-
Humberto Giovine
A questão central é que o próprio termo "polarização" surgiu após a eleição de bolsonaro, com ódio mortal a tudo e todos aqueles que pensam de forma contrária. No tempo do "nós contra eles" existiam apenas adversários, mas jamais agressões verbais e físicas, até o extremo do assassinato (tivemos vários exemplos nos últimos anos). E este cenário foi incentivado ao máximo pelo ex-presidente, a ponto de chegar até a opiniões de fatos internacionais. Um absurdo aberrante, infelizmente uma realidade
-
jose camargo
Enquanto existir polarização, haverá vida e de tédio ninguém morrerá.Já dizia o poeta: Toda unanimidade é burra,portanto vida longa à polarização. A polarização,seja política ou social,é uma muralha que se ergue ante o fantasma do totalitarismo. .
-
JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES
Bem colocado: o uso da polarização como instrumento de obter apoio (seguidores, votos, etc.) por políticos que não querem o embate de ideias e baseiam-se no "nós contra eles". Agora, ainda agravado pelo uso da "popularidade digital", que consegue votos pelo número de "likes", "seguir", etc.
-
Ivo Ferreira
Lendo os comentários, percebe-se como o cronista está certo. A questão é que um lado sempre acha que o outro é radical e mentiroso. Se a análise não aplaudir um dos mitos, o gado raivoso entra em ação. Os fatos não importam.
-
nemesio salvador
A maior polarização social que atinge o Brasil é antiga: poucos com muito (a maior parte) e muitos com muito pouco (a mínima parte).
-
Jose Alexandre Barbosa
Então, supondo que o Sr lê os comentários, pode me dizer se o presidente Lula tá certo em dizer que ESSA GENTE TEM WUE SER EXTIRPADA? Eu tenho a mesma opinião sobre ambas as falas, mas tem gente que acha as palavras lindas na boca de um e ruins na boca de outros. Tipo, eu quero a morte da classe média. E posso ficar aqui escrevendo exemplo a noite toda.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Caro Demétrio, reproduzo aqui o longo comentário que fiz na coluna do Vinícius T. Freire. Achei pertinente, em razão de você falar da tal polarização da sociedade. Tá mais viva do que nunca: na padaria, no açougue, nas bancas de revista, na academia, na pelada e em tudo quanto é lugar:
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
O cenário é desalentador. A gente começa o ano de 2025 sem esperança. Hoje pela manhã na padaria fui abordado por uma dessas(ses) viúvas daquilo q desgovernou o país por 4 anos, instalou a insegurança jurídica, planejou golpe, foi protagonista de uma tragédia humanitária, cativou o agro e o "mercado". A(o) viúva me perguntou ironicamente: O q você acha do preço da carne e das coisas, do dólar da inflação dos alimentos? Completou: É vocês acreditaram naquela emissora de Tv.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Eu respondi a ele: Para comer carne ou comida, primeiro temos de ter vida. Você ainda tem a sua, mas se dependesse do genocida você aqui já não estaria, vamos esperar set/out de 2026, aí você discute política, escolhe e vota.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ocorre que entre as viúvas do genocida temos o agro e o "mercado" que financiam as candidaturas do pessoal da "roubança" via emendas, e torna o país ingovernável. Nada me tira da cabeça que as viúvas ricas vêm alimentando a especulação do dólar e dos preços, via grupos de WhatsApp e os tais influenciadores digitais, pastores cibernéticos, reais e surreais. Tentar explicar tudo isso para a viúva da padaria e boa parte da população é uma luta inglória. (Sigo...)
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Ainda mais agora, que os veículos de comunicação, inclusive aquela grande emissora de televisão, perderam completamente a credibilidade depois de terem enganado a população em 2015 e financiado o golpe. Deu ruim para aquela emissora, pois o golpe foi o DNA do genocida, que conseguiu desacreditá-la mais ainda. Hoje grande parte da população só se informa pelos smartphones, zaps e redes sociais, que são dominadas pelo pessoal da roubança... das emendas!
-
Rodrigo Flexa
As falsas simetrias da argumentação são o mais puro suco da desonestidade intelectual.
-
Rodrigo Flexa
Como esse senhor é reacionário, logo mais, dirá que a volta da escravidão será boa para a economia.
-
Romero Lima
A polarização é consequência do avanço tecnológico , facilitando a comunicação. Querem a volta do Repórter Esso.
-
adenor Dias
A escravidão ainda existe para o povo pobre, e não só para os negros! E pior: é uma escravidão sem senzala, o cara trabalha por um salario mínimo, e tem pagar aluguel, e o escravo produtivo ao ser demitido, não tem valor de venda! Não ganha outro senhor...
-
-
Carlos Eduardo Cunha
Existe a extrema direita como Pinochet e Bolsonaro que demonizam os demais e existe a extrema esquerda que adota ditaduras como Venezuela, Cuba e Irã e demoniza os demais sempre com palavras de extremo ódio. O que o Demetrius falou é óbvio, se não enxerga precisa sair da bolha para ver.
-
Ricardo Knudsen
Cunha com a mesma hipocrisia do colunista, omitindo q o único grupo que, desde a redemocratização, tentou implantar uma ditadura e assassinar adversários foi o do Bozo e seguidores. Colocar democratas no mesmo nível de criminosos golpistas e seus apoiadores é um jogo desonesto, q visa fortalecer os neofascistas.
-
Luiz Candido Borges
Carlos Eduardo, só em listar o Irá como "de esquerda" mostra seu nível de desconhecimento... E o Pinochet implantou uma das piores ditaduras da América Latina. O Bozo, após passar quatro anos vociferando por uma ditadura como a de sessenta e quatro, tentou um golpe, aliás, em duas ocasiões: antes e depois da posse do Lula, esta última de modo, digamos, mais "sutil", atendendo ao "clamor púbico". Quem deve sair da bolha é gente como você!
-
Joaquim Rocha
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Valdir Teixeira da Silva
O articulista tenta sistematicamente igualar criminosos golpistas, com políticos que seguem o jogo democrático. A polarização não é problema e não é crime, desde que as regras legais sejam cumpridas. Bolsonaro e parte da direita devem ser tratados como o que realmente são, criminosos.
-
Ricardo Knudsen
A coluna do gênio me lembra dos vìdeos do Porta dos Fundos, da série Polêmica do Dia (se não me engano). No sketch, um cientista ultra-especializado é surpreendido qdo trazem um ignorantão truculento para debater com ele um assunto de sua especialidade. O moderador trata o debate como se as posições de ambos fossem igualmente respeitáveis. Tudo mera questão de opinião. O q seria do verde, se todos gostassem do amarelo é o bordão do moderador. Democrata, neofascista, tudo igual!
-
Joaquim Rocha
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Ricardo Gauna
Delícia mether o phau nesse thonto do Desmérito. O cara é tão raso e confuso que gera quase uma centena de comentários (alguns ótimos, outros vomitativos) toda vez que despeja seu textículo nesse quase respeitável veículo, digo quase porque tem cada articulista, que somados não valem um peso argentino.
-
Valdir Teixeira da Silva
Fazendo uma analogia futebolística, voce pode torcer pelo seu time até o limite de não deixar de cumprir as regras do jogo e não matar o seu oponente. No caso, o time da direita, representado pelo Bozo, saiu das quatro linhas.
-
raymundo de oliveira reis neto
Então os 40 anos mais estáveis da democracia no Brasil levaram à despolitização da população. O nome disso é paradoxo, já dizia o outro, não é Demetrio?. Acho que como de habito o articulista tenta colocar no mesmo plano o PT e o bolsonarismo fazendo contorcionismo intelectual. Acho que a população está sim mais politizado mas o nível é baixo e há razões históricas para isso.
-
Henrique Monteiro
Falou pior comentarista da Globoneus.
-
Ricardo Knudsen
É q ele não comenta, vomita suas conclusões enviesadas e dogmáticas.
-
-
CID MAROCCI GONCALVES SILVA
Eu queria saber onde, em termos práticos, esse articulista enxerga simetria entre os alucinados da extrema direita, que volta e meia protagonizam açoes violentas e outros barraco, e hipotéticos esquerdistas. Onde estão os alucinados de esquerda? É tomar o leitor como és tú p1d0.
-
Ricardo Knudsen
É isso Cid, a coluna do gênio da Geografia me lembra dos vìdeos do Porta dos Fundos, da série Polêmica do Dia (se não me engano). No sketch, um cientista ultra-especializado é surpreendido qdo trazem um ignorantão truculento para debater com ele um assunto de sua especialidade. O moderador trata o debate como se as posições de ambos fossem igualmente respeitáveis. Tudo mera questão de opinião. O q seria do verde, se todos gostassem do amarelo é o bordão do moderador.
-
-
Ricardo Knudsen
A falácia dos bozistas moderados, como o colunista, é de que tudo em política é igualmente respeitável. Igualam os democratas aos neofacistas, os q defendem as instituiçôes aos q querem destruí-las. Escondem que, enquanto a disputa política envolver só democratas, como foi entre PSDB e PT por décadas, o sistema se mantém. Mas basta os neofascistas terem sucesso uma vez, e a democracia acaba. Bozo não venceu, pq o golpe falhou, mas passou perto. O preço da democracia é a eterna vigilância.
-
Ricardo Knudsen
Freire, mas sua extupidez vc pratica com qquer ortografia.
-
Ricardo Knudsen
Freirinha, vc q é tão esperto, não percebeu q a ortografia alternativa é para poupar trabalho à censura da FSP?
-
Roberto Freire
Caro Ricardo. Estupidez se escreve com s.
-
jose camargo
O seu conceito de democracia está alicerçado na disputa somente de um espectro ideológico. E é claro, o teatro das tesouras,para que se mantenha o sistema,o status quo. Não há nada mais fascista do que esse tipo de pensamento.
-
Ricardo Knudsen
Augusto com problema de compreensão de texto, mas tá lá. PSDB (qdo ainda existia) e PT. Naturalmente, falando como partidos q lideravam blocos políticos, q incluíam outros partidos. O movimento neofascista do Bozo é o primeiro abertamente autoritário desde a redemocratização, o único a tentar um golpe de estado e a resgatar assassinato como estratégia política. O trágico é q a direita e o centro tradicionais, q antes integravam blocos democráticos, se venderam barato e caíram no colo do Bozo.
-
Augusto Resende
A quais democratas você se refere especificamente?
-
-
niemeyer franco
Demétrio continua desmérito.
-
DERLAN TROMBETTA
Criaram no esforço de criar o anti petismo geraram o fascismo bolsonarista e agora fingem que não têm nada a ver com isso!
-
Augusto Resende
O anti-petismo não precisou de esforço para ser criado. O PT fez isso por si só com grande facilidade
-
-
Alfredo Azevedo
O Demétrio sempre adotou esta postura de um suposto observador que, do alto de suas "sandálias" observa, "sabiamente", a dinâmica da sócio/política sem se comprometer. É um direitista, sabemos todos. Porém, em função do emprego, posa de Pilatos. É um "Guzo" sem coragem de assumir-se..
-
Ricardo Knudsen
Essa é a melhor biografia profissional e ideológica jamais escrita para o Demérito. O texto é curto, é fato, mas é muito mais do q ele merece.
-
-
MARCIO OLIVEIRA
Excelente texto Demétrio...
-
Matheus Reis Mattos
Quem pratica a politização total da vida, hoje, é a esquerda; e isso é fascista. Esse foi um dos motivos pelos quais eu pulei fora.
-
Matheus Reis Mattos
Vocês nem sabem o que é a esquerda. Vocês acham que são esquerdistas porque ficam ouvindo esses ativistas fazendo lavagem cerebral em vocês e não têm acesso a nenhum contraponto. Se displugar da matrix, vocês voltam ao normal e largam o antidepressivo.
-
Ricardo Knudsen
Matheus, junta o seu Firestone com o Michelin de um outro comentário por aqui, q vcs podem abrir uma loja de pneus direcionada ao mercado bozista. Vai dar supercerto, o mercado de pneus para cultos cresceu muito com o Bozo, cada vez tem mais gente q adora cantar pra eles.
-
Matheus Reis Mattos
A esquerda não lê mais, apenas repete a lavagem cerebral dos burocratas para quem vocês querem dar o poder de censura e estabelecimento de uma ortodoxia do pensamento. A esquerda condena virtudes e aplaude vícios, defende que o bem e o mal são ontologicamente equivalentes, quer submeter as leis da natureza à própria vontade e distorcer o passado e os dados sociais para criar uma ficção. A esquerda funciona a base de drogas, antidepressivos e narrativas ficcionais. Pode enterrar porque morreu.
-
Matheus Reis Mattos
Judith Butler argumenta que a performatividade de gênero é politizada e que as normas sociais e culturais moldam profundamente nossas identidades e interações pessoais. Bell Hooks argumenta que o amor, as amizades e as relações familiares devem ser politizadas como parte da luta feminista e antirracista. Antonio Gramsci introduz a ideia de "hegemonia cultural", discutindo como todas as dimensões da vida (inclusive relações interpessoais) são arenas de disputa política.
-
Matheus Reis Mattos
Foucault defende que o poder é exercido em todas as esferas da vida, incluindo as relações pessoais e que uma esfera privada separada do político não existe. Marcuse defende a integração entre as dimensões pessoal e política para a criação de uma sociedade politicamente consciente, como o ideal da psicanálise. Shulamith Firestone defende que a opressão de gênero deve ser combatida em todas as esferas, incluindo a família e as relações interpessoais, propondo a total politização do pessoal.
-
Rodrigo Flexa
What?
-
Ricardo Knudsen
A lógica neofascista é hilária. Politizar a vida é neofascismo? A frase de Curran O preço da democracia é a eterna vigilância é admirada por democratas de todos os matizes. Como é claro, traz a mensagem sobre a importância de se manter politicamente ativo e alerta. Mas para o colunista, politização é se alienar do q ocorre, e só a cada 4 anos escolher a personagem mais simpática. Sem ter idéia de quem realmente seja, pois não acompanhou seu comportamento na vida pública.
-
Andre Moraes
Meu Deus. Só posso dizer que depois de tanta besteira em uma única frase que você fez bem. Aí onde esta encontrará seus iguais.
-
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Para simplificar, existem 5 campos políticos. O Centro, a Centro Esquerda e a Esquerda Raical ou Extrema Esquerda, a Centro Direita, e a Direita Radical ou Extrema Direita. A Extrema Esquerda não existe mais, surgiu contra o AI5, sumiu nos porões do Dops. A Centro Direita também não, foi anulada pela Exrema Direita. E o Centro, virou Centrão. Assim temos agora, a Centro Esquerda, o Centrão e a Extrema Direita. Nessa última se reúnem os doentes.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Que eu saiba, Camargo, a Esquerda jamais pediu golpe militar com edição de AI5. Jamais defendeu tortura e torturadores. Jamais planejou assassinato de autoridades eleitas. Jamais tentou explosão em evento com 20 mil pessoas no Rio Centro. Que eu saiba, não inunda as redes sociais com Fake News e ódio contra pessoas, nem ameaça jornalistas como Natuza Nery. Nem mesmo a Extrema Esquerda jamais o fez.
-
jose camargo
A esquerda é extremista por natureza. Portanto,só existe extrema esquerda.
-
Luiz Candido Borges
...os doentes e os piores kanalhas!
-
-
Andre Moraes
É difícil para alguém da direita criticar os maniacos sociopatas da extrema direita sem tentar fazer uma equivalência; e para isso critica até quem na esquerda fala a verdade sobre a retórica fascista/nazifascista do bolsonarismo. Poderia ficar na crítica de quem chama a Folha de Nazifascita o que obviamente é um absurdo, mas também é verdade que a folha dá palco para sociopatas do mesmo quilate do policial, veja entrevistas do Bozo que rotineiramente destratava jornalistas.
-
CASSIUS CLAY MOREIRA
Sinceramente, a Folha não deveria ter um pateta desse medito a intelectual entre seus articulista. Esse cara tem um discurso racista e classista.
-
jose camargo
Pra saber se o fascismo e o nazismo eram de esquerda ou de direita é muito fácil;Basta saber com quem andavam Hitler e Mussolini. Eles eram mais próximos de quem? De Churchil ou de Stálin? REspondida essa pergunta,você poderá aplicá-la,por ex,a Lula e a Bolsonaro.Fácil,nè? Não precisa perder seu tempo lendo dezenas de livros mais áridos que um deserto. Atenha-se apenas à lógica elementar.
-
FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA
O troféu do dia , hoje vai para o Amargo.
-
nemesio salvador
Afff!
-
nemesio salvador
Aff!
-
Rodrigo Flexa
Claro, não precisa ler, e assim nada do que falou tem pé nem cabeça, por favor, vamos estudar para saber argumentar.
-
Ricardo Knudsen
Só pra divertir, vamos lembrar um pouco de história ao Zezé de Camargo. Quem foram os líderes dos Aliados, q venceram a guerra contra o Eixo, aquele do Adolf e do Benito? Roosevelt, Churchil e, ora vejam, Stalin! Pelo método fácil do Camargo, Churchil e Roosevelt eram de esquerda, pois andavam com Stalin. O pior é q certas pessoas nunca se darão conta de quanto suas idéias são extúpidas.
-
CID MAROCCI GONCALVES SILVA
O n4z15mo nunca foi de esquerda. Basta ver o tratamento que o próprio H17ler deu às SA, que era o grupo que poderia ser, talvez, apontado com uma incipiente tendência socialista. Foram sumariamente suprimidos (leia-se, e x e cut@d0s).
-
Ricardo Knudsen
Tese antiga de alguns fascistas, manipuladores q são. Faltou explicar pq Adolf arriscou, e perdeu, sua maior aposta abrindo o flanco russo, q lhe custou a guerra. Adolf odiava os comunistas e os temia mais do q a qquer um. A repressão aos sindicatos alemães foi brutal. Mas o pior, Zé, é sua desonestidade maior: a esquerda sempre repeliu qquer ideologia de superioridade racial, e por princípio maior, sempre defendeu o oposto, a igualde entre as pessoas. Suas mentiras são vergonhosas.
-
Ricardo Knudsen
Tese antiga de alguns fascistas essa, q naturalmente só surgiu muito depois deles perderem a guerra. Faltou explicar pq Adolf arriscou, e perdeu, sua maior aposta abrindo o flanco russo, q lhe custou a guerra. Adolf odiava os comunistas e os temia mais do q a qquer um. A repressão aos sindicatos alemães, em geral liderados pela esquerda, foi brutal. Isso sem contar s
-
Andre Moraes
Imagina ser moderador da Folha e ter que ler esse tipo de coisa todo dia? É uma atividade insalubre até para uma pobre IA.
-
-
henrique de paula
Falsa dicotomia. Onde está a esquerda radical que contrapõe a extrema direita? PT e o finado PSDB são quase centro.
-
Marco Franco
O NÓS CONTRA ELES do Lula era o.povo, incluindo a imensa classe média do Celta ao Corolla, contra a elite que mata a economia por concentrar quase tudo. O NÓS CONTRA ELES de 2018 foi diferente: veio para botar povo contra povo e num nível de ódio que o Brasil nunca viu.
-
Hercilio Silva
Demétrio, é a extrema direita que produziu a politização das relações sociais. Nem adianta querer igualar lados, posso citar casos de conhecidos e parentes próximos, não adianta dizer que foi o PT que começou, porque a polarização era apenas no campo da política. Agora foi até para a atuação de médicos. E isso foi obra da extrema direita.
-
Ricardo Knudsen
Vc tem razão. Isso pq o desejo dos neofascistas é controlar tudo, mas particularmente os costumes, e limitar os direitos individuais de acordo com seus preconceitos.
-
-
Ricardo Knudsen
Hipocrisia do colunista falar em polarização, já q odeia o governo e o PT desde sempre. Defensor do genocídio em Gaza, acusou o governo de hasemitha, de ter intenções políticas inconfessáveis, de manipulador de argumentos humanitários etc. E pq? Pq o governo apoiou a denuncia de genocídio na ICJ. Pra ele, Bibi e as IDF só protegiam seu povo e perseguiam criminosos. Hoje reconhece q há uma limpeza étnica em Gaza, mas nunca voltou atrás e apoiou a ação humanitária de Lula.
-
Andre Moraes
César e sua perseguição a Lula. Não entende o significado sobre ser político. Lula apenas não perde tempo em lutas que sabe que não vai ganhar e concentra esforço naquilo que pode convergir. Isso incomoda fanáticos e até os fanáticos que não se acham fanáticos como o César; que acha que política é destruir, é enfrentar quem a todo custo quem pensa diferente.
-
Ricardo Knudsen
César, rapaz, não tinha nada menos extúpido pra postar hoje?
-
César A C Sanchez
Fica revoltado não rapaz. Lula ao menos eu, não vejo Lulão como "extrema esquerda". Ouso dizer que nem "esquerda" ele é. Lulão é camaleão, metamorfose ambulante, típico político do Centrão, sem ser de um partido do Centrão. É "o cara" que afagou Maluf, Sarney, Collor e seja quem for que lhe sirva nos conchavos que originaram o Mensalão, o Petrolão, etc.
-
-
Ricardo Knudsen
Cansei da palhaçada de discutir o q é fascismo e quem é fascista. Os sem-noção logo vêem discutir suas raìzes e blábláblá, para concluir q o Bozo não é fascista. Por isso, faz tempo q uso o têrmo neofascista. Se é neo, não precisa ser igual. Então, neofascista pra mim são os q: querem suprimir a democracia e liderar a ditadura, defendem a tortura e o assassinato de adversários, são misóginos, homofóbicos e racistas, querem a predação do meio-ambiente e são inimigos da ciência. Parece o Bozo?
-
Ricardo Knudsen
Hipocrisia do colunista falar em polarização, já q odeia o governo e o PT desde sempre. Defensor do genocídio em Gaza, acusou o governo de a.semita, banalizador do HoloC., de ter intenções políticas inconfessáveis, de manipulador de argumentos humanitários etc. E pq? O governo apoiou a denuncia de genocídio na ICJ. Pra ele, Bibi e as IDF só protegiam seu povo e perseguiam terroristas. Hoje reconhece q há uma limpeza étnica em Gaza, mas nunca voltou atrás e apoiou a ação humanitária de Lula.
-
Ettore Fellini
Citar Hannah Arendt é cliche de jornalistas , principalmente daqueles com poucas leituras e que querem parecer que tem conhecimento teórico. Se o autor conseguisse fazer reflexões além de sua visão estreita e do senso comum perceberia que o maior totalitarismo que vivemos é o da hegemonia americana .Domínio este que suga riquezas de países pobres e emergentes , molda corações e mentes e que cria um senso comum como este que ele advoga.
-
Gabo Franca
Eva, sempre ofendendo pessoalmente as pessoas que conentam... Que vergonha!
-
CID MAROCCI GONCALVES SILVA
O Demétrio Magnoli é famoso, sim. Por passar vergonha armando barracos na GloboNews, onde esbanja grosseria e invariavelmente defende posicionamentos obtusos ou intelectualmente desonestos, ao ponto de tirar do sério seus colegas de bancada. Garantia de vergonha alheia.
-
EVA STAL
Ah, se você tivesse a inteligência do cineasta homônimo! Quer dizer que Demétrio Magnoli é um jornalista de poucas leituras? Ele é um famoso geógrafo antes de ser jornalista
-
-
Rogerio Lima Afonso
É que entre os dois polos de neurônios, falta o do meio, para pensar, refletir o que o primeiro sentiu e o outro descarregou...
-
Márcio Marques Alves
Isso é até compreensível, já que "do meio" em política, significa centrão. E por centrão, todos sabem que é a negação de qualquer ideologia, pelo puro fisiologismo. O problema das emendas parlamentares é bem o reflexo disso. Ideologia é essencial no debate político, o que não significa autorização para agressões gratuitas. Porém a defesa de pautas sociais embasadas em ideologias equivocadas onde o mais importante é a pauta de costumes, tanto progressista quanto conservadora é mais preocupante .
-
-
Márcio Marques Alves
Um texto que prometeu muito no título, mas que frustrou na argumentação. Quem é que por mais polarizado, seria favorável a qualquer tipo de agressão? Quando você mencionou sobre polarização como doença social, pensei que se referisse aos progressistas que criticam, os chamados por eles, de "pobres de direita". Só porque estes, não aceitam as esmolas concedidas por um Estado o qual jamais se interessa em resolver os problemas estruturais da sociedade; e pelo visto, nem os colunistas da imprensa.
-
Márcio Marques Alves
Realmente, agora concordo com você. Você tem toda a razão.
-
Ricardo Knudsen
Gente com sua idade mental é quem gosta de vencer discussões. Adultos não pensam desse modo, não distutem pra vencer.
-
Márcio Marques Alves
Sim, é impossível ganhar uma discussão de alguém como você. Sim, você venceu. Parabéns!
-
Ricardo Knudsen
Marcinho me lembra crianças com aquelas regrinhas infantis pra se dizerem ganhadoras de uma discussão . Você apelou pro sarcasmo, logo perdeu a discussão. Qual a idade mental dessa gente, 7 anos?
-
Márcio Marques Alves
O que seria da pobre jornalista, à qual sofreu insultos e ameaças de um policial, se ela claramente se manifestasse favorável ao ex-presidente? Talvez o mesmo que eu. A "sorte" dela, é que nunca contrariou nenhuma recomendação do governo. Observa-se nos comentários, que ninguém a defende, apenas me atacam, por crerem que supostamente concordo com certos tipos de ações, cometidas pelos dois lados - tanto de partidários do governo, quanto de seus adversários.
-
Marcelo Silva
Calma, faz arminha que passa e se não passar tenta tomar a sua cloroquina e rezar prá pneu antes de ir prá caminha!
-
Márcio Marques Alves
Apelou pro sarcasmo, logo perdeu o debate das ideias, se é que da parte de vocês, exista alguma. Por isso vocês não vivem sem polarização. Fingem que concordam com o autor, mas sobrevivem dela. Pois o "direito à vitimização", vocês não aceitam sequer compartilhar. Apenas vocês, podem ser vítimas de complôs, rascunhos sobre tentativas de golpe e até "assassinatos"; vocês mesmos, nunca machucam ninguém, nunca ferem ninguém; estão sempre na condição dos que sofrem, dos perseguidos...
-
Ricardo Knudsen
Marcinho, tadinho, vítima do complo dos assinantes esquerdistas do jornal. Essa alcatéia de comunistas maus, perseguindo o pobre menino bozista indefeso. Escreve uma cartinha pro Bozo reclamando, quem sabe te dá alguns conselhos (embora eu suspeite q seria algo do tipo deixe de ser molenga, tá OK?).
-
Márcio Marques Alves
Vocês mesmo, Ricardo! Já que vocês agem em grupo, assediando comentários de todo aquele que ouse discordar de vocês.
-
Márcio Marques Alves
Hernandes, os problemas estruturais estão aí, e o governo que se serve dos pobres, não quer resolvê-los. Parece polarizador, pois para vocês, basta discordar do progressismo (que para você parece clichê), para vocês nos classificar para o lado da "extrema direita". A prova do que estou dizendo é o projeto de renda mínima defendida pelo ex-senador Eduardo Suplicy, do próprio partido do governo, que é ignorada, pois é algo que não distingue empregado e desempregado; rico ou pobre.
-
Ricardo Knudsen
Vcs quem? Eu assino sozinho meus textos e só falo por mim. Deixe de ser preconceituoso.
-
Márcio Marques Alves
Não estou me fazendo de vítima. Eu realmente sou. Não me interessa essa briga. Me sinto ofendido quando alguém de esquerda, se refere a pessoas que não se submetem à sua ideologia como "pobres de direita". Para vocês, neutralidade significa participar de tudo aquilo que vocês acusam seus adversários, mas que nada se confirma. Se tudo o que dizem fosse verdade, todos já teriam sido presos e não haveriam apenas algumas prisões homeopáticas.
-
Ricardo Knudsen
Márcio, não se faça de vítima. Não há problema em ser pobre de direita, mas não é o seu caso. Vc é seguidor do movimento neofascista do Bozo, q quer acabar com a democracia, impor seu princípios a todos e, de quebra, botar sua tchurma nas tetas do Estado.
-
Márcio Marques Alves
Mas os "pobres de direita" só querem ser respeitados como a classe média. Nós não ligamos para quem tem razão ou não. O que queremos é que as brigas cessem para que o crescimento econômico (sem inflação e dólar caro, por favor), contemple realmente aqueles que mais trabalham e que o governo diz defender, mas que no fim, não consegue; pois está ocupado demais tentando criminalizar adversários.
-
Ricardo Knudsen
Esqueceu-se da deputada Carla e seus meganhas correndo atrás de um jornalista, armas em punho, durante as eleições? Um dos meganhas foi preso por ter disparado contra o jornalista pelas costas, homem desarmado em fuga! Igualzinho à polícia do Tarcísio.
-
Ricardo Knudsen
A resposta sobre quem seria favorável à qquer tipo de agressão é óbvia: os bozistas! O golpe previa assassinar o presidente, seu vice e ministros do STF. E como o Bozo adiantou há anos, a etapa seguinte seria assassinar 30 mil adversários, ou na verdade, qquer um q pensasse diferente dêles. Fora isso, as agressões físicas, e até assassinatos, partindo de bozistas, viraram rotina nas duas últimas eleições presidenciais. Pergunto: algum dito pobre de direita foi agredido fisicamente?
-
Hernandez Piras
Imagino que não, mas pelo fato de você só repetir os clichês habituais da direita contra o progressismo, que são puro produto do exagero. Tem certeza de que, por exemplo, todas as prestações sociais são "esmolas concedidas pelo Estado"? Tem certeza que bastaria "resolver os problemas estruturais da sociedade" para tornar tais benefícios dispensáveis? Aliás, tal solução é plenamente possível? Muito polarizador e simplório!
-
Márcio Marques Alves
E a sua avaliação negativa só se deu porque contrariei sua ideologia?
-
Roberto Freire
Péssimo. Você lê ainda pior do que escreve.
-
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Vai ser interessante de ver os comentários interpretando o articulista como extremado, ao sabor da projeção reativa de cada intérprete. A haverá também quem o acuse de estar moderando o discurso, mas que outrora foi e/ou apoiou isso ou aquilo. Todos, de um modo ou outro, ainda que inconscientemente, ratificarão a percepção do articulista. E também cairão de pau em mim, por não ter lado e por querer dar uma de sei lá o que.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Caro Knudssen! Você ratifica, a rigor, a inferência do articulista e a minha expectativa.
-
Ricardo Knudsen
A falácia dos bozistas moderados, c é de que t, em política, tudo é igualmente respeitável. Igualam os democratas aos neofacistas, os q defendem as instituiçôes aos q querem destruí-las. Escondem que, enquanto a disputa política envolver só democratas, como foi entre PSDB e PT por décadas, o sistema se mantém. Mas basta os neofascistas terem sucesso uma vez, e a democracia acaba. Bozo não venceu, pq o golpe falhou, mas passou perto. O preço da democracia é a eterna vigilância.
-
Ricardo Knudsen
Caprichou na falácia, Chicon. Através da sua lógica distorcida, vc conclui q qquer um q discorde de vc ou do colunista, com qquer tipo de argumento, não só está errado, mas confirma as bobagens q vcs defendem. Muito conveniente pra vcs, é claro. Mas como transparece, é argumento de quem não quer um debate honesto, pois vc só postulou o q lhe era conveniente. De seu comentário, gostei da piada sobre vc não ter lado, pois é gritante seu apoio aos argumentos do Demérito.
-
Roberto Freire
Exato. Agora virão os "pensadores profundos" da sociedade brasileira. E então nós dividimos mais, brigamos com amigos e parentes e caminhamos juntos para uma mrd ainda maior.
-
-
Roberto Freire
Excelente texto. Parabéns.
-
Fábio Salvador
Boa análise de um fenômeno associado ao fim ou à redução das esperanças das pessoas. As mais cultas, não tem mais esperança em mudar o mundo sem colocar o fator "política" em suas ações e as menos cultas adoram poder se nivelar aos debates. Políticos e analistas políticos deveriam se recolher a sua insignificância e parar de sugar o tonus vitae dos cidadãos. "Somos como borboletas que voam por um dia e acham que é para sempre."
-
Fábio Salvador
Não discordo, Cid, que política existe, assim como semáforo e padaria. Acho apenas que deveria se limitar ao que a criou e não a sugar a energia dos que não querem ser viciados nela.
-
CID MAROCCI GONCALVES SILVA
Sinto estragar sua fantasia, mas a Política, com todas as suas mazelas, é essencial para a solução dos problemas, contradições e embates internos das sociedades, ainda mais numa tão desigual como a nossa. No dia em que a Política fracassar total e irreversívelmente, fuja para as montanhas!
-
-
Ettore Fellini
Uma prova que a FSP alimenta a direita é a manutenção desta coluna .Um escritor com pensamento raso .Desfia pre-conteitos atrás de pre-conceitos e só dá para entender sua longevidade neste jornal devido seu posicionamento . Quem sabe quando ser de esquerda virar moda de novo ele mude também.
-
Ettore Fellini
Só dá pra entender a FSP manter este colunista devido as suas posições reacionárias.Um cara que já posou de esquerda ..quando esquerda era moda .Só por ai já dá para saber como tem senso de oportunidade.
-
adenor Dias
A folha tem que manter essa gente escrevendo, nós é que devemos sermos inteligente suficiente, para não embarcar na opinião de qualquer um! É melhor saber que o mato tem cobra, para que tenhamos cuidado!
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.