêmicas, eu chamo de neofascista. O grupo do Bozo foi o único a tentar um golpe de estado e a propor assassinato como arma política desde a redemocratização. Então, ao menos tenha a hombridade de chamar as coisas pelo nome. É fato, porém, q a direita tradicional sentou no colo do Bozo por razões eleitoreiras. Hoje, de fato, são um apendice do neofascismo q assola o país.

    3. Maurício de Paula Kanno

      Concordo com Luiz abaixo. Tem q ver na prática q ideologia foi extremista a ponto de romper ou quase o sistema republicano democrático. No Brasil só tivemos Lula como líder do Executivo federal praticamente como representante da esquerda, e se associou ao centro e direita pra governar. Já de 1964 a 1982, os militares levaram o país à repressão imensa, ao que Bolsonaro sempre louvou e tentou fazer igual - só nao conseguiu. Elogios sempre fez até oficialmente.

    4. Luiz Candido Borges

      Bem, César, de fato, tanto a direita quanto a esquerda podem ser anti-democráticas - há muitos exemplos na História. Mas a nós interessa o caso brasileiro, principalmente nas décadas recentes. Me diga: que lado foi mais anti-democrático? Que lado mais construiu, ainda que com ressalvas, e que lado não fez outra coisa que destruir a terra, as gentes, as instituições? Não dá para nivelar os dois lados.

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Ou para trás .

    6. Kelly Naomi Tamarinuchi

      Milhares de pessoas foram ganhar o pão no dia 8/1/2023 e uma massa contratada de bandidos tentou assaltar a nossa liberdade destruindo apenas , como cavernícolas, a própria liberdade. Zero anistia ao pai o mae da família brasileira que foi destruir a própria liberdade

  49. nilton campos

    Aqui com meus botões, quando converso com pessoas que desconheço seu alinhamento ideológico tento ocultar o meu, uma tentativa de prevenir o " metrô linha 743" contemporâneo. Se o interlocutor for bolsonarista, logo digo que sou "esquerdopata", e aí quem sabe até nos tornamos amigos. Difícil imaginar? Então me parece que o colunista está certo.

    Responda
  50. Bruno Sebastião Neto

    A palavra polarização é uma nomenclatura recente(mais sempre existiu) Ela emergiu de uma conjuntura politica/mídia social em que a extr ema dire ita conseguiu capitar, e fazer dela sua base, criando animo sidade na sociedade jamais vista ,é no ca os onde eles conseguem se destacar infelizmente ?

    Responda